Saudações no nome do nosso Deus - Senhor - e - Salvador, Jesus Cristo.
Estou muito honrado pelo amoroso convite que, através do meu irmão e amigo Alexander, esta igreja batista me fez para lhes falar. Agradeço a Deus e também a vocês!
Peço desculpas que eu só possa ir através de vídeo.
Saliento que não conheço NENHUMA peculiaridade da igreja de vocês, falarei de modo genérico, e sempre me esforço para falar todo o conselho de Deus, sem medos.

(Eu, Hélio, começo advertindo cada igreja de boa linha batista: De todas as pragas que devem evitar, fujam de jamais terem um pastor amilenarista. O amilenarismo, que nasce do não literalismo na interpretação da Bíblia, é, por isso mesmo, somente a ponta do iceberg, é somente um sintoma de desastre teológico 7 vezes pior. Fujam de pastores amilenaristas, ou não deixarão chances para os seus filhos e netos!)


Comecemos lendo Apocalipse 20. Abandonemos todas as nossas teorias mais queridas (se elas contradizem alguma palavra da Bíblia) e creiamos plena, somente, simplesmente no que Deus escreveu. Leiamos . . . . . .

Hoje, vamos estudar um resumo e adaptação que fiz, a partir de artigo do Dr. Thomas Ice. O título é:

As Teologias Não Escriturísticas do
Amilenarismo
e do
Posmilenarismo

 

por Thomas Ice

(Resumido e adaptado por Hélio, em 2006)




O ângulo de visão, o ponto de vista, a posição que alguém tem sobre o futuro, tem um tremendo impacto sobre o que ele acredita que um indivíduo deve fazer no presente.

Historicamente, somente a Bíblia olha adiante, para o futuro, como um tempo em que a vida sobre a terra será melhor do que no passado, será a perfeição das perfeições. Em referência à terra, somente a Bíblia diz que o melhor ainda está por vir!

O ponto de vista que alguém tem quanto à Escatologia (que é o do estudo das últimas coisas) faz toda a diferença real e prática! É importante que tenhamos o correto ângulo de visão sobre o futuro [e tal ângulo de visão é o de Deus, escrito na Sua Palavra].

Este estudo, adaptado do Dr. Ice, tem 8 partes (...)

1. Mostrem-me A Escritura (desafio aos amilenaristas e aos posmilenaristas)

Meu desafio é simplesmente este: Uma vez que posmilenaristas (e amilenaristas) dizem que “o posmilenarismo (ou o amilenarismo) está em cada página do Bíblia”, então, por favor, que eles mostrem-me UMA [UMA única que seja] passagem da BÍBLIA que EXIJA uma interpretação posmilenarista (ou amilenarista) e que não possa ser tomada em um sentido premilenar. Não há uma só passagem em qualquer lugar nas Escrituras que, lida e crida da forma mais simples e pura, inquestionavelmente conduziria ao sistema posmilenarista (ou amilenarista).  O melhor pretexto, a melhor desculpa que o posmilenarismo (ou o amilenarismo) pode tentar usar é uma posição construída em cima de uma INFERÊNCIA humana, pior, uma inferência meramente humana que se inicia e é ditada por preferências e gostos humanos. Em toda a Bíblia, de Gênesis a Apocalipse, não há um único versículo distintamente posmilenarista [ou amilenarista]. Posmilenarismo e amilenarismo NÃO são encontrados na Bíblia lida e crida simples e diretamente! Por outro lado, o premilenarismo está bem claramente na Bíblia! (como nós podemos facilmente provar a qualquer pessoa que  REALMENTE crê no que a Bíblia DIZ direta e simplesmente.)



2. Os Três Principais Pontos de Vista [sobre o 2o. Advento e o Milênio]

Há três principais posições quanto à Escatologia (que é o do estudo das últimas coisas). Todas essas três posições revolvem em torno do retorno de Cristo com relação ao milênio (milênio significa 1000 anos), ou seja, revolvem em torno do tempo e modo do retorno de Cristo, em relação ao estabelecimento do reino de Deus sobre a terra. Os três sistemas são conhecidos como o premilenarismo, o amilenarismo e o posmilenarismo. Cada ponto de vista quanto à Escatologia tem que se enquadrar em uma destas três categorias sobre o milênio. Enquanto estes termos são extensamente usados e são as etiquetas aceitas para os três pontos de vista, muitos pensam que esses termos podem ser enganadores se não forem corretamente compreendidos. Ouçamos uma breve descrição de cada um deles, feita por um proponente de cada categoria.

2.1. Premilenarismo: John F. Walvoord descreve sua fé premilenar como “uma interpretação que a segunda vinda de Cristo ocorrerá antes de Seu reino literal de mil anos, sobre a terra.” Após Sua vitoriosa intervenção na história, Cristo reinará em todo o Seu poder, pessoalmente, sobre todo o mundo, a partir de Jerusalém, produzindo sobre a terra um tempo de perfeitas paz e prosperidade e justiça. Premilenaristas vêem o tempo atual como sendo o tempo das igrejas, constituindo-se numa obra separada e diferente, dentro do plano de Deus, daquela obra para com Israel. (Mas a obra redentora de Cristo é a única base para a salvação, não importa o período de tempo debaixo da qual um crente viva.)

