MILÊNIO

 

EXTRAÍDO e ADAPTADO DO LIVRO: A VERDADE SOBRE O MILÊNIO

 

‹‹E o SENHOR será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o SENHOR, e um será o seu nome. Toda a terra em redor se tornará em planície, desde Geba até Rimom, ao sul de Jerusalém, e ela será exaltada, e habitada no seu lugar, desde a porta de Benjamim até ao lugar da primeira porta, até à porta da esquina, e desde a torre de Hananeel até aos lagares do rei. E habitarão nela, e não haverá mais destruição, porque Jerusalém habitará segura›› (Zc 14.9-11 – ACF)

 

‹‹Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu›› (Mt 6.10 – ACF). Inúmeras vezes por dia, há quase 2000 anos, crentes em todo o mundo fazem essa oração, seguindo o modelo que Jesus deu aos Seus discípulos, conforme registrado em Mateus 6.9-13 e Lucas 11.2-4. O que pedimos com essas palavras?

 

Em toda a história, o mundo conheceu muitos reinos, dinastias e impérios. Eles ascenderam e decaíram, passando pelas páginas da história como folhas num dia de outono. Alguns foram espetaculares e repletos de esplendor, outros escravizaram e massacraram suas populações. Não importa como lembramos deles, todos têm o mesmo denominador comum – líderes humanos. Mesmo hoje em dia muitos acreditam que, se conseguíssemos colocar as pessoas certas nos cargos políticos, a humanidade ficaria livre para alcançar seu pleno potencial. Há muitas interpretações da história e de sua relação com o futuro. Alguns acham que é cíclica, outros lembram com saudade de uma "era dourada".Alguns dizem que ela progride conforme as "leis da natureza", outros dizem que está regredindo por causa dessas mesmas leis. Em tudo isso, a Bíblia dá uma resposta clara e certa às perguntas sobre o futuro.

A história e os eventos humanos têm uma direção e haverá um reino futuro glorioso. As orações dos crentes serão respondidas e o próprio Deus, na Pessoa de Jesus Cristo, a segunda pessoa da Trindade, reinará e governará na terra durante 1000 anos no Milênio. O melhor ainda está por vir!

 

A história humana está inserida entre dois paraísos. O primeiro paraíso começou no Jardim do Éden, mas a queda em pecado trouxe a dor e a tristeza decorrentes do castigo de Deus. A humanidade recebeu ordem de transformar o jardim na cidade de Deus. Mas ao invés da Nova Jerusalém, o resultado foi a Babilônia e o reino do homem. Com a intervenção de Cristo na história (primeiro em humildade, futuramente em glória), a humanidade ainda retornará ao paraíso, dessa vez numa cidade – a Nova Jerusalém. A história atual está se aproximando do estabelecimento da vitória e do reino de Deus na terra por meio de Jesus Cristo e Seu povo. Mas quais são os detalhes? O que a Bíblia ensina sobre o Milênio futuro? Na verdade a Bíblia tem muito a dizer sobre esse assunto. Vamos examinar juntos seus ensinamentos.

 

O Que é o Milênio?

 

Onde a Bíblia ensina sobre o Milênio?

Se você procurar a palavra Milênio em uma concordância bíblica, provavelmente ficará frustrado. Há várias passagens bíblicas que ensinam sobre o Milênio, apesar de a palavra em si não ser mencionada. O Milênio é uma doutrina bíblica e um conceito teológico derivado de várias passagens. Assim como muitos termos teológicos, a palavra Milênio vem do latim. Refere-se ao período de tempo em que a Bíblia diz que o Reino do Messias será estabelecido na terra antes do fim da história.

