Trágico: 3 Tipos de Sinceros, RELIGIOSOS, que se Julgam Crentes e Salvos ... Mas NÃO o São!...



Veremos 3 dos tipos de pessoas que se consideram extremamente sinceras religiosas, éticas, morais, bondosas, caridosas, julgam-se verdadeiramente crentes e salvas, lêem vários capítulos da Bíblia todos os dias, conhecem e concordam inteiramente com todos os principais pontos do evangelho, alegam crer em toda a Bíblia, oram a Deus muitos minutos e até horas a cada dia, jejuam freqüentemente, contribuem liberalmente, são dos mais interessados e ativos membros de uma igreja que rejeita ídolos e exalta Cristo e a Bíblia, etc., etc., etc. ..., mas que NÃO são verdadeiramente salvas!!!



 

(Primeiro fato preliminar de vital importância:) Nem Todos Que "Reconhecem" Que Jesus É O Senhor, E Alegam Que É O Salvador Pessoal Deles, São Realmente Salvos.

“21 ¶ Nem todo o que me DIZ: 'Senhor, Senhor!' entrará no reino dos céus, mas aquele que FAZ a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: 'Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?' 23 E então lhes direi abertamente: 'Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que PRATICAIS a INIQÜIDADE.'  (Mt 7:21-23 ACF)

Como vemos, o simples reconhecimento intelectual de que Jesus é Senhor não garante a salvação de ninguém. Por que? Ora, porque:
(a) esta confissão pode ser somente "da boca para fora" e para enganar os outros e a si mesmo (um indício disso está na consciente e teimosa recusa, em pelo menos uma área da vida dessa pessoa, de, de todo coração, querer obedecer plena e entusiástica e alegremente à vontade de Deus, expressa na Sua Palavra, conforme exemplo de “E por que me chamais, SENHOR, Senhor, e não fazeis o que eu digo?” (Luc 6:46 ACF)
(b) alguém pode chamar Cristo de "Senhor" sem, com isso, plenamente significar tudo que a Bíblia ensina sobre isso (tal senhorio implica tê-lo como total "dono-controlador-com-infinitos-direitos-sobre-mim" em tudo, e como único e total Deus e Salvador).

 

(Segundo fato preliminar de vital importância:) Ninguém Pode Realmente Buscar A Deus, De Modo Por Ele Aceitável, A Não Ser Que O Espírito Santo De Deus O Tenha Atraído.

Portanto, Os Que Parecem Estar Buscando A Deus, Mas Que Rebeldemente Teimam Em Ver Pelo Menos Uma Coisa Diferentemente De Deus (Particularmente Uma Parte Super-Clara Da Sua Palavra Escrita), De Modo Nenhum Estão Buscando O Verdadeiro Deus .

“Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.” (Rm 3:11 ACF)

“Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.” (Rm 8:7 ACF)

“Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” (Lc 19:10 ACF)

Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.” (Jo 6:44 ACF)





Agora, vejamos os
3 Tipos de Sinceros, RELIGIOSOS, que se Julgam Crentes e Salvos ... Mas NÃO o São!...
 


1. (Primeiro tipo de pessoa:) Os Sinceríssimos "Crentes, Crentes De Verdade", Mas Que Crêem NOUTRO Cristo:

Muitos Daqueles Que Parecem Ter Máxima Sinceridade Em Crer + Confessar Quem Julgam Ser Cristo, Na Realidade Crêem NOUTRO Cristo, Não Naquele Da Bíblia. Estão (a) Tragicamente Enganados, Ou (b) Mortalmente Enganando.

(Que pena sinto dos mais esforçados católicos (carismáticos, mesmo os sinceros e, que por isso, não falam línguas), Testemunhas de Jeová, Mórmons, Adventistas do Sétimo Dia, liberais- modernistas, etc. !) ...

