Quando foram as chaves do reinar dos céus (de Mt 16:19) usadas (por Pedro ou outros apóstolos)?
Em que sentido o foram?



Hélio de Menezes Silva




PERGUNTA:

Irmão Hélio, concordo plenamente consigo (
http://br.groups.yahoo.com/group/solascripturatt/message/7835) em que

1) Em Mt 16:18, Pedro NÃO é a rocha que serve de alicerce a toda a igreja: esta Rocha é Jesus Cristo somente;

2) A igreja, ali referida, NÃO é o que os católicos criaram e chamaram de “Igreja Universal – difusa – invisível, a verdadeira e sublime igreja que já está englobando, suprema, todos os salvos de todas as igrejas locais sobre toda a terra, e todos os salvos que já estão no céu”. Ao contrário, a igreja referida em Mt 16:19 é a instituição- conceitual  da igreja local, onde uma instituição- conceitual  é um padrão- modelo abstrato e genérico, criado e regulamentado por Deus, para ser seguido pelos homens e existir concretamente em inúmeras instâncias independentes, cada uma obedecendo tal padrão- modelo e as regras estabelecidas por Deus, relacionando-se amistosamente com todas as outras instâncias, mas sem se subordinar, nem se fundir, nem mesmo se juntar a nenhuma (sob nenhum disfarce de nomes tais como convenção, associação, união, liga, clube, etc.). Outros exemplos de instituições- conceituais criadas por Deus são: casamento; família; governo; nação; etc. Cada instância deles deve ser livre e independente.

3) Em Mat 16:19 (tradução literal): “19 E Eu te darei as chaves do reinar dos céus; e tudo aquilo que ligares sobre a terra, será tendo sido ligado nos céus; e tudo aquilo que desligares sobre a terra, será tendo sido desligado nos céus.”, Cristo não disse “as chaves da ‘Igreja Universal’, portanto da salvação”, mas as chaves de “o reinar dos céus” (a rigor, este é o reinar no Milênio). Uma chave é um símbolo de poder ou autoridade Is 22:22; Ap 3:7, mas isso não implica nem 1mm de primado de Pedro sobre os demais apóstolos.

Minha pergunta é: Quando foram essas chaves (do reinar dos céus) usadas por Pedro ou outros apóstolos, e em que sentido?

assinado, HHHH.




***********************************************


RESPOSTA DE HÉLIO:

Como antevisto em http://br.groups.yahoo.com/group/solascripturatt/message/7835, as chaves do reinar dos céus foram usadas 4 vezes: em At 2:41; 8:17; 10:44; 19:6, onde {Pedro; Pedro; Pedro e João; e Paulo} usaram a chave pela {1ª, 2ª, 3ª, 4ª} vez, inaugurando o reinar dos céus com relação à inclusão dos {judeus; samaritanos; gentios em terra prometida a Israel (tais como Cornélio); gentios em geral (tais como os efésios)}, respectivamente. Vejamos:


Atos 2:37 ¶ Ora, havendo eles ouvido isto, foram traspassados nos seus próprios corações, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: "Ó varões irmãos, que faremos?"
38 E Pedro lhes dizia:

"Arrependei-vos, e sede submersos cada um de vós (apoiados) sobre o nome de Jesus Cristo, em- consequência- da {*} remissão dos (vossos) pecados. Então recebereis o dom- gratuito {1} (que é) de- propriedade-  Espírito de o Espírito Santo; {* nota Mt 3:11}
39 Porque a promessa é para vós, e para os vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe {*}, para tantos quantos o Senhor nosso Deus chamar." {* judeus dispersos; e do futuro; gentios também.}

40 E com muitas outras palavras (Pedro) plenamente testificava, e os exortava, dizendo: "Sede salvos para longe desta geração perversa."
41 Portanto, na verdade, aqueles na verdade havendo de muito bom grado recebido a palavra dele (de Pedro), foram submersos. E, naquele mesmo dia, quase três mil almas foram adicionadas (à assembleia de Jerusalém)
{2, 3};
42 E eles (todos os crentes) estavam firmemente continuando na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

 

NOTA 1:      At 2:38 “DOM”, singular, não “donS”, plural. Isto se refere à dádiva de o Espírito Santo passar a habitar neles, ao crerem.

