Como Lidar Com Pessoas Que Opõem Resistência à Verdade


(Dealing With Those Who Are Resistant to the Truth)

David Cloud




[Texto Chave:]
 “23 E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas. 24 E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; 25 Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, 26 E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos.” (2Tm 2:23-26 ACF)



Evite perguntas tolas (2 Timóteo 2:23).
 “E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas.
Perguntas tolas são perguntas que não são feitas com sinceridade, a fim de saber a verdade, mas são formuladas com o objetivo de [apenas] esconder e confundir a verdade; são perguntas que são feitas para criar dúvidas [nos outros ouvintes e leitores] e conflitos [brigas].

Um Testemunha de Jeová treinado normalmente faz tais perguntas. Ele não quer saber a verdade, ele só quer ensinar sua falsa doutrina. Suas perguntas tolas incluem estas:
- Como pode Deus ser um e três ao mesmo tempo?
- Como Jesus pode ser Deus, quando ele orou a Deus?
- Como pode a punição no inferno ser eterna quando a Bíblia diz que Deus vai completamente queimar os pecadores?
- Como pode a morte ser uma viagem, quando a Bíblia diz que é um sono? 
(Para as respostas, ver nosso livro Things Hard to Be Understood: A Handbook of Biblical Difficulties.)



Se uma pessoa quer apenas contender, discutir por discutir, é um desperdício de tempo você lidar com ela. Há pessoas que só desejam escarnecedor, e há pessoas desejosas e dispostas a ouvir e querendo entender e aprender (Atos 17:32).
 “E, como ouviram falar da ressurreição dos mortos, uns escarneciam, e outros diziam: Acerca disso te ouviremos outra vez.” (At 17:32 ACF)

Temos de lidar com escarnecedores com sabedoria (Pv 26:4-5).
“4 ¶ Não respondas ao tolo segundo a sua estultícia; para que também não te faças semelhante a ele. 5 Responde ao tolo segundo a sua estultícia, para que não seja sábio aos seus próprios olhos.” (Pv 26:4-5 ACF) Não devemos imitar os modos de um tolo por nos envolver em discussões intermináveis; mas devemos responder brevemente [com profundidade mas brevemente, e uma única vez] aos argumentos do tolo, para que ele não saia por ai pensando que não há respostas e, assim, considerar-se um sábio, em sua própria presunção.

[Exemplo adicionado por Hélio: Evito ao extremo pessoas que enviam uma carta particular, endereçada somente a mim, fingindo ingenuidade e bom caráter e uma dúvida sincera de uma humilde e inofensiva ovelhinha em busca de socorro, humilde e amistosamente pedindo ao conselho, eu respondo com toda boa fé e confiança embora que muito informal e abreviadamente e sem cuidados contra inimigos, depois descubro que foi tudo uma armadilha e aquela pessoa está distorcendo ao extremo algumas de minhas palavras, omitindo outras, inventando ainda outras, e dizendo que eu disse o que eu realmente nunca disse, e está enviando isso a muitas dezenas ou mesmo alguns milhares de pessoas inimigas com ferinas zombarias. Por exemplo, eu posso ter aconselhado mais ou menos assim “Amado irmãozinho, não basta uma esposa ser fiel 364 dias do ano e trair seu esposo somente 1 vez a cada ano, não é? Semelhantemente, note que reclamamos que as bíblias pervertidas omitiram esta verdade bíblica nesta metade do versículo, mesmo que a tenham preservado em outros 10 locais. Omitir em 1 só de 364 locais já é um pecado inaceitável e devemos guerrear contra ele com todas nossas forças. E o cruel lobo que armou a armadilha distorce e escreve em 10 listas englobando 10.000 assinantes “Hélio chamou minha esposa de infiel, e me acusou de até gostar disso! Que canalha, não concordam? Constitui um advogado e já estou processando Hélio na justiça, que cachorro! E ele, chacoalhando de medo, disse que concorda que a segunda metade deste verso não é Palavra de Deus, mas ele tem medo em reconhecer isso publicamente. Covarde hipócrita. Por isso eu o desafiei para um debate de 1000 dias de trocas de argumentos e insultos, e ele covardemente fugiu da briga. Isto prova que ele está errado, não tem conhecimento de nada, é um covarde, um papagaio que meramente repete o que ouviu de outros e maiores idiotas, embora sem entender nada. É mais um relés fanático do desprezível Nordeste deste nosso país, todos merecem ser exterminados, essa é terra de hereges, de o Conselheiro em Canudos e de Padim Padre Cícero em Juazeiro do Ceará. Morte a imbecis nordestinos como Hélio. E toco trombetas de vitória, ganhei o debate do século, reduzi a pó tanto este retardado mental como seus imbecis e fanáticos seguidores. A genuína Bíblia de Almeida e a King James Versions são cheias de erros, são cheias de erros!!!” Bem, tenho bastante paciência com os sinceros, mas nenhuma com esses fariseus. Debater com eles é interminável e frustante, pois de propósito não querem entender o que dizemos, e completamente distorcem isso. É como falar a uma parede. É como discutir com um louco varrido em crise num hospício.]


