Mt 3: João, O Arauto Precursor, Anuncia O Reinar E Submerge O Rei.


Esboço de Pregação
Hélio, em Esperança, nov.2016




(Explique cada palavra negritada ou sublinhada, sem detalhar nem complicar demais. Faça as aplicações de improviso, dirigido pelo Espírito de Deus)

Mt 3 1 E, naqueles dias, apareceu João o submersor pregando no deserto da Judéia,

- "Naqueles dias": Cristo estava com cerca de 30 anos Lc 3:23
- "Submersor" não é nome nem sobrenome, é somente um adjetivo, significando "aquele que submerge", ficando implícito que submergia somente os que tinham se arrependido, crido, e solicitado.
- "No deserto", mas Deus levava multidões para lá! ...

Mt 3 2 E dizendo: Arrependei-vos (!), porque é chegado (!) o reino dos céus (!).

- "Metanoia" = "arrependimento"; o verbo , "metanoeo" = "Mudar a mente; dar meia volta para ir em outra direção". Portanto, na Bíblia, é "mudar DE desejar ir em direção ao pecado, inferno, religiosidade, mundo, carne, ou diabo, PARA desejar ir em direção à santidade, céu, evangelho, céu, espírito, Deus".
A maior falta no "evangelho de hoje" é a ordem "arrependei-vos"!... Tragédias ...

- "Tem chegado vizinho": "Tem chegado vizinho": Na linha de tempo (timeline) da trilha (track) da nação de Israel, nenhuma profecia se interpunha e precisava ocorrer entre o proclamado pelo arauto João e o início da pregação por Jesus apresentando-se como o Rei profetizado; e, quanto a todos os israelitas, nada os impedia de terem crido nEle (em todas Suas palavras), portanto tê-Lo recebido como o Messias prometido, o Salvador, o Senhor- Dono- Controlador, o Deus em carne, o Rei deles, portanto sendo iniciado prometido Reinar Milenar dEle, literal, isto é, corporal- visível- fisicamente- com vara de ferro, sobre Israel e toda a terra. Isto era então verdade sob o ponto de visão dos olhos de Israel.
   Mas, do ponto de visão dos olhos de Deus, Ele já tinha determinado, mesmo conservando em segredo, uma INTERRUPÇÃO provisória (pause) na linha de tempo de Israel, quando, cerca de 3 anos depois, chegasse o final da 69ª semana de Daniel, quando Deus faria começar a ser "tocada" (played) a trilha da dispensação das assembleias locais, adiando a 70ª semana e o início do Reino Milenar. Profeticamente, na trilha de Israel (hoje interrompida temporariamente) os dias do ministério de Cristo (logo após João, o submersor) e os dias da 70ª Semana e sua Grande Tribulação, são eventos vizinhos, são dois picos de montanha vistos ao longe numa mesma linha de visada, parecendo vizinhos, mas separados pelo vale da dispensação das assembleias locais, o qual Deus não havia tornado visível através dos profetas.

- A expressão "REINAR DOS CÉUS", a ser diferenciada de "reinar de Deus" (nota Mt 6:33), refere-se ao governo literal, físico, visível, de o Cristo, em Sua glória, como o Rei absoluto, primariamente sobre Israel, secundariamente sobre toda a TERRA, inicialmente por mil anos (no MILÊNIO), depois eterno, de o Cristo, em ambos os casos literal e corporalmente, em toda a Sua glória, reinando física e visivelmente sobre toda a terra, a partir de Israel, Jerusalém sendo a capital também do mundo.

Mt 3 3 Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas.

Is 40:3 Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.

Mt 3 4 E este João tinha as suas vestes de pelos de camelo (!), e [um] cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre (!).

O comportamento de João, de tão lucidamente dedicado a Deus, pregou seu desamor a riquezas, luxos  e confortos.

Mt 3 5 Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão;

Iam a João, mesmo no deserto!!! Sem entretenimentos, técnicas de venda, sem conforto.

Mt 3 6 E /*a) */eram por ele submersos no [rio] Jordão,
/* b) */ confessando os seus pecados.

