Pastores Que Pregam o Reto e Correto, Mas Que Não Passam Disso

(Pastors Who Preach Right But Don't Follow Through)


David Cloud




O relato que se segue é semelhante a muitos outros que tenho recebido ao longo dos últimos anos:

"O nosso pastor é um verdadeiro homem de Deus. Do seu púlpito, ele tem pregado forte contra o mundanismo no viver, na música e no vestir, mas parece que isso não está penetrando nas vidas dos membros da igreja. Apenas um ou dois aparecem nas noites em que se sai para evangelizar de porta em porta e ganhar almas. Até mesmo o pastor dos jovens e os professores de escola dominical e os diáconos não participam das noites de evangelismo. O pastor de jovens não prega a separação bíblica para longe do mundanismo, do pecado pessoal, e do erro doutrinário nas igrejas. A maioria (se não todos) dos jovens na igreja é de pessoas com muito mundanismo em suas vidas e que, em suas casas, estão sendo alimentados pela Música Cristã Popular (mundana) e pela música secular. Não há código de vestimentas e parece que as roupas estão ficando cada vez pior. Eu tenho medo de, se eu deixar meus filhos participarem do programa de jovens da igreja, eles serão influenciados de forma negativa. Eu me sinto como que marchando fora de sincronismo em relação a toda a igreja, existem apenas algumas poucas pessoas que entendem ou sequer se preocupam com a posição bíblica que eu procuro tomar. Tenho medo de que, se o pregador endurecer um pouco mais, eles vão chutá-lo fora."



RESPOSTA DO IRMÃO CLOUD:
Uma vez que eu em grande parte concordo com a afirmação de que "tudo se ergue ou cai em consequência da liderança", grande parte do problema na situação que você descreveu deve cair aos pés do pastor. Pregar retamente e fortemente é uma coisa boa e necessária, mas não é o suficiente. A Palavra da Verdade e a progressiva santificação devem ser exemplificadas na vida dos pastores e suas famílias e nas vidas dos professores e dos demais obreiros. Tais vidas devem ter tão elevados padrões que devam poder servir de modelo. A Palavra da Verdade e a progressiva santificação devem ter o apoio do confronto direto [feito pelo pastor e demais líderes] contra o pecado, e deve ser reforçada pelo disciplinamento corretivo do pecado e do erro. Não é suficiente se pregar a Palavra de Deus a partir do púlpito: os membros da igreja devem ser tratados um- a- um.

O pregador deve alertar e ensinar TODO HOMEM (Colossenses 1:28).
“A quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo;” (Cl 1:28 ACF)

Um pastor não pode forçar cada membro da igreja a ser fiel e se vestir direito, etc., mas ele pode exigir isso das pessoas que representam a igreja em uma posição de liderança ou de ministério. Se o pastor prega contra roupas pouco recatadas e Música Cristã Popular (mundana) e exorta o povo à fidelidade, mas permite que sua própria esposa e filhos ou seus professores e diáconos se vistam nem sempre com total recato, e ouçam música mundana, e sejam infiéis algumas vezes e em alguns aspectos, então sua pregação será metal que soa ou o sino que tine.

Quanto à perda de pessoas, eu prefiro ter 20 membros da igreja que amam a Cristo e querem obedecê-Lo, do que ter 200 Laodicenses com corações divididos. Deus pode abençoar e capacitar os 20 muito mais do que os 200. O que Gideão precisava era de um [pequeno] exército de verdadeiros soldados mais do que uma multidão de soldados meramente nos nomes. Quanto às finanças da igreja, Deus vai sempre cuidar daqueles que honram a Ele e à Sua Palavra (Mateus 6:33).
“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mt 6:33 ACF)
Deus não é dependente de qualquer grande dizimista que fica servindo de obstáculo no caminho de Seus santos assuntos.



David Cloud, junho 2013

Traduzido por Valdenira

 






Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Ide/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.