Erros dos hare krishna, sobre: ascetismo autoridades extra Bíblia bramanismo castas deuses outros drogas, harernama hinduísmo inferno Jesus Cristo jogo lei do carma lei do karma mantra música, misticismo nova era obras orientalismo perdição prabhupada reencarnação salvação sexo sua divina graça vedas védicas vegetarianismo




Os Hare Krishna sob a Luz das Escrituras



0. Fundação:

Fundada em Nova Iorque, em 1966, pelo guru indiano PRABHUPADA, hoje quase adorado como “Sua Divina Graça”.

O ciclo é: sedução [com ênfase nos jovens], depois 6 meses de serviço no templo, depois iniciação, depois cerimônia Harer-nama, finalmente verdadeiro escravo de Krishna.




1. Erros:

1.1 Os Hare-Krishna dizem: “o DEUS é Krishna (“o completamente atrativo”).”

Mas Deus diz, na Sua Palavra, a Bíblia: Deu 4:35,39; 1Re 8:60; Isa 45:5-6; Êxo 15:11; Zac 14:9; Deu 6:4.

   A ti te foi mostrado para que soubesses que o SENHOR é Deus; nenhum outro há senão ele. (Deuteronômio 4:35).      Por isso hoje saberás, e refletirás no teu coração, que só o SENHOR é Deus, em cima no céu e em baixo na terra; nenhum outro há. (Deuteronômio 4:39)
   5 ¶ Eu sou o SENHOR, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que tu não me conheças; 6 Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o SENHOR, e não há outro. (Isaías 45:5-6)
   Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR. (Deuteronômio 6:4)

1.2. Os Hare-Krishna dizem: “O Deus Khrishna é o criador das CASTAS”

Mas Deus diz, na Sua Palavra, a Bíblia: Mat 20:25-28; 23:8; Gál 3:28.

   25 Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles. 26 Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; 27 E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; 28 Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. (Mateus 20:25-28)
   Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos. (Mateus 23:8)
   Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. (Gálatas 3:28)

1.3. Os Hare-Krishna dizem: “O Deus Khrishna é o desejado ardentemente [sexualmente] pelas “pastorinhas” que com Ele vivem.”

Mas Deus diz, na Sua Palavra, a Bíblia: Joã 4:24; Mat 22:30; Mar 12:25; Isa 59:1-2; Hab 1:13.

   Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (João 4:24)
   Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu. (Mateus 22:30). Deus Pai, Deus Espírito Santo, e todos as criaturas que são ou estão no estado apenas de espírito (os anjos e os seres humanos que estão no céu) não têm desejo sexual nem praticam sexo. Deus Filho, quer quando viveu com corpo humano na terra, quer agora em Seu corpo de glória e eternamente, não poderia ter desejo sexual nem gerar uma descendência "mestiça", com natureza metade do Criador Santo, metade da sua criatura que caiu.
   Porquanto, quando ressuscitarem dentre os mortos, nem casarão, nem se darão em casamento, mas serão como os anjos que estão nos céus. (Marcos 12:25)

1.4. Os Hare-Krishna dizem: “Krishna tem 4 DEUSES AUXILIARES.”

Mas Deus diz, na Sua Palavra, a Bíblia: (Ver 1.1).

1.5. Os Hare-Krishna dizem: “Nossa CANÇÃO-MANTRA é a única oração a fazer, os sons trazem graça, energia.”

Mas Deus diz, na Sua Palavra, a Bíblia: Tia 5:13; Mat 6:7,9-13 2Cr 7:14; Luc 11:5-12; Flp 4:6. 

   Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores. (Tiago 5:13) Orar e cantar, mesmo que sejam louvores bíblicos, são diferentes.
   E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos (Mateus 6:7)
   9 ¶ Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10 Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; 11 O pão nosso de cada dia nos dá hoje; 12 E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; 13 E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. (Mateus 6:9-13). Deus odeia as vãs repetições de coisas inteligíveis, quanto mais as mantras, vãs repetições de sons sem sentido!!! Ahummmmm! Ahummmmm! Ahummmmm! Hare, Hare, Kare, ...
   E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e ORAR, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e per-doarei os seus pecados, e sararei a sua terra. (2 Crônicas 7:14)
   5 ... 9 E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; 10 Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á. 11 E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? 12 Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? (Lucas 11:5-12)
   Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. (Filipenses 4:6)

1.6. Os Hare-Krishna dizem: “Há reencarnações, LEI DO KARMA. Param em nossos grandes discípulos.”

Mas Deus diz, na Sua Palavra, a Bíblia: Heb 9:27.

E, como aos homens está ordenado morrerem UMA VEZ, vindo depois disso o JUÍZO, (Hebreus 9:27)

1.7. Os Hare-Krishna dizem: “CRISTO, Buda e Maomé são equivalentes

Mas Deus diz, na Sua Palavra, a Bíblia: Joã 14:6; Atos 4:12; 1Ti 2:5; Flp 2:9.

