Treinamento Prático em LEVAR O EVANGELHO, PESSOALMENTE



Quinta-feira 1, 19:30-21:00h.      Treinamento.

Plano de Salvação

{- Vá em amor + Bíblia + oração [de toda a semana] + dependência do Espírito Santo. Não vá para VOCÊ convencer!
- Não arengue, mesmo se provocado! Mesmo que você vença uma "discussão - brigona", provavelmente você terá perdido! (Só terá dado mau testemunho, ganho ufm inimigo, e fechado uma porta a si e, talvez, ao Evangelho). 2Tim 2:24.
- Restrinja-se a Cristo e Seu plano! Rigorosamente!      Primordialmente, concentre-se, almeje apresentar Cristo, Seu evangelho, Sua salvação. Não almeje primordialmente discutir, ganhar querela.      1Cor 2:2; Rom 1:16.

- Tanto, tanto quanto possível, saiba evitar e adie todas objeções-desviatórias! Sempre insista pedindo ao evangelizado para permitir que primeiramente você apresente toda nossa pecaminosidade e necessidade de salvação, toda a maravilhosa natureza de Deus, todo Seu maravilhoso e eterno plano de salvação. Peça que guarde para outra ocasião qualquer outra pergunta que seja mero desvio desses assuntos todo importantes. 1Co 2:14.

- Mas, se for incontornável, e se perceber que a objeção pode ser sincera (usualmente é somente uma fuga insincera) responda a uma só objeção e, depois, (sem perder tempo!) continue apresentando Cristo, Sua obra, Seu maravilhoso e eterno plano de salvação, toda a natureza de Deus, explicando que só depois de crer para a salvação é que o evangelizado poderá paulatinamente compreender mais coisas.

- Explique e enfatize cada palavra que  está EM MAIÚSCULAS, nesta apresentação do Plano de Salvação, e toda palavra que você notar que a pessoa parece que não entendeu bastante bem.
- Importante: peça para o próprio evangelizado ler os versos abaixo (não você).  Faça-o ler ao menos os 9 textos negritados e sublinhados! (Joã 3:16; Mat 11:28-30; Rom 3:23; Rom 6:23; Joã 3:3,5; Joã 14:6; Joã 3:18; Joã 1:12; Rom 10:9-10).    Isa 55:11.
- A cada verso, sempre pergunte “O que a Palavra de Deus, não as religiões, DIZ, aqui?}

}




anote ao lado de Joã 3:16: Mat 11:28-30;   Rom 5:8
(Convenção:   "
↓" = novo assunto;    "→" = mesmo assunto;    "-" = nada)
anote ao lado de Mat 11:28-30:
Rom 3:23;   Joã 4:14; 10:10
anote ao lado de Rom 3:23:
Rom 6:23;   →Rom 3:10,12
anote ao lado de Rom 6:23:
Joã 14:6;   Joã 3:3,5
anote ao lado de Joã 14:6:
Luc 13:3;   Ato 4:12; Rom 5:8
anote ao lado de Luc 13:3:
Mat 18:3;   -
anote ao lado de Mat 18:3:
Joã 3:18;   -
anote ao lado de Joã 3:18:
Joã 1:12;   Joã 5:24; Ato 16:30-31
anote ao lado de Joã 1:12:
Rom 10:9-10;   -
anote ao lado de Rom 10:9-10:
-;   Mat 10:32-33

Ensine a quem você está levando o Evangelho:

a) "VOCÊ é AMADO (agape) por Deus Joã 3:16; Rom 5:8;

b) "Só Cristo pode lhe satisfazer Mat 11:28-30
; Joã 4:14; 10:10;

c) "Todo homem é PECADOR Rom 3:23;
3:10,12. Isto é gravíssimo!

d) "Merece ETERNA separação de Deus, no Inferno literal Rom 6:23;
Joã 3:3,5. Terrível!

e) "Cristo é o [único e total] caminho para a salvação.
Joã l4:6; Ato 4:12; Rom 5:8.

