As Interpretações De
Ezequiel 40-48


(Copiado de http://www.angelfire.com/tx5/jeansptx/ezek4048.htm , não consegui achar nome do autor, talvez CAS significa Craig A. Swan ?)


(você quer ajudar melhorando esta tradução por Google, e colocando os versos da ACF ou LTT?)


NOTA: As notas de rodapé estão na parte inferior deste documento. Um dia desses, vou descobrir algo melhor para fazer com eles.


Introdução

Os capítulos 40-48 do livro do profeta Ezequiel compreendem uma das passagens mais controversas de toda a Bíblia. Estudiosos piedosos ao longo dos séculos têm diferido na interpretação desta passagem. As interpretações variam de um amplo espectro, desde interpretações alegóricas subjetivas até interpretações literais estritas, e várias configurações de tempo foram sugeridas como aquelas às quais a profecia se refere.

Há pelo menos sete visões que são mantidas pelos estudiosos a respeito dessa passagem. Cada um desses sete será examinado na esperança de descobrir o que é mais viável.

Templo de Salomão

Alguns sustentam que o templo descrito nestes capítulos é aquele que foi construído por Salomão. Este templo foi dosado pelos babilônios antes do cativeiro, e a visão de Ezequiel é dito para fornecer um memorial do templo e um padrão para a sua reconstrução.

Há duas dificuldades com essa interpretação que a tornam menos viável. Primeiro, há muitas diferenças em detalhes entre os dois templos, como é revelado nos livros de Reis e Crônicas. Segundo, um memorial do templo não é necessário, pois seus detalhes estão registrados nesses livros. 1,2,3

O templo construído após o retorno

Alguns sustentam a visão de que esses capítulos são uma descrição profética do templo que foi construído em Jerusalém após o retorno dos setenta anos na Babilônia. Em outras palavras, eles afirmavam que o retorno do remanescente da Babilônia e sua reconstrução do templo era um cumprimento da profecia de Ezequiel. 4

No entanto, o templo que foi construído pelo remanescente que retornou não correspondia ao descrito por Ezequiel. Como diz Gray, "há mais marcas de contraste do que a semelhança entre o templo aqui descrito e aquilo". 5 Além disso, Gaebelein apontou que, na visão de Ezequiel, "a glória do Senhor retornou ao templo e estabeleceu Sua morada ali", enquanto a nuvem de glória estava faltando no templo que foi construído pelo remanescente que retornava.6

Percebendo as insuficiências dessa visão, alguns apresentam a proposição de que esses capítulos descrevem o templo como ele deveria ter sido construído, mas por causa da desobediência e incredulidade do povo, ele se revelou menos glorioso. A principal dificuldade dessa abordagem é que "baseia-se em um fundamento naturalista sem o devido reconhecimento das características sobrenaturais inerentes aos capítulos", 7 que, como Gray e Kelly acrescentam, "reduzem o caráter da Palavra divina". 8

Um modelo para os exilados que retornam

Alguns acreditam que a descrição de Ezequiel do templo e as cerimônias relacionadas a ele foram planejadas como um padrão que os judeus que retornavam deveriam seguir. Mas não há referências ao templo de Ezequiel em nenhum dos livros pós-exílicos do Antigo Testamento. Certamente, esperamos encontrar referências a ele em Esdras , Neemias ou Ageu, se a visão de Ezequiel tivesse sido planejada como um projeto. 9

Figura do Culto Resgatado

Outros ainda sustentam que a intenção de Ezequiel nestes nove capítulos era meramente apresentar "uma figura dos remidos de todas as eras adorando a Deus no céu". 10 Mas há muitos detalhes terrenos na visão - a oferta pelo pecado, por exemplo - para permitir a visão de que este é um retrato da adoração perfeita no céu. 11

A visão alegórica

Esta foi a visão favorecida pelos Padres da Igreja e pelos reformadores. Eles traçam paralelos entre os vários elementos da profecia e elementos dentro do relacionamento entre Cristo e a Igreja. De acordo com Gaebelein, apesar do fato de que esta é a visão mais fraca, é a mais amplamente aceita. 12

Essa visão tem muito contra isso. Primeiro, é totalmente subjetivo demais. Não há realmente nenhum meio de validar a interpretação. Em segundo lugar, essa interpretação torna a passagem irrelevante para Ezequiel e seus contemporâneos. Por que se preocupar em dizer-lhes uma coisa dessas quando desejam voltar para suas terras e saírem de debaixo do jugo babilônico? Terceiro, se esta passagem é simbólica, algumas das características importantes do cristianismo, como a expiação e a intercessão de alto sacerdote de Cristo, são deixadas de fora.

