O Que É Uma Dispensação?


Charles C. Ryrie

http://gospelpedlar.com/articles/Bible/dis_dispensation.html



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Não há problema mais primário em toda a questão do dispensacionalismo do que na definição. Com isto, entende-se não simplesmente chegar a uma definição de sentença única da palavra, mas também formular uma definição / descrição do conceito. Isso exigirá um exame do uso bíblico da palavra, uma comparação da palavra dispensação com palavras relacionadas como idade , um estudo do uso da palavra na história da igreja e algumas observações sobre as características e número das dispensações.

Dizer que há uma grande falta de pensamento claro sobre essa questão de definição é um eufemismo. Tanto dispensacionalistas quanto não-dispensacionalistas são frequentemente culpados de falta de clareza. Muitos de ambos os grupos estão satisfeitos em usar a conhecida definição que aparece nas notas da Bíblia original de referência de Scofield : "Uma dispensação é um período de tempo durante o qual o homem é testado em respeito à obediência a alguma revelação específica da vontade de Deus. Sete dessas dispensações são distinguidas nas Escrituras. ”[1] Os dispensacionalistas usam essa definição sem pensar mais em suas implicações em relação à idade, por exemplo, e sem nunca examinar sua base ou falta de base na própria revelação escriturística. Os não-dedalistas usam-no como um bode expiatório conveniente e útil simplesmente porque não (e não poderia em duas frases) transmitir tudo o que está envolvido no conceito de uma dispensação. Se essa definição concisa fosse tudo o que Scofield tinha a dizer sobre as dispensações, então seria justo concentrar um ataque, mas se ele tem mais a dizer (o que ele faz), então não é.

A New Scofield Bible , embora começando a nota sobre dispensações com a mesma sentença do Scofield original, continua com quatro parágrafos de elaboração. Entre outros assuntos, esses parágrafos acrescentados enfocam os conceitos de (1) um depósito da revelação divina, (2) a responsabilidade de mordomia do homem para aquela revelação, e (3) o período de tempo durante o qual opera uma dispensação. Também fica claro que as dispensações não são formas separadas de salvação; antes, há apenas um caminho de salvação - "pela graça de Deus através da obra de Cristo ... na cruz". [2] Os não-dispensadores mais recentes parecem preferir não interagir com essa definição / descrição expandida em suas discussões sobre dispensacionalismo. [3]

Para fazer uma analogia em outra área doutrinal, um conservador, quando pressionado por uma declaração concisa de sua teoria da Expiação, responderá: "Acredito na expiação substitutiva". Isso é inteiramente preciso e provavelmente a melhor resposta concisa que poderia ser dada. Mas os liberais são bem conhecidos por usar esta simples declaração como um meio de ridicularização, pois eles apontam que a obra de Cristo não pode ser confinada a um único aspecto como a substituição. Isso é verdade, e o conservador reconhece que toda a obra de Cristo não pode ser plenamente expressa pela única substituição de palavras. No entanto, toda a obra de Cristo é baseada em Seu sacrifício vicário.

De maneira semelhante, o não- dispensacionalista aponta alguma falta na antiga definição de Scofield e, com um aceno de mão, dispensa o dispensacionalismo com base na fraqueza da definição! Talvez a definição anterior não distinga a dispensação da era , mas tal falha não significa que elas não possam ser distinguidas ou que não tenham sido distinguidas por outras. E isso certamente não significa que todo o sistema esteja condenado. John Wick Bowman recorre a esse estratagema quando declara: "A palavra traduzida como 'dispensação' na Bíblia grega [...] nunca significa nem jamais tem qualquer referência a um período de tempo como tal, como exige a definição de Scofield." [4] Embora a precisão da declaração de Bowman possa ser questionada pelas referências em Efésios 1:10 e 3: 9, ao fazer tal acusação contra a definição de Scofield, Bowman tenta desacreditar todo o sistema.

A popularidade da Bíblia de Referência Scofield concentrou considerável atenção na definição em suas notas e tornou-a um alvo primordial para o ataque de não- dispensacionalistas. Entretanto, os estudiosos que são críticos do dispensacionalismo deveriam reconhecer que Scofield não é o único que definiu a palavra, e, se há falhas em sua definição, eles deveriam reconhecer que seus revisores e outros ofereceram definições que são mais expandidas. De qualquer forma, qualquer crítica erudita deveria certamente levar em consideração várias definições para que o sistema fosse representado de maneira justa. Por exemplo, LS Chafer não enfatizou o aspecto temporal de uma dispensação em seu conceito, [5] e há muito tempo o atual escritor definiu uma dispensação inteiramente em termos de economia, em vez de idade. [6] Qualquer crítica deve levar em conta tais definições, assim como as de ScofieId.

 

A ETIMOLOGIA DA PALAVRA DISPENSAÇÃO



A palavra inglesa dispensação é uma forma anglicizada do latim dispensatio , que a Vulgata usa para traduzir a palavra grega. O verbo latino é um composto, que significa "pesar ou dispensar". [7] Três idéias principais estão ligadas ao significado da palavra inglesa: (1) "A ação de distribuir ou distribuir"; (2) "a ação de administrar, ordenar ou administrar; o sistema pelo qual as coisas são administradas"; e (3) "a ação de dispensar alguma exigência". [8] Ao definir ainda mais o uso da palavra teologicamente, o mesmo dicionário diz que uma dispensação é "um estágio em uma revelação progressiva, expressamente adaptada às necessidades de uma nação ou período de tempo específico. [....] Também é interessante notar, em vista da crítica usual à definição de Scofield, que nesta definição de dicionário, idade estão intimamente relacionados..

A palavra grega oikonomia vem do verbo que significa administrar, regular, administrar e planejar. [10] A palavra em si é um composto cujas partes significam literalmente "dividir, repartir, administrar ou administrar os assuntos de uma casa habitada". Nos papiros, o oficial ( oikonomos ) que administrava a dispensa era chamado de mordomo ou administrador de uma propriedade ou tesoureiro. [11] Assim, a idéia central na palavra dispensação é administrar ou administrar os assuntos de um lar.

 

USO ESCRITURAL DA DA PALAVRA DISPENSAÇÃO


O uso da palavra


As várias formas da palavra dispensação aparecem no Novo Testamento vinte vezes. O verbo oikonomeo é usado uma vez em Lucas 16: 2, onde é traduzido como "ser mordomo". O substantivo oikonomos aparece dez vezes (Lucas 12:42; 16: 1, 3, 8; Rom. 16:23; 1 Cor. 4: 1, 2; Gálatas 4: 2; Tito 1: 7; 1 Pedro 4: 10) e é geralmente traduzido como "mordomo" ou "gerente" (mas "tesoureiro" em Rom. 16:23). O substantivo oikonomia é usado nove vezes (Lucas 16: 2, 3, 4; 1Co 9:17; Ef 1:10; 3: 2, 9; Col. 1:25; 1 Tim. 1: 4). Nesses casos, ele é traduzido de várias maneiras ("mordomia", "dispensa", "administração", "trabalho", "comissão").

