Devemos Nós Combater Só o Pior do NEO-Pentecostalismo e Não O Melhor Do Pentecostalismo?





Início: Curto comentário de Hélio, sobre uma coisa grotesca de um dos grupos neo-pentecostais mais loucos. (maio.2008):


...

Por que tanta busca por coisas EXTERIORES? Óleo de unção, fogueira santa, água benta, sal grosso, sapatos de esmagar cabeça da serpente, etc.????

Que diferença há entre este pessoal neo-pentecostal (1) e a igreja católica com suas fitinhas, Agnus Dei, ídolos, santuários especiais, etc.???

Que diferença há entre romanistas e neo-pentecostais (1), de um lado, e, do outro lado, pagãos com suas feitiçarias, talismãs, patuás, etc.????

Por isso, não estão todos eles (1) indo para um mesmo lugar???

Você acha isto cruel de ser dito? Mas que outra coisa podemos dizer, à luz da Bíblia??? ??? ??? ???

Como não ver a semelhança entre esses lobos e uns catimbozeiros que viviam enganando uma tia (espírita) de minha mãe, sempre lhe tomando dinheiro, lhe vendendo/dando coisas exteriores, e prometendo riqueza, volta do marido, sucesso, saúde, que nunca vinham, ela terminou a vida num estado extremamente lastimável, sob todos os aspectos, até mesmo com grave perturbação emocional/ mental.

Apiedemo-nos dos pobres cordeirinhos e ovelhas neo-pentecostais (na realidade, de todos os pentecostais, de todos os arminianos), todos eles tão enganados. Oremos em choro por eles, preguemos-lhe o evangelho verdadeiro- bíblico, o Cristo verdadeiro- bíblico, a salvação verdadeira- bíblica.

Quanto aos lobos enganadores que estão terivelmente enganando e explorando tais pobres e indefesos cordeirinhos e ovelhas, odiemo-los [isto é bíblico!] com ódio santo, denunciemo-los, não tenhamos a menor compaixão dos seus erros, a menor tolerância com seus erros. Guerra sem trégua à mentira, em nome do nosso Deus, que é a verdade.

(1) [Há enorme gradação entre os gênero- número- grau- profundidade- dolo- malefícios dos menos mau tipos de pentecostalismo, de um lado, e dos pior neopentecostalismo, de outro lado. Mas a semente, o gérmen dos piores erros já está embutida e latente nos menos mau tipos de pentecostalismo, em todo ele.]


Hélio


Observação: Melhorei a redação de alguns pontos acima, muitos deles atendendo pedidos de IIII, para eu evitar ser injusto ou arriscar ser mal interpretado. Agradeço a IIII.


PERGUNTA:
Irmão Hélio, pediria mais ponderação e respeito pelos pentecostais, e que os mesmos não fossem generalizados, senão, nós (pentecostais) poderíamos generalizar os "tradicionais" (batistas ou não) nos seus envolvimentos com a Maçonaria ou a outros escândalos por este mundo afora.
Seu conservo que procura não generalizar, mas amar a Deus e Sua Palavra.
Paz
IIII


RESPOSTA:
Caro irmão IIII.

Sim, reconheço-o prontamente, há gradação de erros. Há gradação de erros dentro de todas as grandes denominações.

Sim, reconheço-o prontamente, há alguns pentecostais mais sinceros e que, realmente, NÃO são pentecostais .

