A Presente [mas temporária] Cegueira Espiritual de Israel


David Cloud




O que se segue foi extraído do livro bookThe Future According to the Bible, que em breve estará disponível em versão impressa e e-book edições de Way of Life Literature -
_________________
 
4  Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR. 5  Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. 6  E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o SENHOR. 7  Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso. 8  E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito.” (Ez 37:4-8 ACF)
 
O mais importante sinal do fim dos tempos é a restauração de Israel à sua terra e da criação do moderno Estado de Israel.
 
A continuação da existência de Israel, apesar de ter sido espalhada [e perseguida] entre praticamente quase todas as nações durante 2.000 anos é uma das mais incríveis estórias da História, e foi profetizada em algumas das mais antigas passagens da Bíblia, tais como Deuteronômio 28-30. Em Deuteronômio 28 Deus advertiu que se Israel se afastasse d'Ele e se rebelasse contra a Sua lei, ela seria espalhada até aos confins da terra, e perseguida para onde quer que ela fosse.
 
63  E será que, assim como o SENHOR se deleitava em vós, em fazer-vos bem e multiplicar-vos, assim o SENHOR se deleitará em destruir-vos e consumir-vos; e desarraigados sereis da terra a qual passais a possuir. 64  E o SENHOR vos espalhará entre todos os povos, desde uma extremidade da terra até à outra; e ali servireis a outros deuses que não conheceste, nem tu nem teus pais; ao pau e à pedra. 65  E nem ainda entre estas nações descansarás, nem a planta de teu pé terá repouso; porquanto o SENHOR ali te dará coração agitado, e desfalecimento de olhos, e desmaio da alma. 66  E a tua vida, como em suspenso, estará diante de ti; e estremecerás de noite e de dia, e não crerás na tua própria vida. 67  Pela manhã dirás: Ah! quem me dera ver a noite! E à tarde dirás: Ah! quem me dera ver a manhã! pelo pasmo de teu coração, que sentirás, e pelo que verás com os teus olhos.” (Dt 28:63-67 ACF)
 
Esta é uma descrição perfeita do que aconteceu com Israel após a destruição de Jerusalém e do Templo, em 70 d.C. Mas a mesma profecia mesmo disse que Israel iria retornar para o Senhor.
 
1 ¶  E SERÁ que, sobrevindo-te todas estas coisas, a bênção ou a maldição, que tenho posto diante de ti, e te recordares delas entre todas as nações, para onde te lançar o SENHOR teu Deus, 2  E te converteres ao SENHOR teu Deus, e deres ouvidos à sua voz, conforme a tudo o que eu te ordeno hoje, tu e teus filhos, com todo o teu coração, e com toda a tua alma, 3  Então o SENHOR teu Deus te fará voltar do teu cativeiro, e se compadecerá de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todas as nações entre as quais te espalhou o SENHOR teu Deus. 4  Ainda que os teus desterrados estejam na extremidade do céu, desde ali te ajuntará o SENHOR teu Deus, e te tomará dali; 5  E o SENHOR teu Deus te trará à terra que teus pais possuíram, e a possuirás; e te fará bem, e te multiplicará mais do que a teus pais.” (Dt 30:1-5 ACF)
 
Ezequiel deu ainda mais informações sobre o retorno de Israel, dizendo-nos, na profecia do vale dos ossos secos, que ela voltaria em duas etapas. Primeiro, ela voltaria para a terra em uma condição de espiritualmente morta ("
mas não havia neles espírito"). Depois disso, ela iria ser convertida. Ver Ezequiel 37:7-10.

7  Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso. 8  E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito. 9  E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. 10  E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo.” (Ez 37:7-10 ACF)
 
Nós somos testemunhas do cumprimento da primeira parte desta profecia. Em maio de 1948 o novo Estado de Israel foi estabelecido. A declaração oficial, disse: "O nosso apelo vai para o povo judeu em todo o mundo para vir e se reunir ao nosso lado ... e estar em pé por nós na grande luta para a realização do sonho de gerações para a redenção de Israel. "
 
O Presidente dos EUA, Harry Truman, anunciou imediatamente seu reconhecimento de Israel. Os judeus comemoraram em todo o mundo. Em Roma, eles desfilaram sob o Arco de Tito, que foi construído pelos imperadores romanos para celebrar a destruição de Jerusalém e do Segundo Templo.
 
Israel está, de fato, de volta à terra [que Deus lhe deu, que é deles por decreto de Deus]. Mas, como Ezequiel profetizou, ela permanece em uma condição espiritualmente morta.
 
Uma grande porcentagem de judeus de hoje são "seculares." Eles podem observar algumas tradições e rituais judaicos, mas eles não têm convicção de que a Escritura foi divinamente inspirada e nenhuma paixão de conhecer a Deus e obedecê-lO em todas as coisas.
 
Até mesmo os líderes do movimento sionista que inaugurou o moderno Estado de Israel eram, na maior parte, "judeus seculares, não observantes [da Lei de Deus], e muitos foram até mesmo anti-religiosos" (Price, The Battle for the Last Days Temple, p. 250).
 
