Boas novas para professor de Direito, justificação pela fé em Cristo absolve réu da acusação julgamento e justa condenação e pena da lei, o inferno, por pecados crimes culpa pecaminosidade



Foto de Mauro, hoje com o Senhor

Campina Grande, PB, 13 de Maio de 1997.

 

Nosso amadíssimo filho MAURO NUNES SILVA, crente verdadeiro, de 27 anos, foi ontem atropelado com sua moto, por um caminhão. A um crente momentaneamente algo esfriado que o levou ao hospital, Mauro exortou a voltar ao primeiro amor e viver para Cristo. A nós e muitos outros irmãos, Mauro confortou e  animou, e só hoje subiu para a glória de Deus. Vendo seu rosto morto mas sorrindo tranqüilamente, radiante de paz e felicidade, lembramo-nos de Atos 6:15, 7:55-60 “... fixando os olhos nele, viram o seu rosto como o rosto de um anjo. ... estando [Estevão] cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu viu a glória de Deus, e Jesus que estava [de pé] à direita de Deus. E ele disse: ‘Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem que está em pé à mão direita de Deus. ... Senhor Jesus, recebe o meu espírito.’ ... E, tendo dito isto, adormeceu”.

 Oh, amigo, o próprio Cristo levantou-se do Seu trono para receber Mauro, como o faz com todo verdadeiro salvo! Esta não é uma mera esperança ingênua e sem base, mero forte desejo nosso, mas a certeza mais total e absoluta de todas as certezas do Universo, porque é a promessa objetiva e inquebrável de Deus! Ele nos revela que tanto há um inferno literal e horrível, como um céu literal e maravilhoso; declara que todos nós, inclusive Mauro, só merecemos o inferno, pois somos pecadores e Deus é justo e santo, não tolerando o pecado;  mas ensina que alguns poucos são salvos graciosa e imerecidamente, através de verdadeiramente e de todo o coração crerem em Cristo, em cada frase, palavra, e letra da Sua Palavra, de todo o coração desejosos de cumpri-la; e nos assegura que a estes, só a estes e só por isto, sem merecerem, Deus lhes garante salvação eterna e indizivelmente ditosa.

Só hoje soubemos que Mauro escreveu uma amorosa carta a um dos seus professores do Curso de Direito da UEPB, onde era um dos alunos mais brilhantes e queridos. Certos de que Mauro gostaria de estender o conteúdo principal dessa carta a aqueles que mais amava (seus colegas, professores, parentes e amigos), estamos fazendo isto no seu lugar. Não pudemos fazer as adaptações e personalizações que ele faria.

Salmo 116:15 “Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos.” Ezequiel 33:11 “... Vivo eu, diz o Senhor JEOVÁ, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta de seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos, pois por que razão morrereis...?”

Hélio & Nira, pais de Mauro.

************************************************************************************************

 

Meu caro professor ....

 

Tomei a liberdade de lhe apresentar esta breve dissertação sobre a frase do apóstolo São Paulo que, ao escrever uma carta aos coríntios, nos expôs sua célebre frase “... a letra mata mas o espírito vivifica.” Se a colocarmos no seu devido contexto, veremos que ao longo de todo o terceiro capítulo da referida carta, o apóstolo São Paulo faz um paralelo entre dois tipos de tratamento divino: um através da lei e o outro através do Espírito Santo.

Muitas vezes ao lermos a Palavra de Deus vemos os termos “MORTE” e “VIDA” relacionados [o primeiro] com separação eterna e [o segundo com] comunhão eterna com Deus. Em João 10:28 nós lemos: “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, eternamente, e ninguém as arrebatará da minha mão.” Se voltarmos um pouco no mesmo livro de São João 3:5 e 7, podemos ver “Respondeu Jesus: em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus (7)  Não te admires de eu te dizer: Importa-vos nascer de novo.” A letra (a lei) nos leva a uma eterna separação de Deus como mais na frente veremos.