2.2. Amilenarismo é descrito por Floyd E. Hamilton como o ponto de vista “que o reino milenar de Cristo estende-se [por um período de tempo INDEFINIDO] desde Sua ressurreição do túmulo até à ocasião da Sua segunda vinda nas nuvens, que será o final dos tempos”. Em nenhum tempo o Cristo literal reinará na terra literal a partir da Jerusalém literal. “[Quanto à expressão] ‘sobre a terra’, [replicamos que] o reino de Cristo ‘não é deste mundo,’ mas Ele reina especialmente nos corações daqueles que constituem o Seu povo. [Quanto à expressão] ‘mil anos,’ [replicamos que] ela significa o período de tempo [de duração INDEFINIDA] em que se alcançará a completa perfeição, entre as duas vindas de Cristo.” Após a segunda vinda de Cristo, crentes de toda a história entrarão no céu para alí viverem por toda a eternidade que imediatamente seguirá ao julgamento final e único de toda a humanidade.

2.3. Posmilenarismo: Norman Shepherd define o posmilenarismo como “o ponto de vista que Cristo retornará ao final de um prolongado [e INDEFINIDO] período de justiça e de prosperidade (o milênio).” Como o amilenarista, também o posmilenarista vê a época atual como já sendo o reino de Deus. Entretanto, o posmilenarista vê o reino de Cristo não apenas nos corações dos crentes de hoje, mas também, e principalmente, como a SOCIEDADE impactante. Posmilenaristas acreditam que, uma vez que o reino já foi estabelecido na primeira vinda de Cristo, então, atualmente, ele está sendo expandido através da pregação do evangelho, até que uma avassaladora maioria (embora não a totalidade) da humanidade será convertida a Cristo. O sucesso de tal  evangelho criará um clima da recepção às coisas de Cristo (tal como a aceitação do Seu reinar sobre todo o mundo, reinar não pessoal e corporal mas sim através duma Igreja mundial unificada e perfeita). Shepherd  explica  ainda mais :

“[O posmilenarista] espera um período futuro em que a verdade revelada estará presente através de todo o mundo e aceita pela esmagadora maioria das pessoas. Conseqüentemente [e após isto], a era milenar [que está em desenvolvimento até crescer plenamente] será um tempo de paz, de prosperidade material, e de glória espiritual.

O milênio será de duração prolongada embora não necessariamente de 1.000 anos precisos. Uma vez que ele é estabelecido através da [paulatina] operação dos meios já presentemente em operação, seu começo é imperceptível. Alguns posmilenaristas esperam um estabelecimento gradual do milênio; outros esperam um começo mais abrupto. A maioria, mas não todos, admitem a possibilidade de uma apostasia ou ressurgência do mal antes do [segundo] advento [de Cristo] e em preparação para o julgamento [único e final]. Mesmo durante o milênio, o mundo não será inteiramente sem pecado, e nem toda pessoa será convertida.”



3. Amilenarismo e Posmilenarismo São Similares

Walvoord bem observou que “Premilenarismo é obviamente um ponto de vista completamente afastado tanto do amilenarismo como do posmilenarismo.” Isto ocorre, ele afirma, porque os premilenaristas são mais consistentemente literais em seu enfoque hermenêutico do que ambos os outros pontos de vista.

Alguns posmilenaristas também têm notado seu parentesco mais próximo com seus irmãos amilenaristas. David Chilton escreveu: “O que eu estou dizendo é isto: Amilenarismo e Posmilenarismo são a mesma coisa. A única diferença fundamental é que os posmilenaristas acreditam que todo  o mundo será convertido, e os amilenaristas não [acreditam nisto]. Se não fosse por isso, eu seria um amilenarista. ... Conseguiram entender?”

O paradigma amilenarista/ posmilenarista é o ponto final ao qual chegam os indivíduos que não levam em conta o futuro que Deus determinou-Se dar à nação de Israel.



 

4. Breve História dos Sistemas Mileniais
 

4.1. Quiliasmo

Premilenarismo (ou quiliasmo) era a posição universal dos primeiros pais ortodoxos. Tal constatação é o consenso tanto entre os eruditos conservadores como entre os eruditos liberais.

J. N. D. Kelly, falando sobre a Escatologia do segundo século, observa: “Esta doutrina milenariana, ou ‘quiliástica’, era extensamente popular naquele tempo.”

