Resposta a Amilenarista (Educado) Sobre o Início do Milênio


Hélio de Menezes Silva




PERGUNTA 1:
Desde muito tempo tenho buscado encontrar na Palavra de Deus, algo concreto que identifique    e-x-p-l-i-c-i-t-a-m-e-n-t-e     o tempo do início do Milênio.

PERGUNTA 2:
Meu anseio é que alguém possa informar o momento ou o tempo em que se dará "o início do milênio". Exemplo:
- "O milênio terá seu início no momento da volta do Senhor Jesus, conforme revelado em _ _ _ _??", ou
- "O milênio terá seu início tão logo ocorra o arrebatamento da igreja, conforme revelado em _ _ _ _??".

CCCC


**********************************


RESPOSTA de Hélio:

Caro CCCC,

Há dezenas (ou centenas) de verdades doutrinárias que podemos sadiamente deduzir e convictamente crer e defender pela Bíblia, mas que não estão tão expressamente ("e-x-p-l-i-c-i-t-a-m-e-n-t-e ") ditas na Bíblia com todas as letras garrafais exatamente como seus inimigos desejariam (por exemplo, não há um versículo com as exatas palavras "Deus é uma Trindade", mas a soma total da Bíblia implica isso sem nenhuma sombra de dúvida, e todos cremos assim). Mas, mesmo assim, elas são consequências tão diretas e óbvias de tantos versos claros e explícitos, são de uma lógica tão inatacável e irresistível, são tão indiscutíveis, que todos as tomamos como verdadeiras e, os que assim não as querem tomar, têm que dar voltas e voltas ignorando ou alegorizando os muitos versículos que, se aceitos LITERALMENTE, forçosamente levam à conclusão que não desejam. (Quanto à palavra "literalmente", por favor veja http://solascriptura-tt.org/Ide/QueEhInterpretacaoLiteralGramaticalAutoridadeSoAasEscrituras-Helio.htm)

Como eu disse antes ao lhe enviar uma parte de http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEDispensacoes/EscatologiaComVersos-CursoHelio.htm , a parte sobre o Milênio:



A ordem dos eventos de Apoc 19:11-20:6 exige que Cristo volte antes do Milênio!

Vou reproduzir os versículos, rogo que esqueça tudo que sua denominação ensinou até hoje, examine os versos de novo, tomando-os literalmente.

Note a ordem dos eventos de Apoc 19:11-20:6:


 
Apoc 19:11-12 - O céu se abre, Cristo volta visível e corporalmente, em glória triunfal.

11 ¶ E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. 12 E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.
(Você acredita nisso tudo? Literalmente? Pode me responder especificamente isso, por favor?)



Depois disso,

Apoc 19:13-14 - Cristo em pessoa, visível e corporalmente, é seguido por um exército vestido de linho fino branco e puro.

13 E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. 14 E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.
(V. concorda que os soldados de tal exército seremos nós, os salvos que já estaremos com corpo glorificado? Você acredita nisso tudo? Literalmente? Pode me responder especificamente isso, por favor?)



Depois disso,

Apoc 19:15-18: Cristo em pessoa, visível e corporalmente, julga as nações (compare em Mat 25:31-46: as nações que foram benéficas para com os pequeninos IRMÃOS de Jesus serão admitidas para o reino, as outras serão lançadas no tormento eterno, concorda?), e passará a regê-las com vara de ferro. Pisa do vinho do furor e da ira de Deus (mata todos os rebeldes, portanto os urubus e abutres terão um banquete, somente num rio vai dar sangue por quilômetros de extensão, à altura dos freios de um cavalo.)

15 E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso. 16 E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores. 17 E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde, e ajuntai-vos à ceia do grande Deus; 18 Para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam; e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes.
(Você acredita nisso tudo? Literalmente? Pode me responder especificamente isso, por favor?)



Depois disso,

Apoc 19:19-21 - o Anticristo e o Falso Profeta são lançados vivos no lago de Fogo; todos os homens descrentes, em toda terra, (sem exceção), são mortos e viram repasto de urubus e abutres.

19 E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército. 20 E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. 21 E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes.
(Você acredita nisso tudo? Literalmente? Pode me responder especificamente isso, por favor?)



Depois disso,

Apoc 20:1-3 - um anjo amarra e lança Satanás preso no abismo, até que os 1000 anos se acabem, quando "importa que seja solto por um pouco de tempo."

20:1 ¶ E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. 2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. 3 E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.
(Você acredita nisso tudo? Literalmente? Pode me responder especificamente isso, por favor?)



Depois disso,

Apoc 20:4-6 - são vistas [no céu, claro] as almas, especificamente, dos que "foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos", e eles são ressuscitados e REINAM COM CRISTO DURANTE 1000 ANOS. Mas os outros (os descrentes de todos os séculos) não ressuscitam então, mas somente depois dos 1000 anos (claro que saem do terrível inferno para serem lançados conscientemente e eternamente no Lago de Fogo).

4 E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e REINARAM COM CRISTO DURANTE MIL ANOS. 5 Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. 6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.”
(Você acredita nisso tudo? Literalmente? Pode me responder especificamente isso, por favor?)



