Como Estudar (e interpretar) a Bíblia. Hermenêutica.



0. Sempre tenha em sua mente as regras da sã Hermenêutica

(interpretação literal-gramatical-histórica, dentro da dispensação e dentro do contexto textual e histórico).

Em última instância, todas as diferenças teológicas entre os crentes recaem em “Como interpretar a Palavra de Deus?




Basicamente, há apenas 2 métodos de interpretação da Bíblia:

- Método alegórico: Cada pessoa atribui o sentido que preferir às palavras de Deus, de modo que a autoridade final fica sendo o homem, e não Deus!

- Método literal-gramatical-histórico[dispensacional]: " Quando o sentido simples da Escritura faz senso comum, não procure nenhum outro sentido; portanto, tome cada palavra no seu significado literal - usual - ordinário - primário, a não ser que os fatos do contexto imediato, estudados à luz de passagens relacionadas e de verdades axiomáticas e fundamentais, claramente indiquem o contrário." (D. L. Cooper). Obviamente, a interpretação literal-gramatical-histórica tem espaço para linguagem figurada-poética ("Eu sou a porta", "os montes ... romperão em cântico ... as árvores ... baterão palmas", etc.), de significado óbvio e indiscutível, só não tem espaço para alegorismo (associar leão à Inglaterra, confundir Israel e a Igreja, etc.). 


Claro, claro, há talvez 0,1% de passagens com sentido poético (Is 55:12 ... os montes e os outeiros romperão em cântico diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas)  e com uso de figuras de linguagens (eu sou a porta ... eu sou o caminho ... etc.), mas sempre há um modo (único e evidente pelo contexto imediato e mediato) de interpretá-los de modo que honre o literalismo racional. Talvez um exemplo esclareça melhor:

Se o jornal diz que “a educação é o caminho que o Brasil deve trilhar”, isto é linguagem figurada, mas todos, de modo simples e imediato e honrando o literalismo racional, entendem que “caminho” não é uma rodovia, e que “trilhar” não é com pés físicos literais! Todos entendem que “caminho”, na sentença, significa ação a ser tomada para a salvação do nosso país. Para mim, esta é a interpretação LITERAL racional, literal-óbvia-indiscutível dentro do seu contexto. Não há outra interpretação possível. Ninguém precisa entender diferentemente.
Semelhantemente, onde Cristo diz “Eu sou o caminho ...”, devemos entender que “caminho”, nesta sentença, significa acesso, maneira que habilita para a salvação pessoal do inferno e para a adoção pelo Pai, através fé bíblica e recebimento bíblico do Cristo da Bíblia. Para mim, esta é a interpretação LITERAL racional, literal-óbvia-indiscutível dentro do seu contexto. Não há outra possível. Ninguém precisa entender diferentemente.

Interpretação alegórica é o oposto do acima. Um alegorista dirá “A palavra `Eu` significa a igreja Fulana, portanto o que Cristo realmente quis dizer é que a igreja Fulana é o único caminho para a salvação; outro alegorista dirá "A expressão `o caminho` é muito radical, devemos interpretá-la como sendo apenas `um dos muitos caminhos possíveis`, portanto o que Cristo realmente quis dizer é que Ele é um dos muitos caminhos possíveis para o céu, e sabemos que outros caminhos igualmente possíveis são as boas obras, a sinceridade, o esforço sincero, o batismo, o budismo, o islamismo, qualquer religião sinceramente seguida, ou até mesmo o ateísmo bondoso.” Com a interpretação alegórica, o interpretador faz a Bíblia ensinar qualquer coisa que ele quiser. Com interpretação alegórica, vai-se à Bíblia para torcê-la de modo a dizer o que o homem quer, é Deus que tem que se dobrar ao homem e não este a Deus.

