Deus NÃO nos fala
   por meio de espíritos
      nem de pessoas mortas

O Espiritismo

Por David Cox

v1 ©2005 www.davidcox.com.mx/folletos
Este artigo pode ser fotocopiado e distribuído livremente

2° Tessalonicenses 2:9 A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, 10 E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. 11 E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; 12 Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade.

Existem várias religiões, grupos religiosos, e filosofias que crêem em fantasmas, em espíritos, ou em outras pessoas celestiais ou mortas, para doutrina, direção, informação, ou ajuda. Esta ajuda que nos oferecem é uma armadilha do Diabo e seus demônios para que não busquemos a direção de Deus.

Deus não nos fala hoje diretamente por meio de visões, revelações ou outras formas de comunicação.

Em primeiro lugar, devemos ver que Deus usou, sim, visões e revelações nos tempos passados para comunicar-se com os seres humanos. Isto nós admitimos [1]. Mas isto era segundo o plano de Deus, e Deus não mais usa visões e revelações nos dias de hoje.

Mas, segundo Hebreus 1:1-2, ainda que antes nos falasse por meio de anjos e profetas (com visões e revelações), agora nos fala por meio do testemunho de seu Filho, Jesus Cristo. O importante disto é que Deus nos deu uma revelação única na forma da vida de Jesus Cristo. Esta revelação (seu nascimento, seus ensinamentos, seu exemplo, sua morte e ressurreição) forma um testemunho ou revelação que não pode ser superado nem mudado.

Apocalipse 22:18 Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; 19 E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.

Deus não usa os anjos para falar conosco.

A palavra “anjo” significa mensageiro. Os anjos são os mensageiros entre Deus e o homem. Mesmo na Bíblia, Deus os usou muito poucas vezes e de forma muito restrita. Paulo diz, em Gálatas 1:6-9, que os crentes deveriam rejeitar qualquer mensagem diferente desta revelação, ainda que viesse de Paulo ou de um anjo do céu. Mas os anjos maus são ardilosos ao apresentarem-se aos homens como “anjos de luz” para enganá-los com suas decepções infernais.

2 Coríntios  2:10b para que não sejamos vencidos por Satanás; 11 Porque não ignoramos os seus ardis,
11:13 Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. 14 E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.

Jesus nos avisa claramente em Mateus 24:24 que os falsos cristos e falsos profetas usarão sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios escolhidos. Sua atenção está mais focada nos convertidos que no mundo. Seres espirituais que aparecem em visões são a manobra do diabo.

Deus não fala conosco através dos espíritos das pessoas mortas.

Simplesmente Deus põe fim à vida ativa de cada pessoa quando morre. Hebreus 9:27E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo.” Igualmente vemos que Lázaro e o homem rico (Lucas 16:19-31) morreram, e sua interação com os vivos terminou neste momento, e se foram a seus destinos, esperando a ressurreição final. O homem rico quis regressar à terra ou queria que alguém do paraíso fosse até lá para comunicar-se com sua família para que eles não tivessem o mesmo destino [do rico], mas Deus apresenta nesta passagem que claramente isto é proibido e restringido por Deus para que não suceda (16:27-31). O único mensageiro humano do outro lado da morte foi Jesus Cristo. À parte isto, a única revelação para os vivos é a das Escrituras (“Moisés e os profetas” 16:31).

Eclesiastes 9:5 Porque os vivos sabem que hão de morrer; mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. 6 Também o seu amor, o seu ódio e a sua inveja já pereceram; e já não tem parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.

Os mortos já não têm mais nada a ver nem com o que acontece na terra, nem com os seres humanos vivos. Jamais regressam em forma nenhuma.

Jó 7:8 Os olhos dos que agora me vêem não me verão mais; os teus olhos estarão sobre mim, porém não serei mais. 9 Assim como a nuvem se desfaz e passa, assim aquele que desce à sepultura (Sheol - 3) nunca tornará a subir. 10 Nunca mais tornará à sua casa, nem o seu lugar jamais o conhecerá.

Então Deus colocou barreiras para que os que estão no inferno e os que estão no paraíso não possam passar de um lugar a outro (Lucas 16:26); igualmente Deus tornou impossível que um ser humano morto regresse para comunicar-se com os vivos. Deus proíbe isto. “Nem o seu lugar jamais o conhecerá” quer dizer que nós não podemos ver onde eles estão, para irmos até eles, nem eles podem vir até nós. (Lucas 16 representa uma forma de comunicação entre os do paraíso e os do inferno, mas não é possível a comunicação entre os mortos e os vivos na terra.

