Isentando Minha Igreja, Meus Amados, e os Autores Que Cito/ Publico

Nenhum autor que cito/ publico, nem meus familiares, nem a igreja de que sou membro, nem seu pastor, sejam perseguidos por minha causa.





http://solascriptura-tt.org é um site de minha exclusiva responsabilidade pessoal e individual, não é um site oficial (nem informal):

- da igreja local que tanto amo e de que sou membro (Igreja Batista Regular Emanuel, João Pessoa, PB (não filiada a nenhuma associação)),
- nem do conjunto das cerca de quinhentas igrejas batistas regulares do Brasil,
- nem de nenhuma organização do tipo das usuais “convenção/ denominação/ associação/ união/ comunhão/ família/ missão/ etc.”,
- nem mesmo é um site de um pequeno número de crentes espalhados pela internet e que se ajuntou como um grupo muitíssimo informal.

Repito: Este é um site de minha exclusiva responsabilidade pessoal e individual.

Ninguém é “colunista/colaborador regular” do site: Cada artigo de solascriptura-tt é de minha autoria totalmente isolada e individual, ou foi (pela iniciativa livre- e- exclusivamente minhas) selecionado de entre muitos outros escritos que examinei, não tendo seu autor nenhuma culpa por ter sido selecionado, mas também não podendo exigir, não devendo esperar ter o direito de ter outros artigos publicados por mim.

Em todo e cada artigo deste site, as opiniões nele expressas (quer diretamente por mim como autor, quer por outro autor que eu escolhi por minha livre e exclusiva iniciativa) (particularmente aquelas opiniões que são detalhezinhos secundários e não o assunto principal do artigo) NÃO necessariamente refletem com perfeição (nem em gênero, nem em número, nem em grau) as posições:

- da igreja local que tanto amo e de que sou membro (Igreja Batista Regular Emanuel, João Pessoa, PB),
- nem as do seu pastor que também amo e respeito (Pr. João Pereira de Oliveira),
- nem da totalidade (nem da maioria ou mesmo de uma sequer) das IBR’s do Brasil.


Nenhum ódio que alguém tenha de mim, nenhuma represália que queira tomar contra mim, nenhum mal que me deseje no seu coração ou que realmente intente fazer contra mim, deve se estender

- aos autores que cito/ publico,
- à IBR Emanuel, ou ao seu pastor, ou a nenhum dos seus membros,
- a nenhuma outra IBR ou seu pastor,
- a nenhum outro meu amado irmão,
- à minha esposa, aos meus filhos e aos meus netos, a ninguém que eu amo e me ame.


Até onde posso saber, quase todos os autores de artigos por mim selecionados e citados/ publicados evidenciam real salvação, sinceridade espiritual, e vida realmente digna do nome de Cristo, de modo que eu e eles comungamos integralmente quanto aos princípios básicos de

- os 5 sola ("só as Escrituras", "só pela graça", "através só da fé", "somente em Cristo", “somente a Deus toda a glória”,
- os "6 pontos do fundamentalismo" (inerrância da Escritura, divindade do Cristo, nascimento de uma virgem, expiação vicária, ressurreição corporal, volta corporal do Cristo) (mas, na realidade, são mais de 100 pontos tão explícitos e tão indiscutíveis, na Bíblia, que são inegociáveis),
- Bíblia perfeitamente inspirada + preservada no Texto Tradicional (o TT) que as igrejas fiéis sempre tiveram nas mãos,
- igrejas só locais (soberanas e independentes),
- cremos na Bíblia do TT (cada palavra, de toda ela) interpretada o mais literalmente possível (com raras figuras cujo sentido é tornado óbvio e indiscutível pela observação do contexto imediato e mediato, e da dispensação);
- criacionismo bíblico, a partir do nada, em 6 dias literais, a menos de 10.000 anos, sem Teoria do Intervalo;
- pré-milenarismo;
- separação e guerra a todo tipo de erro doutrinário (mesmo os mais disfarçados e sutis, os quais começam a tentar se infiltrar mesmo nas melhores igrejas), incluindo-se o ecumenismo, o pentecostalismo (todas suas nuances), o neo-evangelicalismo, toda sorte de "modernos- truques- pragmáticos" (inclusive a assim chamada "música cristã contemporânea"), etc.

Mas poderemos eventualmente citar algum autor que expresse excepcionalmente bem uma grande verdade bíblica (por exemplo, um pedobatista defendendo melhor que ninguém a perfeita preservação da Bíblia) ou científica/ técnica (por exemplo, um arminiano defendendo melhor que ninguém o criacionismo bíblico), mesmo que discordemos completamente e até lutemos um contra o outro em algumas outras importantíssimas áreas teológicas ou práticas. Por isso, NÃO há necessariamente uma total (nem mesmo significativa) associação/ identificação entre mim e nenhum autor que eu cite/ publique, ou que me cite/ publique. E, é claro, esta não associação, esta não identificação, são bidirecionais.

Em 95% dos casos, eu e todos os autores que selecionei e citei/ publiquei comungamos especialmente com o ensino bíblico de que Deus não só inspirou cada palavra e letra da Bíblia, de capa a capa, infalível e inerravelmente, como também, pela Sua providência, preservou perfeitamente cada uma de suas palavras e letras, em uso ativo e ininterrupto pelas suas igrejas fiéis e perseguidas (desde os apóstolos até sempre), e as preservou através do Texto Tradicional, isto é, do Texto Massorético do Velho Testamento e do Textus Receptus do Novo Testamento. Portanto, eu e eles somente aceitamos as Bíblias fielmente traduzidas por rigorosa equivalência formal a partir do Texto Tradicional, tais como a King James Bible 1611 e a João Ferreira de Almeida 1681/ 1753 (e sua fiel herdeira, a ACF, Almeida Corrigida Fiel).
Mas, em 5% dos casos, eu incluí artigos de quem não concorda totalmente com algum dos pontos da minha Confissão Doutrinária, e o fiz porque tais artigos foram considerados de grande valor em áreas ainda não bem cobertas neste meu site.
Às vezes, cheguei ao ponto de somente estar usando as palavras de um perdido inimigo de Deus, num trechinho em que ele bem ataca outros perdidos inimigos de Deus, ou bem ataca outros erros e heresias, ou bem defende uma sã doutrina ou fato histórico/científico.
Mas que fique bem claro que nunca, nem mesmo por 1 segundo e temporariamente, enfraqueci 1mm de nenhuma palavra de minha declaração doutrinária, que está em http://solascriptura-tt.org/ConfissaoDoutrinariaHelio.htm

Escrevi toda esta página somente por segurança e para proteção:

- aos autores que cito/ publico,
- à IBR Emanuel, ao seu pastor, e aos seus membros,
- a todas as IBR’s do Brasil, seus pastores e membros,
- a outros amados irmãos,
- à minha esposa, aos meus filhos e aos meus netos, a todos que eu amo e que me amam,

contra eventuais “indistintos desconfortos e temores internos, no coração” ou “bem distintas pressões externas de suas igrejas, ou (mais freqüente e ameaçadoramente) de organizações acima delas, ou de outras denominações”. Que ninguém impute a nenhum desses meus amados nenhuma culpa por associação e identificação comigo, pois não há nenhum tipo ou grau dessa associação/ identificação.

Deus vos guarde, meus muito amados familiares, irmãos, igreja, e amigos. Deus proteja e fortaleça a todos nós. Como eu preciso da sabedoria, prudência, coragem e força, tudo isto provenientes somente dEle! Rogo suas orações diárias em favor disso.



“E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.” (2Tm 3:12 ACF)

“10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. 12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.” (Mt 5:10-12 ACF)



(NOTA LEGAL: Os artigos neste site são de total e exclusiva responsabilidade dos seus autores.)

Hélio de Menezes Silva, cerca de maio 2011
http://solascriptura-tt.org