Para o literalista, Israel é sempre Israel; para o alegorista 1 Israel significa a Igreja Católica Romana, para o alegorista 2 Israel significa a Igreja verdadeira dos salvos verdadeiros, ... para o alegorista 20 significa qualquer outra coisa.
Para o literalista, as inúmeras promessas da Bíblia de um reino de 1000 anos literais de Cristo fisicamante presente e fisicamente reinando de Israel literal sobre todo o mundo literal, é exatamente isto (reino totale literal, 1000 anos literais, Cristo literalmente presente fisicamente e reinando literalmente, todo o mundo é literal); para o alegorista 1 significa um quase reino, mais ou menos virtual, de duração indefinida, de uma influência benéfica indefinida e não pessoal nem fisicamente presente, cuja influência benéfica se estende gradualmente até alcançar a maior parte da terra, se e à medida que contar com a ajuda das religiões unidas e das ONG's.

Estou convicto de que, de longe, a principal causa das divergência teológicas entre as 101 denominações "evangélicas" e 10.001 subvertentes dentro delas, é que quase nenhuma quer usar estritamente a Interpretação Literal. Se 100 pastores que nunca se viram, cada um de uma denominação diferente, tivessem que morar para sempre numa ilha, e se assentassem numa mesa e acertassem, com real sinceridade, abandonar todas as tradições que herdaram de suas denominações, e todos os teólogos delas, e todos os chamados "pais da igreja", e todos os credos denominacionais, etc., e passar um ano lendo a Bíblia em conjunto, somente a Bíblia, e a interpretando literalmente conforme explicada aqui e em http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEDispensacoes/MetodoNormal-LiteralInterpretacaoProfeciaBiblica-DCloud.htm, com auxílio somente de concordâncias e dicionários, lendo uma mesma Bíblia do Textus Receptus, dominados pelo mesmo Espírito Santo, ao final todos teriam uma só doutrina (ao menos nos primeiros 100 ou 200 pontos principais), todos poderiam redigir e entusiasticamente subscrever uma mesma Declaração Doutrinária (idem), e organizariam uma só igreja local. Todos creriam na total realidade da perdição eterna no inferno de fogo literal e de sofrimento terrível, consciente, inescapável e eterno; todos creriam na imperdibilidade da salvação e preservação; todos creriam na mais absoluta perfeição da inspiração e da preservação verbal da Bíblia; todos abandonariam odiaram heresias tais como universalismo e modalismo; abandonariam o batismo infantil herdado de Roma; abandonariam a transubstanciação também vinda de Roma; abandonariam a busca pelos dons que foram exclusivos e identificatórios dos apóstolos; ninguém duvidaria que Cristo voltará (com Sua igreja totalizando todos os salvos, mesmo que nem todos os pastores concordassem que haverá uma distinção entre os salvos da atual e os salvos das demais dispensações) ao final da Tribulação para reinar corporalmente 1000 anos literais, etc. ... Ah, se aceitassem sempre, literalmente (nos moldes das duas referências), o que Deus fez escrever, todas as igrejas voltariam a ser iguais, como as melhores igrejas dos últimos dias do apóstolo João! Ah, se todas as igrejas voltassem ao literalismo!



Algumas chaves para o entendimento das Escrituras:


- Ser salvo 1 Co 2:14;Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

-
Ler (estudar, conferir) diariamente At 17:11;Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalónica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.

- Interpretar literalmente (em harmonia com contexto e passagens correlatas) 2Pd 1:20;      Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.

- Saber dividir as Escrituras (que dispensação? dirigido a quem? dito por quem? etc.) 2Tm 2:15;Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

Lembremos que os 13 livros Rm a Fm são os únicos da Bíblia expressamente escritos para a dispensação em que estamos, das assembleias locais. Conseqüentemente, embora todas as palavras dos restantes 53 livros da Bíblia ({Gn-At; He-Ap}) também sejam igualmente inspiradas por Deus de forma verbal + infalível + inerrável + plenária, tais outros 53 livros têm algumas centenas ou milhares de partes (por exemplo: sacrifício de animais, circuncisão, dons e sinais exclusivos dos apóstolos, etc.) dirigidas a outras dispensações e outros grupos de pessoas e não a nós, os salvos dos dias de hoje. Conseqüentemente:

1) tudo que está proibido/ ordenado/ prometido em {Gn-At; He-Ap} (por exemplo: entrar diretamente na presença de Deus`(sem sacerdote humano servindo de intermediário)/ circuncisão/ bênçãos materiais em conseqüência do dizimar), mas está explicitamente escrito o contrário em {Rm-Fm}, onde está explicitamente permitido/ proibido/ não prometido, então mudou e, agora, para nós, na realidade, está permitido/ proibido/ não prometido;
2) tudo que está proibido/ ordenado/ prometido em ambos {Gn-At; He-Ap} e {Rm-Fm} (por exemplo: homicídio, amar a Deus acima de tudo, recompensa por crer e por obedecer), então agora, para nós, continua proibido/ ordenado/ prometido;
3) os casos em que “algo” está proibido/ ordenado/ prometido em {Gn-At; He-Ap} (por exemplo, espiritismo/ guardar o ano sabático/ colheita dobrada no ano anterior ao sabático), mas {Rm-Fm} guarda silêncio sobre isto, então precisam de uma análise muitíssimo mais acurada, com considerações de implicações rigorosamente lógicas e irrefutáveis, feitas a partir de verdades bíblicas mais explícitas e claras {Rm-Fm}, acrescidas de considerações sobre se tal “algo” faz parte da lei cerimonial ou da lei moral de Deus, etc. (Por exemplo:

- 3.a) a proibição ao espiritismo não faz parte da lei cerimonial mas sim da moral, e a prática espírita viola outros mandamentos válidos para esta dispensação das assembleias locais, portanto espiritismo continua proibido por Deus, para nós, desta dispensação;
- 3.b) guardar o ano sabático é da lei cerimonial, só para judeus, portanto não se aplica a nós;
- 3.c) daí, a promessa de colheita dobrada no ano anterior ao sabático também não se aplica a nós.)



-
Comparar Escritura com Escritura 1Co 2:13; As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.

- Aplicar (por em prática); e pregar At 8:35.    Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.



Sempre lembre as 10 regras básicas abaixo:

- Algumas profecias foram condicionais (eg: Jonas, para Nínive);

- Profetas falam do futuro como se fosse presente ou passado;

- Lei dos Picos: um trecho pode dar a visão de 2 picos e esconder 1 vale entre eles (eg: Is 61:1-2; Jl 2:28-32);

  O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;    A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;

  E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.    E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.    E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.    O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR.    E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o SENHOR, e entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar.


Lei do Duplo Cumprimento”: profecias podem ser cumpridas duplamente, a 1a. vez num sentido “menor” e incompleto (eg: a destruição de Jerusalém no ano 70) e a 2a. vez num sentido “maior” e completo (eg: a Grande Tribulação);

- “Lei da 1a. Referência”:  o sentido símbolo, na Bíblia, é constantemente o da sua 1a. ocorrência (eg: fermento é sempre mal,  pecado, hipocrisia, e isto explica a parábola do fermento, em Mt 13);

- “Lei da Recapitulação”: passagens sucessivas podem ser recapitulações, repetições de um mesmo fato sob diferentes ênfases e pontos de vista (eg: os 4 evangelhos; os sonhos de faraó; Gn 1:1 e os outros relatos da criação Gn 1:2-31 e 2:4-25; os 7 selos + 7 trombetas + 7 taças de Apocalipse., etc.);

- Nunca alicerce uma doutrina apenas sobre símbolos, tipos, parábolas, etc. E não procure explicar todos os seus detalhes, mas só os principais. E use-os não para inventar, mas sim para ilustrar doutrinas, já bem estabelecidas em trechos claros, literais, explícitos

- Sempre use os textos explícitos-claros-ordem para explicar os implícitos-escuros-exemplo. Não use estes para torcer e anular aqueles;

- Tudo o que foi cumprido até hoje o foi literalmente. Por que supor que não mais o será?

- Siga estas regras e siga o princípio de “Sola Scriptura”, sem se curvar demais aos comentários aos grandões (do passado e, ainda mais, de hoje).



1. Sempre Tenha as Perguntas Chave em Sua Mente


Eis algumas perguntas que se deve ter em mente ao ler cada parágrafo da Bíblia:


A. Quem está falando estas palavras neste verso? É Deus Pai/Filho/Espírito Santo? É um profeta de Deus profetizando em nome de Deus? É um anjo de Deus? É um crente, sincero mas não inspirado? É um descrente? É um demônio?

B. Para quem as palavras deste parágrafo foram ditas? Para judeus na Dispensação da Lei? Para crentes da dispensação da Igreja? Para a Tribulação? Para o Milênio?