Um outro historiador diz: “O cristianismo primitivo foi marcado por grande entusiasmo quiliástico. .... Por quiliasmo, estritamente falando,  significamos a crença em que Cristo devia retornar à terra e reinar visivelmente por mil anos. Esse retorno [e esse reinar de Cristo sobre a terra] foi usualmente esperado para o futuro imediato [e foi universalmente, sem exceções, esperado como literal].”.

Premilenarismo não foi contradito por nem sequer um único pai das igrejas ortodoxas até o começo do terceiro século, quando Gaius (Caius) foi o primeiro a lançar um ataque contra este ensino da Bíblia. Gaius foi o primeiro na história registrada das igrejas que interpretou os mil anos simbolicamente. Adicionalmente, ele também rejeitou todo o livro do Apocalipse!...

 

4.2. Antimilenarismo

Somente a interpretação escatológica premilenar é consistente com o texto bíblico (inclusive com Apocalipse 20), e as igrejas dos primeiros séculos eram solidamente quiliastas (isto é, premilenaristas) em sua interpretação de Apocalipse 20 e de outras Escrituras, até que Agostinho (354-430) surgiu em cena.

Antimilenarismo não surgiu do estudo de Escritura, mas, ao contrário, surgiu em conseqüência de indivíduos, que já estavam afetados pelo pensamento pagão, terem suas sensibilidades contrariadas. A reação (ao premilenarismo) que primeiro surgiu não foi propor uma interpretação alternativa para Apocalipse 20 (uma vez que salta aos olhos que este capítulo claramente ensina o premilenarismo) mas reivindicar que todo o livro de Apocalipse de modo nenhum pertence ao cânon inspirado do Novo Testamento.

Premilenarismo começou a ser atacado pela escola Alexandrina  no Egito durante a metade do terceiro século. No leste, Eusébio de Cesárea (263-339), o teólogo da corte de Constantino e o herdeiro teológico de Orígenes, foi um forte líder na rejeição do Apocalipcismo. Com a ascensão de Constantino e a adoção do cristianismo como a religião oficial do império, as perspectivas (como a premilenarista) diferentes daquelas oficializadas pelo Catolicismo caíram em desfavor, quando não em proibição e em severas penas, até mesmo a pena de morte.

“Milenarismo permaneceu poderoso nas igrejas Cristãs por todo o tempo enquanto os cristãos foram uma minoria impopular ameaçada com perseguição. Quando, no quarto século, o cristianismo alcançou uma posição do supremacia no mundo mediterrâneo e transformou-se na religião oficial do império, a Igreja [Católica Romana] determinou-se erradicar as crenças milenarianas. ” (Norman Cohn)

No ataque contra o quiliasmo (isto é, contra o premilenarismo), estes dissidentes (Gaius, Eusébio de Cesárea, Clemente de Alexandria, seu pupilo Orígenes, e Agostinho) colocaram suas especulações acima da Palavra de Deus e a distorceram de acordo com suas idéias grandiloqüentes, negando a ressurreição do corpo e a futura glorificação do mundo material, o qual também foi criado por Deus; de acordo com eles o mundo material, a matéria, caracteriza-se pelo pecado do qual o espírito do homem deve se liberar. Era somente natural, esperado, e uma questão de seguir o curso [de suas perversões], que eles viriam a ser muitíssimo contra o quiliasmo (isto é, contra o premilenarismo).

Eusébio assim escreveu acerca de um homem chamado Papias (que nasceu no ano 70 e morreu no ano 155), o qual interpretava profecia literalmente: “Papias ... diz que haverá um milênio após as ressurreições dos mortos, quando o reino de Cristo será estabelecido em forma material sobre esta terra. Eu suponho que ele obteve estas noções por uma leitura pervertida dos escritos apostólicos, não compreendendo que tais [apóstolos] tinham falado misticamente e simbolicamente. A explicação é que ele era um homem da inteligência muito pequena, como é claro em seus livros.”

4.3. Amilenarismo

No oeste Latino, Jerônimo (347-420) e Agostinho (354-430) também reagiram fortemente à interpretação profética literal. Em seu comentário sobre o livro de Daniel, escrito um pouco antes do ano 400, Jerônimo ensinou que “os santos de modo nenhum terão  um reino terrestre, mas somente um celestial; portanto, esta fábula dos mil anos tem que ser eliminada.”

Na obra “A Cidade de Deus”, de Agostinho, toda a esperança em  um reino milenar terrestre ou físico é repetidamente descartada. Através dos escritos de homens tais como Jerônimo, Juliano de Toledo, Gregório o Grande, e, mais notavelmente, Agostinho, a interpretação literal do Bíblia, e especialmente dos livros de Daniel e de Apocalipse, rapidamente se desvaneceu. Uma proibição da Igreja Católica Romana contra se entender literalmente e se aplicar Apocalipse 20 ao futuro foi estabelecida durante a última parte da época patrística e permaneceu em efeito por séculos depois disso.

