As Escrituras de Deus condenam o espiritismo, espiritualismo, bruxaria, kardecismo, mesa branca, umbanda, candomblé, macumba, xangô, quimbanda, vodu, bruxaria, magia, reencarnação, mediunidade, toda comunicação ou tipo de contato e relacionamento com mortos e entidades espirituais.


Espiritismo à Luz das Escrituras

Hélio e Valdenira de Menezes Silva, 2001

 



Incontáveis disfarces, para todos os gostos:

Alguns dos disfarces mais difundidos no Brasil são:

Espiritualismo

Clama ser "muito alto, ético".

Kardecismo

Clama ser "científico-doutrinário."
Veio da Europa (França) para os países latinos
(as casas freqüentemente chamam-se União Fraterna, etc.).

Mesa Branca

Clama ser da "direita, do bem, das boas obras"
(as casas freqüentemente chamam-se Centro, etc.)

Umbanda  

Reconhece ser da "esquerda, e daí?"
Veio da África, fundiu-se com um pouco dos cultos Ameríndios.
(as casas freqüentemente chamam-se Tenda, Centro, etc.) 

Candomblé = Macumba = Xangô  

Reconhece ser "baixo, e daí?"
É sincretismo dos cultos afro-ameríndios com a idolatria católica. Dizem que a Sant'Ana dos católicos é, na realidade, a Yemanjá deles; Santa Bárbara é Yansã; o Diabo é Pomba-Gira; Cristo é Oxalafam; etc.
(as casas freqüentemente chamam-se Terreiro, Barraco, etc.)

Quimbanda = Vodu = Bruxaria = Magia Negra = Missa Negra

Reconhece ser "extremamente baixo, e daí?"
Pode incluir sacrifício humano.
Dizem que a Sant'Ana dos católicos é, na realidade, a Aziri deles; Santa Bárbara é Soboh = Badeh; o Diabo é Legba; Cristo é Oxalafam.




Espiritismo é revolta contra a Palavra de Deus:

Espíritas dizem:
Deus diz:

Inspiração da Bíblia:

"A BÍBLIA não é, toda ela e somente ela, inerrável - infalível - verbal - plenariamente inspirada por Deus."
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; (2 Timóteo 3:16)

20 Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. 21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. (2 Pedro 1:20-21)


- Fatos científicos (diretas observações e experiências comprovadas, não meras teorias sem prova) sempre, infalivelmente, concordam com a Bíblia (entre centenas de exemplo assombrosos, veja Isa 40:22+ Jó 26:7: Terra é esfera e paira no vácuo!);

- Profecias sempre se cumpriram literal - perfeitamente, sem uma falha (entre milhares de exemplo assombrosos, veja Sal 22 + Isa 53: minúcias da futura crucificação de Cristo!);

- Recusa da Bíblia vem do coração [rebelde], não da razão: “Pela altivez do seu rosto o ímpio não busca a Deus; todas as suas cogitações são que não há Deus”. (Salmos 10:4).

A Bíblia é perfeita Sal 19:7-14; Sal 119. Não podemos acrescentar-lhe nem subtrair-lhe 1 só palavra Apo 22:18. Exortar com João 5:39.
Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; (João 5:39)


(A inspiração da Bíblia é por Deus, é única e exclusiva, inerrável - infalível, plenária (de capa a capa, todos assuntos) e verbal (cada palavra, letrinha). Veja bom livro de Teologia Sistemática, como de Thiessen, ou o Curso de Bibliologia por Hélio, em http://www.solascriptura-tt.org).

Singularidade do Cristo, Deus-Filho:

"CRISTO é somente uma grande entidade, (talvez) a maior das muitas que já vieram a este mundo."

E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. (Mateus 16:16)

E o centurião, que estava defronte dele, vendo que assim clamando expirara, disse: Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus. (Marcos 15:39)

1 ¶ No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. (João 1:1-3)

14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do UNIgênito do Pai, cheio de graça e de verdade. 15 ¶ João testificou dele, e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: O que vem após mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu. (João 1:14-15)

No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. (João 1:29)

32 E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele. 33 E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo. 34 E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus. (João 1:32-34)

Eu e o Pai somos um. (João 10:30)

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14:6)

E agora vou para aquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais? (João 16:5)

E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. (Atos 4:12)

Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. (Efésios 2:18)

5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, 7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; 8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. (Filipenses 2:5-8)

1 ¶ Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. 2 Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; 3 E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo. (1 João 4:1-3)

E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. (1 João 5:20)

Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. (1 Coríntios 3:11)

Pré encarnações do Cristo:

"JESUS teve outras existências anteriores, como homem."