C. No capítulo de hoje, qual versículo mais tocou meu coração, minha vida? Sublinhe-o.

D. Qual é a idéia principal do capítulo?

E. O que o capítulo ensina a respeito de CRISTO? (Ele sempre será o centro de tudo).

F. Há um exemplo que devo seguir?

G. Há um erro que devo evitar?

H. Há alguma tarefa que devo realizar?

I. Há alguma promessa da qual me devo apropriar (isto é, crer)?

J. Há algum pecado que devo confessar?


2. Sempre Tenha um Plano de Estudo Definido


A. Estude uma palavra, o mais profundamente que puder. Usando um concordância, procure uma palavra e veja as várias maneiras como é usada na Bíblia. Por exemplo: a palavra coração dá um estudo muito interessante. Podemos notar dez tipos de corações. Leia estes versículos e diga os tipos de corações que achar:

Referência

Texto

Tipo de coração

Mat 5:8

Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;

limpo

Tia 4:8

Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.

purificado

Mar 10:5

E Jesus, respondendo, disse-lhes: Pela dureza dos vossos corações vos deixou ele escrito esse mandamento;

duro

Luc 24:25

E ele lhes disse: O néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!

tardo

Sal 57:7

Preparado está o meu coração, ó Deus, preparado está o meu coração; cantarei, e darei louvores.

preparado (para servir e louvar)

Jer 17:9

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?

enganoso

Jer 20:9

Então disse eu: Não me lembrarei dele, e não falarei mais no seu nome; mas isso foi no meu coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; e estou fatigado de sofrer, e não posso mais.

ardente

Eze 18:31

Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes, e fazei-vos um coração novo e um espírito novo; pois, por que razão morreríeis, ó casa de Israel?

novo


Observação: Acima de tudo, o Espírito Santo será seu professor, você pondo muito tempo, muito esforço, muita oração, e muita submissão no estudo da Palavra. Depois disto, uma boa CONCORDÂNCIA é a melhor coisa que pode usar (se quiser e tiver uns rudimentos de Grego e Hebraico, use uma concordância nestes idiomas, como Strong`s [faz parte da Online Bible], mas isto não é  realmente necessário se você tiver uma concordância exaustiva de uma fiel tradução da Palavra de Deus (Textos Massorético + Receptus)). Não dê muito crédito aos “Pais da Igreja” (geralmente foram hereges em muitas áreas!), nem a comentários, nem aos “super-intelectuais”.



B. Estude uma doutrina, o mais profundamente que puder. Descubra tudo o que puder sobre doutrinas tais como; oração, inspiração, salvação, santificação e assim por diante.



C. Estude capítulos e livros da Bíblia, o mais intensamente que puder (seqüencialmente, capítulo por capítulo e verso por verso; Este é o melhor, mais equilibrado método, que lhe trará maiores benefícios espirituais a você e à igreja onde você prega ou ensina, é o método que deve ser preferido a maior parte do tempo). Comece escolhendo um livro curto, tal como Gálatas. Use o seguinte plano com cada capítulo:


* Descubra a idéia principal do capítulo. Dê ao capítulo um título, usando suas próprias palavras.

* Faça um esboço do capítulo, da maneira que achar que ele se desenvolve em torno da idéia principal.

* Descubra e sublinhe o versículo-chave do capítulo.

* Faça uma lista do que o capítulo ensina sobre CRISTO.

* Faça uma lista das maneiras em que o capítulo se aplica à sua vida.


Como dever de casa, leia o livro de Filipenses e prepare um estudo, usando o plano dado acima. Escreva suas respostas numa folha à parte, uma folha por capítulo.




D. Só use estes 3 métodos. Nunca leia e estude aleatoriamente (“onde a minha mão abrir”), ou só assuntos sensacionalistas, ou só “devocionais água com açúcar”, ou só “para poder defender a fé”, etc. Pior, não deixe de estudar com todo coração; Pior ainda, não deixe de estudar regularmente, a cada dia.




Hélio de Menezes Silva, antes de 1983.



Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (até 1948) são as autênticas Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), são as únicas que o crente deve usar, pois são fielmente traduzidas somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).



(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Ide/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.