 

Os recursos exibidos

Antes de tentar qualquer definição formal, pode ser útil anotar algumas das características relacionadas com a própria palavra como aparece no Novo Testamento. Estas não são necessariamente características do esquema dispensacional, mas são simplesmente conexões observáveis nas quais a palavra é usada. Nos ensinamentos de Cristo, a palavra está confinada a duas parábolas registradas em Lucas (12:42; 16: 1, 3, 8). Em ambos os casos, as parábolas dizem respeito à administração de um lar por um mordomo ou gerente, mas a parábola registrada em Lucas 16 apresenta algumas características importantes de um arranjo administrativo ou dispensacional. Essas características incluem o seguinte:

1 Basicamente, existem duas partes: aquela cuja autoridade é delegar deveres, e a quem cabe a responsabilidade de realizar essas acusações. O homem rico e o administrador (ou gerente) desempenham esses papéis na parábola de Lucas 16 (v. 1).

2 Existem responsabilidades específicas. Na parábola, o mordomo falhou em seus deveres conhecidos quando ele desperdiçou os bens de seu senhor (v 1).

3 A responsabilidade, assim como a responsabilidade, faz parte do acordo. Um mordomo pode ser chamado para prestar contas do cumprimento de sua mordomia a qualquer momento, pois é prerrogativa do proprietário ou mestre esperar uma obediência fiel aos deveres confiados ao mordomo (v 2).

4 Uma mudança pode ser feita a qualquer momento que a infidelidade for encontrada na administração existente ("não pode mais ser mordomo").


Essas quatro características dão uma ideia do que estava envolvido no conceito de um arranjo dispensacionalista, quando a palavra foi usada no tempo de Cristo.

As outras ocorrências da palavra estão todas nos escritos de Paulo, exceto pela referência em 1 Pedro 4:10. Certas características do conceito são evidentes a partir desses usos.

1 Deus é aquele a quem os homens são responsáveis no cumprimento de suas obrigações de mordomia. Em três casos, essa relação com Deus é mencionada por Paulo (1 Cor. 4: 1 - 2; Tito 1: 7).

2 A fidelidade é exigida daqueles a quem a responsabilidade dispensacional é cometida (1 Cor. 4: 2). Isso é ilustrado por Erasto, que ocupou a importante posição de tesoureiro (mordomo) da cidade (Rom. 16:23).

3 A mordomia pode terminar em um tempo determinado (Gálatas 4: 2). Nesta referência, o fim da mordomia veio por causa de uma finalidade diferente sendo introduzida. Esta referência também mostra que uma dispensação está conectada com o tempo.

4 Dispensações estão relacionadas com os mistérios de Deus, isto é, com revelação específica de Deus (1Co 4: 1; Efésios 3: 2; Col. 1:25).

5 Dispensação e idade são idéias conectadas, mas as palavras não são exatamente intercambiáveis. Por exemplo, Paulo declara que a revelação da presente dispensação estava oculta "por eras", significando simplesmente um longo período de tempo (Efésios 3: 9). A mesma coisa é dita em Colossenses 1:26.Entretanto, como uma dispensação opera dentro de um período de tempo, os conceitos estão relacionados.

6 Pelo menos três dispensações (como comumente entendido no ensino dispensacional) são mencionadas por Paulo. Em Efésios 1:10 ele escreve sobre "uma administração [dispensa, KJV] adequada à plenitude dos tempos", que é um período futuro. Em Efésios 3: 2 ele designa a "mordomia [dispensação, KJV] da graça de Deus, que era a ênfase do conteúdo de sua pregação naquele tempo. Em Colossenses 1:25 - 26 está implícito que outra dispensação precedeu o presente. um, no qual o mistério de Cristo no crente é revelado.

É importante notar que nos dois primeiros exemplos não há dúvida de que a Bíblia usa a palavra dispensação exatamente da mesma forma que o dispensacionalista faz . Até mesmo Bowman admite que: "Na verdade, das sete dispensações aceitas por Scofield e seus colegas, existem apenas duas (Graça e Plenitude do Tempo) em conexão com as quais a palavra 'dispensação' é usada alguma vez." O elenco da declaração de Bowman não deve obscurecer a importância desse ponto. A Bíblia nomeia duas dispensações da mesma forma que os dispensacionalistas fazem (e implica uma terceira).Concedido, ele não nomeia sete, mas, como ele nomeia dois, talvez haja algo nesse ensinamento chamado dispensacionalismo.

Quase todos os opositores do dispensacionalismo tentam fazer muito de sua afirmação de que as Escrituras não usam a palavra dispensação no mesmo sentido teológico e técnico que o esquema dispensacionalista de ensino faz. Dois fatos devem ser apontados em resposta a essa acusação. A primeira já foi mencionada no parágrafo anterior: Escritura em pelo menos duas ocasiões usa a palavra da mesma forma que o dispensacionalista faz. Assim, a acusação simplesmente não é verdadeira.

Segundo, é perfeitamente válido tomar uma palavra bíblica e usá-la em um sentido teológico, desde que o uso teológico não seja antibíblico. Todos os conservadores fazem isso com a palavra expiação. É uma palavra que nunca é usada no Novo Testamento, ainda que teologicamente todos a usem para representar o que está envolvido na morte de Cristo. Biblicamente, a palavra expiação não é usada em conexão com a morte de Cristo, mas, uma vez que é usada para cobrir o pecado no Antigo Testamento, não é antibíblico dar-lhe um significado teológico que é na realidade mais inclusivo do que o seu uso bíblico estrito. O dispensacionalista faz uma coisa semelhante com a palavra dispensação. O uso da palavra e das características da palavra, como delineado acima, provam conclusivamente que o dispensacionalista de modo algum usou a palavra em um sentido não-bíblico quando a usa como designação para seu sistema de ensino. Até mesmo Daniel Fuller admite isto: "É este último sentido que dá origem ao uso teológico perfeitamente válido da palavra 'dispensação' para denotar um período de tempo durante o qual Deus lida com o homem de uma certa maneira." [13]

 

Definições

 

No que diz respeito ao uso da palavra nas Escrituras, uma dispensa pode ser definida como mordomia, administração, supervisão ou administração da propriedade alheia. Como vimos, isso envolve responsabilidade, responsabilidade e fidelidade da parte do mordomo.