Ver (logo acima) João 1:14 e Fp 2:6-8, 

Comunicação com os espíritos (mortos):

"É possível (e convém!) que nos comuniquemos com entidades espirituais desencarnadas"

A feiticeira não deixarás viver. (Êxodo 22:18)

10 Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; 11 Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; 12 Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti. 13 Perfeito serás, como o SENHOR teu Deus. 14 Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR teu Deus não permitiu tal coisa. (Deuteronômio 18:10-14)

Quando alguém se virar para os adivinhadores e encantadores, para se prostituir com eles, eu porei a minha face contra ele, e o extirparei do meio do seu povo. (Levítico 20:6)

Quando, pois, algum homem ou mulher em si tiver um espírito de necromancia ou espírito de adivinhação, certamente morrerá; serão apedrejados; o seu sangue será sobre eles. (Levítico 20:27)

Assim morreu Saul por causa da transgressão que cometeu contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, a qual não havia guardado; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar. (1 Crônicas 10:13)

5 Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. 6 Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. (Eclesiastes 9:5-6)

19 Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos? 20 Å lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles. (Isaías 8:19-20)

Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. (Apocalipse 21:8)

25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. 26 E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá. 27 E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai 28 Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. 29 Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. 30 E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. 31 Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite. (Lucas 16:19-31)


Quem aceita Cristo abandona o espiritismo:
Também muitos dos que seguiam artes mágicas trouxeram os seus livros, e os queimaram na presença de todos e, feita a conta do seu preço, acharam que montava a cinqüenta mil peças de prata. (Atos 19:19)


Espiritismo é doutrina de demônios:
Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; (1 Timóteo 4:1)


Nos últimos dias esta doutrina dos demônios muito cresceria e enganaria:
7 Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado; 8 E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; 9 A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, 10 E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. 11 E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; 12 Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade. (2 Tessalonicenses 2:7-12)


O Diabo apresenta-se como um anjo de luz:
14 E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. 15 Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras. (2 Coríntios 11:14-15)

A Pitonisa de Endor:

"Mas Saul, através da Pitonisa de Endor, comunicou-se com o espírito desencarnado de Samuel, em 1Sam 28."

Bem, mesmo se aquele foi realmente Samuel, Deus, somente Ele como único autor das Suas leis e permitidor dos acontecimentos, pode criar exceções momentâneas e únicas às Suas leis intransponíveis. Assim, Deus permitiu que Samuel subisse do Paraíso intransponível (então no centro da Terra, próximo ao Inferno) para repreender a Saul. As duas únicas vezes que Deus permitiu isto foram aqui e no Monte da Transfiguração.

O ponto importante é que nem os homens vivos, nem os homens mortos (estes estão conscientes, no Paraíso ou no Inferno), nem os anjos, enfim ninguém que foi criado, pode mudar as proibições intransponíveis de Deus, o Criador e Legislador Supremo!!! (ver referências acima).


Note que Saul foi PUNIDO por procurar comunicar-se com os mortos!!! (1Cro 10:13-14)!!! Nada pode ser mais claro!
13 Assim morreu Saul por causa da transgressão que cometeu contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, a qual não havia guardado; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar. 14 E não buscou ao SENHOR, que por isso o matou, e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé. (1 Crônicas 10:13-14)

Espíritos guias, mediadores:

"Espíritos de luz nos amam, querem nos guiar e ajudar, são muito benéficos e intermediários indispensáveis ao pleno favor de Deus."

 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14:6)

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. (1 Timóteo 2:5)

E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. (Atos 4:12)

E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel. (Hebreus 12:24)

Reencarnação:

"Morremos para reencarnar, nascemos como reencarnação."

E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, (Hebreus 9:27)

E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. (Eclesiastes 12:7)

Assim como a nuvem se desfaz e passa, assim aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir. (Jó 7:9)

22 E disse ele: Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se DEUS se compadecerá de mim, e viverá a criança? 23 Porém, agora que está morta, porque jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim. (2 Samuel 12:22-23)

E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. (Lucas 23:43) 




Até a lógica meramente humana, observando a humanidade, diz: ( i ) Se todo nascimento é uma reencarnação, como a população pode ter aumentado tanto???... Se num instante havia 1 milhão de almas, como hoje pode haver 10 bilhões???... ( i i ) Se, quanto à impiedade, toda reencarnação é um aperfeiçoamento, por que o homem e a humanidade não melhoraram sequer míseros 1mm em 5000 anos???...