Há um Cristo FALSO pregado por um evangelho FALSO, e este falso Cristo e falso evangelho não salvam absolutamente ninguém.
      “Porque, se alguém for pregar-vos OUTRO JESUS que nós não temos pregado, ou se recebeis OUTRO espírito que não recebestes, ou OUTRO EVANGELHO que não abraçastes, com razão o sofrereis.” (2Co 11:4 ACF)
      Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes TORCEM, e igualmente as OUTRAS Escrituras, para sua própria perdição.” (2Pe 3:16 ACF)
      “7 O qual não é OUTRO, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. 8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. 9 Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar OUTRO evangelho além do que já recebestes, seja anátema.” (Gl 1:7-9 ACF)


a) Os Tragicamente Enganados (Mas Têm Culpa!): 2Cor 11:3
“Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.” (2Co 11:3 ACF)

b) Os Mortalmente Enganando: 2Cor 11:13
      “Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.” (2Co 11:13 ACF)
     
Ver (acima) 2Co 11:4; 2Pe 3:16; Gl 1:7-9;
      “13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; 14 E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. 15 ¶ Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.” (Mt 7:13-15 ACF)

 

2. (Segundo tipo de pessoa:) Os Zelosíssimos Nos Assuntos Religiosos, Mas Errados, Não Salvos.

Muitos Daqueles Que Parecem Ter Máximos Sinceridade E Zelo-Ardor Em Assuntos Religiosos Não São Realmente Salvos.

“1 ¶ IRMÃOS, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação. 2 Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento. 3 Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus.” (Rm 10:1-3 ACF)

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.” (Mt 23:15 ACF)

“13 Porque já ouvistes qual foi antigamente a minha conduta no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava. 14 E na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais.” (Gl 1:13-14 ACF)

 

3. (Terceiro tipo de pessoa:) Ninguém Que Ponha Sobre Si Mesmo Um Grama De Responsabilidade De Perseverar Para Ser Salvo E Para Ser Preservado Salvo, Jamais Foi Salvo (Todos Os Arminianos {*} e Muitos Dos Hiper-Calvinistas {*} ).


as todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam. (Isaías 64:6 ACF)

Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. (Gálatas 2:16 ACF)

8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; (Efésios 2:8-9 ACF)

Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. (Tiago 2:10 ACF)

Quem nEle crê não é condenado; ... (João 3:18 ACF)

E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da Minha mão. (29) Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de Meu Pai. (João 10:28-29 ACF)

... os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. (Rom 8:28-30 ACF)

Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? ... (38) Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, (39) Nem a altura, nem a profundidade, nem nenhuma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. (Rom 8:35, 38-39 ACF)

... Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus. (1Cor 5:3-5 ACF)

E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.  (Efé 4:30 ACF)

“Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.”
(2Tm 2:13 ACF)


 


 

(Importantíssima ressalva final:) Qualquer Pessoa Que REALMENTE Deseja, Acima De Todas As Coisas, Ser Ensinada Por Deus Sobre Ele E Sua Salvação, Pode Ser Salva E Será Salva (Deus tomará a iniciativa, a chamará e a habilitará; ela apenas terá que se arrepender BIBLICAMENTE, e crer BIBLICAMENTE no Cristo da BÍBLIA).


“E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.”
(Jr 29:13 ACF)

Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.”
(Jo 6:37 ACF)

“Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.” (Jo 17:12 ACF)

“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Rm 10:17 ACF)

 


NOTA DE RODAPÉ {*}:
(Com a possível exceção de 0,1% dos membros que, lá dentro de seus corações, muito "atipicamente" e combatidos pela liderança ou em completo segredo, têm, desde que creram, absoluta certeza de salvação incapaz de ser perdida,) todas as igrejas arminianas (todas as pentecostais, metodistas e menonitas; e muitas das congregacionais e batistas) acreditam e ensinam: "Vigie sempre para a 'Perseverança do Homem-SALVO em Ser Santo', senão você escapulirá das mãos de Deus e acabará indo para o inferno! A perfeição da perseverança até a morte é que sinalizará se você é, realmente, salvo (pela sua fé do tipo 'perseverante- até- à- morte')",