 

A palavra Milênio vem do latim mille, que significa"mil", (a palavra grega para Milênio vem de chilias, que significa "um mil"), e annus, que significa [em latim] "ano", [etos em grego]. O termo grego é usado seis vezes no texto original do capítulo vinte de Apocalipse para definir a duração do reino de Cristo na terra antes da destruição do velho céu e da velha terra. Então, a palavra Milênio refere-se aos mil anos do futuro reinado de Cristo que precederão a eternidade. Várias passagens do Velho Testamento falam sobre um tempo futuro de verdadeira paz e prosperidade para os seguidores justos de Deus, sob o reinado benevolente e físico de Jesus Cristo na terra. Zacarias 14.9 fala sobre esse período, dizendo:"O Senhor será Rei sobre toda a terra; naquele dia, um só será o Senhor, e um só será o seu nome". A passagem continua nos versículos 16-21,descrevendo algumas das condições reinantes no Milênio. Apesar de toda a Bíblia falar descritivamente sobre o Milênio, apenas no último livro – Apocalipse – a duração do Seu reinado foi revelada.

 

Isaías (700 anos a.C.) previu essa era futura:

‹‹E acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do SENHOR no cume dos montes, e se elevará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações. E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte do SENHOR, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do SENHOR. E ele julgará entre as nações, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerrear›› (Is 2.2-4 – ACF).

 

Alguns capítulos adiante, ele escreve novamente sobre o Milênio:

‹‹E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi. E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar›› (Is 11.6-9 – ACF)

 

Outras passagens do Velho Testamento que tratam detalhadamente a respeito, incluem: Salmo 2.6-9; Isaías 65.18-23; Jeremias 31.12-14; Ezequiel 34.25-29; 37.1-14; 40-48; Daniel 2.35; 7.13-14; Joel 2.21-27; Amós 9.13-15; Miquéias 4.1-7 e Sofonias 3.9-20. Esses versículos são apenas algumas das várias passagens relacionadas a esse assunto, escritas antes da primeira vinda de Cristo. O estudioso em profecias David Larsen resume esses textos dizendo sucintamente: "grande parte da profecia do Velho Testamento indica o estabelecimento de um reino de paz na terra em que a lei sairá do Monte Sião".

O Novo Testamento também dá testemunho desse reino vindouro, dando continuidade à visão do Velho Testamento de um Reino Milenar futuro.

 

Jesus falou sobre o Reino Milenar durante a ceia de Páscoa, antes de ser traído e crucificado:

‹‹E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; Porque isto é o meu sangue; o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai›› (Mt 26.27-29 – ACF).

cf. (Veja também Marcos 14.25; Lucas 22.18).

 

A passagem mais extensa sobre o Milênio está em Apocalipse 20, em que João descreve uma seqüência cronológica – a prisão, a rebelião e o julgamento de Satanás no Milênio. Alguns teólogos também acreditam que Apocalipse 21.9-27 descreve a Nova Jerusalém durante o Milênio. Isso não é provável, porque a passagem se refere ao Estado Eterno, o que é apoiado pelo desenvolvimento seqüencial do texto desde o Milênio em Apocalipse 20 até o Estado Eterno em Apocalipse 21. Ainda outros acreditam numa posição intermediária e vêem a passagem como uma descrição da morada eterna dos santos ressurretos durante o Milênio. O reino futuro de Deus terá duas fases distintas, o Milênio e o Estado Eterno. Mas a maior ênfase da Bíblia está no reinado de mil anos de Cristo no Seu futuro reino conhecido como Milênio. O Milênio é uma realidade bíblica futura. Segundo a Bíblia, a vida na terra ficará melhor, mas não antes de piorar por um período de sete anos conhecido como a Tribulação.

 

Qual a relação entre Israel e o Milênio?

 

Israel e Jerusalém terão um papel muito importante no Milênio. O Milênio é a ocasião da restauração final física e espiritual de Israel. A restauração é descrita em Ezequiel 37 e resumida nos versículos 21-22:

‹‹Dize-lhes pois: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu tomarei os filhos de Israel dentre os gentios, para onde eles foram, e os congregarei de todas as partes, e os levarei à sua terra. E deles farei uma nação na terra, nos montes de Israel, e um rei será rei de todos eles, e nunca mais serão duas nações; nunca mais para o futuro se dividirão em dois reinos›› (Ez 37.21-22 – ACF).