Reencarnação, lei do Karma:

"O que, além da Lei do Karma, poderia explicar miséria, defeitos físicos, etc.?" 

A) Miséria, defeitos físicos, doença, crimes, pecados, guerras, catástrofes, etc., tudo isto SEMPRE é conseqüência direta e única do pecado que começou no universo físico através de Adão, chegou a nossos pais, à sociedade nossa contemporânea, e a nós.
      ... Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. (Romanos 8:18-22)

B) Podem ser permitidos para manifestarem a glória de Deus (note o justo Jó em Jó caps 1 e 2):
      Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus. (João 9:3)
      1 ¶ E, Naquele mesmo tempo, estavam presentes ali alguns que lhe falavam dos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios. 2 E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas? 3 Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. 4 E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém? 5 Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. (Lucas 13:1-5)
      E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o BEM daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. (Romanos 8:28)




Se eu, matando uma pessoa, tivesse que ser punido com alguém me matando na próxima encarnação, como isto pararia???!!! Seria interminável reação em cadeia!

Reencarnação,  lei da causa e efeito:

"Mas há a Lei da Causa e Efeito, temos que pagar o que fizemos!"

A) Sim!
      Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 6:23)
      Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá. (Ezequiel 18:4)
      A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele. (Ezequiel 18:20)
      Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. (Gênesis 2:17)
      13 ¶ Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. 14 Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. 15 Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. (Tiago 1:13-15)


B) Só que o descrente não paga aqui, mas sim no inferno, eternamente:
      Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. (Apocalipse 21:8)
      12 E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. 13 E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. 14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. 15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. (Apocalipse 20:12-15)
      Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira. (Apocalipse 22:15)


C) E todos os pecados do crente já foram pagos por Cristo
      Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro. (Isaías 43:25)
      Apaguei as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi. (Isaías 44:22)
      Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. (1 João 1:9)


D) O crente nunca será condenado
      Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. (João 3:18)
      Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. (Romanos 8:1)
     
34 Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. 35 Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? 36 Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. 37 Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. 38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, 39 Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.  (Romanos 8:34-39)


Não queres receber Cristo e Seu presente???...

Reencarnação, novo nascimento:

 "Isa 26:19 (Os teus mortos viverão, os teus mortos ressuscitarão...) e João 3:3 (... aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.), provam a reencarnação." 

Veja contextos de antes e depois:
      João 3:3: Jesus corrige Nicodemus, não se nasce de útero uma segunda vez! Contraste entre nascimento da água ou da carne (nascimento físico, a água sendo o  líquido amniótico do útero da mãe) e nascimento de novo (ou do alto), do Espírito Santo (nascimento espiritual, na conversão). Nada a ver com reencarnação!
      Isa 26:19: Profecia da ressurreição (é única e no próprio corpo adulto, o que é totalmente diferente de reencarnações, inúmeras e em outro corpo, criancinha), ressurreição dos judeus, e bênção e glória de Israel.

Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. (1 Pedro 1:23)

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (2 Coríntios 5:17)
.

Reencarnação, João Batista foi Elias:

"O próprio Cristo declarou em Mat 11:12-15 que João Batista foi a reencarnação de Elias."

12 E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele. 13 Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João. 14 E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir. 15 Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. (Mateus 11:12-15)

À luz de muitas passagens claras tais como Heb 9:27; Ecl 12:7; Jó 7:9; 2Sa 12:22-23; Luc 23:43 (não deixe de ler de novo, logo acima), e de Luc 1:15-17, conclui-se que Mat 11:12-15 só pode significar que o poder, o pregar e o agir de João foram do mesmo CARÁTER que o Espírito Santo de Deus deu a Elias: 
15 Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe. 16 E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus, 17 E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto. (Lucas 1:15-17)


Em frase semelhante, o espírito de Elias [seu poder-pregar-ministrar] é dito repousar sobre Eliseu, tendo eles sido contemporâneos, e sem poder ter havido reencarnação de Elias em Eliseu (Elias estava e está no céu, reencarnação exige que a pessoa morra pela 1000a. vez antes dela mesma nascer pela 1001a. vez, choca-se frontalmente contra  Heb 9:27; Ecl 12:7; Jó 7:9; 2Sa 12:22-23; Luc 23:43)
Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu. E vieram-lhe ao encontro, e se prostraram diante dele em terra. (2 Reis 2:15)


Elias nunca morreu!... Se nunca "desencarnou", é impossível ter "REencarnado":

E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. (2 Reis 2:11)


Heb 9:27 prova que nenhum espírito terá nascido duas vezes de útero! (Enoque é a única outra pessoa além de Elias, até hoje, que jamais morreu. Cremos que Elias e Enoque serão as 2 testemunhas de Apocalipse, para morrerem exatamente UMA e somente uma vez, cumprindo Heb 9:27).


