Treinamento Prático em LEVAR O EVANGELHO, PESSOALMENTE



Quinta-feira 5, 19:30-21:00h.      Treinamento.

Objeções dos muito religiosos

{- Vá em amor + Bíblia + oração [de toda a semana] + dependência do Espírito Santo. Não arengue!! Não vá para VOCÊ convencer!
- Primordialmente, concentre-se, almeje apresentar Cristo, Seu evangelho, Sua salvação. Não almeje primordialmente discutir, ganhar querela.
- Tanto, tanto quanto possível, saiba evitar e adie todas objeções-desviatórias! Sempre insista pedindo ao evangelizado para permitir que primeiramente você apresente toda nossa pecaminosidade e necessidade de salvação, toda a maravilhosa natureza de Deus, todo Seu maravilhoso e eterno plano de salvação. Peça que guarde para outra ocasião qualquer outra pergunta que seja mero desvio desses assuntos todo importantes.
- Mas, se for incontornável, e se perceber que a objeção pode ser sincera (usualmente é somente uma fuga insincera) responda a uma só objeção e, depois, (sem perder tempo!) continue apresentando Cristo, Sua obra, Seu maravilhoso e eterno plano de salvação, toda a natureza de Deus, explicando que só depois de crer para a salvação é que o evangelizado poderá paulatinamente compreender mais coisas. 1Co 2:14.
- Se o evangelizado demonstra só estar fazendo as perguntas para atrapalhar, zombar, desviar o foco, fugir: repreenda-o firmemente [mas dentro da lei] e afaste-se.
- Se alguém vier e ficar por perto do evangelizado, demonstrando só estar fazendo as perguntas para atrapalhar, zombar, desviar o foco, fugir: repreenda-o firmemente [mas dentro da lei] e peça-lhe que ou não atrapalhe ou se retire deixando tudo prosseguir em paz. Se não atender, peça ao evangelizado para encontrá-lo em melhor ocasião, e afaste-se.
}



Católicos (romanistas, papistas)

(ver 2.d "Sou até bonzinho": Isa 64:6; Joã 3:3,5; Gál 2:16; Efé 2:8-9; Tia 2:10)
(maiores detalhes em http://solascriptura-tt.org/Seitas/Romanismo/Brooks-DoutRomaniALuzEscrit-Tudo.htm e sites tais como http://www.cacp.org.br )

- "Pedro é a Rocha" Mat 16:18 + 1Ped 2:4-6;

Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; (Mateus 16:18)

4 ¶ E, chegando-vos para ele
[Coment: Cristo], pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, 5 Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. 6 Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião A PEDRA PRINCIPAL da esquina, eleita e preciosa; E quem nela [Coment: Cristo] crer não será confundido. (1 Pedro 2:4-6)

- "Sacerdotes são mediadores" 1Tim 2:5;

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. (1 Timóteo 2:5)

- "Batismo salva" Luc 23:42,43; Ato 8:36-38;

42 E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. 43 E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que HOJE estarás comigo no Paraíso. (Lucas 23:42-43)

36 E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja submerso? 37 E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. 38 E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o submergiu. (Atos 8:36-38)

- Mariolatria Luc 1:47 Ato 4:12;

E o meu espírito se alegra em Deus meu SALVADOR; (Lucas 1:47)

E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. (Atos 4:12)

- Idolatria Êxo 20:4

Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. (Êxodo 20:4)


Espíritas

(muitos disfarces, para todos os gostos: kardecistas-cientista = "espiritualistas elevadíssimos"; mesa branca; magia branca; umbandistas; candombleístas = macumbeiros = xangozeiros; quimbandenses = voduenses = bruxos = missa negra = feiticeiros = magia negra; escancarados demonistas e satanistas.)

(ver 2.d "Sou até bonzinho": Isa 64:6; Joã 3:3,5; Gál 2:16; Efé 2:8-9; Tia 2:10)
(ver 2.g.a "Deus seria injusto em condenar" 1Sam 43:7; Eze 33:11; Rom 9:19-21; 2Ped 3:9)
(ver 2.h.a "A Bíblia é sem sentido": 1Cor 1:18-24; 2:14; Isa 5:24; 2Cor 3:14-16)
(maiores detalhes em http://solascriptura-tt.org/Seitas/EspiritismoALuzEscrituras-HelioNira.htm e sites tais como http://www.cacp.org.br )

- Inspiração 2Tim 3:16; 2Ped 1:20,21;

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; (2 Timóteo 3:16)

20 Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. 21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. (2 Pedro 1:20-21)

- Comunicação c/mortos Êxo 22:18; Deu 18:10-12; Lev 20:6; 1 Cro 10:13; Isa 8:19

A feiticeira não deixarás viver. (Êxodo 22:18)

10 Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; 11 Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; 12 Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti. (Deuteronômio 18:10-12)

Quando alguém se virar para os adivinhadores e encantadores, para se prostituir com eles, eu porei a minha face contra ele, e o extirparei do meio do seu povo
. (Levítico 20:6)

Assim morreu Saul por causa da transgressão que cometeu contra Jeová, por causa da palavra de Jeová, a qual não havia guardado; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar. (1 Crônicas 10:13)

Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?
(Isaías 8:19)

- Reencarnação Heb 9:27

E, como aos homens está ordenado morrerem UMA vez, vindo depois disso o juízo, (Hebreus 9:27)

- Inferno Mat 3:12; 25:41,46; Luc 16:23,24; Joã 1:12 + 8:44; Apo 21:8; 20:15

Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará. (Mateus 3:12)

Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; (Mateus 25:41)

E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna. (Mateus 25:46)

23 E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. 24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. (Lucas 16:23-24)

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de SEREM FEITOS filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; (João 1:12)

Vós tendes por pai ao diabo
, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. (João 8:44)

Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. (Apocalipse 21:8)

E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. (Apocalipse 20:15)


Testemunhas de Jeová

(maiores detalhes em http://solascriptura-tt.org/Seitas/TestemunhasJeova-Helio-Longo.htm e sites tais como http://www.cacp.org.br )

- Não recebê-los quando atacam, estão "em missão":
  Gál 1:8,9; 2Joã 1:10,11;

8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. 9 Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. (Gálatas 1:8-9)

10 ¶ Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. 11 Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras. (2 João 1:10-11)

- Divindade de Cristo Joã 1:1+14;8:58; 10:30; Ato 20:28; Rom 9:5; Col 2:9; 1Joã 5:20;

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era DEUS. (João 1:1)
E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. (João 1:14)

Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, EU SOU. (João 8:58)

Eu e o Pai somos um
. (João 10:30)

Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de DEUS, que ele resgatou com SEU próprio sangue. (Atos 20:28)

Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém. (Romanos 9:5)

Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; (Colossenses 2:9)

E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. (1 João 5:20)

- Divindade do Espírito Ato 5:3,4;

3 Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? 4 Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a DEUS. (Atos 5:3-4)

- Trindade 1Joã 5:7

Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. (1 João 5:7)


Mórmons

(maiores detalhes em http://solascriptura-tt.org/Seitas/MormonismoALuzEscrituras-Helio.htm e sites tais como http://www.cacp.org.br )

- Não recebê-los quando atacam, estão "em missão":
  Gál 1:8,9; 2Joã 1:10,11;

8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. 9 Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. (Gálatas 1:8-9)

10 ¶ Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. 11 Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras. (2 João 1:10-11)

- Só a Bíblia inspirada Deu 4:2; Apo 22:18.19

Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que eu vos mando. (Deuteronômio 4:2)

18 Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; 19 E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro. (Apocalipse 22:18-19 BRP)


Adventistas

(ver 2.d "Sou até bonzinho": Isa 64:6; Joã 3:3,5; Gál 2:16; Efé 2:8-9; Tia 2:10)
(ver todo o livro de Gálatas ou, também, os primeiros capítulos de Romanos)
(maiores detalhes em http://solascriptura-tt.org/Seitas/SabatismoSobLuzEscrituras-longo-Helio.htm e sites tais como http://www.cacp.org.br )

- Sábado cerimonial só p/ judeus (Ex 31:13,16-17; Eze 20:12,20; Deu 5:15 (repetição dos 10 mandamentos de Exo 20 (guardas a páscoa judaica?)); Ne 9:14)

“Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica.” (Êx 31:13)

16 Guardarão, pois, o sábado os filhos de ISRAEL, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua. 17 Entre mim e os filhos de ISRAEL será um SINAL para sempre; porque em seis dias fez Jeová os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se. (Êxodo 31:16-17)


“E também lhes
dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica.” (Ez 20:12 ACF)
 “E
santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o SENHOR vosso Deus.” (Ez 20:20 ACF)

12 Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou Jeová teu Deus. 13 Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho. 14 Mas o sétimo dia é o sábado de Jeová teu Deus; não farás nenhum trabalho nele, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro de tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu;
15 (Porque te LEMBRARÁS que foste servo na terra do Egito, e que Jeová teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o Jeová teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado. (Deuteronômio 5:15)

“E o teu santo sábado lhes fizeste conhecer; e preceitos, estatutos e lei lhes mandaste pelo ministério de Moisés, teu servo.” (Ne 9:14)

 


Arminianos, particularmente Pentecostais

(destes, particularmente os Católicos Carismáticos, os Protestantes Carismáticos Infiltradores, e os Neo-Pentecostais).

As denominações intensamente arminianas ou intensamente pentecostais têm doutrinas que as caracterizam como SEITA (embora seja possível que alguns raros entre os membros de algumas raras igrejas sejam realmente regenerados, mesmo que sejam ingênuas vítimas de lobos devoradores). Em sua maior parte, os pobres membros das igrejas dessas denominações precisam ser evangelizados e salvos, uma vez que são ensinados a crer que a preservação da salvação depende da fidelidade deles, portanto a salvação não é só pela fé, e isto nos prova que ainda são pobres religiosos ainda perdidos.

Quanto à doutrina da salvação, explicar-lhes o Plano da Salvação. Quanto à incapacidade de um verdadeiro salvo perder sua salvação (mas é disciplinado e perde galardões), ver http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/22-ImperdibSalvac-PROVAS-Helio.htm , particularmente versos:

João 3:18 Quem nEle crê não é condenado; ...
João 10:28-29 E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da Minha mão. (29) Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de Meu Pai.
Rom 8:28-30 ... os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. (NOTA)
Rom 8:35, 38-39 Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? ... (38) Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, (39) Nem a altura, nem a profundidade, nem nenhuma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
1Cor 5:3-5 ... Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.
Efé 4:30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.

Quanto aos outros terríveis erros dos Pentecostais, vejamos:

- Qual a régua, o fio de prumo: a Bíblia ou as experiências, as "estórias", os "causos"? Jer 17:9; Pro 28:26;

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? (Jeremias 17:9)

O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria, será salvo. (Provérbios 28:26)

- Batismo no/com o Espírito Rom 8:9; 1Cor 12:13; Efé 1:13;4:5;

Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. (Romanos 8:9)

Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. (1 Coríntios 12:13)

Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. (Efésios 1:13)

Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; (Efésios 4:5)

- Línguas Ato 2:8-11; 1Cor 14:19,22,23-40; 2Tes 2:11;

8 Como, pois, os ouvimos, CADA UM, na NOSSA PRÓPRIA LÍNGUA EM QUE SOMOS NASCIDOS? 9 Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia, 10 E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, 11 Cretenses e árabes, TODOS nós temos ouvido em nossas PRÓPRIAS LÍNGUAS falar das grandezas de Deus. (Atos 2:8-11)

Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida. (1 Coríntios 14:19)

22 De sorte que as línguas (*) são um sinal, não para os fiéis (**), mas para os infiéis (***); e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis. 23 Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos? (1 Coríntios 14:22-23)
Notas: * idiomas humanos aprendidos naturalmente, que alguns falavam em exibição e querendo imitar apóstolos, pois o Espírito Santo jamais procedeu vergonhosamente, precisando ser repreendido e regulamentado! (**) ex-judeus, agora crentes, convertidos, cristãos; (***) judeus não crentes, não convertidos; (****) justa crítica à igreja de Corinto, não aos visitantes.

... 27 E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete. 28 Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus. 29 E falem dois ou três profetas, e os outros julguem. 30 Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro. 31 Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados. 32 E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. 33 Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos. 34 ¶ As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. 35 E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja. 36 ¶ Porventura saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós? 37 Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor. 38 Mas, se alguém ignora isto, que ignore. 39 Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas. 40 Mas faça-se tudo decentemente e com ordem. (1 Coríntios 14:23-40)

E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; (2 Tessalonicenses. 2:11)

- Sinais: eram dos 83 (70 discípulos + 11+1+1 apóstolos) 2Cor 12:12

Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vós com toda a paciência, por sinais, prodígios e maravilhas. (2 Coríntios 12:12)

