Mt 25:46b: Passam Estes Justos Imediatamente Para o Céu? Julgamentos das Nações é Igual ao do Grande Trono Branco, Sem Haver Milênio?

 

Hélio de Menezes Silva




Caro irmão Hélio:

Gostei das 3 pregações do irmão mostrando que todos os versos dos capítulos 24 e 25 de Mateus se aplicam ao período do finalzinho da Tribulação de 7 anos, pois os dois capítulos são a resposta do Cristo à pergunta dos apóstolos:

“1 ¶ E, QUANDO Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo. 2 Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada. 3 E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?” (Mt 24:1-3 ACF)

A pergunta dos apóstolos foi:

a) Quando seria a destruição do Templo [aqui um exemplo da Lei do Duplo Cumprimento: o que se cumpre somente em sentido incompleto, é só uma “pequena amostra grátis” e será cumprido literal e plenamente no futuro. O anticristo permitirá a construção do Templo.]

b) Quais os sinais para a segunda vinda do Cristo e fim do mundo (não do planeta, não o extermínio total da humanidade, mas o fim da presente época, o final da 70ª Semana de Daniel).

Basicamente concordei que todos os sinais de Mt 24 e 25 são sinais para a segunda vinda do Cristo ao final dos 7 anos de Tribulação, não sinais para o Arrebatamento dos salvos das igrejas, antes do início da Tribulação, isto é, 7 anos antes.

E basicamente concordei que todos as parábolas desses dois capítulos descrevem condições do final da Tribulação para o início do Milênio. Por exemplo, concordei que as virgens que ficam, a mulher que fica enquanto pilava grão, etc., ficam na terra para entrarem na bênção do Milênio (ao contrário do entendimento usual, onde “ficar” é não ser arrebatado), e os que são levados o são para o inferno (ao contrário do entendimento usual, onde “ser levado” é ser arrebatado para ir para o céu)

Também concordei que o julgamento das ovelhas e dos bodes não é o julgamento final, do grande trono branco

Mas estou com uma dúvida em Mt 25:46b:
“... Os justos, porém, irão para a vida eterna”: Não estão os justos, aqui, indo diretamente para o céu (melhor dizendo, para o estado eterno)? Não é isto evidência que este julgamento das nações é o mesmo julgamento final, como querem os amilenaristas, e que não há o Milênio?

Assinado, JJJJ

 

 

Caro irmão JJJJ,

 

Só hoje pude pensar naquela sua importante pergunta sobre Mt 25:46.

1) Bem, antes de tudo, precisamos notar quão distintos são os Julgamento das Nações (ou das ovelhas e dos bodes, em Mt 25) e o julgamento do grande trono branco (ou último julgamento, em Ap 20). Note os grandes contrastes:

julgamento dos indivíduos das nações gentílicas é diferente do julgamento do grande trono branco:

 

Julgamento dos indivíduos das nações gentílicas
Mt 25:31-46 (acima)

Julgamento do grande trono branco (ver seção 6.2)
Ap 20:11-15

Tempo:

antes do milênio

depois do milênio

Local:

sobre a terra

no [3o ?] céu

Trono de Cristo:

"trono da SUA glória"

"grande trono branco"

São julgados:

os indivíduos de todas as NAÇÕES gentílicas

apenas os MORTOS

Ressurreição conectada

nenhuma

a 2a ressurreição, para a condenação eterna

Base para o julgamento:

tratamento aos "IRMÃOS" [os judeus convertidos e perseguidos]

obras

Conseqüências do julgamento:

2 classes, 2 destinos:
ovelhas: gozo do reino;
bodes: condenação eterna

1 só classe, 1 só destino:
todos serão lançados no Lago de Fogo.

 

2) Em segundo lugar, relembremos como o fato do milênio literal, com o Cristo reinando corporalmente sobre toda a terra durante 1000 anos literais, é claramente ensinado na Bíblia de forma irrespondível, a não ser pelos que não creem nela o máximo literalmente. Não vou me repetir, basta você ir em http://www.solascriptura-tt.org/EscatologiaEDispensacoes/ e ler os 10 artigos que provam o reino milenar do Cristo, literalmente. Não deixe de ler Teologias Nao Escrituristicas do Amilenarismo e do Posmilenarismo, as -- T. Ice:

 

3) Agora, vejamos se há uma interpretação perfeitamente lícita, bíblica, que harmonize tudo:

Mt 25:46 E estes (à esquerda) irão para o tormento eterno; os justos, porém, irão para a vida eterna."

Os justos, porém, irão para a vida eterna”: Não estão os justos, aqui, indo diretamente para o céu (melhor dizendo, para o estado eterno)? Não é isto evidência que este julgamento das nações é o mesmo julgamento final, como querem os amilenaristas, e que não há o Milênio?

- Uma explicação possível: estes são os salvos que entrarão no Milênio com seus corpos não glorificado e repovoarão a terra, depois morrendo em feliz velhice, finalmente ganhando corpos glorificados e gozando da eternidade futura. A quem estranhe que morrerão, responderemos que você e eu entramos na vida eterna quando fomos salvos Jo 3:36; 5:24; 6:47, 53-58, embora ainda aqui estejamos, ainda mortais! (diferenciados dos outros mortais porque sabemos que já está assegurado que viveremos eternamente com o Senhor, portanto já temos a vida eterna. Vida é união e morte é separação. A vida física atual é a temporária união do nosso corpo não glorificado com o nosso espírito. A vida espiritual é a eterna união do nosso espírito com Deus)! A quem retruque que “a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus” 1Co 15:50, responderremos que o contexto disto é diferente (ressurreição); e que, a rigor, o Milênio é o reino dos céus e não o reino de Deus; e que, mesmo sem esta diferenciação, você e eu somos de carne e osso mas nós já somos cidadãos do reino de Deus Fp 3:20.

- Outra explicação possível: todos os que recusaram o anticristo, creram no Cristo de Deus, perseveraram até o fim, e restaram vivos ao final da Tribulação, serão os únicos que entrarão no Milênio. Mas, dentre eles, os que arriscaram suas vidas socorrendo os judeus convertidos perseguidos terão seus corpos glorificados para entrarem no Milênio já assim, enquanto os demais salvos entrarão com corpos não glorificados e repovoarão a terra.

Lembranças a todos os irmãos.

Hélio,

ago.2012


Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de 
http://solascriptura-tt.org)



(retorne a http://solascriptura-tt.org/ EscatologiaEDispensacoes/ 
retorne a http:// 
solascriptura-tt.org/ )

 



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.