Tipo de Letra de Hinos e Cânticos que Agradam a Deus






Pr. Aureliano Colaço da Costa Neto

e-mail acolaco@ig.com.br e pr.lelo@yahoo.com.br





Introdução

        A Igreja tem sido atingida por uma verdadeira onda de mudanças na área de música nos últimos anos.

       Os que estão promovendo estas mudanças, tentam convencer que são apenas algumas pequenas mudanças superficiais, “apenas introduzindo instrumentos mais atualizados para dar um melhor arranjo nas músicas”, ou “simplesmente pegando algumas canções tradicionais e adaptando-as para um estilo mais regional”.

        O propósito principal deste estudo, não é tratar problemas que são causados por certos instrumentos quando usados para tocar hinos e cânticos em louvar a Deus, mas sim a pobreza das letras, erros doutrinários e heresias que estão sendo cantadas por muitas igrejas em forma de hinos e cânticos. Precisamos urgentemente exercer um censo bíblico-crítico na área da composição das letras de hinos e cânticos que estão surgindo de forma avassaladora no seio da Igreja do nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso precisamos de um padrão, de uma bitola de um prumo para discernirmos que rumo, que pensamento, como evitar heresias e músicas com letras ruins que de maneira sutil estão se instalando nos hinários e livros de cânticos de muitas Igrejas. Quem poderá nos suprir todas estas coisas? Sem dúvidas! A BÍBLIA Sagrada. A Palavra de Deus! Ele, o Deus da Palavra única, verdadeira e final, nos instrui mostrando e revelando o que se deve conter nas letras dos hinos e cânticos que Lhe agradam.




O QUE SE DEVE CONTER NAS LETRAS DOS HINOS E CÂNTICOS DE LOUVOR A DEUS?


I- Louvor exclusivo ao Senhor

 (Salmo 100:2  Servi ao SENHOR com alegria e apresentai-vos a ele com canto.)

Os Salmos são uma excelente fonte de informação sobre as músicas cujas letras honram ao Senhor.

O Livro do Salmos é chamado de o “Hinário do Antigo Testamento”. Os Salmos foram escritos para serem cantados e eles constituem a maior parte da música utilizada pelos crentes do Velho Testamento.

Características da letra das músicas que prestam um louvor exclusivo ao Senhor.

Levar o crente servir a Deus com um coração feliz. Servi ao SENHOR com alegria

--» Servir = dbe ‘abad = sirva 227, faça 15, cultive 9, criado 5, trabalho 5, adoradores 5.

--» Alegria = hxms simchah = Alegria, Alegria em Deus, resultado contente, assunto feliz

Levar o crente louvar a Deus com Música de Júbilo. e apresentai-vos a ele com canto.

--» Apresentai-vos = awb bow’ = venha 1435, traga 487., entre em 125, vá 123, leve 17. . . abaixo 23, passe 13.

--» Canto = hnnr = rananah = voz 1 jovial, triunfando 1, cantando 1,; 4



II- Exaltação à glória de Deus. (Ap 5)

A – O papel real que a música terá no céu descrita em Apocalipse cinco pelo apóstolo João, deve  ser tomada como padrão pela Igreja nos dias de hoje, adotando o seu conteúdo literário e teológico.

B – Descobrindo o conteúdo da letra de hinos e cânticos que exaltam a glória de Deus.

Uma letra que leve o adorador olhar para o cordeiro. (Ap 5:6)

O adorador deve ser tocado com uma visão do Cordeiro. Quem Ele é? O que Ele fez? O que Ele está fazendo por nós. Você não pode fazer outra coisa a não ser cantar quando tem um vislumbre do Cordeiro que morreu por você e por mim.

A razão pela qual alguns crentes não são estimulados pelo ministério da música é que eles não têm uma grande visão do salvador nem o gozo agradável de senti-lo através do seu ser.

O cantar entusiasmado começa com uma adoração e uma meditação no Senhor Jesus Cristo. 

Uma letra que leve o adorador adorar perante o Cordeiro. (Ap 5:8)

Prostrar-se =  piptw pipto = caia, caia abaixo, descer de um lugar mais alto para um mais baixo, descer de um ereto a uma posição prostrada.

Eles prostraram-se em humilde adoração, pasmos com a majestade do Cordeiro, vendo a si próprios como indignos. Pelas ações e palavras, eles estavam confessando a profundidade de sua pecaminosidade.

Uma grande verdade teológica esta contida nessa descrição de louvor celestial. Ela faz um grande contraste com a superficialidade de muitas letras de hinos e cânticos que estamos vendo no contexto musical igrejeiro.

Uma letra que leve o adorador exaltar a pessoa do Cordeiro. (Ap 5:12)

O centro do seu cântico era esse: “Digno é o Cordeiro”

--» Digno = axiov axios = merecedor, devida recompensa, pesando, tendo peso, tendo o peso de outra coisa de como valor, valor como muito.

--» Seus olhos estavam fitos sobre o todo amável. Eles foram cativos por Sua beleza e graça. A letra da música deles refletia o foco da sua adoração.

A maioria das novas letras dos hinos e cânticos que estão surgindo nestes últimos dias é [1]centralizada no homem, dirigida pela experiência humana que por sua vez serve como ponto de partida e “inspiração” para a produção de letras.

A redação das letras e até mesmo a música hodierna tem tido como alvo e destaque não o Senhor mais o cantor ou músicos que compõem a “banda” ou grupo de louvo



III- Deve expressar as verdades do Senhor. (Cl3:16)

Através do ensino doutrinário.