A definição teológica da palavra é baseada no uso e nas características bíblicas. A definição de Scofield foi citada: "Uma dispensação é um período de tempo durante o qual o homem é testado em respeito à obediência a alguma revelação específica da vontade de Deus". Como foi visto, a crítica usual contra esta definição é que ela não é fiel ao significado da oikonomia, uma vez que não diz nada sobre uma mordomia, mas enfatiza o aspecto do período de tempo. No entanto, note que Fuller admite a validade de praticamente a mesma definição, ou seja, que a palavra pode ser usada "para denotar um período de tempo durante o qual Deus lida com o homem de uma certa maneira" [14] No entanto, há uma certa justificativa para o crítica, pois uma dispensa é principalmente um arranjo de mordomia e não um período de tempo (embora obviamente o arranjo exista durante um período de tempo). Idade e dispensação não são sinônimos de significado, mesmo que possam coincidir exatamente no resultado histórico. Uma dispensação é basicamente o arranjo envolvido, não o tempo envolvido; e uma definição adequada levará isso em conta. No entanto, não há motivo para grande alarme se uma definição atribuir tempo a uma dispensa.

Uma definição concisa de uma dispensação é a seguinte: Uma dispensação é uma economia distinguível na realização do propósito de Deus. Se alguém estivesse descrevendo uma dispensação, ele incluiria outras coisas, tais como as idéias de revelação, responsabilidade, teste, fracasso e julgamento distintos.Mas neste momento estamos buscando uma definição, não uma descrição. Ao usar a palavra economia como o núcleo da definição, a ênfase é colocada no significado bíblico da própria palavra. A economia também sugere que certas características de dispensações diferentes podem ser iguais ou semelhantes.Diferentes economias políticas e econômicas não são completamente diferentes, mas são distintamente diferentes. Economias comunistas e capitalistas são basicamente diferentes, e ainda existem funções, características e itens nessas economias opostas que são as mesmas. Da mesma forma, nas diferentes economias de Deus operando os assuntos deste mundo, certas características são semelhantes. No entanto, a palavra distinguível na definição aponta que algumas características são distintas para cada dispensação e as separam umas das outras como dispensações diferentes. Estes estão contidos na revelação particular distintiva de cada dispensação.

A frase "o cumprimento do propósito de Deus" na definição nos lembra que o ponto de vista em distinguir as dispensações é de Deus, não do homem. As dispensações são economias instituídas e trazidas à sua conclusão intencional por Deus. As características distintivas são introduzidas por Deus; as características semelhantes são retidas por Deus; e o propósito geral combinado de todo o programa é a glória de Deus. Erich Sauer afirma desta forma:

Um novo período sempre começa somente quando, do lado de Deus, uma mudança é introduzida na composição dos princípios válidos até aquele momento; isto é, quando do lado de Deus três coisas concordam:

1. A continuação de certas ordenanças válidas até então;
2. Anulação de outros regulamentos até então válidos;
3. Uma nova introdução de novos princípios não antes de válida. [15]

Para resumir: o dispensacionalismo vê o mundo como um lar dirigido por Deus. Em seu lar, Deus está dispensando ou administrando seus assuntos de acordo com Sua própria vontade e em vários estágios de revelação na passagem do tempo. Esses vários estágios marcam as economias distintamente diferentes no desempenho de Seu propósito total, e essas diferentes economias constituem as dispensações. A compreensão das diferentes economias de Deus é essencial para uma interpretação adequada de Sua revelação dentro dessas várias economias.

Antes de deixar o assunto das definições, pode ser útil acrescentar várias outras definições úteis de uma dispensação. W Graham Scroggie, um notável escritor e pastor escocês, deu esta definição útil:

A palavra oikonomia tem um significado, e significa "uma administração", seja de uma casa, ou propriedade de um estado, ou uma nação, ou como no presente estudo a administração da raça humana ou qualquer parte dela , em qualquer dado Tempo. Assim como um pai governaria sua família de maneiras diferentes, de acordo com a necessidade variada, mas para um bom fim, assim Deus, em diferentes momentos, lidou com os homens de maneiras diferentes, de acordo com a necessidade do caso, mas por um só, grande final. [16]

Harry Ironside, príncipe dos pregadores dispensacionais, definiu assim: "Uma economia é uma condição ordenada das coisas ... Existem várias economias atravessando a Palavra de Deus. Uma dispensação, uma economia então, é essa ordem ou condição particular. das coisas prevalecendo em uma era especial que não necessariamente prevalece em outra. "[17]

Clarence E. Mason, Jr., reitor por muitos anos no Philadelphia College of Bible, inclui características descritivas das dispensações em sua definição:

A palavra dispensação significa literalmente uma mordomia, administração ou economia. Portanto, em seu uso bíblico, uma dispensação é uma mordomia divinamente estabelecida de uma revelação particular da mente e da vontade de Deus que traz mais responsabilidade a toda raça humana ou àquela parte da raça a quem a revelação é dada particularmente por Deus.
Associados com a revelação, por um lado, são promessas de recompensa ou bênção para aqueles que respondem à obediência da fé, enquanto por outro lado há advertências de julgamento sobre aqueles que não respondem na obediência da fé àquela revelação particular. .
No entanto, embora o período de tempo ( idade ) termine, certos princípios da revelação ( dispensação ou mordomia) são frequentemente transferidos para idades sucessivas, porque a verdade de Deus não deixa de ser verdade, e esses princípios se tornam parte do corpo cumulativo da verdade.. pelo qual o homem é responsável na revelação do desdobramento progressivo do propósito redentor de Deus. [18]

Outra definição também inclui elementos descritivos:

Uma dispensação é o método distintivo de Deus de governar a humanidade ou um grupo de homens durante um período da história humana, marcado por um evento crucial, teste, fracasso e julgamento. Do ponto de vista divino, é uma mordomia, uma regra de vida ou uma responsabilidade de administrar os assuntos de Deus em Sua casa. Do ponto de vista histórico, é um estágio no progresso da revelação. [19]

A diferenciação de pontos de vista nesta definição é uma distinção útil. Uma dispensação é do ponto de vista de Deus uma economia; do homem, uma responsabilidade; e em relação à revelação progressiva, um estágio nela.

O movimento mais recente, que se denomina dispensacionalismo progressivo, inclui algumas diferenças importantes em relação ao dispensacionalismo normativo. Embora seus adeptos não desejem ser restringidos por uma condição sine qua non , eles reconhecem o significado direto da palavra; ou seja, "A palavra dispensação refere-se a um arranjo particular pelo qual Deus regula o modo como os seres humanos se relacionam com Ele." [20] No entanto, eles se distanciam dos dispensacionalistas clássicos descrevendo-se como entendendo "as dispensações não simplesmente como arranjos diferentes entre Deus e a humanidade, mas como arranjos sucessivos na revelação progressiva e realização da redenção. "[21] Essas diferenças serão discutidas no capítulo 9.