Essa interpretação convidou muitos comentários mordazes, e Kelly é um dos mais clássicos; "Não há exposição real: o que está em suas observações dificilmente pode ter satisfeito até mesmo suas próprias mentes." 13

Uma parábola profética

Alguns vêem Ezequiel 40-48 como meramente uma parábola profética. De acordo com essa visão, a intenção de Ezequiel era trazer conforto e edificação a seus contemporâneos no exílio e às gerações seguintes. Os contemporâneos de Ezequiel entendiam que a perfeição religiosa só era alcançada por meio da presença pessoal do Senhor entre o Seu povo. Para eles, o sistema de adoração do templo e a morada na terra prometida faziam parte desse conceito de Deus que existia entre o Seu povo. Portanto, a profecia dos capítulos 40-48 foi dada para ilustrar o fato de que em uma data futura Deus habitaria entre eles. 14

Essa interpretação é uma tentativa sincera de homenagear uma grande parte da Palavra de Deus sem ir ao extremo de uma interpretação literal, que automaticamente traria o rótulo de "dispensacionalista" ao intérprete (que é um rótulo amaldiçoado em muitos círculos). Mas esta interpretação também não é isenta de problemas.

Em primeiro lugar, esta interpretação parece ignorar os detalhes abundantes da passagem. Embora seja verdade que muitas parábolas nas Escrituras contenham detalhes, todos os mínimos detalhes nesta passagem não seriam necessários para ilustrar aquilo que Ezequiel supostamente deseja ilustrar.

Em segundo lugar, esta passagem abrange nove capítulos, alguns dos quais são muito longos. Se isso é uma parábola, certamente é mais longo que a maioria.

Feinberg traça um paralelo entre o templo de Ezequiel e o tabernáculo de Moisés. Embora seja verdade que o tabernáculo "incorporou princípios espirituais e proféticos abrangentes", é verdade que havia um tabernáculo literal construído de acordo com as especificações. 15

Interpretação Literal

Alguns sustentam que esta passagem deve ser interpretada literalmente. Eles acreditam que se refere a um templo literal onde sacrifícios literais são realizados através de um sacerdócio literal, e que há um fluxo literal saindo do templo, etc. Essa visão é mantida por eruditos proeminentes como Feinberg, Gray, Kelly, Pentecostes e Scofield.

Essa interpretação também tem seus problemas. Mas, como Kelly aponta, os preblems são baseados em uma suposição de que não há mudança de dispensação - "que, porque somos cristãos, aqueles a quem a profecia contempla devem estar no mesmo relacionamento". 16

Pearson 16a lista seis objeções sérias a essa interpretação. Todas essas objeções serão tratadas para ver se são válidas ou se podem ser respondidas se uma escatologia dispensacionalista for aceita.

(1) "A expiação de nosso Senhor Jesus Cristo nulificou os sacrifícios do Antigo Testamento para sempre".

Essa afirmação é reconhecida como verdadeira e, de fato, aqueles que sustentam essa visão não pretendem sugerir que esses sacrifícios realmente proporcionam redenção. De fato, os sacrifícios do Antigo Testamento não tinham eficácia redentora para começar. No entanto, uma vez que esses sacrifícios do Antigo Testamento tiveram valor em apontar para a morte de Cristo, não é de modo algum inviável supor que esses futuros sacrifícios terão valor em apontar a morte de Cristo. 17

(2) "O antigo sistema era de natureza provisória, para o qual os crentes em Cristo não devem reverter".

Esta declaração também deve ser reconhecida como verdadeira, mas aqueles que a usam como uma objeção à interpretação literal de Ezequiel 40-48 não entendem que a era da igreja não é a única ou última era na operação de Deus no tempo. Se entendermos que existe uma economia ou dispensação diferente entre o presente e o estado eterno, e que esses sacrifícios podem fazer parte dessa economia, a objeção perde sua validade. 18

(3) "Todos os crentes, sejam judeus ou gentios, são descendentes de Abraão e membros do 'Israel de Deus', um relacionamento baseado na fé, não em ascendência. Cristo quebrou 'a parede do meio da separação', de modo que as distinções judeu-grega, circuncisão-incircuncisão, sem vínculo, macho-fêmea não transmitem nenhum mérito superior ".