João Batista, profeta de Deus, como tal nunca proclamando mentira nem erro, desmentiu ser Elias):
19 ¶ E este é o testemunho de João, quando os judeus mandaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: Quem és tu? 20 E confessou, e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo. 21 E perguntaram-lhe: Então quê? És tu Elias? E disse: Não sou. És tu profeta? E respondeu: Não. 22 Disseram-lhe pois: Quem és? para que demos resposta àqueles que nos enviaram; que dizes de ti mesmo? 23 Disse: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías. (João 1:19-23)


Foi Elias quem foi reconhecido no Monte da Transfiguração
(e não João Batista, conhecido por todos e morto muito recentemente): 
1 ¶ Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte, 2 E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. 3 E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. (Mateus 17:1-3)


RESUMO: Nem Deus Filho nem Deus Espírito Santo (assoprando as palavras infalíveis a João Batista) se enganaram nem mentiram: João FOI Elias no sentido tipológico de que o Espírito Santo lhe deu exatamente o mesmo caráter de pregação, missão, ministério, martírios prometidos a Elias (a se cumprir literalmente por uma das duas testemunhas de Apocalipse). E João NÃO foi Elias no sentido literal. Nem Deus Filho mentiu, nem Deus Espírito Santo mentiu/errou, como o querem os Espíritas (Era o Espírito Santo que falava pelos profetas, particularmente aquelas palavras que comporia as Sagradas Escrituras). "Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo (Marcos 3:29)  E a todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem ser-lhe-á perdoada, mas ao que blasfemar contra o Espírito Santo não lhe será perdoado. (Lucas 12:10)"

Salvação, obras:

"Não há graça para salvação, mas mérito (acumulado nesta reencarnação e nas anteriores) para progresso paulatino."

8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; 10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. (Efésios 2:8-10)

5 Por que seríeis ainda castigados, se mais vos rebelaríeis? Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco. 6 Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo. (Isaías 1:5-6)

10 Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. 11 Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. 12 Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. (Romanos 3:10-12)

23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; 24 Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. (Romanos 3:23-24)

Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. (Romanos 3:28)

Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. (1 Coríntios 3:11)

11 Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. 12 E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. (Atos 4:11-12)

Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos; (2 Timóteo 1:9)

Salvação, obras, caridade:

"Caridade (para ou entre os vivos ou mortos) é de longe a virtude suprema e único caminho para cima"

8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; 10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. (Efésios 2:8-10)

Salvação, obras, caridade:

"Alan Kardec e Mat 25:31-46 (a parábola do bom samaritano) ensinam que 'fora da Caridade não há salvação', e 1Cor 13:2 diz que, sem Caridade, nada sou."

Veja contextos antes e depois! Nada de causar salvação, de trazer mérito!

Charitas é amor VERDADEIRO e total, expresso total e PRATICAMENTE! Muito diferente do conceito usual de "Suborne a Deus! Dê ao pobre o palitó fora de moda e que você não mais usaria! (Mas não se suje com o pobre!)". Exemplo perfeito de charitas: Jesus. Deus Pai deu Seu Filho Unigênito para salvar a você!

Charitas VERDADEIRA só é possível ao crente controlado pelo Espírito de Deus, e é mera obrigação de todos eles, sem nenhum mérito.

Charitas verdadeira é mera evidência, é conseqüência e não causa da salvação!!!
Tit 3:5; Rom 4:6; Efe 2:8-9.
      Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, (Tito 3:5)
      Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo: (Romanos 4:6)
      8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; 10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. (Efésios 2:8-10)


Mesmo se charitas verdadeira fosse possível ao melhor dos descrentes, não o salvaria. Afinal, é mera obrigação, sem nenhum mérito. Ver Efe 2:8-10, e Cornélio, em Atos 10.

Salvação, obras:

"Mat 7:16-21 e Tia 2:14 dizem que as obras é que fazem o cristão."

- Veja o contexto antes e depois destes textos!

e tome-os juntamente com João 3:16,18; 5:24; Efe 2:8-9; etc.
      Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)
      Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. (João 3:18)
      Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. (João 5:24)
      Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. (Romanos 3:28)
      8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; (Efésios 2:8-9)
      E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé. (Gálatas 3:11)




Os textos alegados (Mat 7:16-21 e Tia 2:14) ensinam que nem todo aquele que se diz cristão é realmente salvo e seguidor de Cristo. Ensinam que somos salvos PARA produzir boas obras, não que somos salvos PELAS boas obras. Boas obras são o acompanhamento que não pode faltar na salvação, não são a sua causa.