Um outro obstáculo que os antimilenaristas necessitaram superar foi que Apocalipse 20:4-6 fala que haverá mais de uma ressurreição em massa. Foi o teólogo Donatista africano, Ticônio (370 – 390 d.C.), que sugeriu uma interpretação alegórica de Apocalipse 20 (assim tendo a “honra” de ter se tornado o pai, mesmo que ainda obscuro, tanto do amilenarismo como do posmilenarismo). Agostinho adotou a interpretação de Ticônio com respeito a Apocalipse 20 e, no livro [isto é, no capítulo] XX de “A Cidade de Deus”, foi o primeiro a realmente escrever com todas as letras uma clara e inequívoca declaração do amilenarismo, a qual ao mesmo tempo produziu alguns princípios incipientes em cima dos quais o posmilenarismo se levantaria mais tarde.

 

4.4. Posmilenarismo

Posmilenarismo é amilenarismo positivo [isto é, otimista]. Quando as pessoas se tornam otimistas quanto ao progresso da época das igrejas, então usualmente elas gravitam para o posmilenarismo.

Posmilenarismo quase que se extinguiu por si mesmo depois que as duas grandes guerras mundiais do século XX lhe deixarem somente um punhado de advogados. Entretanto, os últimos 25 a 30 anos testemunharam uma renovada ênfase no posmilenarismo. O movimento de Reconstrução Cristã das últimas três décadas tem sido o principal catalisador da recente ressurgência do posmilenarismo. “Certamente, não é nenhum acidente que tanto posmilenarismo como teonomia [que prega que os países de hoje devem ser teocracias obedecendo todas as leis do Velho Testamento] brotaram de dentro do solo de um forte reavivamento reformado.” Uma das razões sociológicas pela qual começou a haver um reavivamento do posmilenarismo é a ascensão do otimismo do movimento da Nova Era, dos anos 1970’s ao presente.

”Este otimismo mal direcionado [dos cristãos] é um erro principal no posmilenarismo. No último século o posmilenarismo forneceu o clima otimista em que o [maléfico] evangelho social cresceu.

Posmilenaristas censuram e culpam o dispensacionalismo por criar um clima do afastamento das questões sociais e políticas. Mas tais defensores do posmilenarismo escondem que esta doutrina levou à Revolta de Munster de 1534, levou ao Nazismo, e ao Marxismo (tanto ao Nazismo e ao Marxismo que se dizem eminentemente cristãos, como o Nazismo e o Marxismo que não se dizem cristãos).


Posmilenarismo inevitavelmente leva ao movimento do “Evangelho Social, tão terrivelmente danoso ao verdadeiro evangelho.




5. Hermenêutica

O Dr. Walvoord foi perguntado, há uns poucos anos atrás “O que você prediz que serão as questões teológicas mais significativas nos próximos dez anos?” Sua resposta incluiu o seguinte: “[Um dos mais graves problemas será] o problema hermenêutico de não interpretar a Bíblia literalmente, especialmente nas áreas proféticas. A igrejas de hoje se engolfaram na idéia de que se não pode interpretar a profecia [da Bíblia] literalmente.”

A razão real pela qual os amilenaristas e os posmilenaristas acreditam como eles o fazem, é recusarem interpretar a Bíblia inteira (especialmente suas profecias) literalmente. Este é o problema! Em alguns de seus momentos mais cândidos e sinceros, os oponentes da interpretação literal da profecia admitem que se o nosso enfoque literal for seguido então ele conduz diretamente à teologia premilenar.

Floyd Hamilton disse o seguinte: “Agora, nós devemos francamente admitir que uma interpretação literal das profecias do Velho Testamento nos dá apenas tal retrato de um reino terrestre do Messias, exatamente como o premilenarista o pinta. Este foi  exatamente o tipo do reino Messiânico que os Judeus da época de Cristo esperavam, na base de uma interpretação literal das promessas do Velho Testamento.”

Na mesma veia, Oswald Allis admite “As profecias do Velho Testamento, se interpretadas literalmente, não podem ser consideradas como já tendo sido cumpridas ou como sendo capazes de [estarem sendo ou] virem a ser cumpridas nesta época atual.”

Se alguém seguir a hermenêutica apropriadamente, então o reconhecimento e interpretação dos (relativamente poucos) símbolos e figuras de linguagem tornar-se-ão óbvios em decorrência do enfoque literal que ele usa em todas as (muito mais numerosas) passagens possíveis de interpretação literal. O procedimento contrário (que estrebucha e rejeita milhares de versos claros e que podem perfeitamente ser interpretados literalmente, e que leva cada pessoa a poder inventar para as profecias da Bíblia um significado alegórico diferente, a seu gosto, e que leva a ficarem todos confusos e fazerem pior ainda com as dezenas de versos de linguagem simbólica ou figurada) deve-se simplesmente a que as pessoas não gostam e não querem aceitar o que os milhares de versos claros e possíveis de interpretação literal dizem simplesmente. Assim, têm que que, de antemão, carregarem o processo interpretativo com todos os tipos das idéias que trazem de fora do texto das Escrituras.


