No Milênio (02):
Haverá o Reino Milenar de Cristo Sobre Esta Terra, sim, por 1000 (Mil) Anos Literais. Depois, Virá o Reino Eterno

Hélio de Menezes Silva



Sim, a Bíblia claramente diz que o reino de Cristo corporalmente reinando direta e absolutamente será ETERNO, sem fim, e cremos nisto literalmente: 2Sam 7:11-16; Sal 89:3-4,20-27; Dan 2:44; 7:13-14,26-27; Luc 1:31-33; Apoc 11:15;


11  E desde o dia em que mandei que houvesse juízes sobre o meu povo Israel; a ti, porém, te dei descanso de todos os teus inimigos; também o SENHOR te faz saber que te fará casa. 12  Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino. 13  Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre. 14  Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de filhos de homens. 15  Mas a minha benignidade não se apartará dele; como a tirei de Saul, a quem tirei de diante de ti. 16  Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre.” (2Sm 7:11-16 ACF)

 “
3  Fiz uma aliança com o meu escolhido, e jurei ao meu servo Davi, dizendo: 4  A tua semente estabelecerei para sempre, e edificarei o teu trono de geração em geração. (Selá.)” (Sl 89:3-4 ACF)

 “
20  Achei a Davi, meu servo; com santo óleo o ungi, 21  Com o qual a minha mão ficará firme, e o meu braço o fortalecerá. 22  O inimigo não o importunará, nem o filho da perversidade o afligirá. 23  E eu derrubarei os seus inimigos perante a sua face, e ferirei aos que o odeiam. 24  E a minha fidelidade e a minha benignidade estarão com ele; e em meu nome será exaltado o seu poder. 25  Porei também a sua mão no mar, e a sua direita nos rios. 26  Ele me chamará, dizendo: Tu és meu pai, meu Deus, e a rocha da minha salvação. 27  Também o farei meu primogênito mais elevado do que os reis da terra.” (Sl 89:20-27 ACF)

 “Mas, nos dias desses reis,
o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre,” (Dn 2:44 ACF)

 “
13  Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. 14  E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.” (Dn 7:13-14 ACF)

 “
26  Mas o juízo será estabelecido, e eles tirarão o seu domínio, para o destruir e para o desfazer até ao fim. 27  E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão.” (Dn 7:26-27 ACF)

 “
31  E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. 32  Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; 33  E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.” (Lc 1:31-33 ACF)

 “E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam:
Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.” (Ap 11:15 ACF)




Mas também a Bíblia claramente diz que o reino de Cristo corporalmente reinando direta e absolutamente será de 1000 anos (um ano é uma volta da terra ao redor do sol, volta com suas quatro estações: inverno, primavera, verão, outono), e cremos nisto literalmente.

As duas coisas por Deus tão claramente prometidas são duas absolutas verdades literais que podem ser facilmente reconciliadas sem desprezar nem alegorizar nenhuma delas, antes tomando ambas literalmente: basta que percebamos que mil anos não podem equivaler à eternidade, nem suceder a ela, mas mil anos podem PRECEDER a eternidade, serem o vestíbulo para ela; Ou podem ser o princípio dentro da eternidade. Oh seja Deus sempre crido como verdadeiro: tomemos ambas as Suas promessas como absolutas verdades literais.

Em outras palavras, a reconciliação literalista que honra a veracidade de Deus é perceber que primeiro vem o Reino Milenar de Cristo sobre a atual terra, depois vem o Seu Reino Eterno sobre a nova terra e o novo céu, criados depois da destruição dos atuais, isso é, criados por ocasião do Julgamento do Grande Trono Branco.

Sim, aceitemos literalmente o que a Bíblia diz literalmente (mais claramente é impossível!): que o reino de Cristo sobre a terra [entendemos que a terra atual], com Cristo reinando corporal, direta e totalmente sobre toda a terra) terá a duração de 1000 anos, e Ap 20:1-7 o diz 6 (seis!) vezes. Seis vezes, meu irmão:

1 ¶  E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.
2  Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
3  E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.
4  E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.
5  Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.
6  Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.
7  E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,” (Ap 20:1-7 ACF)





Hélio de Menezes Silva,

set. 2013.


Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de 
http://solascriptura-tt.org)



(retorne a http://solascriptura-tt.org/ EscatologiaEDispensacoes/ 
retorne a http:// 
solascriptura-tt.org/ )

 



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.