alguns OUTROS SITES ÚTEIS
selecionados por Hélio.

(Nem todos são sempre batistas, nem fundamentalistas, nem só- Bíblias- do- TR. Não sou parte nem associado com nenhum deles. Mas têm algumas coisas que nos podem ser úteis. Usar com discernimento e cautela.)





 

Sites (19 categorias) selecionados por David Cloud como de possível interesse para batistas fundamentalistas.

http://www.cantorcristaobatista.com.br/ - Vários vídeos para cada um dos hinos do Cantor Cristão, com letra e regência. Não assisti todos. Se alguma versão de vídeo de algum hino tiver alguma sombra imperfeita de sincopado/ percussão/ palmas, perdoe-me e passe para outra versão.

The Cyber Hymnal e The Hymn Site - arquivos midi de milhares dos hinos clássicos. Sem tambores nem baterias!

http://www.onlinebible.org/ - eu diariamente uso este clássico software da Bíblia! E é gratuito! Inclui a Almeida Fiel, centenas de Bíblias, "ajudas", etc.

1) Antes de tudo, vá para a pasta C:\Arquivos de Programas, dentro dela crie uma nova pasta e dê-lhe o nome Bible. Você deverá gravar todos os downloads dentro dela.
2) Vá para http://www.bijbelstudie.org/downloads/eng/details_eng.php?ID=8 ou http://www.onlinebible.net/programs.html, e faça o download do starterpack (pacote inicializador).
Ele é o programa_motor  + KJB-1611 + números de Strong + lexicons de grego e hebraico + Treasury of Scripture Knowledge Notes and Cross-References + Eaton's Bible Dictionary. Clique Abrir, depois Continuar, etc. e instale o pacote de inicialização. Ao final, você já terá a OnlineBible, na sua versão mais recente, de 2009, rodando com a KJB-1611. Faça algumas experiências de busca, de leitura, etc. Leia o tutorial.
3) Vá para http://www.onlinebible.org/html/eng/OLB_Library_eng.html  ou http://www.ccel.org/olb/ ou http://www.onlinebible.net/downloads.html, e faça downloads do que mais lhe interessar,. Há centenas de livros clássicos, centenas de versões da Bíblia em dezenas de idiomas, há comentários, dicionários, material completo para ensino (mesmo em casa) fundamental e médio, léxicos, mapas, manuais, estudos tópicos, sermões, etc.

Como ponto de partida, recomendamos particularmente:
AV 1769 King James Authorised Version Bible (KJV)
IGNT - Interlinear Greek NT Keyed to Strongs 1894 Scrivener Textus Receptus 
RVG - Reina-Valera-Gomez, a melhor Bíblia em Espanhol. Pr. Gomez partiu da Reina-Valera-século XVI e fielmente atualizou sua linguagem e a compatibilizou com a KJB-1611
SEV - Las 1569 Sagradas Escrituras Version Antigua.
Revised in 1999
Young's - Young's Literal Translation of the Hoy Bible by J.N. Young 1862, 1898.
TC - Thompson Chain Topics.
Matthew Henry - Matthew Henry Concise Commentary.
Jamieson, Fausset, Brown Commentary
Scofield - 1917 Scofield Reference Bible Notes.
Greek Lexicon - Online Bible Greek Lexicon (English).
Hebrew Lexicon - Online Bible Hebrew Lexicon (English).
Nave's - Nave's Topical Bible Dictionary by Orville J. Nave.
Original Strong's - Original Strong's Lexicon.
Textus Receptus with Strong's numbers 1550/ 1894
Treasury of Scripture Knowledge Cross References and Commentary
New Topical Text Book by R.A. Torrey

4) De volta a http://www.ccel.org/olb/, clique em Spanish, e faça download das bíblias
        RC - Almeida Revista e Corrigida - 1997
        RA - Almeida Revista e Atualizada - 1997 (Com números de Strong. Baseada no [corrompido!] Texto Crítico).

5) Vá em  http://br.groups.yahoo.com/group/solascripturatt/files/BRP.ZIP, baixe BRP.ZIP, coloque-o no diretório C:\Programas\Arquivos de Programas\Bible, unzipe obtendo BRP.EXE dentro do mesmo diretório e, de dentro dele, execute-o, obtendo vários módulos BRP.102 até BRP.105 e BRP806 no mesmo diretório. (Infelizmente, só tenho a ACF 1994. Se alguém tiver a 2007 ou 2010, por favor avise-me.)

 

http://www.theword.gr/ : Se eu não estivesse tão acostumado com OnlineBible, mudaria para TheWord, que hoje é talvez o melhor e mais amigável software gratuito da Bíblia. Recomendo-o.

Ele pode ser downloaded a partir de http://www.theword.gr/ .
Depois disso, você pode adicionar várias dezenas de módulos com:
   - traduções (boas e más), inclusive a ACF-1995, a única tradução fiel do TR sendo impressa em português 
                 (o módulo da ACF-2007 está pronto, mas aguarda permissão da SBTB)
   - notas (boas e más),
   - comentários (bons e maus), 
   - e muitos livros de diversos tipos.
em vários idiomas (inclusive grego, hebraico, inglês, português, espanhol, francês, italiano, alemão). Basta fazer download de um módulo de cada vez, a partir de http://www.theword.gr/index.php?downloads.modules&l=english .