 

Israel e Jerusalém realmente serão uma terra santa e uma cidade santa. O profeta Isaías escreve:

‹‹Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio; porque eis que crio para Jerusalém uma alegria, e para o seu povo gozo. E exultarei em Jerusalém, e me alegrarei no meu povo; e nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem voz de clamor. Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque o menino morrerá de cem anos; porém o pecador de cem anos será amaldiçoado. E edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o seu fruto. Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos. Não trabalharão debalde, nem terão filhos para a perturbação; porque são a posteridade bendita do SENHOR, e os seus descendentes estarão com eles›› (Is 65.18-23 – ACF).

 

A restauração de Israel incluirá a regeneração e a reunião, a posse da Terra, e o restabelecimento dotrono davídico. Há várias outras características da restauração que acompanharão os eventos descritos acima. Segundo Jeremias 3.18 e Ezequiel 37.15-23,a nação será reunida de tal forma que a antiga divisão entre Israel e Judá será eliminada. Como nação,Israel se tornará o centro das atenções para os gentios (Isaías 14.1-2; 49.22-23; Sofonias 3.20; Zacarias 8.23) e desfrutará de todas as condições físicas e espirituais mencionadas anteriormente(Isaías 32.16-20; 35.5-10; 51.3; 55.12-13; 61.10-11).

 

É difícil subestimar a importância e o papel da redenção e restauração de Israel no Milênio. David Larsen escreve:

Na filosofia grega, especialmente em Platão, encontramos uma profunda antipatia pela matéria, por exemplo, quando defendem que o corpo é a prisão da alma. Os hebreus, em comparação, eram um povo terreno porque Deus declarou boa a ordem física que criou. Mas a matéria boa foi deturpada pelo pecado humano. A ordem criada precisa obter e obterá redenção (Romanos 8.19-22). Cristo reinará por 1.000 anos tendo Jerusalém como Seu centro de governo aqui na terra. Essa será a era dourada que os profetas previram. Então não nos surpreendemos que o reino terreno de Cristo tenha um elenco judaico.

 

Qual a relação entre a Igreja e o Milênio?

 

No Arrebatamento, a Igreja será removida da terra e estará presente com Cristo por toda a Tribulação. A Igreja será julgada por suas obras no tribunal de Cristo depois do Arrebatamento e participará das bênçãos do Reino Milenar (Romanos 14.10-12; 1 Coríntios 3.11-16; 4.1-5; 9.24-27; 2 Coríntios 5.10-11; 2 Timóteo 4.8).

 

Em Mateus 19.28, Jesus disse aos Seus discípulos que estariam com Ele no reino e reinariam sobre as12 tribos de Israel.

Além disso, em 2 Timóteo 2.12, Paulo escreve: ‹‹Se sofrermos, também com ele reinaremos.... – ACF -››.  Em Apocalipse 20.4 aprendemos que os santos martirizados na Tribulação também participarão do reinado de Cristo. Dois versículos depois, emApocalipse 20.6, lemos que todos os que fizeram parte da primeira ressurreição reinarão com Cristo. Já que o céu fica acima da terra, algumas pessoas sugerem que o papel celestial da Igreja como Noiva de Cristo [Nota de Hélio: a noiva é a nação de ISRAEL http://solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/EsposaOuNoivaDoCristo-QuemEhA-RElam.pdf ] é maior que qualquer papel terreno, inclusive superior ao lugar de Israel como líder das nações. Talvez seja melhor ver cada um na liderança das suas respectivas esferas, distintas mas equivalentes – Israel na esfera terrena e a Igreja na celestial. De qualquer forma, o propósito principal do Milênio é a restauração de Israel e o reinado de Cristo sobre ele; a Igreja como Noiva de Cristo não estará ausente das atividade do Milênio. (Thomas Ice e Timothy Demy)

O QUE SIGNIFICA “MILÊNIO”?

