Os Adventistas e o mau uso
da Lei de Moisés

Pr David Cloud

 

Um erro fundamental do Adventismo do Sétimo Dia é o seu mau uso da Lei de Moisés. Esta é a mesma heresia da qual muitos dos judeus da época de Paulo foram culpados. É a heresia que ele confronta em sua epístola aos Gálatas.

[Três de]  Quatro Erros Adventistas sobre a Lei

1. De acordo com o adventismo, a lei e a graça não são sistemas que estão se opondo, masambos trabalham juntos para a salvação do homem.

"O fato de que todos os que são resgatados são salvos pela graça não dispensa a lei de Deus, não maisnuma dispensação do que na outra. A lei não é contra graça, e graça não é contra a lei "(CharlesEverson, Salvos pela graça, p. 11).

2. A Lei de Moisés é o padrão pelo qual Deus deve julgar os crentes.

"A lei de Deus é a norma pela qual os personagens e as vidas dos homens serão aferidos no juízo. ... Aqueles que no julgamento são "dignos" terão uma parte na ressurreição dos justos "(Ellen White, O Grande Conflito, pp 423-425).

3. A Lei de Moisés é a regra de vida do crente.

"Em vez de ser livre, para ignorar e violar a lei porque ele é salvo pela graça, ele agora está duplamenteobrigado a mantê-la. ... É muito evidente, então, que na nova aliança não vemos a lei como algo sem importância, mas nós a encontramos ocupando o centro da aliança." (Charles Everson, Salvos pela graça, pp 23, 36).

"Os Dez Mandamentos são a única e perfeita regra de conduta no mundo de hoje. Deus deu ao homem o Decálogo como uma regra de vida." (JL Shuler, O Grande dia do Juízo, pp 113-114).

O QUE A BÍBLIA DIZ

A seguir, um resumo de cada principal passagem do Novo Testamento  tratando da lei. O leitor é convidado a procurar e a estudar cada uma destas passagens. Estamos confiantes de que o Senhor vai encorajá-lo na liberdade da glória eterna que o crente tem em Cristo Jesus.

1. A Lei de Moisés tem um objetivo principal, que é a levar os homens a Jesus Cristo. Um homem é salvo e justificado SOMENTE pela fé e SOMENTE pela graça, sem a lei. Por causa da condição caída do homem,a lei só pode condená-lo. A lei é de fato santa e boa, mas ela nada pode fazer para auxiliar o homem pecador, exceto revelar sua condição de impiedade e conduzi-lo a Cristo. Veja Romanos 3:19-20; 5:20, Romanos 7:7-13, 1 Coríntios 15:56, 2 Coríntios 5:5-13, Gálatas 2:16; 3:9-24; 1 Timóteo 1:6-11.

2. A Lei de Moisés não detém poder sobre o crente; ele é colocado inteiramente em Cristo, fora do alcance da lei. A lei não pode mais trazer condenação para o crente tanto quanto para O próprio Cristo, uma vez que o crente foi feito perfeito em Cristo. A lei não tem mais poder sobre o crente mais do que o marido morto tem sobre uma esposa viva. Os apóstolos não ensinam a doutrina adventista de que o crente deve conformar sua vida ao padrão da lei pelo poder do Cristo ressuscitado e que, se ele não o fizer, a lei irá condená-lo no dia do julgamento. Veja Romanos 5:1-2, 6-11; 6:3-7; 8:8-10; 10:4; 07:04, Gálatas 3:24-29.

3. Os Dez Mandamentos são um pacto de morte, que é feito à parte de Cristo. Os professoresAdventistas protestam que a lei moral, representada nos Dez Mandamentos, não foi abolida na cruz de Cristo e que só a lei cerimonial foi abolida. Mas o Novo Testamento ainda descreve os Dez Mandamentos como um pacto de morte! O Direito Mosaico, como um todo, teve um objetivo principal. Ele foi dado por Deus para o homem caído, a fim de mostrar-lhe o seu pecado e sua necessidade do Salvador. 2 Coríntios3:6-13 ver.

O apóstolo disse que a lei escrita em pedra é feita à parte de Cristo, e isto se refere aos Dez Mandamentos. Duas vezes o apóstolo nos diz que os Dez Mandamentos foram abolidos. Duas vezes ele nos diz que os Dez Mandamentos constituíam um ministério de morte e de condenação! As palavras não poderiam ser mais claras. Por isso, ao vir o professor adventista orientando os crentes a um retorno àLei de Moisés como sendo uma regra de vida, isto constitui um grande mal.

5. A Lei de Moisés não é a regra de vida do crente. O crente é orientado a se colocar em Cristo e a seguiro Espírito de Deus. O objetivo de vida do crente não é ser conformado à lei, mas serem conformados àimagem de Cristo (Romanos 8:29). O Santo Espírito molda e transforma a vida do crente na imagem doSenhor Jesus. Romanos 8:11-14; 8:29; 13:13-14, 2 Coríntios 3:18, Gálatas 5:16-25, Efésios 4:20-24, Colossenses 3.9-11.

6. Lei e Graça são dois sistemas diferentes que não podem ser mesclados na salvação. Já olhamos para isso na seção sobre o falso evangelho Adventista do Sétimo Da da graça somada à lei. Veja Atos 15:8-11, Romanos 3:18-25; 4:4-5; 11:6; Efésios 2:8-10.

7. Orientar os crentes a voltarem para a Lei de Moisés como uma regra de a vida é colocá-los de volta sob escravidão legalista, trazendo uma maldição sobre aquele que ensina esta heresia, bem como sobre aquele que a segue. Os apóstolos condenaram, em uma linguagem bem forte, aqueles que tentaram fazer os crentes voltarem-se para a Lei de Moisés como uma regra de vida. Isso refuta a doutrinaadventista do sétimo dia que a lei é uma bênção para o homem justificado. Veja Gálatas 1:7-9; 2:4; 3:1-9; 4:9-11, 19-21; 5:1-9.

Cristo veio para redimir os homens da escravidão da lei, remover a condenação e pagar o preço que a lei exigia pelo pecado do homem. Aqueles que tentam levar os crentes de volta à submissão da lei estão enganando os homens e direcionando-os para longe da obra consumada por Cristo e verdadeira liberdade Bíblica que há nele. Eles próprios são amaldiçoados por causa de seu falso evangelho, e eles estão levando os outros para longe da verdade. O objetivo da salvação não levar o crente para a lei, mas para apresentá-lo perfeito em Cristo!

 

Trecho do resumo do livro de David Cloud, paginas 36 a 40.

Baixe gratuitamente o resumo do livro clicando em:

http://www.wayoflife.org/free_ebooks/seventh_day_adventism.php

Compre o livro completo, impresso ou e-book, clicando em:

http://www.wayoflife.org/publications/books/avoiding_snare_seventh.php

Taduzido com a amorosa e atenciosa permissão do irmão Pr Cloud.


 

Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).

(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)

 

 

(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Seitas/
http://solascriptura-tt.org/Seitas/Romanismo/
http://solascriptura-tt.org/Seitas/Pentecostalismo/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )

 



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.