(maiores detalhes em http://solascriptura-tt.org/Seitas/Pentecostalismo/RespostasAsPerguntasDeUmCarismatico-Helio.htm e sites tais como http://solascriptura-tt.org/Seitas/Pentecostalismo/)


Judeus

(maiores detalhes em http://solascriptura-tt.org/Seitas/Judaismo-SiteGomorra.htm e sites tais como http://www.cacp.org.br )

- Jesus é o Messias
Sal 22; Isa 53; Miq 5:2; Zac 12:10; 13:6;

... 7 Todos os que me vêem zombam de mim, estendem os lábios e meneiam a cabeça, dizendo: 8 Confiou no SENHOR, que o livre; livre-o, pois nele tem prazer. 9 Mas tu és o que me tiraste do ventre; fizeste-me confiar, estando aos seios de minha mãe. 10 Sobre ti fui lançado desde a madre; tu és o meu Deus desde o ventre de minha mãe. 11 ¶ Não te alongues de mim, pois a angústia está perto, e não há quem ajude. 12 Muitos touros me cercaram; fortes touros de Basã me rodearam. 13 Abriram contra mim suas bocas, como um leão que despedaça e que ruge. 14 Como água me derramei, e todos os meus ossos se desconjuntaram; o meu coração é como cera, derreteu-se no meio das minhas entranhas. 15 A minha força se secou como um caco, e a língua se me pega ao paladar; e me puseste no pó da morte. 16 Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os pés. 17 Poderia contar todos os meus ossos; eles vêem e me contemplam. 18 Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa. 19 Mas tu, SENHOR, não te alongues de mim. Força minha, apressa-te em socorrer-me. 20 Livra a minha alma da espada, e a minha predileta da força do cão. 21 Salva-me da boca do leão; sim, ouviste-me, das pontas dos bois selvagens. ... (Salmos 22:1-31)

1 ¶ Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR? 2 Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. 3 Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. 4 ¶ Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. 5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. 6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. 7 Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. 8 Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. 9 E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca. 10 ¶ Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão. 11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si. 12 Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores. (Isaías 53:1-12)

E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. (Miquéias 5:2)

Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito. (Zacarias 12:10)

E se alguém lhe disser: Que feridas são estas nas tuas mãos? Dirá ele: São feridas com que fui ferido em casa dos meus amigos. (Zacarias 13:6)

- Messias= Deus Isa 9:6; Miq 5:2 (logo acima);

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. (Isaías 9:6)

- Nascimento virginal Isa 7:14+Gen 3:15;

Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. (Isaías 7:14)
E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. (Gênesis 3:15)

- ObrasGên 15:6; Sal 2:11,12;

E creu ele no SENHOR, e imputou-lhe isto por justiça. (Gênesis 15:6)

11 Servi ao SENHOR com temor, e alegrai-vos com tremor. 12 Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se acender a sua ira; bem-aventurados todos aqueles que nele confiam. (Salmos 2:11-12)

- Filho de Deus Sal 2:7; Isa 9:6,7;

Proclamarei o decreto: o SENHOR me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei. (Salmos 2:7)

6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. 7 Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto. (Isaías 9:6-7)

- Trindade Isa 48:16;Gên 1:26 ("Echod", de Deu 6:4, é uma unidade composta, em Gên 2:24; Eze 37:17).

Chegai-vos a mim, ouvi isto: Não falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em que aquilo se fez eu estava ali, e agora o Senhor DEUS me enviou a mim, e o seu Espírito. (Isaías 48:16)

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. (Gênesis 1:26)

Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos UMA [unidade pode ser composta!] carne. (Gênesis 2:24)

E ajunta um ao outro, para que se unam, e se tornem UMA [unidade pode ser composta!] só vara na tua mão. (Ezequiel 37:17)




Quinta-feira 6, 19:30-21:00h.      Prática.

19:30h - Cada um checar se o parceiro decorou perfeitamente os 9 versículos mais básicos do Plano de Salvação.
19:40h - Revisão rapidíssima (só títulos das seções) das partes principais das aulas passadas,     e encorajamento.    Oração.
19:50h - Saíamos, em duplas (do mesmo sexo, ou marido e esposa) a levar o Evangelho a pessoa em quem o Espírito Santo já está atuando (basear-se, mais ou menos, no material do Plano de Salvação do treinamento feito na semana 1. Somente se necessário, responder objeção usando o material das semanas 3 e 5).


Hélio de Menezes Silva



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Ide/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.