A Heresia Chamada "Hiper-Dispensacionalismo"

Peter S. Ruckman

 

Este artigo é uma folheto que foi distribuído pela Bible Baptist Bookstore em Pensacola, FL. A [atual] disponibilidade deste folheto não é conhecida.





O que os Hiper-Dispensacionalistas Ensinam

1.                  Há um período de tempo chamado de "a graça de Deus", que começou em Atos 9 (ver Stem, Baker, Moore, Watkins) ou em Atos 13 (ver O'Hare e outros) ou em Atos 28 (ver Bullinger, Ballanger, Greaterex).

2.                  Batismo de água não é para "ESTA [atual] DISPENSAÇÃO", uma vez que "ESTA [atual] DISPENSAÇÃO" começou em Atos 9 ou Atos 13 ou Atos 18 ou Atos 28.

3.                  Os Batistas [realmente] Crentes na Bíblia, são hereges que não seguem [somente] os ensinos "PAULICIANOS" (1 Tim. 1:16).

4.                  Uma vez que Paulo não ORDENOU que ninguém fosse batizado, segue-se que batismo [hoje] é NÃO ESCRITURÍSTICO.

5.                  Uma vez que Paulo não foi "ENVIADO PARA BATIZAR," segue-se que o batismo em águas é PRÉ-PAULICIANO (1 Cor 1).

6.                  O"um só batismo" de Efésios capítulo 4 automaticamente cancela o batismo em água (Moore, Stam, Sharpe, Baker).


A Bíblia Repreende os Hiper- Dispensacionalistas

1.                  A "DISPENSAÇÃO" de Efésios 3:2 é a graça que Deus deu a Paulo para pregar (Ef. 3:7, 1 Co. 3:10, Cl. 1:29). Graça foi "DISPENSADA" para ele. A "GRAÇA DE DEUS" é encontrada em cada período de tempo (Gn. 6:8, Ex. 33:13).

2.                  A ÉPOCA do “UM [só] CORPO” e da "Igreja do UM SÓ [só] CORPO" começou em Mateus 27 (ver Efé. 2:12, 16) com os 12 Apóstolos "EM CRISTO" (Rm. 16:7), antes de Paulo ser salvo (Jo 17:21, 23).

3.                  Paulo foi batizado em água (At 9:18) e batizou alguns dos seus convertido (At 16 33; 18:8, 1 Co 1:14-16), embora ele fosse um evangelista.

4.                  Paulo não ORDENOU A NINGUÉM para comparecer à igreja, distribuir panfletos, proselitar Baptistas que já estão salvos, ou [agressivamente] discutir contra batismo em água.

5.                   Ele batizou (1 Co. 1:14-16) e apenas agradeceu a Deus que as pessoas não foram batizadas no nome dele [de Paulo] (1 Co. 1:14-18). Paulo não foi enviado por Marcos 16:16-18, mas ele é o único apóstolo que [plenamente] cumpriu a comissão.

6.                  Os coríntios convertidos que foram batizados por UM [só] Espírito em UM [só] CORPO (1Co. 12:13), foram batizados em água (At 18:8).


A Perversão de Efésios 4:5 pelos Hiper-Dispensacionalistas

Stam, Baker, Bullinger, Ballinger e Moore todos eles tomam Efésios 4:4-5 fora do contexto em que ele aparece (como qualquer Campbellita também irá fazer) e fingem que o texto está falando sobre BATISMO de ÁGUA sendo substituído pelo batismo do Espírito. Isto explica porque 95% de qualquer "CONGREGAÇÃO" dos hiper-dispensacionalistas são de ex-batistas.

O contexto de Efésios 4:4-6 é a unidade do Corpo de Cristo, e não "DESUNIÃO" causada por carnais cristãos que dizem: "EU SOU DE CRISTO" (1 Co. 1:12).

O mesmo batismo que pôs Paulo em Cristo ( "NÓS", 1 Co. 12:13) põe os crentes [ex-] gentios (Corinto, Éfeso) em Cristo.

O mesmo batismo que pôs "OS 12" em Cristo (At 1:5) pôs os convertido romanos em Cristo (Rm 6:1-3; 16:7).


Um [Só] Batismo

Hiper-dispensacionalistas ensinam dois ou três batismos do Espírito, apesar do contexto do “UM [só] BATISMO” ser “UM [só] ESPÍRITO” (Ef. 4:4, 5).