O Milênio é um período de mil anos em que Jesus, juntamente com a sua Igreja glorificada, governará a terra. Esse governo não será alegórico nem simbólico,mas real, concreto e visível. (Ap 20.4,6). Terá início no fim da Grande Tribulação, quando o Anticristo e o falso profeta tiverem sido vencidos, e Satanás estiver preso, mas depois que Jesus tiver julgado as nações.

 

Os diferentes nomes aplicados ao Milênio fazem-nos compreender o significado desse período:

. Mil anos (Ap 20.4,6), expressão que define a extensão do tempo.

. Regeneração da terra (Mt 19.27,28), mostra-nos a origem do novo tempo de bênçãos para o mundo.

.  “Consolação de Israel” e “redenção de Israel” (Lc 2.25,38), fala daquilo que Israel esperava: a plenitude da manifestação do Messias.

. Reino de Cristo e de Deus (Ef 5.5), revela-nos como governantes Deus e Cristo, que receberá o poder e o reino de Deus, seu Pai (Lc 1.32,33; Dn 7.13,14; Is 9.6,7).

Dispensação da plenitude dos tempos (Ef 1.10),mostra-nos que o “Milênio” será o último dos grandes períodos históricos, antes do raiar da eternidade.

 

 

AS PROFECIAS FALAM DE UM PERÍODO LITERAL DE MIL ANOS

Muitos têm procurado atribuir sentido alegórico e figurado à palavra Milênio, mas a Bíblia fala do reinado de mil anos como coisa literal, semelhante a qualquer outro estado político. Se esse reinado de mil anos não fosse real haveria contradições na Bíblia. Vejamos quatro profecias cuja interpretação só tem sentido pela existência de um reinado universal, no qual Jesus e a sua Igreja governarão a terra em sentido real.

 

JESUS — GOVERNADOR DO MUNDO

As profecias falam de um tempo em que Jesus governará a terra (Lc 1.32,33; Jr 30.9,11; Zc 14.9; Ml 1.11; Os 3.4,5; Dn 2.44,45; 7.12,14; Ez 34.24; 37.24,28; Is 2.2,4; 9.6,7; Mq 4.7; 1 Co 15.25).Nenhuma delas cumpriu-se na primeira vinda de Jesus. Elas podem somente ser entendidas como um futuro reinado literal de Jesus sobre a terra. Lemos ainda em Salmos 22.1,21 a profecia acerca do sofrimento e da morte de Jesus, e nos versículos 22 e 31 acerca do seu triunfo sobre as nações.

 

ASCENSÃO E GRANDEZA DE ISRAEL

As profecias falam de um tempo de glória e grandeza para Israel (Is 60.1,22; 62.8,12; 14.1,2; At 1.6,7; Am 9.11,15). Desde que Israel (as dez tribos) perdeu sua independência, em 721 a.C., e Judá em 588 a.C., a nação não a recuperou senão em 14 de maio de 1948, quando se estabeleceu como Estado soberano. O período de grandeza e de glória que as profecias prometem não chegou ainda, mas terá cumprimento literal durante o reinado de mil anos.

 

JERUSALÉM — CAPITAL DO MUNDO

As profecias falam de um tempo em que Jerusalém será a capital do mundo inteiro (Mq 4.8,13; Sf 3.13,20; Is 2.3,5; 60.1,3; 66.20; Zc 14.16,19). Essa predição ainda não se cumpriu, mas terá seu cumprimento durante o Milênio, quando Jesus estabelecer Jerusalém como capital do mundo.