 

A RELAÇÃO DAS DISPENSAÇÕES À REVELAÇÃO PROGRESSIVA



Revelação progressiva é o reconhecimento de que a mensagem de Deus para o homem não foi dada em um único ato, mas foi desdobrada em uma série de atos sucessivos e através das mentes e mãos de muitos homens de diferentes origens. É, por assim dizer, uma visão teísta da revelação, e não uma visão deísta.. As páginas da Bíblia apresentam "não a exposição de uma revelação completada, mas os registros de uma revelação em progresso. Suas partes e características são vistas não como arranjadas após seu desenvolvimento, mas como se organizando no curso de seu desenvolvimento, e crescendo, através de etapas que podem ser marcadas, e por acessos que podem ser medidos, na forma perfeita que eles finalmente alcançam. "[22]

O princípio da revelação progressiva é evidente nas próprias Escrituras. Paulo disse à sua audiência em Mars Hill que, em um dia anterior, Deus ignorou sua ignorância, mas agora Ele ordena o arrependimento (Atos 17:30). A abertura majestosa do livro de Hebreus enfaticamente descreve os vários meios de revelação progressiva (Hebreus 1: 1-2). Um dos versos mais impressionantes que mostra os diferentes caminhos do tratamento de Deus com a humanidade é João 1:17: "Porque a Lei foi dada por meio de Moisés; graça e verdade foram realizadas por meio de Jesus Cristo". Outros exemplos podem ser encontrados em João 14:16 - 17; 14:26; e 16:24 A verdade de Deus obviamente não foi dada de uma só vez, e os vários estágios de revelação mostram que Ele trabalhou de maneiras diferentes em momentos diferentes. O intérprete da Bíblia deve observar cuidadosamente essa progressividade da revelação, e o dispensacionalismo ajuda a promover a exatidão a esse respeito.

Nesta questão da correta observação e interpretação do progresso da revelação, vemos a estreita conexão entre dispensacionalismo e hermenêutica. Um texto padrão sobre hermenêutica, que apareceu pela primeira vez em 1883 e que não tem um objetivo dispensacional, diz: "A cada nova série de gerações alguma nova promessa é dada, ou algum grande propósito de Deus é trazido à luz." [25] É a marcação desses estágios na revelação do propósito de Deus que é a base para a abordagem dispensacionalista da interpretação das Escrituras. Mesmo Bernard Ramm, que mais tarde mudou-se de uma posição dispensacionalista, admitiu que uma realização mais clara da revelação progressiva foi em grande parte devido à "influência benéfica do dispensacionalismo". [24]

Os intérpretes não condescendentes (da escola de teologia da aliança) têm sido culpados de ler de volta (e às vezes forçar) o ensino do Novo Testamento para o Antigo, especialmente em um esforço para substanciar sua doutrina da salvação no Antigo Testamento. Dispensacionalistas, por outro lado, às vezes fazem tais distinções duras e rápidas entre as idades e características das várias dispensações que eles, por exemplo, disseram muito pouco sobre a graça no Antigo Testamento. Entretanto, a interpretação incorreta do teólogo do pacto é resultado de um defeito basicamente inerente em seu sistema (porque ele inclui tudo desde a Queda sob a única aliança da graça), enquanto a falta do dispensacionalista não está no sistema, mas na exposição dele. A teologia do pacto permite e até exige essa leitura do Novo Testamento para o Antigo. A teologia dispensacionalista, embora reconheça distinções definidas e distinguíveis, afirma a unidade básica do desdobramento do plano de Deus nas Escrituras.

Não obstante, os dispensacionalistas nem sempre afirmaram essa unidade como poderiam ter feito e, portanto, tornou-se uma coisa comum acusar o dispensacionalismo sobre esse assunto. "Dispensacionalismo destrói a unidade da Bíblia" é o grito Por causa do esquema dispensacionalista, um escritor declara: "A Bíblia deixa de ser um todo auto-consistente". [25] "Essa teoria", afirma Louis Berkhof, "também é divisiva tendência de desmembrar o organismo das Escrituras com resultados desastrosos. "[26] Mais popularmente esta objeção é expressa pela acusação de que dispensacionalistas não vêem valor no Sermão da Montanha ou que eles não orarão a oração do Senhor. [27]

Um fato histórico interessante: na segunda edição da Bíblia de referência de Scofield (1917 e retida em New Scofield , 1967), uma nova seção intitulada "Uma visão panorâmica da Bíblia" foi adicionada para "mostrar a unidade do livro". que listou sete marcas dessa unidade.

Mesmo que os dispensacionalistas não tenham comunicado claramente os ensinamentos de seu sistema ao longo destas linhas, deve ser lembrado que o sistema não está em falta. Somente o dispensacionalismo tem um princípio unificador amplo o bastante para fazer justiça à unidade do progresso da revelação, por um lado, e à distintividade dos vários estágios desse progresso, por outro. A teologia da aliança só pode enfatizar a unidade e, ao fazê-lo, subestima-a até que se torne a única categoria governante de interpretação. Qualquer desunião aparente no esquema dispensacionalista é superficial e, na realidade, sente-se que os supostos conflitos do dispensacionalismo, muito divulgados, existem nas mentes dos teólogos da aliança e são agravados por sua própria abordagem unificada injustificada e forçada às Escrituras. A variedade pode ser uma parte essencial da unidade . Isso é verdade da criação de Deus;também é verdade da revelação de Deus; e somente o dispensacionalismo pode explicar adequadamente a variedade de economias ou dispensações distinguíveis (e não separadas) do resultado do propósito de Deus.

Para resumir: A revelação progressiva vê a Bíblia não como um livro de texto sobre teologia, mas como a revelação contínua de Deus dada por vários meios ao longo das eras sucessivas. Nesse desdobramento, há estágios distintos de revelação quando Deus introduz novas coisas pelas quais o homem se torna responsável. Esses estágios são as economias, mordomias ou dispensações no desdobramento do Seu propósito. O dispensacionalismo, portanto, reconhece tanto a unidade de Seu propósito como a diversidade no desdobramento do mesmo. A teologia do pacto enfatiza a unidade a ponto de forçar interpretações injustificadas, inconsistentes e contraditórias das Escrituras. Somente o dispensacionalismo pode manter a unidade e a diversidade ao mesmo tempo e oferecer um sistema consistente de interpretação.

 

CARACTERÍSTICAS DE UMA DISPENSAÇÃO



Características primárias


O que marca as várias economias na realização do propósito de Deus e distingue umas das outras? A resposta é dupla: (1) as diferentes relações de governo com o mundo no qual Deus entra em cada economia; e (2) a responsabilidade resultante sobre a humanidade em cada um desses diferentes relacionamentos.

Essas características estão vitalmente ligadas às diferentes revelações que Deus deu através da história e mostram novamente o elo entre cada dispensação e os vários estágios no progresso da revelação. Sem qualquer sentido para antecipar a questão de quantas dispensações existem, vamos ver se essa resposta é válida, usando várias dispensações inquestionáveis como ilustrações.