Espero que tudo isto que expus possa tocar o seu coração como um dia tocou o meu, e que essas mesmas palavras que um dia pude contemplar ao estudar a Palavra de Deus, ao senhor [oh professor] possa fazer o mesmo. Que Deus as use e que delas o senhor possa tirar proveito! É o que espero e oro!

Seu aluno,          Mauro Nunes Silva.

************************************************************************************************

 

Se uma pessoa que é culpada por um crime vai a julgamento, sua única esperança é suplicar por misericórdia e não por justiça. Se ela receber a justiça de acordo com a lei, não há mais esperança para ela, senão a pena cabível.

Se nós recebêssemos justiça pelos nossos crimes, nós não estaríamos andando livres neste mundo. O meu crime e o seu [dos quais quero aqui tratar], nada têm com as leis desta terra, mas com a lei de Deus.

 

TODOS SOMOS CULPADOS:

Romanos 3:19 “Ora, sabemos que tudo o que a lei diz aos que vivem na lei o diz, para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus...”

Deus diz que somos culpados. Talvez você diga: “Eu não me sinto culpado”, mas Ele tem um processo correndo contra nós. Tentando viver uma vida reta e cumprindo os mandamentos não nos inocentará. A Palavra de Deus diz: “Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos” (Tiago 2:10).

 

A ACUSAÇÃO CONTRA NÓS:

Romanos 3:23 “... Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.”

Todos nós já nascemos no pecado e o pecado nada mais é do que transgredir a lei. O apóstolo Paulo, na sua carta aos romanos, diz: “...mas eu não conhecí o pecado senão pela lei...” (Romanos 7:7b). Talvez você diga “Eu não! Eu sou uma pessoa boa e justa!”, mas Deus diz: “Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.” (Romanos 3:10-12).

 

A PENA:

Nós já sabemos! É o inferno. Jesus pregou mais sobre o inferno do que sobre o céu. Ele também disse que mais pessoas iriam para o inferno do que para o céu. Em Mateus 7:13,14, a Palavra de Deus diz: ”Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.” A Palavra de Deus nos alerta sobre este lugar literal onde “haverá choro e ranger de dentes...” (Mateus 13:28a). Em Salmo 9:17a  lemos “Os ímpios serão lançados no inferno...”

.

VOCÊ PODE SER JUSTIFICADO:

Nós não podemos ser justificados pela lei de Deus. Nós a infringimos. Ela apenas serve para mostrar que a transgredimos e somos pecadores culpados perante Deus. A Bíblia diz: “Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.” (Romanos 3:20).

Mas nós podemos ser justificados através de Jesus. O apóstolo Paulo em Romanos 3:24 diz que “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.”

 

ALGUÉM PAGOU POR SEU CRIME:

Nós não precisamos morrer e ir para o inferno. A justiça e a lei foram quitadas quando Jesus morreu na cruz por mim e por você. Em Gálatas 3:13 o apóstolo Paulo diz: “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: ‘Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro.’ ” Ele então ressuscitou dos mortos para mostrar Seu poder e vitória sobre o pecado e a morte. Ele está vivo no céu e esperando que nos arrependamos dos nossos pecados e que nos coloquemos aos seus pés nos dando por culpados e clamando por misericórdia.

Se o senhor [professor,] vier para Jesus desta forma, Ele lhe salvará e mudará sua vida. Você terá paz na sua alma, porque será justificado e não mais será condenado. Veja o que diz João 3:18a: “Quem crê nEle não é condenado...”.

 

BUSQUE A JESUS HOJE!

”Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus maus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.” (Isaías 55:6,7).

“Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” (Romanos 10:13).

 

Se, agora mesmo, o senhor orar a Deus e for sincero ao confiar sua alma à Ele, Ele  lhe  salvará !!!



(retorne à PÁGINA ÍNDICE de SolaScripturaTT / Ide)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.