 

REINADO DA IGREJA

As profecias falam do reinado da Igreja com Jesus. Está escrito que somos reis e sacerdotes e que reinaremos (Ap 1.6; 5.10; 11.15), e também se diz que reinaremos com Cristo sobre as nações (Ap 2.26,27). A Bíblia fala que herdaremos o Reino

(1Co 6.9,10; Hb 12.28; Lc 12.31,32), e que reinaremos com Cristo (2Tm 2.12; 1 Co 6.2,4). Danielexperimentou uma visão em que os santos recebiam o reino e o domínio (Dn 7.18,27). O salmista, falando do domínio de Jesus sobre as nações, acrescenta:‹‹...esta será a glória de todos os santos. Louvai ao SENHOR›› (Sl 149.9 – ACF). Em nenhuma das fases de sua existência a Igreja viu cumprida essa promessa. Mas sabemos que se cumprirá durante o Milênio, ao pé da letra.

 

AS CIRCUNSTÂNCIAS FAVORÁVEIS AO ESTABELECIMENTO DO MILÊNIO

Motivos que levam Jesus, a quem hoje pregamos como Salvador e que é rejeitado pela grande maioria, a tornar-se governante do mundo.

 

A CONVERSÃO RADICAL DO POVO JUDEU O LIGARÁ A JESUS

Já vimos que os judeus sofrerão pavorosamente quando o Anticristo atacar Jerusalém e que, durante a aflição, verão descer das nuvens o Messias glorificado, a quem invocarão e por quem serão salvos em um só dia (Zc 12.10,12). Verão em Jesus o Salvador e o Rei Celestial que vencerá o Anticristo e as nações que estão atacando a Cidade Santa. Verão aquele que tem todo o poder no céu e na terra, seja espiritual, político ou militar. É evidente que os judeus aceitarão a Jesus como rei e governante, porque, pelas Escrituras, esperam a glória do Messias nesse Milênio

 

AS NAÇÕES ACEITARÃO A JESUS COMO GOVERNANTE UNIVERSAL

Jesus iniciará seu governo ao encerrar-se a maior catástrofe da história. Os que estiverem vivos terão na lembrança a recente batalha do Armagedom, pois testemunharam a morte da terça parte da humanidade, presenciaram a guerra nuclear destruir as grandes metrópoles e viram os povos arruinados. As nações restantes lembrarão com pavor o domínio do Anticristo sobre a terra. Compreenderão que o próprio Diabo foi o grande inspirador de todos aqueles males. Saberão da importante vitória de Jesus sobre a besta e o falso profeta, que foram lançados no lago de fogo e de enxofre. Serão testemunhas do grande poder de Jesus. Certamente a humanidade sentirá, então, que o governo de Jesus traz benefícios a todos. O julgamento das nações terá terminado. Os sobreviventes receberão bênçãos (Mt 25.31,46).Serão testemunhas da autoridade e da justiça do Senhor e o desejarão para governante. O Diabo (Ap 20.1,2), aquele que poderia semear revolta e resistência contra o governo de Jesus, estará preso. Não haverá obstáculo para o Senhor. Com toda liberdade e com o consentimento dos homens, Jesus governará sobre a terra.

 

COMO SERÁ O GOVERNO MILENAR DE JESUS NA TERRA?

Será uma teocracia (governo de Deus), na expressão completa da palavra.

 

O GOVERNO DE JESUS

O Senhor governará os povos por intermédio daqueles que Ele nomear para cargos administrativos. Das pessoas que então viverem, Jesus nomeará algumas para exercerem cargos administrativos. Essas receberão instruções diretamente do Senhor. Quando Isaías descreveu a glória do Milênio, falou da coluna de fogo e da nuvem cf. (Is 4.4,5). Isso é muito significativo, pois foi pela coluna de fogo e pela nuvem que Deus, literalmente, guiou o seu povo através do deserto. Deus dava ordens a Moisés e a Arão, e esses as executavam cf. (Êx 13.21; 14.19; Nm 9.15- 23; 12.5,9). Por isso está escrito: ‹‹Guiaste o teu povo, como a um rebanho, pela mão de Moisés e de Arão›› (Sl 77.20 – ACF). Assim também será o governo de Jesus.

