Devem Crentes Fazer o Teste do Velo de Lã?

Título original: "SHOULD WE USE FLEECES TODAY?"






“36 E disse Gideão a Deus: Se hás de livrar a Israel por minha mão, COMO DISSESTE, 37 Eis que eu porei um velo de lã na eira; se o orvalho estiver somente no velo, e toda a terra ficar seca, então conhecerei que hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste. 38 E assim sucedeu; porque no outro dia se levantou de madrugada, e apertou o velo; e do orvalho que espremeu do velo, encheu uma taça de água. 39 E disse Gideão a Deus: Não se acenda contra mim a tua ira, se ainda falar só esta vez; rogo-te que só esta vez faça a prova com o velo; rogo-te que só o velo fique seco, e em toda a terra haja o orvalho. 40 E Deus assim fez naquela noite; pois só o velo ficou seco, e sobre toda a terra havia orvalho.” (Jz 6:36-40 ACF)


Deus ordenou Gideão "livrar a Israel das mãos dos midianitas" (Juízes 6:14). Quando Gideão duvidou deste chamado divino, ele pediu a Deus dois sinais de confirmação. No primeiro, Gideão pediu a Deus para fazer umedecer um seco velo de lã enquanto a terra em redor ficasse seca. No segundo, Gideão pediu que o velo de lã permanecesse seco enquanto a terra em redor se tornasse molhada.

Enquanto Deus graciosamente respondeu o "teste do velo de lã" a Gideão, há razões para crer que é hoje perigoso seguir-se este padrão para se determinar qual é a vontade de Deus:

1. Este é o único lugar na Bíblia que nós lemos sobre "lançando um teste do velo de lã” para testar a vontade de Deus, e isto ocorre  no livro de Juízes, no meio da apostasia e fraqueza e confusão espiritual [reinando em Israel]. Muitas coisas estranhas são registradas em Juízes, mas isto não significa que nós devemos seguir todas elas. Considere, por exemplo, o voto louco de Jafté (Juízes 11:30-31).

2. Deus já tinha falado francamente para Gideão (Juízes 6:14), e ele devia ter procedido pela fé. É da vontade de Deus que nós vivamos pela fé em Sua Palavra, e não por sinais.

“Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas;” (Mt 12:39 ACF)

“Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.” (Jo 20:29 ACF)
“ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” (Hb 11:1 ACF)
“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” (Hb 11:6 ACF)


3. Deus não tem prometido responder ao "teste do velo de lã", e o diabo pode imitá-los.

Deus respondeu ao velo de Gideão, mas a Bíblia em nenhuma parte promete que Deus responderá outros "testes de velo de lã", feitos por qualquer pessoa.

Antes de eu ser salvo eu lancei alguns velos [diante de Deus], mas as respostas podem, na melhor das hipóteses, ser descritas como confusas [duvidáveis, ou indefinidas, ou conflitantes com a Bíblia, etc.]. Por exemplo, no final do verão de 1973, eu estava dirigindo o meu automóvel com o homem crente que me conduziu para Cristo alguns dias depois. Eu tinha estudado Ciência Cristã, Hinduísmo e outras religiões, e não sabia em que acreditar, na Bíblia ou em alguma outra coisa mais. Assim, enquanto eu estava dirigindo meu automóvel, eu orei: "Deus, eu estou confuso, por isso eu solicito a sua ajuda. Se a Bíblia é verdadeira, deixe um passarinho estar lá no segundo poste de telefone após nós passarmos pela próxima curva na estrada, e se a Bíblia não é verdadeira não deixe um passarinho estar lá." Bem, nenhum pássaro estava lá, mas isto não provou que que a Bíblia é falso [só provou que eu era um tolo tentando testar Deus ao invés de aceitar o que Sua palavra claramente diz milhares de vezes].

Considere o caso de Pierre Teilhard de Chardin. Ele foi um padre católico romano que rejeitou a criação, a queda, o Deus da Bíblia e o Jesus da Bíblia. Ele desenvolveu a teoria da "Evolução Teística", na qual o ser humano está evoluindo rumo à perfeição em um "cristo" cósmico. Mas poucos dias antes da sua morte em 1955, ele orou: "Se em minha vida eu não tenho estado errado, eu rogo a Deus que me permita morrer em um Domingo de Páscoa" ("Pierre Teilhard", Wikipedia). Bastante seguro, ele morreu no dia 10 de abril, que era um domingo de Páscoa. O que isto prova? Nada, absolutamente nada!

Testes do velo de lã são inseguros, mas a Palavra de Deus é firme e segura! (2Pe 1:19-21; João 20:29-31).

“19 ¶ E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações. 20 Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. 21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” (2Pe 1:19-21 ACF)

“29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram. 30 Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. 31 Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.” (Jo 20:29-31 ACF)






Autor: David Cloud

Tradutora: Valdenira N.M. Silva, 2008.






Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/Seitas/ Pentecostalismo/
(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Seitas/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.