Em resumo, aqui (Apoc 19:11 - 20:6), a ordem de eventos dada pelo infalível Deus o Espírito Santo, é:

1) REVELAÇÃO: Cristo retorna visível e corporalmente, e nós (os salvos em corpos glorificados) o acompanhamos desde o céu.
2) JULGAMENTO: Cristo julga e condena e faz morrer os descrentes vivos, faz lançar o Anticristo e o Falso Profeta no Lago de Fogo, e faz Satanás ser preso 1000 anos
3) REINO DE 1000 ANOS (a propósito, é somente o aspecto de adoração e julgamento deste período que vamos estudar na série de posts (que começamos antes), só isso, nem precisava ser questionado o timing do início do Milênio! E só vamos alencar o que a Bíblia diz sobre adoração e julgamento no Milênio, só isso.)
(Você acredita nisso tudo? Literalmente? Pode me responder especificamente isso, por favor?)






Vou esperar sua resposta, com amor orando que Deus lhe dê discernimento para entender Sua Palavra.

Agora, humildemente peço-lhe permissão para falar em termos gerais, sem me referir especificamente ao senhor:
Por favor, aceite-me no fato de que não sei como lidar com alguém na eventualidade de, mesmo depois de instruído e exortado algumas vezes, ele se recusar a crer LITERALMENTE em algo muito claro e fundamental da Bíblia (mesmo se ele fosse internacionalmente conhecido como o maior líder mundial de uma grande igreja de uma grande denominação, e desse toda a aparência de sinceridade e de profunda piedade, e se gastasse toda sua fortuna para sustendo dos pobres).
Eu não saberia como ter prazer em continuar a debater assuntos "carne" das Escrituras, quando a maior necessidade dele bem poderia ser mais básica, a de crer as Escrituras mais literalmente.
Confesso que passaria a lamentar não ter muita certeza da salvação daquela pessoa. Afinal das contas, acredito que o verdadeiro crer, bíblico, é crer CADA uma e TODA palavra da Bíblia, o mais LITERALMENTE (mas veja http://solascriptura-tt.org/Ide/QueEhInterpretacaoLiteralGramaticalAutoridadeSoAasEscrituras-Helio.htm ).
Exemplo 0: não sei como manter comunicação, depois de alguns meses de tentativa, quando

Deus na Bíblia (ou mesmo um homem) diz "todos", e a pessoa entende e diz que a intenção de quem disse foi dizer "alguns";
entende "sim" como "não, ou talvez";
entende "virei" como "não virei";
entende "Israel" como "a Igreja Universal", que ele alega que "existe aqui sobre a terra e é a soma de todas as igrejas";
entende "1000" como "indeterminado, ou incerto, ou infinito";
entende "submergiu" como "aspergiu",
entende "sempre ou eterno" como "por bastante tempo";
entende "leão" como "Inglaterra" e "águia" como "Estados Unidos";
entende "virgem" como "fiel à esposa";
entende "doze tribos" como "o número perfeito na administração da soma das igrejas locais";
entende "ninguém as arrebatará da minha mão" como "ninguém além de você lhe arrebatará da minha mão";
etc., etc., etc.

Exemplo 1: não estou muito inclinado a crer na salvação do mais famoso pregador batista do mundo, no século XX, mas que se recusava a crer e obedecer que temos ordem de denunciar e nos separar de erros tais como do catolicismo;
Exemplo 2: não estou muito inclinado a crer na salvação do mais famoso pregador batista do Brasil, no século XX, mas que se recusava a crer numa criação em 6 dias literais;
Exemplo 3: não estou muito inclinado a crer na salvação do mais famoso pregador batista do meu Nordeste, mas que se recusa a crer que Deus inspirou de forma absolutamente perfeita cada e toda palavra da Bíblia, e a preservou absolutamente perfeita e em uso pelos fieis através de todos os séculos, portanto a preservou no T. Massorético e no T. Receptus, e esse pseudo batista ensina que no máximo temos "aproximações da Bíblia que não merecem total confiança, portanto podemos usar todas as Bíblias sem nenhuma sombra de distinção, e, aqui e acolá, podemos melhorar o que está em qualquer delas, não há absolutos, não há padrão de nada, tudo é relativo, todas elas são farinhas do mesmo saco de meras aproximações com muitos erros."

Por isso, às vezes, na minha vida, tenho parado (ou mesmo me recusado a começar) debates que poderiam virar contendas sem fim, e tenho passado a simplesmente desejar o bem e orar que a pessoa creia mais (ou simplesmente creia, porque ainda não creu de modo a ser salvo). Mas continuo a ocasionalmente ler os artigos e livros que ele escreva e me envie diretamente.

Somente nunca mais sequer abro as cartas de quem não tem argumentos bíblicos quando tenta discordar, somente diz "odeio o que você disse, nunca vou aceitar, nem mesmo examinar, e, mais que isso lhe odeio com todas minhas forças!", e que uma vez me tratou com ofensas pessoais do tipo "Hélio, seu herege, apóstata, filho de Belial indo para o mais profundo do inferno, inimigo rebelde contra meu sacrossanto seminário e todo-poderosa denominação," e com boca suja, caluniosa e blasfemadora. Na verdade, eu já instrui meu computador para destruir as cartas de tais pessoas sem nem mesmo me avisar, eu nem tomo conhecimento delas, é melhor assim. Mas tenho certeza de que isto nunca ocorrerá entre nós, meu caro CCCC.



Orando por si,

Hélio, jun.2015.






Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ EscatologiaEDispensacoes/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.