Theodor Herzl, o pai do movimento sionista, não foi motivada por religião, mas pelo nacionalismo (New World Encyclopedia). Ele declarou em seu diário que ele era "agnóstico".
 
Na proclamação oficial do moderno Estado de Israel, em maio de 1948, não houve nenhuma menção de "Deus" - apenas uma referência vaga à "Rocha de Israel." Isso porque muitos dos que fundaram o estado foram firmemente contrários à qualquer referência a Deus. Por exemplo, Aaron Zisling do Partido Trabalhista, disse, "Eu não posso assinar um documento se referindo de forma alguma a um Deus no qual eu não acredito" (citado em My Life, Golda Meir, p. 223). A palavra "Redentor" foi deixado de fora do anúncio, pelo mesmo motivo.
 
Muitos dos mais respeitados líderes e heróis de guerra de Israel, desde 1948, foram "judeus seculares".
 
Isto inclui o primeiro primeiro-ministro de Israel, David ben Gurion. Sua visão era "de um novo tipo de judeu", emancipado da religião', “cujo judaísmo seria expresso por nacionalismo [não por religião]" (Motti Friedman, "The Making of the State”, The Jewish Agency for Israel, julho de 1998). Ben Gurion defendeu uma visão "radicalmente anti-Halakha [lei religiosa judaica]" ("Judaism in Israel: Ben Gurion’s Private Beliefs," Israel Studies, Vol. 4, Iss 2, 1999, p 64).
 
Golda Meir, uma dos maiores heróis modernos de Israel, disse: "Eu não era nada religiosa" (My Life, p. 104). Sua autobiografia não dá glória a Deus pela restauração de Israel e não mostra nenhuma fé de que as promessas de Deus para Israel serão cumpridas. A sua "visão do nosso futuro" foi meramente que Israel "continua a ser uma democracia florescente e uma sociedade apoiada na justiça social e na igualdade" (My Life, p. 460). Ela era uma feminista que basicamente abandonou o marido para perseguir seu sonho socialista de construção da nação.
 
Moshe Dayan, líder israelense proeminente (Ministro da Defesa, Ministro da Agricultura, Chefe do Estado Maior das Forças de Defesa de Israel), foi um "judeu secular", cuja fé em Deus era entre vaga a inexistente. Ele não deu a Deus nenhuma glória, em sua autobiografia, terminando-a com as seguintes sentimentos puramente humanistas: "Mas o nosso principal dever é viver de acordo com a visão de nós mesmos, para moldar um estado pioneiro, uma sociedade criativa que floresce a partir dos frutos de seu próprio trabalho, um estado corajoso preparado para lutar até a morte para defender-se, um povo de ideias e ideais que se esforça para atingir os seus fins nacional e histórico - o renascimento da nação judaica em sua terra natal" (Moshe Dayan: Story of My Life, 1976, p. 621).
 
Benjamin Netanyahu tornou-se primeiro-ministro de Israel, em 2009, o primeiro-ministro a ter nascido em Israel desde que este se tornou um estado. Em A Place Among the Nations: Israel and the World  (1993), Netanyahu não menciona Deus ou Suas leis e Seus pactos e alianças. Pelas vitórias militares de Israel, ele dá glória aos militares, em vez de a Deus (pp. 274, 371, 397). Ele diz que a profecia bíblica não nos diz o que esperar para o futuro (p. 372). Ele atribui o erguimento do moderno Estado judeu a "um espírito humano que, sempre e sempre, se recusa a sucumbir aos horrores da história" (p. 401).
 
Quanto aos judeus verdadeiramente religiosos, eles estão andando nas pegadas dos fariseus de outrora que professavam honrar a Sagrada Escritura, mas realmente exaltavam a tradição judaica acima da Palavra de Deus.
 
E a maior prova de que Israel permanece na condição de morte espiritual é o fato de que ela persiste em rejeitar seu próprio Messias, Jesus.


David Cloud

Traduzido por Valdenira NM Silva.




*********************

Hélio sugere a leitura, no site solascriptura-tt.org, de
http://www.solascriptura-tt.org/EscatologiaEDispensacoes/Jerusalem-IgrejaNaoSubstituiuIsrael-DHunt.htm

http://www.solascriptura-tt.org/EscatologiaEDispensacoes/PerguntaAmilenistasTeorizamIgrejaSubstituiuIsrael-NCampelo.htm

Hélio também sugere a leitura (você mesmo pode procurar no grupo solascripturatt, em yahoogrupos.com.br) de

Uso do Termo Israel No NT. Israel De Deus. Gal 6:16 - AGFruchtenbaum

Não Sou O Israel De Deus - HFontes

Israel – Seu Passado, Presente E Futuro – R. Gromacki

Deus Não Rejeitou Seu Povo De Israel – K. Piper

Comparacao E Contraste Entre Israel E a Igreja – G. Parsons



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de 
http://solascriptura-tt.org)



(retorne a http://solascriptura-tt.org/ EscatologiaEDispensacoes/ 
retorne a http:// 
solascriptura-tt.org/ )





Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.