PAREI A GRAVAÇÃO AQUI. CONTINUEMOS.

6. Anti, Anti! (Contra, contra: teorias dos homens contrárias ao que a Bíblia diz, simplesmente, sobre os mil anos)

Em suas apresentações de seus pontos de vista, tanto o amilenarismo como o posmilenarismo gastam muito tempo explicando porque são tão opostos ao premilenarismo, especialmente ao premilenarismo dispensacionalista. Do mesmo modo que fizeram quando nasceram nos séculos III e IV, assim também os amilenaristas e posmilenaristas modernos sempre TÊM que começar tentando justificar seus pontos de vista contrários ao premilenarismo. Mas, ao contrário, muitas apresentações premilenaristas podem ser encontradas que nem sequer mencionam o amilenarismo e o posmilenarismo. Qual a explicação para este contraste? A razão de tal contraste é que uma apresentação positiva do premilenarismo pode ser feita unicamente a partir da Bíblia, sem ter que mencionar e combater outros pontos de vista, ao passo que o amilenarismo e o posmilenarismo não podem fazer outro começo que não seja tentar derrubar o que naturalmente surge da simples leitura da Bíblia.



 

7. Sólido Suporte Bíblico do Premilenarismo
 

Dr. Gerald Stanton sumariou o sólido suporte bíblico do premilenarismo, nos seguintes pontos:

- Consistente interpretação literal

-  Natureza incondicional das alianças (particularmente a Abraâmica)

- A aliança Abraâmica.

- O Velho Testamento ensina um reino terrestre literal.

 - Os ensinos do Velho Testamento sobre o reino são continuados sem mudanças, no Novo Testamento.

- Cristo também sustenta o ensino de um reino literal sobre a terra.

- Há mais que uma ressurreição nas Escrituras.

- Apocalipse 20 ensina premilenarismo.

- Todas as igrejas dos séculos I, II, sem sequer uma exceção conhecida, e boa parte das igrejas do século III, eram premilenaristas.

 -Amilenarismo e posmilenarismo são cheios de falhas [tantos sob o ponto de vista da Bíblia, como do ponto de vista de simplesmente se abrir os olhos e ver as realidades atual e histórica. Quem está vendo leão mansamente pastando junto a cordeirinhos? Ou armas sendo derretidas para virarem arados? Ou paz nas favelas das nossas cidades?].

- Premilenarismo harmoniza-se com toda a Bíblia.

- Somente o premilenarismo provê uma conclusão satisfatória para a História da terra.




8. Conclusão

Obviamente muito mais pode ser dito sobre o amilenarismo e o posmilenarismo, mas basta-nos dizer que nenhum deles é ensinado na Bíblia. Mostrem-me um único texto que o ensine. Premilenarismo pode ser segura e indutivamente colhido de Apocalipse 20. (De fato, é dali que se originaram os termos premilenarismo, amilenarismo e posmilenarismo, uma vez que Apocalipse 20 fala de um reino de mil anos de Cristo sobre a terra, que ocorrerá após Seu retorno em Apocalipse 19.) Uma vez que a Teologia sã deve ser desenvolvida a partir somente da própria Bíblia, e uma vez que a Bíblia ensina somente um único ponto de vista em toda a questão, então o amilenarismo e o posmilenarismo não podem ser encontrados em nem sequer um único versículo tomado de forma simples e direta, ao passo que o premilenarismo é encontrado em cada página do Bíblia, de Gênesis a Apocalipse. A força do premilenarismo está no texto das Escrituras. Estude-as! Ensine-as! Proclame-as! Ponha todas suas esperanças somente nelas! Viva-as!

Maranata! ("O nosso Senhor está para voltar!")



(aqui terminou o artigo resumido e adaptado a partir de Thomas Ice)


(aqui começa uma tradução feita por minha boa esposa, Valdenira, a partir do livro Things to Come, de Dwight Pentecost)





Capítulo XXII“A História da Doutrina do Segundo Advento”


Seção VI – “Observações Resultantes”

[Conclusão resumindo todo o capítulo]



 

A. O segundo advento é premilenar.

 O método literal de interpretar as Escrituras faz necessária uma vinda PRÉ-milenar do Senhor.


 

B. O segundo advento é um advento literal.

(Acts 1:11), o retorno de Cristo é corporal e é à terra.
    “Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.” (At 1:11 ACF)




 

C. O segundo advento [literal] é exigido [pelas Escrituras].

A maior parte da profecia não cumprida faz o segundo advento absolutamente essencial.
 