O reino prometido sobre a terra, com a presença de “Jesus como o Messias de Israel e de Davi como o príncipe regente” inicia-se, e os judeus serão reunidos de todas as nações, para habitar na terra prometida. cf. (Ez 34.23-24; Ez 37.24-25; Jr 30.9). Por 1000 anos, Israel experimentará bênçãos incomuns como objeto do favor especial de Cristo. (John F. Walvoord)

 

JERUSALÉM SERÁ A CAPITAL DA TERRA cf. (Is 2.2,3; 60.3; Jr 3.17) Os dirigentes das nações, nomeados por Jesus, irão a Jerusalém para aprender a vontade do Senhor (Is 2.3,4; Zc 8.21-23; 14.16-20; Jr 31.6; 50.5). Haverá ali reuniões importantes, onde o Senhor determinará como o mundo deve ser administrado.

 

JESUS JULGARÁ PESSOALMENTE AS QUESTÕES MAIS IMPORTANTES

Sendo Rei, a sua glória causará respeito e acatamento. A justiça será a base de seu trono (Sl 72.1-12; 98.1-4,6; Is 11.3-9; Mq 4.3). As leis procederão dEle, pois é legislador cf. (Tg 4.12), e a condenação para os pecadores dEle também sairá cf.(Is 65.20).

 

A INCUMBÊNCIA DA IGREJA DURANTE A GRANDE TRIBULAÇÃO

Já vimos como a Igreja será arrebatada com Jesus, na primeira fase de sua segunda vinda, e como acompanhará o Senhor quando, glorificado, voltar à terra para vencer o Anticristo (Ap 19.11-21). No mesmo momento ocorrerá a ressurreição dos mártires da Grande Tribulação (Ap 20.4), que se reunirão à Igreja glorificada. São esses que reinarão com Cristo por mil anos (Ap 20.4).

 

ESSES MORARÃO NA NOVA JERUSALÉM cf. (Ap 21.1-26)

A nova Jerusalém é uma cidade celestial cujo comprimento, largura e altura são iguais: ‹‹cada dimensão 12.000 estádios = aproximadamente 2.160 a 2.200 km›› ‹‹E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais›› (Ap 21.16 – ACF). É cercada de um muro de jaspe, e seus fundamentos são de pedras preciosas (Ap 21.17-20). As portas da cidade são pérolas puras (Ap 21.21) e a própria cidade é de ouro puro, como cristal transparente. Ela é chamada“Santa Cidade” (Ap 21.2) ou “a mulher do Cordeiro” cf. (Ap 21.9-10), porque é a morada dos remidos de todos os tempos. É também chamada:“Nova Jerusalém” (Ap 21.2), “a santa Jerusalém” (Ap21.10), “a Jerusalém celestial” (Hb 12.22). Uma voz do céu chamou a cidade de “tabernáculo de Deus” (Ap 21.3). Essa cidade virá descendo do céu e parará no ar, sobre a Jerusalém terrestre (Ap 21.2). Os remidos terão nela a sua morada, com seus movimentos semelhantes aos de Jesus após a sua ressurreição (Fp 3.21; 10Co 15.40; Jo 20.19-26; Lc 24.15,31).

 

OS 12 APÓSTOLOS OCUPARÃO POSIÇÃO DE DESTAQUE (Mt 19.27,28; Lc 22.30)

Terão a incumbência especial de levar as palavras de Jesus à 12 tribos de Israel que, no Milênio, estarão reunidas na Palestina.

 

OS SANTOS REUNIR-SE-ÃO COM CRISTO

Jesus será o Rei, mas os salvos também são reis (Ap 1.6) e certamente velarão pelo cumprimento das ordens de Jesus na terra.

É provável que aqui se apliquem as palavras de Jesus acerca da atribuição de administrar de cinco a dez cidades, conferida aos servos fiéis (Lc 19.17-19).