(por exemplo:
- Irmão Júlio, falecido em 1998, ancião e segunda pessoa na A.D. de Mari, PB, sempre confessava, a  todos que lhe perguntassem, que ele sabia que as línguas de hoje são totalmente falsas, que ele tinha certeza de "uma vez salvo sempre salvo", que ele sabia que o Espírito Santo já foi recebido por todo salvo desde o instante de sua salvação, e que ele só continuava numa igreja pentecostal para não ferir algumas pessoas, etc.;
- Um pastor (não lembro o nome, mas lembro que era natural do Paraná) de uma pequena e pobre A.D. em Taperoá, PB, durante alguns anos da década de 80: Eu só falei com ele duas ou três vezes, mas Pr. Otoniel e Pr. Collins (batistas fundamentalistas) falavam com ele a cada mês, quando passavam a caminho de nossa congregação na zona rural, fizeram boa amizade com ele, e, segundo me disseram e eu tenho todos os motivos para acreditar, o pastor assembleiano chegou a lhes confessar mais ou menos a mesma coisa do irmão Júlio, acima;
- Pr. José Tadú e sua esposa: Na década de 70 eles eram de uma igreja pentecostal em Recife, e confessavam mais ou menos a mesma coisa do irmão Júlio. Saíram do movimento pentecostal e, depois de estudar doutrina, ele chegou a ser chamado e ordenado para ser pastor da Igreja Batista Fundamentalista em Dois Carneiros, Recife.
- Como professor de universidades desde 1969, a cada semestre lido com entre 60 e 200 alunos, e fiz amizade com muitos deles, fora da aula evangelizando alguns descrentes e tendo comunhão com crentes, e alguns pouquíssimos destes, de igrejas pentecostais, me confessaram mais ou menos a mesma coisa do irmão Júlio, acima.
etc.)


Mas, exceto os pentecostais mais sinceros que conheço e que realmente NÃO são pentecostais (vide exemplos acima), todos os outros pentecostais, por melhor que sejam, têm pelo menos alguns erros básicos:

- achar inaceitável que sejam 1mm menos poderosos que os 13 apóstolos e 70 discípulos,
- achar que os dons exclusivos dos 13 apóstolos e 70 discípulos têm que estar agraciando certos escolhidos de hoje,
- em maior ou menor grau interpretam e adaptam a Bíblia em função de experiências que tenham chegado aos seus sentidos físicos, ao invés de filtrar (jogar fora ou aceitar) essas experiências à luz da Bíblia (e este erro é o gérmen latente que, ao longo das décadas, está levando aos erros graves dos neopentecostais, a tremenda decadência que foi surgindo era previsível, foi apenas uma questão de tempo),
- etc.


O melhor de todos os pentecostais que existe sobre a face da terra tem estes graves erros, e erro tem que ser chamado de erro, combatido como erro, mesmo que haja os piores pentecostais (chamados "neo") , que são 1 milhão de vezes piores do que os menos mau pentecostais.

Quanto aos piores batistas, têm que ser desmascarados e combatidos, concordo.

Se o irmão quiser tomar 1 mês e analisar, com todo temor a Deus e todo amor à verdade e toda coragem para totalmente romper eventuais laços com o erro de sua atual denominação e sua posição doutrinária, amorosamente sugiro que leia estudos em http://solascriptura-tt.org/Seitas/Pentecostalismo/index.htm, particularmente

7 Provas: Línguas Cessaram No Século I -- Hélio
Doctrines Affected By Pentecostalism -- Gilley
Perguntas Dos Coríntios Sobre Os Dons, Respostas de Deus Através de Paulo - Hélio
Qual O Tipo De Línguas Em 1Cor 14? -- Hélio
Quem São Os Crentes Seguidos Por Sinais, em Marcos 16 -- Keener
Renovação, Pentecostalismo, Carismatismo - Hélio. Apostila resumindo alguns livros e usada num curso de vários meses.
Respostas Às Perguntas De Um Carismático -- Hélio. Resume, em cerca de 12 páginas, "Os Carismáticos", de John MacArthur Jr., bastante completo, excelente.
Só 83 Apóstolos E Discípulos Tiveram Dons De Sinais -- Hélio


Hélio.


 


PERGUNTA retórica [ninguém realmente a fez]:
Caro irmão Hélio,
o que é que mesmo que você quis dizer com
"em maior ou menor grau interpretam e adaptam a Bíblia em função de experiências que tenham chegado aos seus sentidos físicos, ao invés de filtrar (jogar fora ou aceitar) essas experiências à luz da Bíblia (e este erro é o gérmen latente que, ao longo das décadas, está levando aos erros graves dos neopentecostais, a tremenda decadência que foi surgindo era previsível, foi apenas uma questão de tempo)" ?