Tem sido prometido que Ele mesmo virá (Acts 1:11);
    “Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.” (At 1:11 ACF)
 

que os mortos ouvirão a Sua voz; (John 5:28);
    “Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz.” (Jo 5:28 ACF)
 

que Ele reinará com os servos vigilantes (Luke 12:37);
    “Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá.” (Lc 12:37 ACF)
 

que Ele virá para a terra novamente (Acts 1:11 vide acima),
 

      para o mesmo Monte das Oliveiras de onde Ele ascendeu (Zacarias 14:4),
    “E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul.” (Zc 14:4 ACF)
 

     em labaredas de fogo (2Thes 1:8),
    “Como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo;” (2Ts 1:8 ACF)
 

     nas nuvens do céu com poder e grande glória (Matthew 24:30; 1Pet 1:7; 4:13),
    “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.” (Mt 24:30 ACF)
    “Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;” (1Pe 1:7 ACF)
    “Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.” (1Pe 4:13 ACF)
 

     e se postará de pé sobre a terra (Job 19:25);
    “Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.” (Jó 19:25 ACF)
 

que Seus santos (das igrejas) virão com Ele (1Thes 3:13; Jude 14);
    “Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos.” (1Ts 3:13 ACF)
    “E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;” (Jd 1:14 ACF)
 

que cada olho O verá (Rev 1:7);
    “Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.” (Ap 1:7 ACF)
 

que Ele destruirá o anticristo (2Thes 2:8);
    “E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda;” (2Ts 2:8 ACF)
 

que Ele se sentará em Seu trono (Matthew 25:31; Rev 5:13);
    “E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;” (Mt 25:31 ACF)
    “E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.” (Ap 5:13 ACF)
 

que todas as nações se ajuntarão diante dEle e Ele os julgará (Matthew 25:32);
    “E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;” (Mt 25:32 ACF)
 

que Ele terá o trono de Davi (Isaiah 9:6-7; Luke 1:32; Ezequiel 21:25-27);
    “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juizo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto.” (Is 9:6-7 ACF)
    “Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai;” (Lc 1:32 ACF)
    “E tu, ó profano e ímpio príncipe de Israel, cujo dia virá no tempo da extrema iniqüidade, Assim diz o Senhor DEUS: Tira o diadema, e remove a coroa; esta não será a mesma; exalta ao humilde, e humilha ao soberbo. Ao revés, ao revés, ao revés porei aquela coroa, e ela não mais será, até que venha aquele a quem pertence de direito; a ele a darei.” (Ez 21:25-27 ACF)
 

que estará [reinando] sobre toda a terra (Jeremias 23:5-6);
    “Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual Deus o chamará: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA.” (Jr 23:5-6 ACF)
 

que Ele terá um reino (Daniel 7:13-14);
    “Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.” (Dn 7:13-14 ACF)
 

e reinará com Seus santos (Daniel 7:18-27; Rev 5:10);
    “Mas os santos do Altíssimo receberão o reino, e o possuirão para todo o sempre, e de eternidade em eternidade. Então tive desejo de conhecer a verdade a respeito do quarto animal, que era diferente de todos os outros, muito terrível, cujos dentes eram de ferro e as suas unhas de bronze; que devorava, fazia em pedaços e pisava aos pés o que sobrava; E também a respeito dos dez chifres que tinha na cabeça, e do outro que subiu, e diante do qual caíram três, isto é, daquele que tinha olhos, e uma boca que falava grandes coisas, e cujo parecer era mais robusto do que o dos seus companheiros. Eu olhava, e eis que este chifre fazia guerra contra os santos, e prevaleceu contra eles. Até que veio o ancião de dias, e fez justiça aos santos do Altíssimo; e chegou o tempo em que os santos possuíram o reino. Disse assim: O quarto animal será o quarto reino na terra, o qual será diferente de todos os reinos; e devorará toda a terra, e a pisará aos pés, e a fará em pedaços. E, quanto aos dez chifres, daquele mesmo reino se levantarão dez reis; e depois deles se levantará outro, o qual será diferente dos primeiros, e abaterá a três reis. E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo. Mas o juízo será estabelecido, e eles tirarão o seu domínio, para o destruir e para o desfazer até ao fim. E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão.” (Dn 7:18-27 ACF)
    “E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.” (Ap 5:10 ACF)
 

que todos os reis e nações O servirão (Psalm 72:11; Isaiah 49:6-7; Rev 15:4);
    “E todos os reis se prostrarão perante ele; todas as nações o servirão.” (Sl 72:11 ACF)
    “Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra. Assim diz o SENHOR, o Redentor de Israel, o seu Santo, à alma desprezada, ao que a nação abomina, ao servo dos que dominam: Os reis o verão, e se levantarão, como também os príncipes, e eles diante de ti se inclinarão, por amor do SENHOR, que é fiel, e do Santo de Israel, que te escolheu.” (Is 49:6-7 ACF)
    “Quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome? Porque só tu és santo; por isso todas as nações virão, e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos.” (Ap 15:4 ACF)
 

