Quantos Serão Os Revoltosos Que Atenderão e Seguirão ao Diabo, Ao Final Do Milênio?


Hélio de Menezes Silva





PERGUNTA:
Hélio, em http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEDispensacoes/EscatologiaComVersos-CursoHelio.htm, você acertadamente (posto que baseado na Bíblia, com interpretação a mais literal possível) afirma:

Terminado o Milênio, Satanás é solto, engana as nações do mundo e as congrega (Oh, a maldade humana!) em fúria revoltosa contra Cristo. Mas fogo do céu devora os exércitos do Diabo e ele é lançado para sempre no Lago de Fogo Apoc 20:7-14.

Ap 20:7-14
 7 E, quando houveR sido completadO os mil anos, será solto Satanás para- fora- da sua prisão, 8 E sairá para enganar- fazer- extraviar as nações que [estão] nos quatro cantos  da terra Gogue  e Magogue para as ajuntar para batalha (das quais o número [é] como a areia do mar).  9 E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o acampamento dos santos e a cidade tendo sido amada. E desceu fogo proveniente- de- junto- de Deus, proveniente- de- dentro- do céu, e os devorou. 10 E o Diabo (aquele [que] os [está] enganando- fazendo- extraviar) foi lançado para dentro do Lago de Fogo e de enxofre, onde [estão] a Besta- Feroz e o Falso Profeta. E serão atormentados  dia e noite para os séculos dos séculos.  11 E vi um grande trono branco e Aquele  estando- assentado sobre ele, para- longe- de Cuja face fugiu a terra e o céu, e lugar não foi achado para eles.  12 E vi os mortos, pequenos e grandes, tendo se postado de pé perante Deus. E [os] livroS- rolo  foram abertos. E outro livro- rolo foi aberto, o qual é [aquele] de a Vida. E foram julgados, os mortos, provenientes- de- dentro- das coisas tendo sido escritas nos livroS- rolo , [julgados] segundo as obras deles.  13 E deu o mar os mortos [que] dentro dele [estavam]. E a morte e o inferno  deram os mortos [que] dentro deles [estavam]. E foram condenados, cada um, segundo as obras deles [mesmos].  14 E a morte e o inferno  foram lançados para dentro do Lago de Fogo. Esta é a segunda morte .  LTT.


Bem, tomando por base Apocalipse 20 verso 8 "como a areia do mar", pergunto: É possível se ter ideia de quantas pessoas sujeitas a morte estarão no final do Milênio?





RESPOSTA:

Bem, o que Deus não quis revelar de forma exata, ninguém pode determinar de forma nem de longe aproximada. Não deve sem sequer pensar em começar a tentar isso.

Mas podemos nos exercitar em pensar, por um pouco, em quantas pessoas a terra poder ter atualmente, mesmo ainda sem uma intervenção ainda mais milagrosa de Deus, que poderia mudar drasticamente as regras da Sua criação:

 
Atualmente, quase 50 milhões de km2 ( = 5 bilhões de hectares da terra) são usadas para produção de alimento (https://en.wikipedia.org/wiki/Agricultural_land ).
Se a humanidade intensamente quisesse e juntasse toda sua economia e tecnologia, todo o dinheiro perdido em roubos e crimes, todo dinheiro investido em guerras e jogatina e no crime e pecado, então poderia dobrar tal área: drenando e recuperando pântanos, usando água do mar dessanilizada para irrigar desertos, aquecendo galpões-estufa enormes nas regiões muito frias, etc. Pensemos em 10 bilhões de hectares.
Já há décadas que se consegue mais que 120t/hectare/ano de alimentos em laboratórios estufas de vidro com temperatura, umidade do ar e irrigação ideais, sem presença de pestes. Isto é muito mais que as 0,8 a 5t/hectare/ano da atual média anual, computando-se sobre toda a terra. Como, em média, um ser humano precisa de menos que 1 kg/dia (365kg/ano) de alimento (trigo, feijão, arroz, cenoura, abóbora, batata, couve, etc.) em estado natural, então, se todo o dinheiro e tecnologia e ciência fossem direcionados, 1 hectare de terra poderia alimentar 120.000/365 = 329 pessoas. Portanto, atualmente, se usasse toda a tecnologia possível, a terra poderia alimentar até 10.000.000.000 x 329 = 3.290.000.000.000 = 3,3 trilhões de pessoas. Repito: se há fome hoje (e há) em muitos países, é por causa da maldade humana, não precisa haver fome em local nenhum da terra.