RESPOSTA:

Vejamos alguns exemplos:

EXEMPLO DIVÓRCIO:
Uma pentecostal, missionária americana, interrompeu um culto ao ar livre e questionou o pastor de minha igreja, em Campina Grande, mais ou menos assim: "Eu senti tão fortemente a presença do próprio Cristo, todos meus sentidos ficaram fortemente impressionados, eu entrei em êxtase, fui ao terceiro céu e vi coisas inefáveis, Cristo me abraçou e beijou, isto foi forte demais para eu estar errada, ainda hoje carrego a marca na pele de onde Ele me tocou, quer ver a cicatriz? Não? Voltemos ao principal: Como posso estar errada??? E Ele, o próprio Jesus em carne e ossos, me ordenou divorciar de meu marido, casar com outro, e vir ser missionária no Brasil! Eu o desafio a dizer se há algo 1 mm menos que perfeito em tudo isto. Eu o desafio!" 
O meu pastor, surpreso, perguntou-lhe mais ou menos assim: "Mas, senhora, este não pode ter sido o mesmo Jesus da Bíblia, Ele nunca se contradiz! E, veja aqui na minha Bíblia, nos versos Gn 2:24; Ml 2:14-16; Mt 5:31-32; 19:5,7-9,11-12; 1Co 7:10-15, 27, 39-40, como Ele nunca, jamais, em hipótese nenhuma, pode tolerar, muito menos ordenar, divórcio para recasamento, como a senhora disse que Ele ordenou! Veja mais... "
Ela se enfureceu sobremaneira, disse alguns insultos que eu prefiro não repetir, e também disse mais ou menos assim: "Ora, seu #$&#$! Que me importa o que a Bíblia diz sobre o assunto, nestes versinhos? Minha experiência foi maravilhosa demais, indescritivelmente maravilhosa. Você, seu #$&#$, não pode sequer imaginar o que senti, não pode perceber a realidade de tudo. Eu digo que os maravilhosos frutos autenticam minha sublime experiência e completamente desautenticam a Bíblia, pelo menos no meu caso específico. Prefiro crer e obedecer e ficar com minha experiência do que com este livrinho preto que você carrega debaixo da axila e chama de Bíblia. Fique você com ela, seu #$&#$. E lembre, a letra mata, ela MATA! A letra mata, e o Espírito vivifica!"

EXEMPLO LÍNGUAS:
Já várias pessoas me disseram mais ou menos assim: "Eu senti tão fortemente a presença do próprio Cristo, todos meus sentidos ficaram fortemente impressionados, eu entrei em êxtase, fui ao terceiro céu e vi coisas inefáveis, Cristo me abraçou e beijou, isto foi forte demais para eu estar errada, ainda hoje carrego a marca na pele de onde Ele me tocou, quer ver a cicatriz? Não? Voltemos ao principal: Como posso estar errada??? E Ele, o próprio Jesus em carne e ossos, me ordenou falar em algaravia, línguas incompreensíveis. Naquele mesmo instante eu comecei a falar línguas que nem eu nem nenhum homem da terra pode compreender. Desde aquele instante que eu diariamente, no meu aposento e na igreja, falo longos tempos nesta língua incompreensível, nem eu nem ninguém entendemos nada, mas eu alcanço o êxtase, o nirvana! Eu o desafio a dizer se há algo 1 mm menos que perfeito em tudo isto. Eu o desafio! Se você não tiver esta experiência, você será apenas um crente de terceira classe, um pobre coitado desprezível, amaldiçoado porque bem deve merecer tal maldição, se demorar muito eu até duvidarei de sua salvação!"   
Em cada caso eu, surpreso, perguntei-lhes mais ou menos assim: "Mas, senhora, este não pode ter sido o mesmo Jesus da Bíblia, Ele nunca se contradiz! E, veja aqui na minha Bíblia, nos versos Atos 2:4-11 (uso da chave abrindo o reino para os judeus, em Jerusalém), como o dom de línguas consistiu na habilidade dos "83 apóstolos + discípulos + auxiliares diretos + alguns auxiliares diretos" instantaneamente poderem falar com perfeição idiomas de nações humanas sem tê-los aprendido, de tal modo que membros dessa nação perfeitamente os entendam . Agora veja que, nas únicas 3 outras referências ao mesmo fenômeno, é digo ou inferível que foram idênticos ao de  At 2:

-- em At 8:15-17 (uso da chave abrindo o reino para os samaritanos ), foi na presença de Pedro, apóstolo, e foi igual a At 2, portanto foram idiomas falados por nações humanas e naturalmente entendidos por elas;
-- em At 10:44-47 (uso da chave abrindo o reino para os gentios sob Cornélio, antes pagãos), na presença de Pedro, apóstolo, foi igual a At 2, portanto foram  idiomas falados por nações humanas e naturalmente entendidos por elas;
-- em At  19:1-6 (uso da chave abrindo o reino para os judeus prosélitos em Éfeso), na presença de Paulo, apóstolo, foi igual a At 2, portanto foram  idiomas falados por nações humanas e naturalmente entendidos por elas;

Portanto, TODAS os fenômenos de dom de línguas, na Bíblia, são iguais aos de At 2, portanto TODAS as línguas da Bíblia são a habilidade dos "83 apóstolos + discípulos + auxiliares diretos + alguns auxiliares diretos" instantaneamente poderem falar com perfeição idiomas de nações humanas sem tê-los aprendido, de tal modo que membros dessa nação perfeitamente os entendam. (Note que s línguas de 1Cor NÃO são mais que idiomas humanos naturalmente aprendidos, pois nada do Espírito Santo de Deus precisa nem pode ser repreendido e disciplinado, como é feito naquele livro). Veja em 1Cor 14:21 como tais línguas eram uma linguagem de uma nação estrangeira, dada como sinal à descrente ISRAEL. Veja que Is 28:11,12 e Dt 28:49 e Jer 5:15 cumpriram-se com os Babilônios, os Romanos, etc.; Note que 2Co 12:12 é uma coisa fortíssima e definitiva, liquida o assunto para os sinceros, pois prova que os dons (habilidade de fazer certas coisas infalível, instantânea, definitivamente, sempre que quisessem) foram exclusivos e identificatórios dos 13 apóstolos (bem, também foram dados aos 70 discípulos) ou feitos na presença deles, ou por seus auxiliares diretos.). Veja mais ..."
Ela se enfureceu sobremaneira, disse alguns insultos que eu prefiro não repetir, e também disse mais ou menos assim: "Ora, seu #$&#$! Que me importa o que a Bíblia diz sobre o assunto, nestes versinhos? Minha experiência foi maravilhosa demais, indescritivelmente maravilhosa. Você, seu #$&#$, não pode sequer imaginar o que senti e sinto ao falar línguas, não pode perceber a realidade de tudo. Eu digo que os maravilhosos frutos autenticam minha sublime experiência e completamente desautenticam a Bíblia, pelo menos no meu caso específico. Prefiro crer e obedecer e ficar com minha experiência do que com este livrinho preto que você carrega debaixo da axila e chama de Bíblia. Fique você com ela, seu #$&#$. E lembre, a letra mata, ela MATA! A letra mata, e o Espírito vivifica!"

EXEMPLO MULHER FALANDO LÍNGUAS NA IGREJA
Já várias pessoas me disseram mais ou menos assim: "Eu senti tão fortemente a presença do próprio Cristo, todos meus sentidos ficaram fortemente impressionados, eu entrei em êxtase, fui ao terceiro céu e vi coisas inefáveis, Cristo me abraçou e beijou, isto foi forte demais para eu estar errada, ainda hoje carrego a marca na pele de onde Ele me tocou, quer ver a cicatriz? Não? Voltemos ao principal: Como posso estar errada??? E Ele, o próprio Jesus em carne e ossos, me ordenou falar em algaravia, línguas incompreensíveis, na igreja com a presença de homens adultos, não importando o fato de ser eu mulher. Naquele mesmo instante eu comecei a, na igreja e na presença de homens adultos, falar línguas que nem eu nem nenhum homem da terra pode compreender. Desde aquele instante que eu regularmente, na igreja, falo longos tempos nesta língua incompreensível, nem eu nem ninguém entendemos nada, mas eu alcanço o êxtase, o nirvana! Eu o desafio a dizer se há algo 1 mm menos que perfeito em tudo isto. Eu o desafio!"   
Em cada caso eu, surpreso, perguntei-lhes mais ou menos assim: "Mas, senhora, este não pode ter sido o mesmo Jesus da Bíblia, Ele nunca se contradiz! E, veja aqui na minha Bíblia, nos versos 1Cor 14:34, Deus o Espírito Santo, o autor da Bíblia, ordena que mulheres não falem na igreja, veja mais... )
Ela se enfureceu sobremaneira, disse alguns insultos que eu prefiro não repetir, e também disse mais ou menos assim: "Ora, seu #$&#$! Que me importa o que a Bíblia diz sobre o assunto, nestes versinhos? Minha experiência foi maravilhosa demais, indescritivelmente maravilhosa. Você, seu #$&#$, não pode sequer imaginar o que senti e sinto ao falar línguas, não pode perceber a realidade de tudo. Eu digo que os maravilhosos frutos autenticam minha sublime experiência e completamente desautenticam a Bíblia, pelo menos no meu caso específico. Prefiro crer e obedecer e ficar com minha experiência do que com este livrinho preto que você carrega debaixo da axila e chama de Bíblia. Fique você com ela, seu #$&#$. E lembre, a letra mata, ela MATA! A letra mata, e o Espírito vivifica!"