NOTA 2:      At 2:41 "ADICIONADAS" implica que a 1a assembleia local começou ANTES de Pentecostes. Comp. v. 47.

NOTA 3:       At 2:38-41: USO DAS CHAVES (de Mt 16:19 ), em Jerusalém, PEDRO abrindo o reinar dos céus (inaugurando-o) para incluir os JUDEUS. Estes primeiros deles tinham acompanhado todo o ministério de João (o submersor) e de Jesus, mas ainda não tinham crido e recebido Jesus como o Salvador, o Cristo- Messias, o Ressurreto, o Filho de Deus, o Senhor Deus-Filho. Pouco antes disso mas no mesmo evento (v. 1-13), o Cristo cumpriu Sua promessa de submergir os Seus salvos para dentro do Espírito Santo (ver http://solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/06SubmersaoComEmDentroEspiritoSanto-Helio.htm). Como isso foi uma inauguração- abertura do reinar, foi acompanhado de sinais exclusivos dos apóstolos + 70 discípulos, para convencer judeus presentes, duvidosos.



Atos 8:14 ¶ Ora, os apóstolos que estavam em Jerusalém, havendo ouvido que Samaria tinha recebido a Palavra de Deus {*}, enviaram Pedro e João a eles (aos samaritanos crentes). {* “a Palavra" inclui tanto a Palavra ESCRITA (a Bíblia) como o Palavra VIVA (Deus Filho)}
15 Os quais (Pedro e João), havendo descido, oraram concernentes a eles, para que recebessem o Espírito Santo

16 (Porque ainda não estava Ele (o Espírito Santo) tendo sido descido sobre nenhum deles; somente, porém, eles estavam tendo sido submersos para dentro de o nome do Senhor Jesus).

17 Então (Pedro e João) impunham as suas mãos sobre eles, e eles recebiam o Espírito Santo {1}.

NOTA 1:      At 8:14-17: USO DAS CHAVES (de Mt 16:19 ), na Samaria, PEDRO e JOÃO abrindo o reinar dos céus (inaugurando-o) para incluir os SAMARITANOS (mestiços de judeus com gentios). Estes primeiros deles já tinham sido salvos, mas ainda não tinham recebido o Espírito Santo (porque, como inauguração- abertura do reinar para incluir aquele grupo, para aquele público e espantoso recebimento era necessário esperarem pela presença de um apóstolo). Seguiram-se sinais exclusivos dos 13 apóstolos + 70 discípulos, para convencer judeus presentes (salvos, mas menosprezadores dos samaritanos) e que tinham vindo com os apóstolos, a fim de que não duvidassem das novas salvações.

 

(Pedro pregando a Cornélio, na Cesareia):

Atos 34 ¶ Ora, havendo Pedro aberto a sua boca, disse:

"Reconheço por verdade que Deus não é aceitador- de- aparência- de- pessoas;
...
43 Todos os Profetas dão testemunho a Este (Jesus): através de o Seu nome, receber remissão dos pecados todo aquele que está crendo {*} nEle." {* nota Jo 3:15}

44 ¶ Ainda dizendo Pedro estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos aqueles que estão ouvindo- aceitando a Palavra {*} {1}. {* “a Palavra" inclui tanto a Palavra ESCRITA (a Bíblia) como o Palavra VIVA (Deus Filho)}
45 E os crentes provenientes- de- dentro- da circuncisão, tantos quantos vieram com Pedro, se maravilharam de que o dom- gratuito do Espírito de o Espírito Santo também tinha sido derramado sobre os gentios.
46 Porque os ouviam falando línguas (que eram) estrangeiras (aos falantes) {*}, e magnificando a Deus. {* nota At 2:4}

