A Doutrina Do Amilenarismo [examinada] Sob A Luz Das Escrituras


(The Doctrine of Amillennialism in The Light of the Scriptures)

(uma discussão sobre os erros da interpretação amilenarista da escatologia bíblica)

Baptist Pillar

 

(http://www.baptistpillar.com/article_946d.html ou
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:
http://www.baptistpillar.com/article_946d.html&gws_rd=cr&dcr=0&ei=XFF-WsnbKceiwgTZl50o
acessado em 14.02.2018) ou
https://web.archive.org/web/20160503063700/http://baptistpillar.com/article_946d.html





Baptist Challenger
(Batista Desafiador)

Como impresso na revista Plains Baptist Challenger, August.2014. Não a tenho, mas suponho que o artigo é de autoria do Pastor Jeremiah Sargent.


traduzido por Hélio de Menezes Silva, fev.2018




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Amilenarismo é uma palavra comparativamente nova. Seus ensinamentos [em muito] suplantaram [em volume] o [também erradíssimo] pós-milenarismo em muitíssimas escolas teológicas [tidas como] ortodoxas. O significado da palavra é "nenhum milênio" ["não haverá nenhum milênio"]. Os amilenaristas acreditam que não haverá um período milenar de bênção e paz sobre a TERRA após o retorno de Cristo. Não veem, para o futuro [sobre a TERRA], nenhuma idade de ouro, nenhuma utopia [nenhum estado ideal, de completa justiça, paz, felicidade e harmonia], mas [somente veem] destruição repentina do mundo na segunda vinda de Cristo.

Mas o Antigo Testamento descreve um longo período de paz, prosperidade, cura e saúde, justiça, retidão e felicidade [aqui sobre a TERRA], como o mundo nunca viu. Esta idade de ouro terá início quando vier a presença [corporal] de Cristo, [ocasião] quando Ele removerá a maldição de sobre a terra e [começará] Seu domínio [presente em carne e osso] com "um cetro de justiça". Isaías 11:35, e [todo] capítulo 14 de Zacarias 14, e muitas outras referências, provam isso. E o Novo Testamento nunca anula essas promessas gloriosas, mas se refere a elas muitas vezes.
Is 11: 35 Mas da mão de seu filho tomarei o reino, e darei a ti, as dez tribos [dele]. [Gill]

Zc 14 1) "Eis que vem o dia do SENHOR, ....    3) E o SENHOR sairá, e pelejará contra estas nações, como pelejou, sim, no dia da batalha.    4) E naquele dia [estarão] os Seus pés sobre o monte das Oliveiras, que [está] defronte de Jerusalém, ao oriente; e o monte das Oliveiras tem sido fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte será apartado para o norte, e a [outra] metade dele para o sul.    5) ... Então virá o SENHOR meu Deus, [e todos] os santos conTigo.    8) Naquele dia também acontecerá que sairão de Jerusalém águas vivas, metade delas para o mar oriental, e metade delas para o mar ocidental; no verão e no inverno sucederá [isto].    9) E o SENHOR [será] rei sobre toda a terra; naquele dia um [só será] o SENHOR, e um [só será] o Seu nome.    10) Toda a terra em redor (de Jerusalém) será tornada como uma planície, desde Geba até Rimom, ao sul de Jerusalém, e ela (Jerusalém) será exaltada, e habitada no seu lugar, desde a porta de Benjamim até ao lugar da primeira porta, até à porta da esquina, e desde a torre de Hananeel até aos lagares do rei.    11) E habitarão nela, e não haverá mais [completa] destruição  , porque Jerusalém habitará segura ... 16) E acontecerá que todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém subirão de ano em ano  para adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernáculos.    17) E acontecerá [que], se alguma das famílias da terra não subir a Jerusalém, para adorar o Rei (o SENHOR dos Exércitos), não virá sobre ela a chuva.    ...    19) Este [será] o [castigo do] pecado dos egípcios e o [castigo do] pecado de todas as nações que não subirem a celebrar a festa dos tabernáculos.    20) Naquele dia haverá [gravado] sobre as campainhas dos cavalos: SANTIDADE AO SENHOR; e as panelas na casa do SENHOR [serão] como as bacias diante do altar."   