EXEMPLO MULHER PASTORA
Já várias pessoas me disseram mais ou menos assim: "Eu senti tão fortemente a presença do próprio Cristo, todos meus sentidos ficaram fortemente impressionados, eu entrei em êxtase, fui ao terceiro céu e vi coisas inefáveis, Cristo me abraçou e beijou, isto foi forte demais para eu estar errada, ainda hoje carrego a marca na pele de onde Ele me tocou, quer ver a cicatriz? Não? Voltemos ao principal: Como posso estar errada??? E Ele, o próprio Jesus em carne e ossos, me ordenou ser pastora, não importando o fato de ser eu mulher. Desde aquele mesmo instante eu comecei a ser pastora, eu alcanço o êxtase, o nirvana! Eu o desafio a dizer se há algo 1 mm menos que perfeito em tudo isto. Eu o desafio!"   
Em cada caso eu, surpreso, perguntei-lhes mais ou menos assim: "Mas, senhora, este não pode ter sido o mesmo Jesus da Bíblia, Ele nunca se contradiz! E, veja aqui na minha Bíblia, além do verso 1Cor 14:34 (que ordena que as mulheres estejam caladas na igreja), há também o verso 1Tm 2:12, onde Deus o Espírito Santo, o autor da Bíblia, ordena que mulheres não ensinem nem exerçam autoridade sobre seus maridos. Ademais, 1Tm 3 exige que o pastor seja marido de uma mulher, portanto tem que ser homem. Veja mais ..."
Ela se enfureceu sobremaneira, disse alguns insultos que eu prefiro não repetir, e também disse mais ou menos assim: "Ora, seu #$&#$! Que me importa o que a Bíblia diz sobre o assunto, nestes versinhos? Minha experiência foi maravilhosa demais, indescritivelmente maravilhosa. Você, seu #$&#$, não pode sequer imaginar o que senti e sinto ao pregar na igreja, repreender, exortar, mesmo na presença de homens adultos, particularmente na presença de meu marido, não pode perceber a realidade de tudo. Eu digo que os maravilhosos frutos autenticam minha sublime experiência e completamente desautenticam a Bíblia, pelo menos no meu caso específico. Prefiro crer e obedecer e ficar com minha experiência do que com este livrinho preto que você carrega debaixo da axila e chama de Bíblia. Fique você com ela, seu #$&#$. E lembre, a letra mata, ela MATA! A letra mata, e o Espírito vivifica!"

Mesmo que na semente de uma árvore não possamos ver todos os detalhes dos seu ronco + raiz + galhos + pequenos ramos + folhas + flores + frutos, tudo isso já está ali embutido, esperando ocasião para crescer e se manifestar. Do mesmo modo, nas primeiras e nas menos más das igrejas pentecostais não podíamos ver todos os detalhes que hoje vemos nas piores igrejas neo-pentecostais, mas todos eles, e outros piores que ainda estão por vir, já estavam latente na posição que é o erro raiz de todos os outros, a atitude de, em maior ou menor grau, interpretarem e adaptarem a Bíblia em função de experiências que tenham chegado aos seus sentidos físicos, ao invés de filtrar (jogar fora ou aceitar) essas experiências à luz da Bíblia.