   Disse-lhe Jesus: EU sou O caminho, e A verdade e A vida; ninguém vem ao Pai, senão por MIM. (João 14:6)
   E em NENHUM outro há salvação, porque também debaixo do céu NENHUM outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. (Atos 4:12)
   Porque há UM só Deus, e UM só Mediador entre Deus e os homens, JESUS CRISTO HOMEM. (1 Timóteo 2:5)
   Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre TODO o nome; (Filipenses 2:9)

Os Hare-Krishna dizem: “Cristo, Buda e Maomé foram ensinadores das INSTRUÇÕES VÉDICAS (conjunto de textos sagrados – hinos laudatórios, formas sacrificiais, encantos, receitas mágicas – que constituem o fundamento da tradição religiosa [do bramanismo e do hinduísmo] e filosófica da Índia), cujo objetivo e resultado final é o RETORNO DE TODOS AO "SER SUPREMO INFINITO E IMPESSOAL", o que concorda com Joã 3:1-15.”

Mas Deus diz, na Sua Palavra, a Bíblia: Joã 3:18; Apo 20:12-15.

   Quem CRÊ nele não é CONDENADO; mas quem não CRÊ JÁ está CONDENADO, porquanto não CRÊ no nome do unigênito Filho de Deus. (João 3:18)
   12 E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. 13 E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. 14 E a morte e o inferno foram lançados no LAGO DE FOGO. Esta é a segunda morte. 15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no LAGO DE FOGO. (Apocalipse 20:12-15)

1.8. Os Hare-Krishna dizem: “O CORPO é mau.”

Mas Deus diz, na Sua Palavra, a Bíblia: 1Cor 6:19.

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? (1 Coríntios 6:19)

1.9. Os Hare-Krishna dizem: “A ALMA sempre existiu, sempre existirá.”

Mas Deus diz, na Sua Palavra, a Bíblia: Gen 2:7.

E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem FOI FEITO alma vivente. (Gênesis 2:7)

1.10. Os Hare-Krishna dizem: “Há reencarnações, VIDA EM UMA CADEIA DE PLANETAS, culminando no de Krishna.”

Mas Deus diz, na Sua Palavra, a Bíblia: Heb 9:27.

E, como aos homens está ordenado morrerem UMA vez, vindo depois disso o JUÍZO, (Hebreus 9:27)

1.11. Os Hare-Krishna dizem: “Devemos DESAPEGAR-NOS DE TODO GOZO MATERIAL”

Mas Deus diz, na Sua Palavra, a Bíblia: Mat 11:19 = Luc 7:34; Col 2:20-23; 1Ti 4:1-4,8.

   Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo dos publicanos e pecadores. Mas a sabedoria é justificada por seus filhos. (Mateus 11:19)
   20 Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: 21 Não toques, não proves, não manuseies? 22 As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; 23 As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne. (Colossenses 2:20-23)
   1 ¶ Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; 2 Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; 3 Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças; 4 Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças. (1 Timóteo 4:1-4)
   Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir. (1 Timóteo 4:8)

a. Os Hare-Krishna dizem: “Não jogamos (nem mesmo passatempo puros, nem esportes puros, nem conversas puras ou leituras puras, a não ser sobre Krishna!)”;
Mas Deus diz, na Sua Palavra, a Bíblia: Ver acima.

 

b. Os Hare-Krishna dizem: “Não nos intoxicamos - drogamos (com drogas, álcool), fumo, café, chá, e remédios [salvo em casos especialíssimos])”;

Mas Deus diz, na Sua Palavra, a Bíblia: Quanto às drogas, álcool e fumo (comprovadamente sempre maléficos): 1Co 6:19.

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? (1 Coríntios 6:19)

Mas Deus diz, na Sua Palavra, a Bíblia: Quanto café e chá e alguns remédios em casos especialíssimos (não há, ao menos por enquanto, comprovação de que estes três sempre sejam maléficos, a todos, mesmo em pequenas quantidades): Rom 14.

   3 O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu. ... 5 Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. 6 Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus. 7 ... 14 Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda. ... 17 Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. ... 23 Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado. (Romanos 14)

c. Os Hare-Krishna dizem: “Não pecamos praticando sexo, que é imundo e só tolerável no casamento, raramente, somente para procriação”;

Mas Deus diz, na Sua Palavra, a Bíblia: Todo o livro de Cânt.; Ecl 9:7-9; 1Co 7:5; Heb 13:4.

   7 Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe com coração contente o teu vinho, pois já Deus se agrada das tuas obras. 8 Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça. 9 Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol. (Eclesiastes 9:7-9)
   Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência. (1 Coríntios 7:5)
   Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará. (Hebreus 13:4)

d. Os Hare-Krishna dizem: “Nunca nos degradamos comendo carne, peixe ou ovos, tudo que é cadáver de vida animal (frutas e leite não precisam dos severos rituais, são ideais para viagem)”.

Mas Deus diz, na Sua Palavra, a Bíblia: Mat 15:11-20; 1Ti 4:3-4.

   11 O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. ... 17 Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora? 18 Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. 19 Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. 20 São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem. (Mateus 15:11-20)
   3 Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças; 4 Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças. (1 Timóteo 4:3-4)


Hélio de Menezes Silva, 1994.



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas). 




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Seitas/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.