Música do NT agrade só a Deus, seja sacra santa espiritual culto louvor adoração, não palmas ritmo bateria instrumento de dança balanço percussão, popular contemporânea rock gospel, concerto concertos show festival exibição concurso entretenimento



Concerto de música sacra,

"Não farás para ti"

Por Manoel Canuto

 

Algumas igrejas estão promovendo concertos de música sacra com propósitos culturais. Mas o que a Palavra de Deus afirma e relata com respeito à apresentação de corais e músicas – cantores de hinos sacros de louvor a Deus – pelos levitas cantores é que cantavam unicamente para adorar a Deus no contexto de culto (1 Cr 6.31; 15.21-22; II Cr 23.18; II Cr 5.12; Ne 12.46). Não se vê em nenhum lugar das Escrituras algum concerto ou apresentação de hinos e corais para deleite cultural ou entretenimento e recebendo aplausos.

Michael Horton, em seu livro O Cristão e a Cultura (da Editora Cultura Cristã e que recomendo), afirma que o cristão pode participar e fazer cultura mesmo não sacra, sem que isso seja pecado. Ele diz que deve-se manter a distinção entre o que é ‘secular’ e o que é ‘sagrado’. Na verdade a Reforma não rejeitou tal distinção, mas rejeitou a hierarquia ligada a ela, como se uma fosse mais importante ou mais espiritualmente aceitável a Deus do que a outra. Não podemos negar que no culto judaico havia aquilo que era separado por Deus e santificado e o que era comum (louças, panelas, vasos). Os vasos do templo eram sagrados, mas os de casa eram comuns. Hoje muitos pensam que tudo é santo. É verdade que Deus está envolvido na totalidade da vida e não se limita ao religioso. Ou seja, Deus está tão envolvido com a criação quanto com a redenção; Ele está interessado tanto no comum quanto no sagrado. Isso é verdade. Mas, enquanto o propósito da Igreja é adorar a Deus conforme Ele ordenou, e levar o Evangelho às nações e o mundo possa ser visto como o "teatro da glória de Deus", como disse Calvino, este mundo jamais poderá ser meio de redenção. A cultura e a arte popular não podem redimir.

Vendo assim, os artistas da época da Reforma criaram obras que servissem tanto ao reino de Deus quanto à cultura secular, sem confundir os dois. Os artistas na Reforma estranhariam a expressão hoje tão usada: "Este é um artista cristão." Mas não estranhariam a expressão: "Este é um cristão que produz arte." Abraão Kuyper observou que, conquanto a fé bíblica possa inspirar a grande arte, o casamento da religião com a arte acaba destruindo a ambos.

É verdade que os reformadores negaram o dualismo neoplatônico entre espírito e matéria, mas eles fizeram distinção entre "coisas celestiais e coisas terrestres", pois isso é bíblico.

Quando se pensa não haver distinção entre usos seculares e sagrados, quase que acabamos com a tradição da musica da igreja e ao mesmo tempo criamos um estilo de música popular que não é realmente secular e nem é verdadeiramente sagrada. Então, tudo termina em pobre arte e má teologia.

Os reformadores insistiam que, já que fomos criados neste mundo, chamados para este mundo e redimidos deste mundo, não deveríamos deixar pendurada nossa fé no armário quando saíssemos para o trabalho; mas eles distinguiam a Igreja do mundo.

Não há nada errado sobre apreciar um concerto secular por simples prazer e admiração do que é belo. Isso é perfeitamente lícito. Mas temos de ser críticos e analíticos ao máximo quanto à música sacra. Por que? Porque ela não foi feita simplesmente para nosso entretenimento: ela foi feita para adorar a Deus! Não foi feita para apresentação cultural em concertos. Não é para agradar e deleitar as pessoas, mas para louvar a Deus. Não foi feita nem mesmo para evangelizar. Esta preocupação que envolve a pureza do culto está no segundo mandamento: a falta de reverência. Nosso culto e também a música sacra devem passar pelo crivo da integridade teológica. A música sacra não é para deleite dos homens, para receber ovação, nem para enriquecer culturalmente a ninguém, como muitos propõem. Sei contudo que é uma influência da época em que vivemos e não nos apercebemos.

Bach e Händel fizeram peças seculares e sagradas e não confundiram as duas. Mas agora, para nossa tristeza, existe um estilo que nem é sagrado nem é secular, mas uma fusão de ambos. Não está certo; pode funcionar e trazer deleite e aplauso, mas não está certo.

Assim, quando promovemos concertos sacros para entreter e educar culturalmente, perdemos de vista o que é a adoração, quebramos o mandamento do Senhor com respeito ao culto; usamos o nome de Deus em vão e levamos à nossa geração uma visão irreverente e distorcida do que é louvar a Deus.

Unir "levitas" com "gentios", quando se reúne crentes com descrentes para apresentação musical é um ajuntamento condenável pelas Escrituras. Muitos diriam que se trata de cultura. Mas esta é uma união que não é vista nas Escrituras.

Creio que não é uma sábia iniciativa por mais bem intencionada que seja. Nossos filhos serão levados a ver e aprender o que não deveriam. Com isso, teremos uma Igreja "segundo o mundo". Esta é uma simples advertência, mas de importância, creio eu. Uma boa pergunta a nos ajudar seria: "Deus se agrada disso?" Teríamos três respostas: (a) "Sim, muito se agrada, aprova e exige"; (b) "Deus é neutro neste caso" e (c) "Não, Deus não concorda em se usar cantos sacros de louvor (que só a Ele são devidos) para entreter e edificar culturalmente as pessoas". Acho que a última resposta é a que deve ser considerada.

"Não farás para ti...", diz o Senhor (Ex 20.4).

_______________________________

Texto retirado da Revista Os Puritanos,

Edição de OUTUBRO/NOVEMBRO/DEZEMBRO de 1999.

1

(retorne à PÁGINA ÍNDICE de SolaScripturaTT / LiturgiaMusicaLouvorCulto)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.