 

AS CARACTERÍSTICAS DO MILÊNIO

Será um tempo de extrema felicidade. Jesus governará e o Diabo estará preso. Atualmente, parece acontecer o contrário (Mt 27.2).

 

OS HOMENS GOZARÃO BÊNÇÃOS RIQUÍSSIMAS NA VIDA MATERIAL

Haverá a absoluta abolição do álcool, dos entorpecentes e do fumo, que causam danos à saúde. Os homens alcançarão idade avançada, o que era comum no início da criação (Is 65.20,23; Zc 8.3,4). As bênçãos de Deus operarão saúde para os povos (Is 35.5,6; Ml 4.2; Jr 33.10-16).

 

O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E ECONÔMICO SERÁ SURPREENDENTE

Haverá um tempo de reconstrução como nunca houve na terra. Não existirão administradores desonestos no governo de Jesus

(Is 58.12; 61.4; Ez 36.8,12,33,38). ‹‹Deus, antes e após o dilúvio, não autorizou ajuntamento em grandes cidades, Babel foi revolta contra Deus. Portanto, noMilênio, provavelmente todos habitarão no campo, donos lavradores de suas próprias terras (que deleite!), e só haverá uma cidade sobre a terra,Jesusalém, não havendo menção de nenhuma outra cidade. Todos poderão construir suas casas próprias e habitar nelas com total segurança›› Hélio M. Silva cf.(Mq 4.4; Is 65.21,22).

O bem-estar social alcançará a todos (Sl 72.1,7; 1.3,6; Is 32.15,20; Am 9.13,16; Zc 1.17; 3.10).Também a tecnologia será posta a serviço do bem comum. Atualmente, o objetivo da ciência é a guerra, o aperfeiçoamento bélico. Porém, no Milênio a ciência estará a serviço da paz e do bem. EmIsaías 35.8, lemos acerca da construção de uma importante rodovia, que certamente não será a única. Cremos que muitas rodovias modernas serão construídas em direção a Jerusalém.

 

A PRÓPRIA NATUREZA FLORESCERÁ NO MILÊNIO

A vegetação estará liberta da maldição do dia da queda (Gn 3.17,19). Toda a criação será liberta da escravidão (Rm 8.18,22) e a terra será fértil, de modo que os lugares secos se tornarão em jardins verdejantes (Sl 67.6; Jl 2.19,24; 3.18; Am 9.13; Ez 34.26,27; 36.35; Is 30.23,25; 33.20,21; 35.1,2; 41.18; 51.3; 55.12). A profecia fala de um rio que sairá de Jerusalém (Zc 14.8; Ez 47.1,12; Jl 3.18; Sl 46.5; Is 35.6). Esse não é tratado com detalhes na Bíblia, de modo que nos limitaremos a crer no cumprimento da profecia. Suas águas tornarão férteis as terras limítrofes. Até a fauna será alcançada pelas bênçãos do Milênio. Uma vez abolida a maldição original, nenhum animal causará dano ao homem (Is 11.9). As feras conviverão com o homem

(Is 11.6,7,8; 65.25; Ez 34.25; Os 2.18; Is 35.9). ‹‹Os homens estarão livres dos insetos perniciosos (abelhas continuarão polinizando as flores›› Hélio M. Silva. Como será maravilhoso para a humanidade!

 

NO PLANO POLÍTICO HAVERÁ PAZ E COMPREENSÃO COMO NUNCA ANTES.