Em Apocalipse, capítulo 20, o período precisamente [exatamente] definido como de mil anos é mencionado seis vezes. Certamente os premilenaristas, que creem que o Milênio começará na [ocasião da] vinda de Cristo, têm uma abundância de Escrituras para manter essa posição. [Já] o posmilenarismo ensina que Cristo virá no final do Milênio; que [como condição para a volta de Cristo é indispensável que, antes] o mundo tenha sido [absolutamente] convertido pelo Evangelho; e que, através dos esforços das igrejas, [é que] o reino de Deus virá sobre a terra. Esta teoria foi explorada e abandonada na maioria dos círculos [tidos como] ortodoxos.

Ap 20:1) E vi um anjo descendo proveniente- de- dentro- do céu, tendo a chave do abismo (- sem- fundo), e uma grande corrente sobre a sua mão.    2) E ele prendeu o dragão (O Serpente antigO, O qual é [o] Diabo e Satanás), e o acorrentou [por] mil anos.    3) E o lançou para dentro do abismo (- sem- fundo), e [ali] o encerrou, e pôs selo sobre ele, a fim de que não mais engane- faça- extraviar as nações, até que sejam completados os mil anos. E, depois disto, é necessário ser ele solto [por] um pouco de tempo.    4) E vi tronos, e (os juízes) se assentaram sobre eles, e [poder de] julgamento lhes foi dado. E [vi] as almas daqueles tendo sido degolados- por- machado por causa do testemunho de  Jesus, e por causa de a Palavra  de Deus, e (estes são) os que não adoraram a (primeira) Besta- Feroz , nem a sua imagem, e não receberam a marca- sinal [dela] (a Besta- Feroz) sobre a testA deles, nem sobre a mãO (direita)  deles. E viveram, e reinaram com [o] Cristo mil anos    5) (Mas os demais dos mortos não reviveram, até que fossem completados os mil anos). Esta [é] a ressurreição, a primeira.    6) Bem-aventurado e santo [é] aquele [que está] tendo parte na ressurreição, a primeira! Sobre estes a segunda morte não tem autoridade, mas eles serão sacerdotes de Deus e de o Cristo, e reinarão com Ele (o Cristo) mil anos.    7) E, quando houveR sido completadO os mil anos, será solto Satanás para- fora- da sua prisão,   


Amilenarismo É Baseado Na Interpretação Alegórica


O escritor está convencido de que a crença [teoria humana] amilenarista não suporta o teste ácido [absolutamente rigoroso. Final. Conclusivo] das Escrituras. Onde os amilenaristas [começam] o horrível desvio em seu método de interpretação da profecia bíblica? [Quando] eles afirmam que temos que [somos obrigados a] dar à profecia uma interpretação "espiritualizada" [na verdade, alegorizada]. [retrucamos] Por quê [temos que alegorizar nem mesmo uma profecia que possa ser aceita literalmente]?

As profecias que foram cumpridas no passado não foram cumpridas "espiritualmente" ou alegoricamente, mas literalmente, do mesmo modo como elas foram escritas. Por exemplo: as profecias relativas ao cativeiro de Israel, e à destruição de Jerusalém, e ao nascimento, a vida e a morte de Cristo, foram literalmente cumpridas até mesmo em detalhes minuciosos. Para ser mais específico, o próprio e exato lugar do nascimento de Cristo foi profetizado (Miquéias 5:2), a [sem igual] maneira [milagrosa] de Sua concepção foi anunciada (Isaías 7:14), e a maneira exata em que Ele morreria foram fielmente descritas [de antemão] pelas notáveis profecias de Salmo 22 e Isaías 53.
Mq 5:2 E tu, Belém Efrata, [posto] que pequena entre os milhares de Judá, [todavia] de ti Me sairá O que governará em Israel, e Cujas saídas [são] desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.    LTT-ComNotas

Is 7:14 Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: Eis que uma virgem conceberá, e dará à luz [um] filho, e chamará o Seu nome Emanuel. LTT-ComNotas