Antes do pecado entrar na queda do homem, o relacionamento governamental de Deus com Adão e Eva era direto. Sua responsabilidade era manter essa comunhão direta com Ele, e isso envolvia cuidar especificamente do jardim e abster-se de comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Depois que o pecado entrou na Queda, o relacionamento de Deus não era mais sempre direto, pois havia uma barreira entre Ele e o homem.

Ao dar a lei aos israelitas através de Moisés, o governo de Deus foi mediado pelas várias categorias da lei. Isso não significa que Ele nunca falou diretamente, mas significa que Seu principal modo de governo era o código Mosaico, que era um coisa nova Introduzido naquele tempo. Significa também que a responsabilidade sobre a humanidade era a conformidade com esse código - novamente uma nova responsabilidade, pois antes de dar a lei as pessoas obviamente não eram responsabilizadas por algo que não existia.

Após a vinda de Cristo, o relacionamento de governo de Deus com a humanidade não era mais através da Lei Mosaica. O véu de aluguel e o fim da aproximação a Deus através do sistema sacrifical mostram isso. Testemunhe, também, a diferença distinguível em relação à justificação resumida por Paulo em seu sermão em Antioquia da Pisídia: "Por meio dele todo aquele que crê é livre [justificado] de todas as coisas, do qual não se pode libertar [justificado] pelo Lei de Moisés "(Atos 13:39). Aqui está inquestionavelmente uma maneira distinta e diferente de administrar os assuntos do mundo em relação à responsabilidade do homem em relação à área mais importante da justificação. Seja qual for sua responsabilidade sob a Lei mosaica pode não ser especificado no momento (ver capítulo 6), mas com a vinda de Cristo a exigência de justificação se tornou fé nEle. Isso também é obviamente um estágio distinto no progresso da revelação. Portanto, concluímos que uma nova dispensação foi inaugurada, uma vez que a economia e a responsabilidade mudaram e a nova revelação foi dada.

Assim, as características distintivas de uma dispensação diferente são três: (1) uma mudança na relação governamental de Deus com o homem (embora uma dispensação não deva ser composta inteiramente de características completamente novas); (2) uma mudança resultante na responsabilidade do homem; e (3) revelação correspondente necessária para efetuar a mudança (que é nova e é uma etapa no progresso da revelação através da Bíblia).

 

Características Secundárias

Até agora nada foi dito sobre as características usuais listadas para uma nova dispensação: a saber, um teste, um fracasso e um julgamento. O teste é praticamente o mesmo que a responsabilidade humana. Obviamente, sempre que Deus dá revelação a respeito de Seu método de administrar os assuntos do mundo, também é dada a correspondente responsabilidade ou teste às pessoas se elas se alinharão ou não à economia de Deus e à revelação dela.Adversários do dispensacionalismo, que insistem que tais testes da parte de Deus fazem dele um pouco mais do que um experimentador, aparentemente, não sabendo como as coisas vão acabar, na realidade, não conseguem entender o propósito do teste em geral. Afinal, um teste dispensacional não é diferente, essencialmente, dos testes mencionados por Tiago no capítulo 1 de sua epístola. Tais testes não são para o propósito de iluminar a Deus, mas para o propósito de revelar o que está nas pessoas, seja fé ou fracasso.

Em certo sentido, toda dispensa contém o mesmo teste: a pessoa responderá favoravelmente à responsabilidade da economia particular sob a qual está vivendo? Especificamente, este teste geral é particularizado em cada dispensação pela natureza da revelação que Deus deu em cada instância concernente à responsabilidade do homem. Na verdade, toda parte da revelação pertencente a cada dispensação é uma parte do teste, e a totalidade da revelação é a teste. Dispensacionalistas têm freqüentemente em seus escritos tentado isolar o teste particular de cada dispensação. Considerando que isso pode ser útil para o aluno, só pode ser, na melhor das hipóteses, uma declaração parcial de toda a responsabilidade. [29]

O fracasso é uma parte necessária de cada dispensação? É um fato da história bíblica que a humanidade falhou ao longo de todas as eras do tempo. Cada dispensação é preenchida com falhas simplesmente porque a história é. As falhas estão em pelo menos dois reinos - o reino da economia governamental e o reino da salvação. Em ambas as áreas nem todas as pessoas falharam, mas em ambos os domínios a maioria tem. Muitas vezes, o pecado parece chegar ao clímax em certos pontos da história humana, e esses clímax marcam o fim das várias dispensações. A crucificação de Cristo foi o clímax da rebelião da nação que recebeu o privilégio da lei e do serviço de Deus. Também marcou o fim de uma dispensação. A presente era chegará ao clímax pela rebelião e um afastamento de Deus em vigor. O reino milenar terá o clímax da rebelião generalizada contra o reino pessoal de Cristo rei (Ap 20: 7 - 9).

Cada dispensação tem um julgamento? Na verdade, cada um pode ter muitos julgamentos, assim como pode ter muitos testes e falhas. Mas se houver uma falha climática, então também há um julgamento climático. Embora as questões de teste, fracasso e julgamento não sejam o básico que marca as dispensações, elas parecem ser parte integrante delas. Se, no entanto, não houvesse um teste decisivo, ainda haveria um arranjo dispensacional. Se não houvesse falhas e julgamentos climáticos, ainda haveria uma mudança no arranjo dispensacional. A presença de um teste, fracasso e julgamento não é o sine qua non (essencial absoluto) de um arranjo dispensacional.

 

Objeções



Essas características não parecem dissecar a história e compartimentalizar suas eras? De um ponto de vista, o dispensacionalismo parece fazê-lo. Esta perspectiva transversal do esquema dispensacional é a visão usualmente apresentada em gráficos dispensacionais. Embora não haja nada de errado nisso , não é toda a história. Há também o que pode ser chamado de perspectiva longitudinal ou espiral no dispensacionalismo. [30] Isso inclui os princípios contínuos em todas as dispensações que dão coerência a todo o curso da história. O arranjo governamental distinto que distingue as várias dispensações não entra em conflito com as unidades da Escritura.

A perspectiva longitudinal, por exemplo, enfatiza o fato de que Deus é, tem sido e será, um Deus da graça. A perspectiva seccional enfatiza a administração da graça que prevalece hoje. A perspectiva longitudinal é a do progresso da revelação; a seção transversal é aquela de qualquer ponto dado do tempo.Ambas as perspectivas não são apenas válidas, mas necessárias no entendimento da revelação de Deus.