O povo judeu, em cuja terra será centralizada a administração universal de Jesus, terá alcançado a glória nas profecias. Quando Jesus vier em glória, dará ordens aos seus anjos, para que ajuntem todos os judeus dos quatro cantos da terra, para os trazer à Palestina, para que ali se tornem, de fato, uma única nação (Mc 13.26,27; Ez 39.25,28; Is 11.11,16; 14.1,2; 43.1,6; Mq 4.6,7; Ez 37.19,22). A Palestina terá todo o território que Deus prometeu a Abraão (Gn 15.14,18; Jr 32.41,44). Os judeus alcançarão também a paz e o sossego que atualmente lhes é tão difícil conseguir (cf. Zc 10.10,11; Ez 36.15; Jr 16.15).Viverão a plenitude da promessa feita a Abraão: “Em ti serão benditas todas as famílias da terra” ( Gn 12.3). Serão cabeça entre as nações (Dt 28.13). Não haverá guerras, nem armas, nem serviço militar cf. (Is 2.4; Zc 9.10; Mq 4.3; Sl 46.9,11). Cumprir-se-á o cântico dos anjos na noite de Natal: “Paz na terra” (Lc 2.14). Haverá completa harmonia entre as nações(Is 11.13). Nenhuma forma de mentira condicionará as relações internacionais cf. (Sf 3.9). Os povos viverão felizes cf. (Is 66.18,19), e a glória de Deus habitará na terra (Sl 85.9; 97).

 

SATANÁS SERÁ SOLTO DA SUA PRISÃO NO FIM DO MILÊNIO

O MOTIVO

Os milhões de cidadãos do Milênio nunca foram provados, porque Satanás esteve amarrado no abismo por mil anos (Ap 20.2,3). Todos os homens, desde o casal no Éden até o próprio Jesus, como homem, foram provados por Satanás (Gn 3.1-6; Mt 4.1-7; Tg 1.13-16). Por isso, devem também os homens do Milênio ser provados por Satanás quando for solto da sua prisão.

 

SATANÁS CONTINUARÁ O MESMO

Quando Satanás for solto, após os mil anos, poderá ser verificado que a prisão não modificou a sua natureza. Também será possível verificar que a velha natureza do homem também não foi mudada no Milênio, um tempo de paz e felicidade que o mundo gozou sob o governo de Jesus. Assim, os homens se deixarão enganar por Satanás: uma multidão, cujo número é como a areia do mar, se ajuntará para batalhar contra o arraial dos santos (Jerusalém, Ap 20.8,9).

 

TERMINARÁ A PACIÊNCIA DO SENHOR

Mas o fogo do juízo de Deus descerá sobre eles. Jesus não terá mais paciência, nem haverá mais oportunidade para arrependimento. ‹‹Satanás será preso e lançado no LAGO DE FOGO, onde já estão o Anticristo e o falso profeta (Ap 19.20), e para todo o sempre serão atormentados (Rm 16.20). Que vitória maravilhosa! Todos os homens que se levantaram contra o Senhor na revolta final serão mortos e serão lançados no hades a fim de, pouco depois, serem ressuscitados para o julgamento final. Neste, todos os perdidos de todos os séculos serão lançados do inferno para o lago de fogo eterno›› Hélio M. Silva.

 

A VITÓRIA FINAL

Dessa maneira o Milênio findará com vitória. Muitos milhões jamais se deixarão enganar. Todos os que se levantaram contra Jesus serão vencidos e julgados. Satanás foi totalmente vencido e lançado no lago de fogo. Jesus, o Rei dos reis é o Eterno Vencedor.

 

‹‹...Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças. E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre›› (Ap 5.12-13 – ACF)

 

 

 

Notas:

John F. Walvoord, Prophecy: 14 Essential Keys to Understanding the Final Drama (Nashville: Thomas Nelson Publishers, 1993), p. 139.

David L. Larsen, Jews, Gentiles, and the Church: A New Perspective on History and Prophecy (Grand Rapids: Discovery House, 1995), pp. 310-11.

J. Dwight Pentecost, Manual de Escatologia (São Paulo: Editora Vida, 1998), pp. 568-86.

Arnold G. Fruchtenbaum, Footsteps of the Messiah: A Study of the Sequence of Prophetic Events (Tustin, CA: Ariel Ministries, 1982), pp. 287-312.

Ibid, pp. 312-17.

Larsen, Jews, Gentiles, and the Church, p. 310. 

 






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