Sl 22:1-31  1 ‹Salmo de Davi para o músico-mor, sobre Aijelete Hashahar› Deus Meu, Deus Meu, por que Me desamparaste? [Por que estás tão] distante do ajudar-Me, [e das] palavras do Meu bramido? 2 Deus Meu, Eu clamo de dia, e Tu não Me ouves; de noite, e não [] silêncio da Minha parte .  3 Porém Tu [és] santo, Tu que habitas [entre] os louvores de Israel. 4 Em Ti confiaram nossos pais; confiaram, e Tu os livraste. 5 A Ti clamaram e foram libertados; em Ti confiaram, e não foram envergonhados. 6 Mas Eu [sou] verme, e não homem, opróbrio dos homens e desprezado do povo. 7 Todos os que Me veem zombam de Mim, soltam os lábios e meneiam a cabeça, [dizendo]: 8 Confiou no  SENHOR, que O livre; livre-O, pois nEle tem prazer.  9 Mas Tu [és] o que Me tiraste do ventre; fizeste-Me confiar , [estando Eu ainda] aos seios de Minha mãe.  10 Sobre Ti fui lançado desde o útero; Tu [és] o Meu Deus desde o ventre de Minha mãe. 11 Não Te alongues de Mim, pois a angústia [está] perto, e não [] quem ajude. 12 Muitos touros Me cercaram; fortes [touros] de Basã Me rodearam. 13 Abriram contra Mim suas bocas, [como] um leão que despedaça e que ruge. 14 Como água Me derramei, e todos os Meus ossos estão fora de suas juntas; o Meu coração [é] como cera, derreteu-se no meio das Minhas entranhas. 15 A Minha força se secou como um caco, e a língua se adere às Minhas mandíbulas e Me trouxeste para dentro do pó da morte. 16 Pois Me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores Me cercou, traspassaram as Minhas mãos e os Meus pés. 17 Poderia contar todos os Meus ossos; eles veem [e] Me contemplam. 18 Repartem entre si as Minhas vestes, e lançam sortes por causa da  Minha roupa.  ....  LTT-ComNotas

Is 53:1-12  1 "Quem deu crédito à nossa pregação  ? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?  2 Porque Ele foi subindo como Renovo  perante Ele, e como Raiz de uma terra seca; não tinha forma nem formosura e, olhando nós para Ele, não [havia] boa aparência nEle, para que O desejássemos.  3 Era desprezado, e O mais rejeitado entre os homens, Varão de dores, e experimentado nos sofrimentos  ; e, como Um de Quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dEle caso algum.  4 Verdadeiramente *Ele* tomou sobre Si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre Si; e nós O reputávamos por golpeado, ferido de Deus, e oprimido. 5 Mas Ele foi traspassado por causa das nossas transgressões, [e] moído por causa das nossas iniquidades; o castigo- corretivo que nos traz a paz [estava] sobre Ele, e pelas Suas pisaduraS  fomos sarados.  6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu próprio caminho; mas o SENHOR fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos. 7 Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a Sua boca; como [um] cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os tosquiadores dela, assim Ele não abriu a Sua boca. 8 Da prisão e do juízo foi tirado; e quem declarará a Sua geração? Porquanto foi cortado fora da terra dos viventes; pela transgressão do Meu povo foi o ferimento sobre Ele.  9 E Ele designou que a Sua sepultura fosse posta juntamente com [a d]os ímpios, e com o rico na Sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem [houve] engano na Sua boca.  10 Todavia, ao SENHOR agradou moê-Lo, fazendo-[O] sofrer; quando a Sua alma se puser por sacrifício pela transgressão, verá a Sua semente, prolongará os [Seus] dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na Sua mão. 11 Ele verá [o fruto] do trabalho da Sua alma, [e] ficará satisfeito; com o Seu conhecimento o Meu Servo, o Justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará *Ele* sobre Si. 12 Por isso Lhe designarei [a parte dos] muitos, e Ele repartirá o despojo para os poderosos; porquanto derramou a Sua alma até a morte, e foi contado com os transgressores; mas Ele levou sobre Si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.  LTT-ComNotas


É verdade que Jesus encontrou apenas alguns poucos [homens e mulheres] que creram que as profecias relativas Ele seriam literalmente cumpridas. Mas os amilenaristas estão fazendo o mesmo erro hoje. Se Cristo viesse hoje, Ele repreenderia e puniria muitos líderes religiosos pela descrença deles, pois Deus cumprirá até à [menor] letra toda promessa que Ele fez.