Assim, é uma objeção injustificada dizer: "Se ... Deus é sempre gracioso, então é confuso distinguir uma era em particular por um termo que caracteriza todas as eras." 31 Pode-se perguntar se Deus nem sempre foi um deus da lei? E se sim, é errado delinear um período chamado Lei? Não faz o próprio Deus através de João fazer essas distinções (João 1:17)? A objeção é baseada em uma falsa premissa que Fuller revela nesta afirmação adicional: "É impossível pensar em vários graus de graça, pois Deus é ou não é gracioso." [32] O fato é que existem vários graus de a revelação da graça de Deus, embora quando há menos revelação, o próprio Deus não é menos gracioso do que quando há maior revelação de Sua graça. Caso contrário, Deus poderia ser interpretado para não ser muito santo e justo e justo sempre que Ele atrasa ou adia o julgamento imediato e justificável. Ele simplesmente revela Sua ira mais especificamente em certos momentos da história humana do que em outros. Mas os períodos de silêncio não O tornam menos justo do que uma revelação velada da graça torna-O menos gracioso. Somente o dispensacionalismo, com suas perspectivas transversais e longitudinais / espirais, pode reconhecer a riqueza, a mobilidade e a complexidade da história de Deus conduzindo os assuntos deste mundo.

Antes que o pacto ou os sistemas dispensacionais tivessem sido desenvolvidos, Calvino escreveu estas palavras apropriadas:

Não é apropriado, dizem eles, que Deus, sempre auto-consistente, permita uma mudança tão grande, desaprovando depois o que ele havia ordenado e elogiado. Eu respondo que Deus não deve ser considerado mutável simplesmente porque ele acomodou diversas formas em diferentes idades, como ele sabia que seria conveniente para cada uma delas. Se um fazendeiro define certas tarefas para sua casa no inverno, outras tarefas para o verão, não iremos, por conta disso, acusá-lo de inconstância ou pensar que ele se afasta da regra adequada da agricultura, que está de acordo com a ordem contínua da natureza. Da mesma forma, se um chefe de família instrui, governa e orienta seus filhos de uma maneira na infância, outro na juventude e outro ainda na juventude, não o consideraremos inconstante e dirá que ele abandona seu propósito.. Por que, então, nós marcamos Deus com a marca da inconstância, porque ele tem, com marcas adequadas e adequadas, uma diversidade de vezes? [33]

A teologia do pacto, com sua abrangente aliança de graça, ignora grandes épocas e clímaxes da história, a fim de não perturbar a "unidade das Escrituras" e introduzir algo tão distinto que uma dispensação possa ter de ser reconhecida. Especialmente isso é verdade em conexão com a igreja como uma nova entidade. A visão transversal enfatiza a importância distintiva de cada evento em seu cenário histórico e para o seu propósito particular; a visão longitudinal coloca todos os eventos em sua relação adequada no progresso total da revelação. O dispensacionalismo evita confusão e contradição e, ao mesmo tempo, une todas as partes no todo.

O caráter distinto mas progressivo das distinções dispensacionais proíbe que elas sejam misturadas ou confundidas, pois são cronologicamente sucessivas.Mas foi alegado que essas características de teste, fracasso e julgamento formam um padrão cíclico repetitivo da história como o dos gregos pagãos. Por exemplo, Kraus diz: "A filosofia da história é essencialmente o conceito grego de ciclos, cada ciclo terminando em apostasia e julgamento. Deus não é representado como elaborando Seu plano no processo histórico , mas como aparecendo intermitentemente, por assim dizer, para começar um novo ciclo pela intervenção sobrenatural. "[34] O capítulo 1 apontou que apenas o dispensacionalismo apresenta uma filosofia da história propriamente otimista. Além disso, apesar dos gráficos, o padrão dispensacional não apenas forma um quadro cíclico repetitivo, mas também uma espiral ascendente. Erich Sauer, cujos livros combinam tão habilmente tanto as perspectivas transversais quanto as longitudinais do dispensacionalismo, resume a questão da seguinte maneira:

Mas um novo começo Divino nunca é meramente um retorno ao antigo. Em cada reforma nascida do colapso havia ao mesmo tempo a semente de um programa de vida para o futuro. Revelação e desenvolvimento não são opostos, mas pertencem a eles. Na esfera da Bíblia, como em outros lugares, há uma ascensão do mais baixo para o superior, do crepúsculo para a clareza. [35]

Esse conceito em espiral é prontamente visto imaginando-se a confusão de inverter a ordem dispensacional e colocar o Milênio em primeiro lugar. Tão ilógico seria a inversão da Lei e da Graça (ou quaisquer nomes que você deseje anexar ao que veio através de Moisés e o que foi revelado através de Cristo). O dispensacionalismo revela a realização do plano de Deus no processo histórico em uma revelação progressiva de Sua glória. Ele amplia a graça de Deus, pois reconhece que o verdadeiro progresso só pode vir da graciosa intervenção de Deus na sociedade humana. Se não houvesse intervenções "cíclicas", o curso da história seria apenas descendente e inteiramente pessimista.

Resumindo: A principal característica de uma dispensação é o arranjo e a responsabilidade econômica que Deus revela em cada dispensação. Tal responsabilidade é um teste em si. A maioria dos homens não passa no teste e, em seguida, o julgamento segue. O esquema dispensacionalista tem duas perspectivas: um aspecto transversal (que às vezes é mal interpretado como ciclos, mas que na verdade é uma espiral) e um aspecto longitudinal (que enfatiza o progresso da revelação e princípios contínuos ao longo das eras das dispensações).

 

O SINE QUA NON DO DISPENSACIONALISMO


O que marca uma pessoa como dispensacionalista? Qual é a condição sine qua non (a parte absolutamente indispensável) do sistema? Embora certas discussões posteriores devam ser antecipadas para responder a essa questão, parece apropriado dar uma resposta neste momento.

Teoricamente, a condição sine qua non deve estar no reconhecimento do fato de que Deus tem economias distintamente diferentes no governo dos assuntos do mundo. Os teólogos do pacto sustentam que existem várias dispensações (e até mesmo usam a palavra) dentro do cumprimento do pacto da graça.Charles Hodge, por exemplo, acreditava que há quatro dispensações após a queda - Adão a Abraão, Abraão a Moisés, Moisés a Cristo e Cristo até o fim. [36]Berkhof escreve, como vimos, de apenas duas dispensações básicas - o Velho e o Novo, mas dentro do Antigo ele vê quatro períodos e todos eles são revelações do pacto da graça. [37] Em outras palavras, uma pessoa pode acreditar em dispensações, e até mesmo vê-las em relação à revelação progressiva, sem ser dispensacionalista.

A essência do dispensacionalismo está no número de dispensações? Não, pois isso não é de forma alguma uma questão importante no sistema, como será discutido no próximo capítulo. Não é que Scofield tenha ensinado sete dispensações e Hodge apenas quatro que faz do primeiro um dispensacionalista e o segundo não.