(Com a possível exceção de 0,1% dos membros que, lá dentro de seus corações, muito "atipicamente" e combatidos pela liderança ou em completo segredo, têm, desde que creram, absoluta certeza de salvação incapaz de ser perdida,) todas as igrejas "super- hiper- calvinistas- da- Confissão- de- Westminster" (todas as reformadas, e muitas das batistas) acreditam e ensinam: "Vigie sempre para a 'Perseverança do homem-SALVO em Ser Santo', senão você escapulirá das mãos de Deus e acabará indo para o inferno! A perfeição da perseverança até a morte é que sinalizará se você é, realmente, salvo (lembre: uma vez e-l-e-i-t-o sempre e-l-e-i-t-o, sim; mas só podemos saber se fomos eleitos se morrermos em estado de preservada santidade).Tais "super- hiper- calvinistas- da- Confissão- de- Westminster" interpretam o artigo 1 do capítulo 17 dessa confissão ("Os que Deus aceitou em seu Bem-amado, os que ele chamou eficazmente e santificou pelo seu Espírito, não podem decair do estado da graça, nem total, nem finalmente; mas, com toda a certeza hão de perseverar nesse estado até o fim e serão eternamente salvos") como implicando que um verdadeiro eleito é aquele que persevera no sentido de, no instante em que morre, não o faz estando em certo grau e tipo de pecados, de esfriamento, etc., senão jamais terá sido eleito; proíbem ou desencorajam ou fazem murchar o evangelismo pessoal e as missões; pregam que há embriões e criancinhas novas que morrem predestinadas ao inferno; e, principalmente, ficam insegura e eternamente focalizando em si mesmos, para ver ser perseveram até o fim.

Apesar de os grupos arminiano e "super- hiper- calvinista- da- Confissão- de- Westminster" se odiarem tanto, eles se diferenciam somente sobre quais os tipos e graus das obras exigidas para a preservação da salvação, sobre quais os pecados mortais e quais os veniais, quais os tipos e intensidades e graus e número de repetições e duração do tempo de quais pecados fazem perder a salvação ou indicam que a pessoa nunca foi salva e precisa o ser, etc.

Os mais típicos arminianos e "super- hiper- calvinistas- da- Confissão- de- Westminster" concordam somente numa coisa: engasgavam de indignação e ira quando um crente lhes diz: "Desde minha salvação e cada vez mais à medida que estudo minha Bíblia, tenho a mais absoluta certeza de que EU, eu mesmo, JÁ estou indelevelmente salvo. Procuro intensamente a santificação diária (por gratidão e obediência e para servir e honrar ao meu Deus), provavelmente ninguém a procura muito mais que eu, mas estou absolutamente convicto de que, mesmo se eu cair até o fim da vida nos mais negros pecados de repetidos assassinatos, de contínuo adultério, de contínuo homossexualismo, se por covardia ante armas eu blasfemar de Deus Pai e de Deus Filho e de Deus Espírito Santo, se eu cuspir na Bíblia e pisar sobre ela, e se uma bala perdida me atravessar o cérebro e coração e cerebelo de tal modo que eu morra em 1 milésimo de segundo, enquanto estava cometendo estes pecados, nos veros atos, sem eu ter tempo de me arrepender e pedir perdão a Deus, mesmo assim Deus não terá quebrado nem quebrará Sua promessa de me salvar e me preservar e me adotar como filho. Sei que terei sido disciplinado, terei sofrido indescritivelmente, sei que conseqüências terríveis poderão ter devastado a mim e meus entes mais queridos, sei que terei perdido galardões e recompensas eternas, mas sei também que Deus será fiel ao que Ele jurou, mesmo que eu não o tenha sido."

Todos os arminianos e "super- hiper- calvinistas- da- Confissão- de- Westminster" se enfurecerem quando um crente lhes diz isso, todos o repreendem, dizendo "Cala-te, louco! Ninguém pode ter tamanha certeza de salvação, tens que olhar muito por ti mesmo, se realmente perseverarás", nenhum deles jamais foi realmente salvo, uma vez que nenhum deles nunca pôs toda a sua fé plena e somente em Cristo, mas também (em maior ou menor grau, de um modo ou de outro) a pôs na perseverança do HOMEM, portanto em suas OBRAS! Todas essas pobres almas, tão esforçadamente religiosas, passam os anos angustiadamente focalizando a si mesmo (se estavam realmente perseverando), ao invés de focalizarem em Deus e em Sua fidelidade.






Hélio, fev. 2008.


 



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)



(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Ide/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.