Isto também é válido para os erros dos reformados, substituindo-se as palavras "experiência" e "sentidos" por palavras tais como tradição de nossa denominação, Agostinho, Calvino, etc.

Isto também é válido para os erros dos batistas neo-evangélicos e pragmáticos, substituindo-se as palavras "experiência" e "sentidos" por palavras tais como resultados numéricos, etc.


 
Hélio.


 




PERGUNTA:
Caro irmão Hélio,

desculpe minha insistência, não tocarei nesse assunto novamente.

Gosto de receber seus e-mails, ..., sou aberto a todos os meios de teologia, mas, mais uma vez, digo que os erros apontados pelo irmão acabam por ser irracional quando generalizados, por exemplo, o e-mail enviado a mim como resposta, se realmente os "sinceros" pentecostais acreditam no que quer que eles acreditem, não são pentecostal de fato, concorda? Seriam ou são batistas, presbiterianos, metodistas, etc.

O que deixo aqui é acusações do tipo:

"Que diferença há entre romanistas+pentecostais, de um lado, e pagãos com suas feitiçarias, talismã, patuá, etc., do ouro lado????"


RESPOSTA DE HÉLIO:
Desculpe, modifiquei para
"Que diferença há entre este pessoal neo-pentecostal (1) e a igreja católica com suas fitinhas, Agnus Dei, ídolos, santuários especiais, etc.???"


"por que tanta busca por coisas EXTERIORES? óleo de unção, fogueira santa, água benta, sal grosso, sapatos de esmagar cabeça da serpente, etc.????"

"como não ver a semelhança entre esses lobos e uns catimbozeiros que viviam enganando uma tia minha, espírita, sempre lhe tomando dinheiro, lhe vendendo/dando coisas esteriores, e prometendo riqueza, volta do marido, sucesso, saúde, que nunca vinham, terminou a vida num estado extremamente lastimável, sob todos os aspectos, até mesmo com grave perturbação emocional/mental. .."

"O melhor de todos os pentecostais que existe sobre a face da terra tem estes graves erros,"

O irmão mesmo sabe o quanto as Assembleias de Deus contribuiu e contribui por um Evangelho Genuino, sendo a maior Igreja Evangélica no Brasil e no Mundo, e bem sabe que ela (CGADB) abomina esse neo que vem se aproximando sem nenhuma responsabilidade com a Palavra de Deus, lembro ainda que os martelos contra a bigorna, todos se desfizeram.

Quanto a línguas estranhas, não quero entrar no mérito da questão, mesmo os batistas maçons, e a história dos anabatistas e batistam em geral com suas diversas ramificações (nacional ou não), inclusive pentecostal, pois meu objetivo é outro.

Agora, nomear a "TODOS" de loucos, catimbózeiros, feiticeiros, romanistas, etc.., essa generalização, é no mínimo sem noção de sua parte, para com nomes de escritores e teólogos como Antonio Gilberto, Stanley Horton, Myer Pearlman, Lourenço Olson, Orlano Boyer e tanotos outros que enriqueram e ainda enriquecem o 'verdadero' pentecostalismo.

Contudo, ainda tem minha admiração, e gostaria de continuar recebendo os informativos.
Paz

IIII



RESPOSTA:
Caro irmão IIII,

Repito que reconheço que há uma enorme variação nos erros, nem todos os pentecostais têm os mesmos tipos e graus de erros tais como aqueles que avalio como mais abomináveis: Macedo, Soares, Milhomens, Hinn, etc.! Eu não quis passar a idéia de que considero que todos os pentecostais e neopentecostais estão numa mesma profundidade de erro e maldade, e acho que não passei tal idéia, no curto comentário que enviei para o grupo e que motivou o irmão me enviar esses seus e-mails.

Deus o abençoe.

O irmão é muito bem-vindo para permanecer recebendo os artigos do grupo. Repito que não o ponho na categoria daquelas aberrações citadas, embora eu ache que mesmo os melhores pentecostais estão em erro em assuntos tais como línguas, continuísmo, arminiaismo, etc.

Hélio


 




Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).




(retorne a http://solascriptura-tt.org/Seitas/ Pentecostalismo/
(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Seitas/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.