que os reinos deste mundo tornar-se-ão Seus reinos (Zacarias 9:10; Rev 11:15);
    “E de Efraim destruirei os carros, e de Jerusalém os cavalos; e o arco de guerra será destruído, e ele anunciará paz aos gentios; e o seu domínio se estenderá de mar a mar, e desde o rio até às extremidades da terra.” (Zc 9:10 ACF)
    “E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.” (Ap 11:15 ACF)
 

que os povos se congregarão a Ele (Gen 49:10);
    “O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos.” (Gn 49:10 ACF)
 

que cada joelho se dobrará a Ele (Isaiah 45:23);
    “Por mim mesmo tenho jurado, já saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás; que diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua.” (Is 45:23 ACF)

que eles virão e adorarão o Rei (Zacarias 14:16; Psalm 86:9);
    “E acontecerá que, todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernáculos.” (Zc 14:16 ACF)
    “Todas as nações que fizeste virão e se prostrarão perante a tua face, Senhor, e glorificarão o teu nome.” (Sl 86:9 ACF)
 

que Ele edificará a Sião (Psalm 102:16);
Quando o SENHOR edificar a Sião, aparecerá na sua glória.” (Sl 102:16 ACF)
 

que Seu trono será em Jerusalém (Jeremias 3:17; Isaiah 33:20-21);
    “Naquele tempo chamarão a Jerusalém o trono do SENHOR, e todas as nações se ajuntarão a ela, em nome do SENHOR, em Jerusalém; e nunca mais andarão segundo o propósito do seu coração maligno.” (Jr 3:17 ACF)
    “Olha para Sião, a cidade das nossas solenidades; os teus olhos verão a Jerusalém, habitação quieta, tenda que não será removida, cujas estacas nunca serão arrancadas e das suas cordas nenhuma se quebrará. Mas ali o glorioso SENHOR será para nós um lugar de rios e correntes largas; barco nenhum de remo passará por ele, nem navio grande navegará por ele.” (Is 33:20-21 ACF)
 

que os apóstolos se sentarão sobre doze tronos, julgando as doze tribos de Israel (Matthew 19:28; Lucas 22:28-30);
    “E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.” (Mt 19:28 ACF)
    “E vós sois os que tendes permanecido comigo nas minhas tentações. E eu vos destino o reino, como meu Pai mo destinou, Para que comais e bebais à minha mesa no meu reino, e vos assenteis sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel.” (Lc 22:28-30 ACF)
 

que Ele regerá todas a nações (Psalm 2:8-9; Rev 2:27);
    “Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão. Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro.” (Sl 2:8-9 ACF)
    “E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.” (Ap 2:27 ACF)

 

que Ele julgará com retidão e justiça (Psalm 9:7);
    “Mas o SENHOR está assentado perpetuamente; já preparou o seu tribunal para julgar.” (Sl 9:7 ACF)

que o templo em Jerusalém será reconstruído (Ezequiel capítulos 40-48);
 

e a glória do Senhor virá sobre ele (Ezequiel 43:2-5; 44:4);
    “E eis que a glória do Deus de Israel vinha do caminho do oriente; e a sua voz era como a voz de muitas águas, e a terra resplandeceu por causa da sua glória. E o aspecto da visão que tive era como o da visão que eu tivera quando vim destruir a cidade; e eram as visões como as que tive junto ao rio Quebar; e caí sobre o meu rosto. E a glória do SENHOR entrou na casa pelo caminho da porta, cuja face está para o lado do oriente. E levantou-me o Espírito, e me levou ao átrio interior; e eis que a glória do SENHOR encheu a casa.” (Ez 43:2-5 ACF)
    “Depois me levou pelo caminho da porta do norte, diante da casa; e olhei, e eis que a glória do SENHOR encheu a casa do SENHOR; então caí sobre o meu rosto.” (Ez 44:4 ACF)
 

que a glória do Senhor será revelada (Isaiah 40:5);
    “E a glória do SENHOR se manifestará, e toda a carne juntamente a verá, pois a boca do SENHOR o disse.” (Is 40:5 ACF)

que o deserto será um campo fértil (Isaiah 32:15);
    “Até que se derrame sobre nós o espírito lá do alto; então o deserto se tornará em campo fértil, e o campo fértil será reputado por um bosque.” (Is 32:15 ACF)

que o deserto florescerá como a rosa (Isaiah 35:1-2);
    “O deserto e o lugar solitário se alegrarão disto; e o ermo exultará e florescerá como a rosa. Abundantemente florescerá, e também jubilará de alegria e cantará; a glória do Líbano se lhe deu, a excelência do Carmelo e Sarom; eles verão a glória do SENHOR, o esplendor do nosso Deus.” (Is 35:1-2 ACF)

e Seu repouso será glorioso (Isaiah 11:10).
    “E acontecerá naquele dia que a raiz de Jessé, a qual estará posta por estandarte dos povos, será buscada pelos gentios; e o lugar do seu repouso será glorioso.” (Is 11:10 ACF)
 

o inteiro programa da aliança com Israel, que não tem sido cumprido, necessita do segundo advento do Messias na terra. O princípio do cumprimento literal faz necessário que Cristo retorne [literalmente, para fazê-lo cumprir, literalmente reinando corporalmente, a partir de Jerusalém, sobre toda a terra]