Há sete batismos (Mt. 3:11; 28:11-20, At 2:38, Mt. 20:22, 1 Co. 10:1-3, Ef. 4:4).

Há MUITOS senhores e deuses (1 Co. 8:5) (note Ef. 4:5-6).


Os falsos ensinos dos hiper-dispensationalistas:

I.                   “PEDRO E PAULO PREGARAM EVANGELHOS ‘DIFERENTES’ ”. Se assim foi, então Pedro foi amaldiçoado (Gl. 1:8-9). Deus ensinou o Evangelho a Pedro em Atos 10:43, que ele reconhece publicamente em Atos 15:11, enquanto TODOS ESTÃO PRATICANDO O BATISMO NA ÁGUA.

II.                “O ARREPENDIMENTO NÃO DEVE SER PREGADO NESTA ÉPOCA.” Paulo o pregou constantemente (At 20:21) e perguntou exatamente o que João o Batista pediu quando pregava [a indispensabilidade de] o arrependimento (Atos 26:20). Paulo fez isso depois de escrever Rm 16:25-26.

III.             O ‘CORPO’ NÃO PODERIA TER ESTADO [em existência] EM PENTECOSTES PORQUE NINGUÉM MENCIONOU ISTO.” Também ninguém fez qualquer menção da completa abolição da Lei (Levítica) ou do cumprimento da Lei (Atos 13:38-40), embora ambos (Cl. 2:14-16) fossem FATOS [já plena e definitivamente] realizados (Gl. 3:13).

IV.             MATEUS 28:19-20 É LIMITADO À TRIBULAÇÃO.” Pura conjectura (ver 1 Tm. 6:3, escrito para santos em "O [único] CORPO”). O “TODAS AS COISAS” de Mateus 28:20 não incluem todas as instruções PRÉ- CRUCIFICAÇÃO, o que é evidente para qualquer pessoa, por comparação de Mateus 10:1-10 com Mateus 28:19-20 e João 13-17.

A Tribulação não tinha começado em 33 d.C. Note: "ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS".

V.                 “PAULO ESTAVA ENGANADO SOBRE O BATISMO NA ÁGUA E O "UM [só] CORPO", ATÉ QUE ELE ESCREVEU EFÉSIOS 3-4 (após Atos 28). Se assim fosse ele teria pecado contra Deus, não confessando isto. Ele pecou contra TI, não te dizendo tais coisas em ordens diretas e completamente claras (note: 1 Ts. 5 e Rm. 14) de modo a não cometeres o mesmo erro [dele]. Cada líder cristão no Novo Testamento foi batizado em água, e nenhum deles "ARREPENDEU-SE" de uma tal ação.


A "Congregação" da Hiper "Congregação":

I.                               Os homens que foram chamados para pregar, mas amarelaram e desistiram e caíram fora disso, em virtude de:

·                    Razões financeiras (sem fé).

·                    Preguiça (sem zelo).

·                    Terem medo de falar-se publicamente contra o pecado e os pecados (sem coragem).

II.                            Homens que não podem [não têm a capacidade de] pregar, mas querem chamar a atenção como uma “AUTORIDADE QUANTO À BÍBLIA”

III.                         Homens e mulheres jovens que estão namorando (ou têm casado há poucos anos) com uma (um) "HIPER-dispensacionalista e têm de também desposar a heresia, a fim de "SE DAR BEM" com o "objeto de seus afetos."

IV.                         Todos os pregadores Hiper-dispensacionalistas (como também todos os anciãos Campbellitas e Carismáticos) gastam seus "MINISTÉRIOS" tentando colocar os homens jovens para fora do trabalho de GANHAR ALMAS em seus MINISTÉRIOS.

V.                            Todos os Hiper-dispensacionalistas têm uma "fixação anti-Batista", que lhes é tamanha obsessão que eles sentem-se forçados a [agressivamente] discutir sobre batismo na água TODAS AS VEZES QUE ENCONTRAM UM NOVO CRENTE (os Campbellitas fazem semelhantemente).


Em Suma:

"Lavagem a seco" é uma seita: não é uma denominação. Suas fundações são deliberadas perversões das VERDADES BÍBLICAS.








Traduzido por: Fernando de Lima Mesquita, jan.2009

Revisado: por Hélio de M. Silva



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Seitas/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.