Música Gospel: Padrão de Deus ou padrão do Mundo?

 Misael Lima Ferreira


Observando atentamente o que vem acontecendo no mundo evangélico, você vai  perceber que a fé cristã está sendo substituída sutilmente por alguma moda que  tenha um colorido cristão e o nome Gospel. Mais precisamente na música gospel  encontramos algumas pistas do que estou falando. São os espetáculos, a  tietagem, faixas com alusões à banda ou cantor, botons, bandas e cantores que  só se apresentam sob cachês generosos, pop stars evangélicos. Esses e outros  modismos têm distraído a atenção de jovens, adolescentes e adultos para que não percebam que estão deixando de pregar e viver o real evangelho e então, descubram que estão abraçando valores tipicamente carnais, mundanos.

Desde que surgiu nos EUA, décadas atrás, através dos negros americanos  convertidos ao evangelho de Cristo, a música gospel vem passando por uma  grande transformação rítmica e tecnológica. Estúdios modernos produzem sons e  arranjos sofisticados, cantores e músicos aperfeiçoam suas técnicas, mas  infelizmente grande parte dessas pessoas estão deixando de lado o principal, o  verdadeiro louvor e a mais sincera adoração a Deus. "Deus é espírito; e  importa que os seus adoradores o adoram em espírito e em verdade". João 4:24.

"Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que  é o fruto de lábios que confessam o seu nome". Hebreus 13:15.

Esqueceram-se de Jesus e procuram o reconhecimento e a exaltação do público que os ouvem. Alguns querem alcançar o público secular para vender seus discos  com a desculpa de pregar o evangelho ao "mundo", mas omitem Jesus em suas  músicas. Alguém precisa lembra-los que a fé vem pelo ouvir, ou seja, pela  pregação da palavra de Cristo "E assim, a fé vem pela pregação, e a pregação,  pela palavra de Cristo". Romanos 10:17. Se eles não pregarem a palavra de  Cristo, de onde virá a fé. Esses artistas do Gospel ignoram que a música é  apenas um meio utilizado para conduzirmos o evangelho à mente e ao coração  daqueles que não conhecem a salvação em Jesus Cristo.

É triste ir à uma apresentação de um cantor ou banda gospel e presenciar o  público exaltar os mesmos com gritos do tipo "Ô ZZZ cadê você, eu vim aqui só  pra te ver". Mais triste ainda é ver os cantores e bandas aceitando esses  louvores. Deveriam exortar o público a enxergar quem é o único que é digno de  todo o louvor "... o louvor, e a glória, e a sabedoria, e a honra, e o poder,  e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém". Apocalipse 7:12.

Para agravar mais ainda a situação, gravadoras e emissoras de rádio praticam  uma corrida sem limites em busca do dinheiro. Nos Estados Unidos algumas das  maiores gravadoras de música gospel são segmentos das grandes gravadoras  seculares (elas visam apenas os lucros financeiros). No Brasil, emissoras de  rádio travam duelos em busca de audiência e a conquista de uma importante  fatia do mercado musical. Uma gravadora tenta, em sua própria rádio, omitir o  que as outras tocam.

Eventos de mídia são realizados com o intuito de premiarem o melhor cantor, a  melhor música, a melhor banda, o melhor vídeo clip... tudo isso perde o  sentido quando voltamos a nossa atenção para Jesus e seus ensinamentos. Se o  fim de todas essa coisas for o dinheiro, isso chama-se AVAREZA

"Então, lhes recomendou: tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer AVAREZA; porque a  vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui". Lucas 12:15.

"Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão  lasciva, desejo maligno e a AVAREZA, que é idolatria;" Colossenses 3:5.

"Seja a vossa vida sem AVAREZA..." Hebreus 13:5.

Se o fim de tudo isso for a exaltação do homem, isso chama-se VANGLÓRIA "Não  nos deixemos possuir de VANGLÓRIA, provocando uns aos outros, tendo inveja uns  dos outros". Gálatas 5:26.

"Nada façais por partidarismo ou VANGLÓRIA, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo" Filipenses 2:3.

Graças a Deus, ainda existem cantores e bandas que conhecem o verdadeiro  sentido do louvor e adoração através da música. Esses dão um verdadeiro  testemunho de vida santificada através de letras musicadas.

Se você, de alguma maneira, está envolvido com a música gospel, procure manter  distância dos padrões ensinados pelo "mundo" e, busque os padrões de Deus.  "Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de  completá-la até ao dia de Cristo". Filipenses 1:6.

Que Deus nos abençoe!



(retorne à página ÍNDICE de www.solascriptura-tt.org/LiturgiaMusicaLouvorCulto/)

 



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.