Contexto Espiritual
[da Nova Era]



 

Neste item, citaremos através da Bíblia, o contexto histórico espiritual, o início, o conflito entre o bem e o mal, que é Satanás e de onde veio.



"Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem, levanta uma lamentação contra o rei Tiro e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus: Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura. Estavas no Éden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda; de ouro se te fizeram os engaste e os ornamentos; no dia em que foste criado, foram eles preparados. Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniquidade em ti. Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem. Pela multidão das tuas iniquidade, pela injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu, e te reduzi a cinzas sobre a terra, aos olhos de todos os que te contemplam. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; vens a ser objeto de espanto e jamais subsistirás." (Ezequiel 28:11-19)

"Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei nas extremidades do Norte; subirei acima, das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. Contudo, serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo."(Isaías 14:12-15)



"Porque assim diz o Senhor, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; que não a criou para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o Senhor, e não há outro."(Isaías 45:18)



Deixou de utilizar a sua enorme capacidade para o bem e passou a utilizá-la, bem como o seu grande poder e sabedoria para o mal, em proveito próprio. Uma vez corrompido ele passa a ser descrito como mentiroso (Jo 8:44); enganador (2Co 11:3); ladrão (Jo 10:10); homicida (Jo 8:44; 10:10); armador de ciladas (Ef 6:11); tentador (Mc 1:13); obstinado em sua maldade (Lc 4:13); deturpador da Palavra de Deus (Mt 4:6); acusador (Ap 12:10); e todos os atributos malignos que podem se acumular num ser (1Jo 3:8)



Como "adversário"o objetivo de Satanás é colocar-se contra os propósitos de Deus. Mas, como não pode opor-se diretamente ao Senhor Deus todo-poderoso, seu alvo é o objeto de amor de Deus, o homem (Jo 3:16), tentando fazê-lo instrumento de oposição a Deus.



Pr. Fernando Cesar



Copiado de http://www.ibji.com.br/estudos/estudos.html



 





Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Seitas/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )