Agustinho [ou Agostinho]: Fundador do Catolicismo Romano





Aconselho fortemente todo e qualquer que se vê como crente (batista ou reformado ou pentecostal; calvinista ou não) a ler: "Augustine: Founder of Roman Catholicism", em
     http://www.wayoflife.org/fbns/augustinefather.htm ,
e ler os livros e artigos lá citados.

Em resumo, Agustinho [ou Agostinho]:
- Foi um dos maiores incentivadores e inspirador de perseguições da Igreja- estabelecida contra as igrejas e crentes dissidentes, particularmente contra os Donatistas, aos quais chamava, pejorativamente e com muito ódio, de "rebatizadores".
- Foi grande disseminador do alegorismo de Orígenes, talvez uma das mais destrutiva doutrinas que pode entrar aos poucos e destruir uma igreja antes sã.
- Foi o pai do terrível amilenarismo, terrível porque é a ponta do iceberg de piores desvios, 7 vezes piores.
- Pregava salvação somente pela graça, mas se contradizia ao pregar a necessidade dos sacramentos como meios da graça, e que esta só podia vir pelo canal da Igreja Católica.
- Ensinava a doutrina do purgatório.
- Pregava que Maria era sem pecado.
- Foi um dos pais da heresia do batismo infantil, e depois pregou regeneração batismal e indispensabilidade do batismo para salvação.
- Pregou que a autoridade da Igreja é maior que a da Bíblia.
- Foi o maior defensor do eclesiasticismo, do sacerdotalismo e do sacramentalismo, tudo isto distorcido em proporções monstruosas.


Eu creio na segurança da salvação, em "uma vez [verdadeiramente] salvo, sempre salvo". Mesmo sendo contrário tanto ao arminianismo como ao calvinismo, eu posso conviver pacificamente e ter certa comunhão e cooperação com um batista calvinista moderado e evangelista e apoiador de missões, como Spurgeon e Calvin Gardner.
Mas é uma das coisas que mais me deixa sem fôlego de surpresa e tristeza, senão indignação, ver [outros] calvinistas, aqueles mais apaixonadamente cegos, defendendo cegamente essas manchas aberrantes que foram Agustinho e Calvino, tão cheios de terríveis erros de conduta pessoal e tão defensores de graves heresias.
Por que os melhores desses [outros] irmãos calvinistas não tomam o que consideram de melhor em seus sistemas doutrinários, mas rejeitam com todas as forças as pessoas e os nomes de heréticos como Agustinho e Calvino??? Nunca entenderei a apaixonada cegueira desses meus irmãos.


Hélio.
(estou preparado para receber insultos cegos: há quem se sinta tão ofendido com se expor os erros de Agustinho, de Calvino, de Lutero, dos fundadores e grandes nomes de suas denominações, quanto se ofenderiam com um vitupério ou terrível calúnia contra Cristo...)


************************************************

Caro irmão Hélio,

Além de Pai do Catolicismo, Agostinho foi o pai do anti-semitismo e pai do sofismo na igreja cristã, importando juntamente com Crisóstomo o sofismo grego que atingiu definitivamente a corrente sanguínea do cristianismo. [Sofista é aquele que, valendo-se da fama de sábio que lhe atribuem, enfeita mentiras para que pareçam verdade. É mestre da retórica, a arte de tornar convincente qualquer causa, mesmo má. Usa as piores técnicas de propagandista, defendendo o que lhe é conveniente, internamente considerando perda de tempo ficar procurando o bem absoluto ou a absoluta verdade. ]

Toda e qualquer crítica feita aos pais da igreja, aos reformadores, puritanos e até teólogos católicos, caem como um malho [de ferreiro] na moleira de muitos crentes que não conseguem ver os erros diabólicos que esses cometeram, envenenando de vez a igreja do Senhor! Embora haja muita coisa prestável que produziram, não dá para fechar os olhos para os erros e o banho de sangue que fizeram correr sobre seus oponentes. Na verdade, quando não mataram fisicamente, o fizeram espiritualmente. Os seus defensores se sentem tão ofendidos quando lêem alguma crítica ao reformadores, puritanos e cia que se sentem eles mesmos ofendidos e atingidos. Eu gostaria que algum defensor do regime protestante justificasse tanto sangue derramado e toda herança católica que, diga-se, até HOJE permanece no seio da igreja.

Um cristão verdadeiro tinha que arrepiar os cabelos ou no mínimo "arder a cara de vergonha" ao defender a unhas e dentes um modelo genocida como o protestante. Talvez digam que hoje não há isso mais, mas alguém se lembra da Irlanda? Não tem muito tempo que era notícia freqüente nos jornais a guerra Católicos X Protestantes.... será que não houve herança!

Se nos voltarmos para o campo teológico e litúrgico, então as vítimas são ainda maiores. Temos que continuar a denunciar os erros de todos grupos que se apresentam como cristãos, para evidenciar que somente a Bíblia, escrita por Deus, é 100% fiel. Nenhum grupo, nenhuma instituição, nenhuma denominação, nenhum teólogo, nada e ninguém tem o direito de se colocar acima da palavra de Deus. Seja quem for! Quando os homens são desmascarados, o que fica evidente é o Senhor. E, tendo somente Ele a Quem glorificar, os descendentes dos idólatras de santos não terão ninguém para venerar! Aliás, a idolatria é tanta e o enraizamento católico é tanto, que muitos orgulhosos reformados se referem a Paulo como São Paulo, a João como São João e assim por diante... só faltam chamar Maria de Santa Maria cheia de graça!

Um grande abraço em Cristo,

Ricardo


 




Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ PessoasNosSeculos/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


 



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.