Paulo está dizendo o que? Quando ele diz: “A Palavra de Cristo...” Obviamente está relacionada com a música na Igreja. Também, esta palavra se refere aos ensinos sobre Jesus Cristo e Sua obra, especialmente os transmitidos pelos apóstolos. A “Palavra de Cristo” era a mensagem sobre Cristo que estava sendo proclamada no mundo pela Igreja primitiva.

Agora esta mensagem esta em forma de Escrituras no que conhecemos como o “Novo Testamento”.

A Doutrina bíblica deve está contida na letra de cada hino ou cântico que proferimos ao Senhor.

O que é doutrina? didaskalia didaskalia = Ensino, aprendizado. Ou seja: Os hinos e cânticos devem conter ensinos da doutrina de Deus. Um método didático que leve o adorador aprender com profundidade a respeito do nosso Deus.

O ensino de Doutrina era algo de muita relevância para a Igreja primitiva. Deveria-se conter tais ensinos doutrinários também nos hinos e cânticos espirituais. Não deve ser diferente também para a Igreja dos dias de hoje e até a do futuro se o Senhor Jesus Cristo não voltar, pelos seguintes motivos bíblicos:

A Igreja primitiva se reunia para ter doutrina. O mesmo critério deve-se ter para a igreja dos nossos dias. (1 Co 14:26).

A Igreja primitiva como também a dos nossos dias não deve aceitar outra doutrina além as do que já estão descritas na Palavra de Deus. (1 Tm 1:3).

Quem ensina a Sã Doutrina é tida para com Deus com “bom ministro de Cristo. ( 1 Tm 4:6).

A Sã Doutrina salva! A má doutrina mata! (1 Tm 4:16).

Chegará um tempo que a Igreja apóstata não suportará a sã doutrina. (2 Tm 4:3).

As letras dos  Hinos e cânticos usados na Igreja, devem falar o que convém a sã doutrina.  


Através da sua didática.

O que é Didática? Segundo o dicionário de Aurélio, é a técnica de dirigir e orientar a aprendizagem; técnica de ensino. O estudo dessa técnica.

A letra dos hinos e cânticos que honram a Deus devem ser usadas como uma forma de didática para instruir a Igreja. O Apóstolo Paulo disse em Cl 3:16c ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros,”. Já está bem claro que, a Igreja primitiva todas as vezes que se reunia era para obter aprendizado da Palavra de Deus. Toda a didática  girava em torno do ensino e do aprendizado da Palavra de Deus. A Igreja hodierna deve ter o mesmo alvo usando a letra dos seus hinos e cânticos.

Ensinando-vos = didaskw didasko = ensino, entregar discursos didáticos, ser um professor, dar instrução.

Admoestando = nouyetew noutheteo = advertir, preveni, exortar.

Explicação: As duas palavras que Paulo emprega relacionando o ensino com a música são muito apropriadas. “ensinando-vos”traduz a palavra “didaskolos”, que joga ênfase sobre o intelecto. A palavra “admoestando-vos” tem ênfase a vontade e significa “transmitir conhecimento, especialmente com influência corretiva.  




IV- Deve levar o adorador adorar com compreensão. (1Co 14:15)

Paulo estava escrevendo esta epístola para uma igreja que se caracterizava pelo excesso de emocionalismo em seus cultos. Ele estava alertando a Igreja Corintiana contra manifestações ininteligíveis e emocionais. A letra incompreensível é perigosa para a Igreja.

Palavras que precisam ser explicadas.

Cantarei = qallw psallo = cante 3, cante salmos 1, faça melodia 1; 5, tocar um instrumento, tocar harpa.

Espírito = pneuma pneuma = Espírito 111, (Santo), Espírito (de Deus) 13, Espírito (do Deus) 5, (Meu) Espírito 3, Espírito (de verdade) 3, Espírito (de Cristo) 2, humano (espírito) 49, (mal) espírito 47, espírito (geral) 26, espírito 8, (Jesus próprio). Leia João 4:23; Sl 96:9; Ap 14:7.

--» Adorai = proskunew proskuneo = adoração, entre o Orientals, esp. os persianos, cair nos joelhos e tocar o chão com a testa como uma expressão de reverência profunda, no NT ajoelhando ou prostrando-se para fazer homenagem, expressar respeito ou fazer súplica.

Mente =  nouv nous = preste atenção a 21, enquanto entendendo.

Paulo mostra a benção do entendimento musical. Lembremos novamente da afirmação de Paulo: “Cantarei com a mente”. Ele está nos dizendo que:

A adoração musical envolve pensamento racional.

Essa adoração exige uma distinção entre o que é mau e o que é bom. Não é suficiente alguém dizer: “ele me edifica” “eu o curto e as crianças também!”. O que eu ou você sente não importa! O que importa e se esta de acordo com a revelação bíblica e seus princípios.




Conclusão


     Devemos observar com determinação estes princípios que a Palavra de Deus nos fornece como ponto norteador para basear e arraigar as letras dos hinos e cânticos que louvam ao Senhor.

     Estamos vivendo um verdadeiro caos teológico impetrado pela famigerada apostasia no arraial dos chamados evangélicos. As letras dos hinos e cânticos são porta-vozes que espalham falsa doutrina e ecoam antropocentrismo na adoração ao nosso Deus.

     Por tudo isso, devemos lançar mão destes ensinos para formarmos um senso bíblico-crítico na aprovação e composição das letras dos hinos e cânticos.   

     Que o nosso Deus e Pai do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo continue tendo misericórdia de nós. Maranata!





Pr. Aureliano Colaço da Costa Neto

E-mail: pr.lelo@yahoo.com.br



[1] Humanismo! Assunto que trataremos posteriormente.






Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ LiturgiaMusicaLouvorCulto/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.