- Veja João 6:29 e responda: Você tem certeza de salvação?
Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou. (João 6:29)


- Aplique João 14:15,23 a Deu 18:10-12 e Isa 8:19. E agora?
Se me amais, guardai os meus mandamentos. (João 14:15)
      Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. (João 14:23)
      10 Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; 11 Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; 12 Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti. (Deuteronômio 18:10-12)
      Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos? (Isaías 8:19)



- Ver respostas às 3 perguntas logo acima, com seus versículos.

Deus impessoal / inatingível:

"Deus é inatingível, longínquo, impessoal, dissolvido em tudo."

E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. (João 14:13)

Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. (João 15:7)

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. (Mateus 7:7)

11 Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. 12 Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. 13 E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. (Jeremias 29:11-13)

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)

Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. (Isaías 59:1)

Então dali buscarás ao SENHOR teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma. (Deuteronômio 4:29)

E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. (João 5:17)

Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. (1 Coríntios 10:13)

Deus, salvação, condenação, universalismo:

"Deus - Pai não condena ninguém, pois é pai de todos."

E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna. (Mateus 25:46)

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; (João 1:12) COMPARADO COM:

Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. (João 8:44)


E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. (Apocalipse 20:15)

Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. (Apocalipse 21:8)

Deus, salvação, condenação, universalismo:

"Deus seria injusto em condenar."

O Criador tem TODO direito sobre suas criaturas:
19 Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade? 20 Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? 21 Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? (Romanos 9:19-21)

Deus nos disse que não tem prazer em condenar (é escolha e culpa só do condenado):
Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel? (Ezequiel 33:11)

O já salvo tem o poder e o dever de florificar e frutificar cada vez mais: 
3 Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; 4 Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. 5 ¶ E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, 6 E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, 7 E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. 8 Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. 9 Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. (2 Pedro 1:3-9)
.

Satanás, o Diabo:

"O Diabo não existe."

Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. (Jó 2:2)

E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o SENHOR teu Deus, e só a ele servirás. (Lucas 4:8)

Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? (Atos 5:3)

E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. (Apocalipse 12:9)

1 ¶ Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2 E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; 3 E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. 4 Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. 5 Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, 6 E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra. 7 Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. 8 Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. 9 E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. 10 Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. 11 Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam. (Mateus 4:1-11)

Anjos:

"Anjos, no sentido bíblico, não existem,"

E apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. (Êxodo 3:2)

E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra. (Mateus 4:6)

Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam. (Mateus 4:11)

Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João. (Lucas 1:13)

E, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive. (Lucas 24:23)

Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio. (Atos 10:3)

6 E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. 7 E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espíritos, E de seus ministros labareda de fogo. (Hebreus 1:6-7)

Condenação  eterna, Inferno, Lago de Fogo:

"Não há Inferno, não há condenação eterna - literal - consciente."

Jesus pregou 22 vezes (diferentes!) sobre o inferno, 4 vezes mais que sobre o céu!

O Novo Testamento menciona o inferno 169 vezes!

Mat 3:12; 18:8-9; 25:41; Luc 16:23-24; 2Ped 2:4,9; Jud 6,7
      Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará. (Mateus 3:12)
      8 Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno. 9 E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno. (Mateus 18:8-9)
      Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; (Mateus 25:41)
      23 E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. 24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. (Lucas 16:23-24)
      Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo; (2 Pedro 2:4)
      Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados; (2 Pedro 2:9)
      6 E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia; 7 Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno. (Judas 1:6-7)


Ver a resposta logo abaixo.

Salvação eterna, Céu:

"Não há Céu, não há salvação literal - eterna, não há eterno gozo junto à pessoa de Deus." 

Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; (Mateus 6:9)

E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. (Marcos 10:21)

Aquele que vem de cima é sobre todos; aquele que vem da terra é da terra e fala da terra. Aquele que vem do céu é sobre todos. (João 3:31)

Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. (Atos 1:11)

19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, 20 E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. 21 O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio. (Atos 3:19-21)

Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, (Filipenses 3:20)

Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós, (1 Pedro 1:4)

Apocalipse 21:1-22:5
(descrição dos Novos Céu, Terra, Jerusalém)

http://solascriptura-tt.org/Seitas/EspiritismoALuzEscrituras-HelioNira.htm




(retorne à PÁGINA ÍNDICE de http://solascriptura-tt.org/Seitas)