Enquanto todos os crentes são a semente de Abraão no reino espiritual, um crente gentio nunca se torna a semente de Abraão por natureza. Se esta passagem é interpretada literalmente, então a semente natural de Abraão é o que está em vista, e essa objeção perde seu impacto. 19

(4) "O Novo Testamento refere-se à Igreja como o Novo Israel, no qual os adeptos do antigo Israel podem participar aceitando a Cristo. Promessas para o antigo Israel se estenderam para incluir a Igreja mundial".

Essa crença de que a Igreja é o Novo Israel faz parte de certos sistemas teológicos e não tem apoio bíblico. Um tratamento adicional dessa controvérsia está além do escopo desta discussão. Basta dizer aqui que, se essa doutrina não é aceita, é inútil como uma objeção à interpretação literal de Ezequiel 40-48.

(5) "Não é uma tribo ou família específica, mas todos os crentes são sacerdotes e têm acesso direto a Deus através do sangue de Cristo. É adoração espiritual e não ritual que Deus reconhece."

Essa objeção é outro resultado da crença de que a era da Igreja é a idade consumadora do programa terreno de Deus. Como havia um sacerdócio autorizado no passado, por que não é possível que também possa haver um no futuro?20

(6) "Quando João emprega esses capítulos para descrever a Igreja de Cristo, ele remove os elementos especificamente judaicos (Apocalipse 21: 9-22: 5)" 21

Essa objeção é baseada na suposição de que João empregou esses capítulos em sua profecia. Além disso, como Feinberg aponta, "são precisamente os elementos judaicos usados ​​por Ezequiel que revelam que ele tinha algo diferente em mente do que a mensagem de João". 22

Assim, vemos que as objeções a uma interpretação literal de Ezequiel 40-48 são invalidadas quando a passagem é vista de um prospecto dispensacionalista.

Conclusão

Em nossos exames dessas sete interpretações de Ezequiel 40-48, vimos que todos, exceto a visão literal estrita, têm problemas que lhes lançam uma pesada sombra de dúvida, enquanto as objeções levantadas à interpretação literal podem ser respondidas. Portanto, em resposta à pergunta: "Como deveríamos ser literais em nossa interpretação de Ezequiel 40-48?", Nossa resposta seria " muito literal".

Notas de rodapé

1 Gray, JM, Christian Worker's Commentary , p. 265

2 Feinberg, CL, A Profecia de Ezequiel , p. 233

3 Pearson, AT, Ezekiel em The Wycliffe Bible Commentary , p. 758

4 Gray, p. 265

5 Ibid.

6 Gaebelein, AC, O Profeta Ezequiel , p. 272

7 Feinberg, p. 236

8 Gray, p. 265

9 Pearson, p. 758

10 Feinberg, p. 235

11 Pearson, p. 759

12 Gaebelein, pp. 272-273

13 Kelly, W., Notas sobre Ezequiel, p. 212

14 Pearson, p. 759

15 Feinberg, p. 236

16 Kelly, p. 217

16a As 6 citações seguintes são de Pearson, pp. 758Ä759

17 Feinberg, p. 234

18 Ibid.

19 Ibid., P. 235

20 Ibid.

21 Pearson, pp. 758-759

22 Feinberg, p. 235

Referências

Feinberg, Charles Lee. A profecia de Ezequiel Chicago, Moody Press, 1969.

Gaebelein, Arno C. O Profeta Ezequiel. Nova Iorque, Nossa Esperança, 1918

Kelly, William. Notas sobre Ezequiel Londres, George Morrish, 1876

Pearson, Anton T. Ezekiel em The Wycliffe Bible Commentary. Chicago, Moody Press, 1962.

Pentecostes, J. Dwight. Coisas para vir Grand Rapids, Zondervan, 1958.

Scofield, CI The New Scofield Reference Bible. Nova Iorque, Oxford University Press, 1967.

(Copiado de http://www.angelfire.com/tx5/jeansptx/ezek4048.htm , sem nome do autor, talvez CAS significa Craig A. Swan Craig A. Swan )



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