EMPENHE-se com TODA a DILIGÊNCIA no ESTUDO da Bíblia

 

Traduzido por Valdenira e adaptado por Hélio de Menezes Silva. Jan.2013.




PERGUNTA:

Caro Irmão Hélio,

Graça e paz da parte de nosso Senhor Jesus Cristo. Inicialmente, gostaria de agradecer o site que o irmão vem mantendo, pois tem sido altamente edificante em minha caminhada cristã. Confesso que, graças aos estudos lá publicados, muitas coisas vêm ao meu entendimento, principalmente pela atitude “bereana”  de colocar tudo sob escrutínio da Palavra.

Gostaria de uma orientação, usando trechos literais da Palavra, para combater o argumento de uma irmã “obreira” (neopentecostal uniformizada, infelizmente) que advoga a “DOUTRINA DA BURRICE” (alcunha dada por mim!) baseada em Eclesiastes 12:12: “E, demais disto, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne”.  Baseado nisto, a “obreira” diz que é perda de tempo, por exemplo, alguém que seja “obreiro” ... querer fazer curso universitário. É óbvio que tal versículo é usado como mais um dos chavões do movimento neopentecostal, na sanha de manter suas ovelhas na ignorância, aumentar o "rebanho" mediante técnicas seculares de crescimento empresarial e justificar o “levantamento” de pastores sem o menor preparo teológico (parecem mais animadores de programa de auditório), menosprezando a importância do sério e incessante estudo da Teologia (não que seminários sejam imprescindíveis, mas advogar o menosprezo de todos eles é errado! Seminário pode não ser indispensável, mas profundidade de conhecimento, incessante estudo, domínio da sã teologia, são indispensáveis). .... Eu sei que poderíamos ter usado tal argumento, mas gostaria de algo mais contundente e com trechos bíblicos explícitos para dar suporte, algo bem, assim digamos, “bereano” mesmo.

Grato pela atenção,

JJJJ, jan.2013.



RESPOSTA:

Entendo o que você quer dizer, irmão, e concordo consigo: Por um lado não precisamos nos esforçar para obter mais um título universitário a cada 4 anos (enchendo a parede de diplomas e os dedos de anéis de formatura), nem precisamos aceitar as idiotices teológicas de algum neoevangélico tendendo para ecumênico/ nova era/ etc. somente porque ele tem 10 diplomas de PhD e pós-doutor, fluentemente lê e fala e escreve em Grego e Hebraico e mais 6 idiomas modernos, escreveu 20 livros de teologia, é reverenciado como quase divino por uma multidão de fanáticos seus aduladores. Mas, por outro lado, não precisamos exaltar a burrice e ignorância como sinal de santidade e chamado e unção de Deus!

Procurei e achei este artigo de http://blueprintvictoriouschristianliving.com/obedience/study-the-bible-with-diligence . Não conheço e não garanto pelo site, mas este artigo é basicamente bom, espero que o ajude. Minha amada esposa o traduziu e eu o adaptei livremente.

Deus o abençoe, JJJJ.

Hélio.


***********************************************************************

Empenhe-se com toda a diligência no ESTUDO da Bíblia

 



2Timóteo 2:15-16, 21

15  Study
to shew thyself approved unto God,
a workman that
needeth not to be ashamed,
rightly dividing the word of truth.
16  But shun profane and vain babblings: for they will increase unto more ungodliness. … 21 If a man therefore purge himself from these, he shall be a vessel unto honour, sanctified, and meet for the master’s use, and prepared unto every good work.” (2Ti 2:15-16, 21 KJB)

15  Sê diligente- no- estudo
para apresentar-te a Deus aprovado,
como um trabalhador que
não tem de que se envergonhar,
retamente dividindo a Palavra (Escrita) da verdade;
16  Mas fica longe dos profanos falatórios sem sentido, porque avançarão (apoiados) sobre maior impiedade. ... 21 Portanto, se alguém purificar a si mesmo para longe destas coisas, será vaso para honra (tendo sido santificado), e será idôneo para uso do Dono- Senhor (tendo (esse alguém) sido preparado para todo o bom trabalho).” (2Tm 2:15-16,21 LTT)

15  Procura
apresentar-te a Deus aprovado,
como obreiro que
não tem de que se envergonhar,
que maneja bem a palavra da verdade.
16  Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade. ... 21 “De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.” (2Tm 2:15-16, 21 ACF)





Sê diligente- no- estudo (spoudazo - pronúncia spoo-dad-zo):
Usar a maior diligência e esforço possível, para aprender o máximo possível, estando sempre pronto e anelando por isso, para aprender o máximo e com a maior perfeição e profundidade e completude possíveis.

apresentar-te (paristemi, paristano - pronúncia-se par-is-tay-mee, par-is-tan-o)
colocar-se ao lado para ser bem visto e examinado [por Deus], oferecer-se [para servir ao máximo], estar à mão.

aprovado (dokimos – pronúncia dok-ee-mos)
adequadamente aceitável, testado- experimentado e tendo satisfeito as exigências necessárias, e declarado apto e confirmado.