Então o que significa a comunicação com os mortos? A Bíblia classifica toda comunicação com os mortos como bruxaria; não existe uma comunicação com os mortos, e sim uma interação com demônios. Quando pessoas mortas se manifestam, realmente são demônios atuando para enganar aos simples que crêem em tudo.

Comunicar-se com os mortos é bruxaria – Uma abominação para Deus

Levítico 19:31 Não vos virareis para os adivinhadores e encantadores (os médiuns ou quem os canaliza); não os busqueis, contaminando-vos com eles. Eu sou o SENHOR vosso Deus.  20:6 Quando alguém se virar para os adivinhadores e encantadores, para se prostituir com eles, eu porei a minha face contra ele, e o extirparei do meio do seu povo. 20:27 Quando, pois, algum homem ou mulher em si tiver um espírito de necromancia ou espírito de adivinhação, certamente morrerá; serão apedrejados; o seu sangue será sobre eles.

Deus estipulou a pena de morte sobre todos os que consultam com os mortos.

Não existe ajuda fora de Deus.

Devemos entender que Deus é o único que realmente pode nos ajudar. “Tu foste a minha ajuda” Salmo 27:9. “A nossa alma espera no SENHOR; ele é o nosso auxílio e o nosso escudo.” Salmo 33:20. “Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus” Salmo 40:17. “Eis que Deus é o meu ajudador” Salmo 54:4. Enquanto Satanás persiste na idéia de buscar nossa adoração a ele no lugar de adorarmos a Deus, suas tramas incluem a apresentação de ajudantes espirituais. E esta ajuda vem na forma de seres humanos, e guias espirituais (supostos anjos de luz). Ambos são demônios enganadores.

“Porque vão é o socorro do homem” Salmo 60:11. Ainda que seres humanos mortos voltassem para ajudar-nos, Deus diz que esta ajuda é “vã”, ou seja, não tem nenhum valor real. 2 Timoteo 4:3 “ Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; 4 E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.

A alternativa bíblica

Isaías 8:19 Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á os mortos? 20 À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles.

É algo totalmente oposto ao correto, buscar ajuda das criaturas e ignorar a ajuda de Deus. Deus nos deu uma grande ajuda por meio das Escrituras (“lei e testemunho”), e, fora das Escrituras, não teremos maior ajuda para guiar-nos na direção certa.

Devemos entender que a única forma de obter ajuda do mundo espiritual é através da oração a Deus, através da vontade dEle. Nós não podemos forçar [sobre Deus] a nossa vontade, porque esta tentativa, em si, é bruxaria.

1° Samuel 15:22Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. 23 Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.

Deus nos mostra que a rebelião à Sua santa vontade e a obstinação em ir contra a Sua vontade para fazer a nossa, é como a idolatria e a bruxaria. Temos que entender que o importante não é o que pode nos aparecer (um fantasma, um médium usando o espírito de uma pessoa morta, ou um anjo), e sim, que a Palavra de Deus deve ser o único guia em nossas vidas. Esta é a única autoridade que devemos deixar reger nossas vidas, e é a única autoridade que devemos buscar.

Grupos que usam guias espirituais: Jung (psicologia), Alcoólicos Anônimos, Teosofania, Mórmons (anjo Moroni), Católicos (Maria), Edgar Casey, Pentecostais, e muitos mais. Deve ser um alerta vermelho quando alguém fala de visões de seres espirituais ou ainda de humanos.
 



Traduzido por Rosângela Cruz, 2008.
 


[1] Vemos a anjos de Deus que comunicam a mensagem de Deus aos homens, mas, à parte da transfiguração de Jesus (que era especial), não vemos seres humanos mortos regressando à terra. No caso de Samuel em 1 Samuel 28 é algo não muito claro se foi realmente Samuel ou um demônio enganando-os. O ponto aqui é que Deus se negou a comunicar-se com Saul por causa de seus pecados. Por isso pesa o argumento que era um demônio, e não realmente Samuel. É interessante que em 1 Samuel 15:35, diz que “E nunca mais viu Samuel a Saul até ao dia da sua morte”. Se Deus lhe negou isto em vida, por que o permitiria depois?

[2] “Paga” significa prêmio ou pagamento por algo que alguém faz. Se cada ação na vida tem seu pagamento, então depois da morte não existe mais oportunidade de “fazer”? Isto igualmente implica que não têm participação com os eventos do mundo e os seres humanos. Ver Eclesiastes. 1:11, Isaías 63:18.

[3] “Sheol” no A.T. é o lugar de todos os mortos, salvos e não-convertidos. Se pode considerar como “a morte”.

 







Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).



(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Seitas/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.