f) "Para ser salvo, a Bíblia claramente DIZ que você só tem que, com TODA a sinceridade de todo o seu espírito + alma + coração + mente:
-"
total e definitivamente (isto é concedido e preservado por Deus, não por você) Arrepender-se Luc 13:3 (uma prova disto é que, se e quanto ainda for possível, você quer fazer restituição de todas as conseqüências dos seus pecados);
- "
total e definitivamente (isto é concedido e preservado por Deus, não por você) Ansiar inverter a direção da vida Mat 18:3;
- "
total e definitivamente (isto é concedido e preservado por Deus, não por você) Crer, CONFIAR totalmente no Verbo (Vivo e Escrito) (total e definitivamente crer real e integralmente em Cristo, crer tudo que a Bíblia ensina sobre Ele, crer só nEle, confiar totalmente nEle, recebe-Lo como seu único e total Senhor, Salvador, Deus) Joã 3:18; 5:24; Ato 16:30-31; 
- "
total e definitivamente (isto é concedido e preservado por Deus, não por você) Receber com todo seu entendimento + alma + coração + forças Joã 1:12;
- "naturalmente, você vai total e definitivamente (isto é concedido e preservado por Deus, não por você) Confessar publicamente Rom 10:9-10; Mat 10:32-33.
(Nota:  Na salvação, toda iniciativa e ação são somente de Deus, você não pode cooperar nem com 1 átomo de iniciativa ou ação. Portanto, nestas coisas acima, você não tem 1 átomo de glória ou mérito por 1 átomo de iniciativa ou ação, você tem tanto mérito ou glória quanto um paralítico que, num incêndio, confia no bombeiro, clama por ele, e aceita que ele o salve...)

g)
"Ainda há algum obstáculo que você julga sincero, para não crer biblicamente e ser salvo? Respondo-lhe com o que a Bíblia, ela mesma, DIZ: ...      E agora?

h)
(somente se ainda dispuserem de tempo) "Revisemos as promessas de Rom 10:9,10,13; Joã 1:12; 3:16; 5:24. A cada verso, responda as seguintes perguntas:
-
Que é necessário fazer para a salvação (completa! definitiva! eterna!)?
- Que é que você já fez quanto a isto?
- Que garante Deus?
- Que é que você é, agora, se foi mesmo sincero?

i) "
Note bem: salvação em nada depende de sentimentos, obras, levantar a mão, orar uma oração, etc., mas somente de , fé verdadeira, fé no Cristo infalível:
"- Contraste Jer l7:9 contra Joã 5:24:
"- Contraste os vagões acompanhantes (doces emoções, boas obras, abundantes frutos) contra a locomotiva causadora de tudo (o Deus-Filho, descrito na Bíblia, e crido com a fé verdadeira).

j) "Para crescer espiritualmente:
"- Releia, hoje, os versos acima,
ou o grande folheto ou o pequeno livro, que lhe dou.
"- É importante você começar bem sua vida cristã; por isso, Será que podemos nos encontrar amanhã para eu tentar ajudá-lo em mais algumas coisas?
"


Dê seu endereço e telefone a quem você está levando o Evangelho, sinceramente pondo-se à sua disposição para ajudá-lo.

Se possível, as visitas devem ser feitas por 2 crentes, firmes, ambos do mesmo sexo do evangelizado, e conhecidos dele ou com ele identificados pela idade, profissão, hobby sadio, cidade natal, ou qualquer outra coisa.

Se possível, o horário da visita deve ter sido previamente acertado com a pessoa a visitar. (Melhor é acertar pessoalmente; mas, se não for possível, pode ser por telefone).

Tarefa para a próxima semana, para quem leva o Evangelho:

- Memorize muito bem 5 dos 9 versos mais básicos do Plano de Salvação (Joã 3:16; Mat 11:28-30; Rom 3:23; Rom 6:23; Joã 3:3,5; Joã 14:6; Joã 3:18; Joã 1:12; Rom 10:9-10).
- Dê folhetos (novos e apropriados): pelo menos 3 a amigos, 6 a conhecidos, 12 a estranhos. Explique o folheto (mesmo que rapidamente) pelo menos a algumas dessas pessoas.
- Cada um escolha um parceiro (do mesmo sexo, ou marido e esposa) para levar o Evangelho em dupla com ele, durante 2 meses (depois, talvez façamos rodízios?). Muito excepcionalmente, um grupo pode ficar com 3 pessoas.
- Cada dupla pense em alguém CONHECIDO E ABERTO, a levar o Evangelho na próxima semana. Acerte horário com ele. Relembre-o, poucas horas antes da visita.
- Cada um ore intensamente (talvez mesmo jejue, secretamente) pelo levar o Evangelho, que seja DEUS que prepare os corações de antemão, que seja DEUS que convença, que você vá na total dependência e sabedoria e poder do ESPÍRITO SANTO.


Quinta-feira 2, 19:30-21:00h.      Prática.

19:30h - Cada um checar se o parceiro decorou perfeitamente os 5 dos 9 versículos.
19:40h - Revisão rapidíssima (só títulos das seções) da aula passada,     e encorajamento.    Oração.
19:50h - Saíamos, em duplas (do mesmo sexo, ou marido e esposa) a levar o Evangelho a pessoa em quem o Espírito Santo já está atuando (basear-se, mais ou menos, no material do Plano de Salvação do treinamento feito na semana passada).

Hélio de Menezes Silva



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)



(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Ide/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.