 

D. O segundo advento será visível.

Será uma completa e visível manifestação do Filho de Deus na terra (Acts 1:11; Rev 1:7; Matthew 24:30).
    “Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.” (At 1:11 ACF)
    “Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.” (Ap 1:7 ACF)
    “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.” (Mt 24:30 ACF)



 

E. Exortações práticas surgirão do segundo advento.

É feito uso extensivo da doutrina da Segunda vinda de Cristo nas Escrituras como uma base de exortação. A doutrina da 2a. vinda de Cristo (literalmente) para reinar (literalmente) sobre a terra (literal), para galardoar Seus fiéis concedendo-lhes reinar juntamente com Ele, para garantir condições paradisíacas para a terra, é usado por Deus como uma exortação ao crente...

Para vigiar (Matthew 24:42-44; 25;13; Mark 13:32-37; Luke 12:35-38; Rev 16:15).

Para ser sóbrio (1Thes 5:2-6; 1Pet 1:13; 4:7; 5:8).

Para se arrepender (Acts 3:19-21; Rev 3:3).

Para ser fiel (Matthew 25:19-21; Luke 12:42-44; 19:12-13).

Para não se envergonhar de Cristo (Mark 8:38).

Para ser contra o mundanismo (Matthew 16:26-27).

Para ser prudente e moderado (Php 4:5).

Para ser paciente e perseverante (Heb 10:36-37; James 5:7-8).

Para mortificar a carne (Col 3:3-5).

Para ser sincero (Php 1:9-10).

Para santificação prática (1Thes 5:23).

Para fidelidade ministerial (2Tim 4:1-2).

Para incitar obediência aos mandamentos dos apóstolos (1Tim 6:13-14).

Para diligência e pureza pastoral (1Pet 5:2-4).

Para pureza (1John 3:2-3).

Para permanecer em Cristo (1John 2:28).

Para suportar variadas tentações e as mais severas provações de fé (1Pet 1:7).

Para sofrer perseguição pelo Senhor (1Pet 4:13).

Para ser santo e piedoso (2Pet 3:11-13).

Para ter amor fraternal (1Thes 3:12-13).

Para conservar em mente nossa cidadania celestial (Php 3:20-21).

Para amar a segunda vinda (2Tim 4:7-8).

Para procurá-Lo (Heb 9:27-28).

Para confiar que Cristo terminará a obra (Php 1:6).

Para reter firme a esperança até o fim (Rev 2:25; 3:11).

Para se separar das concupiscências mundanas e viver em santidade e piedade (Titus 2:11-13).

Para vigiar por causa da iminência da Sua volta (Luk 17:24-30).

Para guardar-se contra julgamento apressado (1Cor 4:5).

Para pôr a esperança em um rico galardão (Matthew 19:27-28).

Para assegurar aos discípulos do tempo de regozijo (2Cor 1:14; Php 2:16; 1Thes 2:19).

Para confortar os apóstolos em vista da partida de Cristo (John 14:3; Acts 1:11).

É o principal evento pelo qual o crente espera (1Thes 1:9-10).

É uma graça coroante e segurança de inculpabilidade no dia do Senhor (1Cor 1:4-8).

É o tempo de prestação de contas com os servos (Matthew 25:19).

É o tempo de julgamento dos gentios vivos (Matthew 25:31-36).

É o tempo da conclusão do programa de ressurreição para os salvos (1Cor 15:23).

É o tempo da manifestação dos santos (2Cor 5:10; Col 3:4).

É a fonte de consolação (1Thes 4:14-18).

É associado com tribulação e julgamento dos não salvos (2Thes 1:7-9).

É proclamado na mesa do Senhor (1Cor 11:26).



 

F. Aplicação

[adição por Hélio]:

a. Para o crente: Rom 11:33; Eph 2:3-10.
    “O profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!” (Rm 11:33 ACF)
    “Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” (Ef 2:3-10 ACF)


b. Para o descrente: dois futuros eternos devem ser decididos hoje:
b.a. condenação eterna Rev 20:15.
    “E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.” (Ap 20:15 ACF)

b.b. vida eterna John 3:16.
    “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3:16 ACF)

 

 





Hélio de Menezes Silva, 2006.

 


(Eu, Hélio, concluo advertindo cada igreja de boa linha batista: De todas as pragas que devem evitar, fujam de jamais terem um pastor amilenarista. O amilenarismo, que nasce do não literalismo na interpretação da Bíblia, é, por isso mesmo, somente a ponta do iceberg, é somente um sintoma de desastre teológico 7 vezes pior. Fujam de pastores amilenaristas, ou não deixarão chances para os seus filhos e netos!)



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ EclesiologiaEBatistas/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.