trabalhador (ergates - pronúncia er-gat-ace)
aquele que trabalha todo empenho e sem descanso, quer fazendo, quer ensinando com maestria.

retamente dividindo (orthotomeo - pronúncias or-thot-om-eh-o)
originalmente significava saber fazer um corte em linha reta; mas, aqui, significa saber manejar a Bíblia de forma correta, fazendo as devidas divisões [por exemplo, sabendo discernir o que Deus intencionou ou prometeu somente para um homem (ou para Israel ou para um certo período e situação especiais), daquilo que Deus intencionou ou prometeu para todos os cristãos, no atual período das igrejas locais]. Por exemplo, em Lv 11 Deus determinou que certos animais eram limpos e lícitos, e outros impuros eram proibidos para ser comidos, mas o crente estudioso, de hoje, deve contrastar com Mr 7:18-19 e passagens correlatas do NT, e dividir corretamente, entendendo o que foi para os judeus e o que é para nós, os crentes neotestamentários.

fica longe (periistemi - pronúncia per-ee-is-tay-mee)
virar-se, dar as costas e afastar-se para longe e lá manter-se, com o propósito de evitar

profano (bebelos – pronúncia beb-ay-los)
limiar, batente de porta a ser pisado; algo comum (em oposição a santo); algo próprio de pagãos e ímpios; algo que, mesmo sofisticado, de algum modo é carnal, mundano, diabólico, ou fora da vontade de Deus.

falatórios sem sentido (kenophonia - pronúncia ken-of-o-nee-ah)
conversa vazia, palavreado sem sentido e propósito do Espírito Santo de Deus, palavras sem objetivar ou sem produzir bons frutos espirituais.

avançarão (prokopto - pronúncia prok-op-to)
impulsionar para frente como se por espancamento; avançar em quantidade, crescer; aumentar em tempo

purificar (ekkathairo – pronúncia ek-kath-ahee-ro)
limpar completamente; tirar para fora as impurezas; podar árvore ou videiras retirando-lhe os ramos improdutivos, maus, ou doentes.

vaso (skeuos - pronúncia skyoo-os)
um implemento, equipamento ou aparelho; figurativamente, um crente de qualidade, escolhido e útil, que se dedicou ao serviço do Senhor e nele está sendo usado.

honra (time – pronúncia tee-may)
estima, valor, dignidade do mais alto grau que se dá a uma pessoa.

santificado (hagiazo – pronúncia hag-ee-ad’-zo)
separado por Deus para fora e para longe do mundano e pecaminoso, em direção à pureza de Deus, sendo consagrado e dedicado para ser usado por Ele.

idôneo (euchrestos – pronúncia yoo-khrays-tos)
fácil e pronto para ser usado; útil; proveitoso; adequado para uso; conveniente, apropriado, apto, capaz.

Dono- Senhor (despotes - pronúncia des-pot-ace)
Governante absoluto, Senhor absoluto que não precisa tomar permissão nem conselhos de ninguém, nem agradar a ninguém, nem prestar contas a ninguém. Em português, “déspota” adquiriu sentido de insensibilidade e crueldade, mas não é este o sentido do grego, principalmente na Bíblia quando se refere a Deus. Talvez a palavra se derivou da palavra “esposo”, onde o esposo é super amoroso para sua esposa e filhos (e mesmo empregados na fazenda), disposto a dar sua vida por eles, mas é o senhor único e absoluto em sua propriedade.

trabalho (ergon – pronúncia er-gon)
labor, labuta, esforço, ocupação.



Esta passagem [2Timóteo 2:15-16, 21] foi de autoria de Paulo e escrito para Timóteo bem antes deste assumir a liderança da igreja. Ele era um jovem, e Paulo estava dando a ele boa instrução quanto a que tipo de líder que ele deveria ser.

A passagem também tem muito a dizer para o cristão de hoje. Quando você deseja sinceramente estudar a fundo e saber a fundo e obedecer deveras a verdade da Bíblia, ela realmente vai mudar a sua vida. Ela vai abrir um caminho para a verdade fluir diretamente ao seu coração e, lá, começar a fazer mudanças para melhor.

Deus quer que você purifique, pode para fora todas as coisas da sua vida que poderiam impedi-lo de ser capaz de fazer [mais e melhores] coisas úteis para o Seu reinar.

Por favor, estude cuidadosamente os versos acima. Deus quer que você fique longe de coisas que podem arrastar você para baixo, e quer que você se concentre apenas nas coisas que vão edificá-lo. Conversação [e pregação] vazia e sem frutos [do verdadeiro Espírito Santo] [conversação [e pregação] não alicerçada sólida e somente na Palavra que o Espírito de Deus inspirou] nunca vai ajudá-lo a realizar qualquer coisa grande para Ele.



http://blueprintvictoriouschristianliving.com/obedience/study-the-bible-with-diligence

Traduzido por Valdenira e adaptado por Hélio de Menezes Silva. Jan.2013.

 






Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Ide/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.