Talvez a questão do pré-milenismo seja determinante. Novamente, a resposta é negativa, pois há aqueles que são pré-milenares que definitivamente não são dispensacionais. O pré-milenista da aliança sustenta o conceito da aliança da graça e o propósito soteriológico central de Deus. Ele mantém a idéia do reino milenar, embora encontre pouco apoio para isso nas profecias do Antigo Testamento. O reino em sua visão é marcadamente diferente do que é ensinado pelos dispensacionalistas, uma vez que ele perde muito do seu caráter judaico devido ao desprezo das promessas do Antigo Testamento concernentes ao reino. Muitos pré-milenistas da aliança também são pós-tribulacionistas, e isso parece ser um acompanhamento lógico da abordagem não-dispensacional. [38] De qualquer forma, ser um pré-milenista não torna necessariamente um dispensacionalista. (No entanto, o inverso é verdadeiro - ser um dispensacionalista faz de um pré-milenista).

Qual é, então, a condição sine qua non do dispensacionalismo? A resposta é tripla.

1 Um dispensacionalista mantém Israel e a igreja distintos . Isto é afirmado de diferentes maneiras por amigos e inimigos do dispensacionalismo. Fuller diz que "a premissa básica do dispensacionalismo é dois propósitos expressos por Deus na formação de dois povos que mantêm sua distinção por toda a eternidade" [39] AC Gaebelein declarou isso em termos da diferença entre os judeus, os gentios e a igreja de Deus. [40] Chafer resumiu da seguinte forma:

O dispensacionalista acredita que, ao longo dos tempos, Deus está buscando dois propósitos distintos: um relacionado à terra com pessoas terrenas e objetivos terrenos envolvidos, que é o judaísmo; enquanto o outro está relacionado ao céu com pessoas celestiais e objetivos celestiais envolvidos, que é o cristianismo ... Em oposição a isto, o dispensacionalista parcial, apesar de observar vagamente algumas distinções óbvias, baseia sua interpretação na suposição de que Deus está fazendo apenas uma coisa. , ou seja, a separação geral entre o bem e o mal e, apesar de toda a confusão que essa teoria limitada cria, afirma que as pessoas terrenas se fundem no povo celestial; que o programa terrestre deve receber uma interpretação espiritual ou totalmente desconsiderado. [41]

Este é provavelmente o teste teológico mais básico de se uma pessoa é ou não dispensacionalista, e é sem dúvida o mais prático e conclusivo. Aquele que falha em distinguir Israel e a igreja consistentemente, inevitavelmente, não se apegará a distinções dispensacionais; e aquele que faz vontade. [42]

Embora o propósito de Deus para Israel e o propósito de Deus para a igreja recebam mais atenção nas Escrituras, Deus também tem propósitos para outros grupos. Ele tem um propósito e um plano para os anjos, o que de modo algum se mistura com os propósitos dele para Israel ou a igreja (2 Pedro 2: 4; Ap 4:11). Ele tem um propósito para aqueles que O rejeitam, o que também é diferente de outros propósitos (Provérbios 16: 4). Ele tem um plano para as nações, que continua na Nova Jerusalém (Apocalipse 22: 2), e essas nações são distintas da noiva de Cristo. Deus tem mais de dois propósitos, embora Ele revele mais sobre Seus propósitos para Israel e Seu propósito para a igreja do que sobre os outros grupos.

Os dispensacionalistas progressivos parecem estar obscurecendo essa distinção dizendo que o conceito não está na mesma classe do que é transmitido pelos conceitos de gentios, Israel e judeus. O que isto significa não está completamente claro. (Veja a discussão mais completa no capítulo 9.) No entanto, parece implicar que a distinção clássica Israel / Igreja é menos clara.

2 Essa distinção entre Israel e a igreja nasce de um sistema de hermenêutica que geralmente é chamado de interpretação literal . Portanto, o segundo aspecto da condição sine qua non do dispensacionalismo é a questão da hermenêutica histórico-gramatical. A palavra literal talvez não seja tão boa quanto a palavra normal ou simples, mas, de qualquer modo, é a interpretação que não espiritualiza ou alegoriza, como a interpretação não-dispensacional costuma fazer. A espiritualização pode ser praticada em menor ou maior grau, mas sua presença em um sistema de interpretação é indicativa de uma abordagem não dispensacional. [43]

A interpretação consistentemente literal ou clara indica uma abordagem dispensacionalista à interpretação das Escrituras. E é essa mesma consistência - a força da interpretação dispensacionalista - que parece irritar os não-dispensacionistas e se torna o objeto de sua ridicularização. [44] Certamente, a interpretação literal / histórica / gramatical não é a única posse ou prática dos dispensacionalistas, mas o uso consistente dela em todas as áreas da interpretação bíblica é .. Isto não impede ou exclui a compreensão correta de tipos, ilustrações, apocalipses, e outros gêneros dentro da estrutura básica da interpretação literal.

3 Um terceiro aspecto da condição sine qua non do dispensacionalismo é uma questão bastante técnica que será discutida mais adiante (ver capítulo 5). Diz respeito ao propósito subjacente de Deus no mundo . O teólogo do pacto, na prática, acredita que esse propósito é a salvação (embora os teólogos da aliança enfatizem fortemente a glória de Deus em sua teologia), e o dispensacionalista diz que o propósito é mais amplo do que isso; ou seja, a glória de Deus . Os progressistas têm um centro cristológico, aparentemente para reforçar sua ênfase na aliança davídica e em Cristo como o já reinante governante davídico no céu.

Para o dispensacionalista normativo, o programa soteriológico ou salvador de Deus não é o único programa, mas um dos meios que Deus está usando no programa total de glorificação de Si mesmo. As Escrituras não são centradas no homem como se a salvação fosse o tema principal, mas é centrada em Deus porque Sua glória é o centro. A própria Bíblia claramente ensina que a salvação, importante e maravilhosa como é, não é um fim em si mesma, mas é antes um meio para o fim de glorificar a Deus (Efésios 1: 6, 12, 14). John F. Walvoord, o sucessor de Chafer no Dallas Theological Seminary, coloca desta forma: "O propósito maior de Deus é a manifestação de Sua própria glória. Para este fim, cada dispensação, cada revelação sucessiva do plano de Deus para as eras, não eleitos como os eleitos ... combinam-se para manifestar a glória divina ". [45] Em outro lugar ele diz:

Todos os eventos do mundo criado são projetados para manifestar a glória de Deus. O erro dos teólogos da aliança é que eles combinam todas as muitas facetas do propósito divino no único objetivo do cumprimento da aliança da graça. Do ponto de vista lógico, este é o erro redutor - o uso de um aspecto do todo como elemento determinante. [46]

A essência do dispensacionalismo, então, é a distinção entre Israel e a igreja. Isso decorre do emprego consistente de interpretação normal ou simples ou histórico-gramatical do dispensacionalista, e reflete uma compreensão do propósito básico de Deus em todas as Suas negociações com a humanidade, como a de glorificar a si mesmo através da salvação e outros propósitos também.