Esforços para lidar com os que são hereges por consciente e teimosa escolha própria devem ser de curta duração (Tito 3:10-11).
 “10 Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o, 11 Sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado.” (Tt 3:10-11 ACF)

Por outro lado, se uma pessoa faz uma pergunta sincera, ela deve ser respondida [quantas vezes ela tiver uma nova pergunta, como aluno que realmente está se esforçando em estudar sozinho e em lhe entender, e em ser totalmente sincero], e respondida a partir da Bíblia [só dela, de forma simples e direta]. O homem que me levou a Cristo tomou do seu tempo para responder às perguntas que me vieram de livros pagãos que eu estava lendo, como o “Evangelho Aquariano de Jesus, o Cristo” e a “Autobiografia de um Iogue e Siddhartha”, e me vieram de meus fugazes mergulhos em uma sociedade de meditação hinduísta e na Ciência Cristã. Ele pacientemente respondeu às minhas perguntas com o simples [e direto] ensino da Bíblia, mas ele não debateu comigo em um nível filosófico [nem de psicologia, socialismo, nem nenhuma outra ciência].


Seja gentil, paciente, humilde (2 Timóteo 2:24, 25).
24 E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; 25 Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade,”

É difícil lidar com as pessoas que estão no laço do diabo. Elas, muitas vezes, zombam da verdade e são arrogantes e orgulhosas em relação àqueles que a pregam, e somos tentados a responder na mesma moeda. Mas, se você os tratar de forma semelhante a como eles nos tratam, nós só vamos incitar mais ódio neles. “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” (Pv 15:1 ACF).

É importante compreender que a mansidão não significa fraqueza e covardia. Moisés foi o homem mais manso [que já existiu], mas ele foi ousado ao lidar com o erro, como quando Israel adorou o bezerro de ouro.

Jesus é manso e humilde de coração, mas Ele foi firme e às vezes até severo em Seu trato com os fariseus (Mateus 23).
“... 13 ¶ Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! ... 14 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! ... 15 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! ... 16 Ai de vós, condutores cegos! ... 17 Insensatos e cegos! ...19 Insensatos e cegos! .... 23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! ... 24 Condutores cegos! .... 25 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! ... 26 Fariseu cego! ... 27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! ... 29 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! .... 33 Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno? ...(Mt 23:1-39 ACF)



Ensine e instrua com a Palavra de Deus (2 Timóteo 2:24, 25).
24 E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; 25 Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade,”.



[somente] Mansidão e paciência não são suficientes para ganhar as pessoas para a verdade. Na Bíblia, não há "evangelismo [somente] pelo estilo de vida". Devemos proclamar, pregar a Palavra de Deus. Só ela tem o poder de converter aqueles que estão na armadilha de Satanás. Rom 10:17,14
“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Rm 10:17 ACF) “Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?” (Rm 10:14 ACF)



Confie em Deus (2 Timóteo 2:25-26). “25 Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, 26 E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos.”

Só Deus pode libertar alguém que está no laço do diabo. Eu tenho que não confiar em minhas habilidades de debater, nem em meu conhecimento, nem em minha capacidade de ensinar, nem nas minhas paciência e humildade; eu tenho que confiar somente no Senhor, e na Sua Palavra, e no Espírito, para trazerem libertação.

Devemos entender que estamos lutando uma batalha espiritual contra um inimigo espiritual (v. 26). 26 E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos.

Não importa o quão impossível a situação possa parecer, Deus é capaz de dar o arrependimento.

O arrependimento é um dom de Deus e a responsabilidade do pecador. Compare 2 Timóteo 2 versículo 25, com 26. Veja também Atos 17:30.
25 Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, 26 E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos. (2 Timóteo 2:25-26)

“Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;” (At 17:30 ACF)






David Cloud

Traduzido por Valdenira N.M. Silva

 






Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Ide/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.