Mas a boa notícia (pelo menos para mim) é que, graças ao trabalho de preparação e formatação, feito voluntariamente pelo irmão Rúbio Ribeiro Canário Terra, o módulo da Bíblia LTT (Literal do Texto Tradicional, com milhares de notas explicativas) 2009 está disponibilizado gratuitamente emhttp://www.theword.gr/index.php?downloads.modules&l=english . O módulo pt-br na versão ACF-1995 também pode ser baixado navegando a partir de http://br.groups.yahoo.com/group/solascripturatt/files/ .(mais propriamente em http://f1.grp.yahoofs.com/v1/cBD3S_I0LZ2P4dPBASczYq1hLRZeth8bRKAHjZyPxm_2bB6xu87url5GK0yc6Ajcpar9X6uJQnek9sM6H0EE/ACF-1995-The-Word.7z )

Depois,extraia-o, e jogue-o dentro do diretório apropriado dentro de "The Word" em c:\Arquivos de Programas\The Word

Note que os módulos devem ser colocado manualmente no diretório correto. Para saber onde, vá no menu "Ajuda", opção "Sobre" do TheWord, depois na aba "Localização dos arquivos", depois clique no botão com reticências referente ao campo "Pasta dos módulos comuns". Depois de aberta uma janela do Windows Explorer, dê um clique duplo na pasta "Bibles". É aqui o lugar para onde devem ser copiados os arquivos dos módulos.

Em caso de dúvida, primeiramente cheque se ela já não foi respondida no fórum
http://forum.theword.gr/viewforum.php?f=24 , provavelmente o foi. Se não foi, você poderá se associar no fórum e fazer suas perguntas lá (o irmão Rúbio é o moderador dele), bem como responder perguntas para as quais você conheça a solução.

 

Outras instruções para The Word:

Seguem aí os passos para a instalação. Qualquer dúvida, avise, ou questione no fórum oficial em português: http://forum.theword.net/viewforum.php?f=24

1. Entre em http://www.theword.net  Na página inicial há um botão vermelho, bem grande -- "Download now";
2. Clique neste botão pra baixar o instalador. Aguarde baixar todo o arquivo, que é bem grandinho, tem 32MB. É que já vem junto com o theWord várias bíblias, dicionários e comentários, em inglês.
3. Abra o instalador baixado, o arquivo theword-setup-en.exe.
4. Clique em "Next"
5. Clique em "I agree" no próximo diálogo.
6. Deixe selecionada a opção "Normal" e clique em "Next".
7. No próximo diálogo, você tem oportunidade de escolher que bíblias, dicionários e comentários serão instalados. Se desejar desmarcar alguma coisa, faça-o agora. Depois clique em "Next".
8. Deixe a pasta padrão de instalação do theWord como está e clique em "Install". Aguarde a instalação terminar.
9. Clique em "Finish". Se deixar a caixa de seleção "Run theWord" marcada, o programa já rodará pela primeira vez quando clicar em "Finish".
10. Pronto, o theWord está instalado! Se os menus estiverem em inglês, vá no menu File->Language e selecione Português (BR).

Agora, para baixar a ACF2007, volte ao sítio do theWord, www.theword.net

1. No menu do topo (onde tem as várias opções, Home, News, Learn more, Downloads, Forum e Help), selecione Downloads, depois Module Library. Você irá pra biblioteca de módulos oficiais do theWord.
2. Desça a página até encontrar a seção de bíblias em português (Portuguese, com a bandeira de Portugal). A primeira listada é a ACF2007. Clique no nome dela para baixá-la.
3. Quando terminar, basta abrir o instalador e ir clicando Next, Next e Finish no final.

Pronto! Já terá a ACF2007 instalada.

Leitura online da ACF: bibliaonline.com.br/ (Bíblias TR em vários idiomas) e www.uol.com.br/bibliaworld/biblia/index.htm.

A igreja em Quinta do Conde. Só-TR. Artigos excelentes (afora um ou dois, ultradispensacionalistas).

Ação Missionária de Evang.Virtual Novo José Crônicas apologéticas da fé cristã aplicada. José Luis Gatto Pereira.

Providence Baptist Ministries. Excelentes livros online. Talvez todos os de Gill, Pink, Payson, Dabney, Cunningham? 

Christian Classics Ethereal Library. Milhares de livros online. Alguns bons, outros com erros doutrinários, cuidado! 

[southern] Baptist Start Page. Muitos livros e recursos online. Alguns bons, outros com erros doutrinários, cuidado!

http://www.bbnradio.org/WindowsMediaDotComASXLinks/wmportuguese.asx  - A única rádio evangélica em português que ainda dá para ouvirmos pois, exceto raramente, a música, a mensagem, a doutrina, e o texto da Bíblia lida (ACF), são bastante bons.





- Links para páginas seletas de:
. a Espada do Espírito, de Jeremias Santos.
. O Palavra Prudente, (em www.PalavraPrudente.com.br) site pessoal do Missionário Calvin Gardner, com lista de centenas de artigos em ordem alfabética.




 links para comunidades ORKUT, fóruns, blogs, etc. (nem todos são só-TT) a examinar com todo cuidado:
(não faço parte delas por falta de tempo) (alguns membros parecem defender bem algumas boas doutrinas, mas tenha muito cuidado com os outros membros e com todas as outras doutrinas. Não sou parte nem associado com nenhum deles):

Comunidade Bíblia Almeida Corrigida e Fiel: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=6775418 
Comunidade Sola Scriptura TT: 
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=6775418
Comunidade Sou Fundamentalista!! http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1016188 
Comunidade Dave Hunt: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1286253 
Comunidade Revista Sã Doutrina http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=16893749 



 

Hélio de Menezes Silva, maio.2009.





Retorne a   http://solascriptura-tt.org