NOTA 1:      At 10:22,44: USO DAS CHAVES (de Mt 16:19 ), a Cornélio e seus familiares e amigos mais íntimos, na Cesareia, PEDRO abrindo o reinar dos céus (inaugurando-o) para incluir os GENTIOS romanos na terra prometida a Israel {*}. Estes primeiros deles já tinham sido PROSELITADOS (convertidos ao judaísmo puro como o de Moisés, não ao judaísmo pervertido como o de hoje e o dos fariseus) e viviam com judeus, mas ainda não tinham sido salvos. Como era inauguração do reinar para incluir aquele grupo, e como estava presente um apóstolo, então, simultaneamente com o serem salvos, de forma pública e espantosa caiu o Espírito Santo sobre eles. Seguiram-se sinais exclusivos dos 13 apóstolos + 70 discípulos, para convencer judeus presentes (menosprezadores de gentios) e que tinham vindo com os apóstolos, a fim de que não duvidassem das novas salvações. {* Lembre que todo o ministério de Pedro sempre ficaria restrito aos judeus (Gl 2:8), ao local deles, mas isto poderia abranger os prosélitos que viviam junto aos judeus}

 

Atos 19:1 ¶ Ora, durante o estar Apolo em Corinto, sucedeu de Paulo, (depois de) havendo passado através de todas as regiões superiores (da Ásia Menor), chegar a Éfeso. E, ali havendo achado alguns discípulos,
2 Disse-lhes: "Recebestes vós o Espírito Santo, quando havendo crido?" E eles lhe disseram: "Nós nem ainda (já no passado) ouvimos se há um tal Espírito Santo."
3 Então (Paulo) lhes perguntou: "Para dentro de que fostes submersos, pois?" E eles disseram: "Para dentro da submersão de João."

4 Mas Paulo lhes disse: "João, na verdade, submergiu (realizando) a submersão (como sinal)de arrependimento, dizendo ao povo que cresse nAquele estando vindo após si (após João), isto é, (cresse) no Cristo
{1}: Jesus."
5 E eles, (depois de) havendo ouvido- aceitado isto, foram submersos para dentro de o nome do Senhor Jesus.
6 E, havendo Paulo lhes imposto as mãos, então o Espírito Santo veio sobre eles; e falavam línguas (que eram) estrangeiras (aos falantes) {*}, e profetizavam {2}. {* nota 2:4}

NOTA 1:      At 19:4 Mss Alex / TC / bíblias moderninhas aqui roubam dEle o título "O CRISTO" (O Messias, O prometido Ungido de Deus).

NOTA 2:      At 19:1-6: USO DAS CHAVES (de Mt 16:19), PAULO, em Éfeso, abrindo o reinar dos céus (inaugurando-o) para incluir os GENTIOS de todo o mundo, mesmo fora da terra prometida a Israel. Estes primeiros deles (estes efésios) já tinham sido convertidos ao Evangelho do Reinar, pregado por João (o submersor), mas desconheciam Jesus como o Salvador, o Cristo- Messias, o Ressurreto, o Filho de Deus, o Senhor Deus-Filho. Como era a inauguração do reinar para aquele grupo, e como estava presente um apóstolo, então, simultaneamente com o serem salvos, de forma pública e espantosa caiu o Espírito Santo sobre eles. Seguiram-se sinais exclusivos dos 13 apóstolos + 70 discípulos, para convencer judeus presentes (menosprezadores de gentios) e que tinham vindo com os apóstolos, a fim de que não duvidassem das novas salvações.

Depois desse 4º uso das chaves, em cerca do ano 53 dC, ficou o reinar inaugurado para todos os grupos da humanidade, não havendo mais menção (na Bíblia) de o Espírito Santo cair de forma pública e espantosa na salvação de pessoas, nem havendo mais a descrição (na Bíblia) da operação dos sinais que foram exclusivos e identificatórios (2Co 12:12) dos 13 apóstolos + 70 discípulos.

 

 

(citações da LTT, tradução literal do Texto Tradicional (o TR) em grego)


Hélio de Menezes Silva



 

 


 

Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).

(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)

 

(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Seitas/
http://solascriptura-tt.org/Seitas/Romanismo/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.