Jordão:  a136 km de Jerusalém e 81 de Nazaré!!!

Mt 3 7 E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham para defronte do seu submergir /* LTT */, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?

"para defronte": para verem, não para serem submersos.

Mt 3 8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;

@plicação

Mt 3 9 E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão.

@plicação

Mt 3 10 E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.

"Árvores": os judeus e demais ouvintes

Mt 3 11 E eu, em verdade, vos estou submergindo com água, EM CONSEQUÊNCIA /* LTT */ do arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu (!) ; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos submergirá com o Espírito Santo, e [com] fogo.

1) Submersão é de TODO e cada crente, dentro do Espírito Santo, desde sua salvação 1Co 12 13 Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito,
sendo HABITADO por Ele
Rm 8 9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.)

2) Submersão também será dos que morrerem  DES-crentes dentro do fogo do INFERNO. Fogo sempre é condenação, castigo.

3) Em At 3:2, note "como que de fogo," não é "que é de fogo" Mt 25:41; Ap 20:13-14
Mt 25:41 Então dirá também [aos que estiverem] à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; ACF2007

Ap 20:13-14  13 E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. 14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. ACF2007

 

Mt 3 12 Em sua mão [tem] a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e /* ao contrário */ queimará a palha com fogo que nunca se apagará.

Confirma que "fogo" é juízo, julgamento, condenação.

Mt 3 13 Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser submerso por ele.

"SER SUBMERSO":
* a etimologia primária do verbo {907 baptizo} (v. 13, 14, 16); a tradução primordial, primária e normal em todos os dicionários;
* a necessidade de se ir o rio Jordão, tão distante, ao invés de se usar cômodas gotas ou jarrinha d'água nas cidades;
* a expressão "
caminhou para cima, para longe da água" (v.16);
... tudo isto mostra claramente que a única tradução do verbo tem que ser SUBMERGIR.
- O verbo {911 bapto} é similar (mas não tem a ênfase de efeito completo e definitivo, de {907 baptizo}).
- {908 baptisma} é o substantivo derivado do verbo {907 baptizo}, portanto deve ser traduzido como "submersão".

@plicação

Mt 3 14 Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?

 

Mt 3 15 Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa [por] agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.

- Jesus não era pecador e não precisava ser salvo. Por que, pois, Se fez submergir?


* Para ser publicamente ungido com o Espírito Santo e identificado como o Messias vss 16,17;
* Para "cumprir toda a justiça", tomando sobre Si (potencialmente para todos, eficazmente só para quem arrepender-se, crer, recebê-lO) os pecados de Israel (corporativamente) e dos pecadores (individualmente), e sendo-nos exemplo a ser seguido em todas as coisas. Ele iria tornar-se pecado em nosso benefício e em nosso lugar de nós; Is 53:12; 2Co 5:21; 1 Pe 3:21; Jo 6:37
Is 53:12 Por isso Lhe designarei [a parte dos] muitos, e Ele repartirá o despojo para os poderosos; porquanto derramou a Sua alma até a morte, e foi contado com os transgressores; mas Ele levou sobre Si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.
2Co 5:21
Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. ACF2007

1Pe 3:21 Que /* a arca no dilúvio*/ também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, a submersão /* LTT */, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo; ACF2007
*. Antevendo e simbolizando Suas vindouras morte, sepultamento, e ressurreição
. Mt 20 22 Havendo, porém, respondido, Jesus disse: "Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber do cálice que *Eu* estou a ponto de beber? E, [com] a submersão [com] que *Eu* estou submerso, ser[des vós] submersos?" Eles Lhe dizem: "Podemos."

Mt 3: 16 E, sendo JESUS submerso /*LTT*/ , logo caminhou- para- cima, para longe da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o ESPÍRITO DE DEUS descendo como pomba e vindo sobre ele.

 

Mt 3 17 E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o MEU FILHO amado, em quem me comprazo.

A voz foi do Pai. Manifestação da completa Trindade.
@plicação
Jo 6:37 Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. ACF2007

@plicação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.