No Jardim do Éden, na terra original, acho muito plausível que os oceanos e mares praticamente não existiam, eram muitíssimo menores;
e acho muito plausível que, diariamente (durante a frieza da noite?), abundante vapor neblina regava toda a terra (Gn 2:6) e isso mantinha toda a vegetação luxuriantemente verdejante e produtiva;
também acho muito plausível que, na terra original, toda a água dos atuais oceanos e mares estava em forma de vapor invisível, transparente, na atmosfera, que era, muito, muito mais espessa e densa que a atual, de modo que filtrava os raios ultravioleta e outros raios nocivos, e fazia da terra uma estufa (semitropical? Temperaturas oscilando entre 17 graus [na meia noite do inverno polar] a 30 graus [no meio dia do verão equatorial]) com clima quase uniforme desde o Polo Norte (por isso que há corais tropicais embaixo da calota polar!) até o Polo Sul, e as pessoas viviam séculos, e a produção agrícola era muitíssimo maior, pois todos os seres unicelulares (como o terrível vírus da ferrugem), todos os vermes (como os terríveis nematoides), todos os insetos (como os terríveis gafanhotos), todas as aves (como os terríveis pardais comendo as sementes) eram benéficos, eram bênçãos muitíssimo úteis para a produtividade agrícola, ao invés de serem as terríveis pragas que hoje são.

No Milênio, acho plausível que Deus poderá decidir voltar a terra às exatas, mesmíssimas condições do Jardim do Éden, portanto, a produtividade e a produção agrícola (portanto a população da humanidade) poderão vir a ser muitíssimo maiores do que as que podemos imaginar.

Mas Deus é soberano e Todo Poderoso, e pode fazer tudo quanto quiser, portanto,
. eu não ficaria surpreso se a população ao final do Milênio fosse 1 milhão de vezes menor (isto é, "somente" 3,2 bilhões de pessoas) que os 3,2 trilhões que estimamos que a tecnologia atual do mero homem poderia alcançar,
. nem eu me surpreenderia se a população ao final do Milênio fosse 1 milhão de vezes maior (isto é, 3,2 quintilhões de pessoas, embora eu não consiga imaginar como caberia tanta gente sobre a terra, em uma só camada de gente ...)

Quanto ao percentual que os revoltosos propriamente ditos serão dentro de tão enorme população do final do Milênio, ninguém pode afirmar nada com certeza.

Mas, ao final do Milênio, no geométrico crescimento da população (judeus convertidos e gentios convertidos) da terra a partir dos poucos milhares que conseguiram sobreviver à Grande Tribulação e tiveram entrada no Milênio com corpos não glorificados mas ainda capazes de reproduzir (uma vez que cada pessoa viverá séculos, então cada casal poderá chegar a ter até mesmo 30 ou 300 filhos?), eu não me surpreenderei se:

a) 90% dos trilhões vivos serão de salvos, pois os pais evangelizarão tão bem seus filhos, estes pessoalmente verão o Deus-Filho em Seu corpo físico, diariamente aprenderão diretamente dEle e/ou de professores quase perfeitos, portanto o usual será a conversão dos seres humanos, ao contrário de hoje. Portanto, os revoltosos serão relativamente poucos, ainda que incontáveis como a areia do mar.
b) Somente 1% dos trilhões vivos serão de salvos, à exemplo de quando Deus castigou Sodoma destruindo-a com fogo: Abraão saiu com 318 homens (Gn 14) e somente conseguiu derrotar um pelotão de soldados de Sodoma porque era de noite, estavam desprevenidos, dormindo e bêbados, e Deus ajudou Abraão, então consigo imaginar que aquele pelotão podia ter 3200 soldados, e era somente um dos pelotões do exército de Sodoma. Portanto, consigo imaginar que Sodoma tivesse dezenas de milhares de habitantes, talvez 8000, talvez 80.000 pessoas. Mas somente havia 8 pessoas justas em Sodoma (Gn 19). Em Sodoma, a percentagem de salvos talvez só era de 0,1% (1 em cada 1.000 pessoas), ou talvez só era de 0,01% (1 em cada 1.000 pessoas).

Mas, acima de tudo, lembre Dt 29:29:
As coisas encobertas [pertencem] ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos [pertencem] a nós e [a] nossos filhos para sempre, [para] que cumpramos todas as palavras desta lei. (LTT)






Hélio de Menezes Silva.






Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ EscatologiaEDispensacoes/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.