NOTAS

[1] Scofield Reference Bible (Nova York: Oxford, 1909), 5..
[2] New Scofield Reference Bible (Nova York: Oxford, 1967), 3.
[3] Por exemplo, John H. Gerstner, erroneamente dividindo a palavra da verdade Brentwood, Tenn .: Wolgemuth & Hyatt, 1991), 152, 270.
[4] John Wick Bowman, "A Bíblia e as Religiões Modem: II. Dispensacionalismo", Interpretação 10 (abril de 1956): 174.
[5] LS Chafer, Dispensationalism (Dallas: Seminary Press, 1936), 8 - 9.
[6] Charles C. Ryrie, "A Necessidade do Dispensacionalismo", Bibliotheca Sacra 114 (julho de 1957): 251.
[7] WW Skeat, um Dicionário Etimológico da Língua Inglesa (Oxford: Clarendon, 1946), 174.
[8] Oxford English Dictionary (Nova Iorque: Oxford Univ. Press, 1933), 3: 481.
[9] Ibid.
[10] W F. Arndt e F. W Gingrich, Um Léxico Grego-Inglês do Novo Testamento (Chicago: Univ. Of Chicago Press, 1957), 562.
[11].. JH Moulton e George Milligan, O Vocabulário do Testamento Grego (Grand Rapids: Eerdmans, 1949), 442-43.
[12]. Bowman, "A Bíblia e as Religiões Modernas: II.
Dispensationalism, 175.
[13] Daniel P Fuller, "A Hermenêutica do Dispensacionalismo (Th.D. diss., Northern Baptist Theological Seminary, Chicago, 1957), 20.
[14]. Ibid.
[15]. Erich Sauer, O Amanhecer da Redenção Mundial (Grand Rapids: Eerdmans, 1951), 194.
[16] W Graham Scroggie, Linhas Governantes de Revelação Progressiva (Londres:
Morgan & Scott, 1918), 62-63.
[17] HA Ironside, Nos Paraísos (Nova York: Loizeaux Bros., nd), 67.
[18] CE Mason, Jr., "Eschatology" (notas mimeografadas para curso no Philadelphia College of Bible, rev. 1962), 5 - 6.
[19] Paul David Nevin, "Alguns Grandes Problemas na Interpretação Dispensacional" (não publicado Th.D. diss., Dallas Theological Seminary 1963), 97.
[20] Craig A. Blaising e Darrell L. Bock, Dispensacionalismo Progressivo (Wheaton, Ill .: Victor, 1993), 14.
[21] Ibid., 48.
[22] T D. Bernard, O Progresso da Doutrina no Novo Testamento (Grand Rapids: Zondervan, sd), 20.
[23] Milton S. Terry, Hermenêutica Bíblica (Grand Rapids: Zondervan, nd.), 568.
[24] Bernard Ramm, Interpretação Bíblica Protestante , rev. ed. (Boston: Wilde,
1956), 158.
[25] Oswald T Allis, "Dispensacionalismo Moderno e a Lei de Deus", Evangelical Quarterly 8 (15 de julho de 1936): 272.
[26] Louis Berkhof, Teologia Sistemática (Grand Rapids: Eerdmans, 1941), 291.
[27]. Por exemplo, T A. Hegre, A Cruz e Santificação (Minneapolis: Bethany Fellowship, 1960), 6. Cf. o capítulo inteiro intitulado "Você perdeu sua Bíblia?"que dedica duas páginas aos efeitos desastrosos do liberalismo na Bíblia e cinco páginas aos resultados "prejudiciais" do dispensacionalismo!
[28] Bowman, "A Bíblia e as Religiões Modernas: II. Dispensacionalismo, 176.
[29]. C. l. Scofield, justamente dividindo a Palavra da Verdade (Nova York: Revell, sd.).
[30]. H. Chester Woodring, "Grace Sob a Aliança Mosaica" (diss. Th.D. não publicado, Dallas Theological Seminary 1956), 33 - 38.
[31] Fuller, "A Hermenêutica do Dispensacionalismo, 164.
[32].. Ibid.
[33]. João Calvino, Institutos da Religião Cristã (London: Wolfe & Harison, 1561), II, XI, 13.
[34]. C. Norman Kraus, dispensacionalismo na América (Richmond: John Knox, 1958), 126.
[35] Sauer, O Amanhecer da Redenção Mundial , 54
[36] Charles Hodge, Systematic Theology (Grand Rapids: Eerdmans, 1946), 2: 373-77.
[37] Berkhof, Systematic Theology , 293-300.
[38]. H. Phillip Hook, "A Doutrina do Reino no Pré-Milenismo da Aliança (diss.
Inédita, Dallas Theological Seminary, 1959). Cf. Fuller," The Hermeneutics of Dispensationalism, 363-64.
[39]. Fuller, "A Hermenêutica do Dispensacionalismo, 25.
[40] Arno C. Gaebelein, O Evangelho de Mateus (Nova York: Nossa Esperança, 1910), 1: 4.
[41] Chafer, Dispensationalism , 107.
[42] Pode haver raras exceções, como com CEB Cranfield ( Comentário sobre Romanos [Edimburgo: T & T Clark, 1979], 448 n. 2), que rejeita o ensino de que Israel foi substituído pela igreja.
[43] Cf. George E.. Ladd, A Bendita Esperança (Grand Rapids: Eerdmans, 1956),
126 - 34.
Embora Ladd acredite em um futuro para a nação de Israel (cf. "Existe um futuro para Israel?", Eternity [May 1964], 25 - 28, 36), isso não significa que ele seja um dispensacionalista, pois ele não cumpre o critério relativo ao uso consistente do princípio literal da interpretação. Neste mesmo artigo (p. 27) ele declara que "embora a Igreja seja um Israel espiritual, o Novo Testamento ensina que o Israel literal ainda está para ser salvo". Em outras palavras, ele distingue a igreja e Israel na idade futura do milênio, mas ele não os distingue na era atual. Visto que Israel e a igreja não são mantidos distintos durante todo o programa de Deus, Ladd não consegue atender a esse teste do dispensacionalismo.
[44] Arnold B. Rhodes, ed., A Igreja Enfrenta os Ismas (Nova Iorque: Abingdon, 1958), 95.
[45] John F. Walvoord, "Revisão de Questões Cruciais sobre o Reino de Deus", de George E. [add, " Bibliotheca Sacra 110 (janeiro de 1953): 3-4.
[46] John F. Walvoord, O Reino Milenar (Findlay, Ohio: Dunham, 1959), 92.


Dispensacionalismo . Charles C. Ryrie Moody Press, Chicago.. 1995. Páginas 23-43.

 



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