Ao escrever sobre as crenças [teorias] dos amilenaristas, queremos ser perfeitamente justos. Nós respeitamos e amamos nossos irmãos amilenaristas, mas acreditamos que seus pontos de vista são não de acordo com as Escrituras, portanto são insustentáveis. Esperamos responder-[-lhes] com a Escritura, não com eruditolatria [adoração a eruditoísmo e a eruditos]. Os escritos dos homens [cada palavra] são de valor apena à medida em que forem confirmados pelas Escrituras. A erudição não foi o maior poder de convencer e de atrair usado por Paulo, e tampouco deveria ser o nosso. Os erudilótras [adoradores de erudição e eruditos] estiveram errados quando Jesus veio pela primeira vez; e estarão errados em relação a muitas questões, quando Ele voltar.

Os Amilenistas Dizem Que A Igreja É Israel


Primeiro, a visão amilenarista é que as profecias do no Antigo Testamento relativas a Israel se aplicam tanto à igreja nesta época do evangelho quanto aos crentes no estado eterno. Eles dizem: "A igreja é Israel". [Mas absolutamente] nenhum versículo pode ser encontrado em toda a Bíblia que sustente esta afirmação [amilenarista]. Um estudo aprofundado das passagens que falam do cristão como [sendo] um judeu ou como [sendo] um israelita revelará que o escritor se dirige aos crentes que, [antes da conversão] eram israelitas [de etnia, religião e nacionalidade] ou está escrevendo a respeito deles. O contexto de um verso não pode ser ignorado. A Bíblia não ensina que todo crente é um judeu, mas que todo judeu que [for convertido e] passar a crer [em Cristo] é um verdadeiro judeu (Romanos 2:28-29).

A igreja e Israel são diferenciados no Novo Testamento (1Coríntios 10:32). Quando um israelita é salvo, ele se torna um cristão, e quando um gentio é salvo, ele [também] se torna um cristão, mas não um israelita. A crença de que a igreja é Israel faz com que seus defensores não creiam [nas passagens que declaram em alto e bom som] que a nação de Israel será restaurada em sua própria terra, com o Messias como seu Rei, [exatamente] como foi profetizado. (Jeremias 23:5-8, Zacarias 14, Isaías 11)

A pergunta foi feita a Jesus: "
Ó Senhor, neste tempo [de agora] restauras Tu o reinar a Israel?" Ele não respondeu que as profecias relativas a Israel seriam cumpridas na época das igrejas [locais]; mas Ele disse: "Não vos pertence saber [os] tempos ou [as] estações que o Pai estabeleceu em Seu próprio poder" (Atos 1: 6-7).

O Espírito Santo, através de Pedro, falou estas palavras: "At 3:
19) ... de modo que venham tempos de refrigério provenientes- de- junto- d[a] presença de o Senhor (Jesus),    20) E [de modo que] Ele (Deus) envie Aquele já previamente vos tendo sido pregado, Jesus Cristo.    21) [A] Quem é necessário o céu, em verdade, receber (e guardar) até [os] tempos d[a] restauração de todas as coisas, das quais (coisas) falou Deus através d[a] boca de todos [os] Seus santos profetas, desde [o] princípio do mundo .   

"(Atos 3:19-21). Esta Escritura claramente ensina que as profecias do Antigo Testamento relativas à restauração de Israel ("todas as coisas") serão cumpridas na segunda vinda de Cristo.

Em Romanos 11, Deus mostra que Israel está em parte cego em relação a Cristo como Salvador, e que agora é "o tempo dos gentios". Então, no versículo 25, um grande segredo é revelado - que essa cegueira só continuará até que a oportunidade religiosa dos gentios tenha terminado. E então: "Rm 11;26-27:
26) E, assim, todo [o] Israel será salvo, como tem sido escrito: "Proveniente- de- dentro- de Sião virá o Libertador e desviará [as] impiedades para- longe- de Jacó."    27) E "esta [é] a aliança proveniente de Mim, para com eles, quando Eu houver plenamente- removido os seus pecados."   

"

Há mais uma referência a considerar (Atos 15:14-17). Esses versículos dão o plano de Deus para esta [atual] época e para a dispensação milenar:
14) Simeão  relatou como Deus ao princípio olhou- com- cuidado os gentios, para [deles] tomar para fora um povo para dentro do Seu nome.    15) E com isto concordam as palavras dos profetas, como tem sido escrito:    16) 'Depois disto Eu voltarei, e reedificarei o Tabernáculo de Davi, aquele (Tabernáculo) tendo caído, e reedificarei aquilo tendo sido demolido dele, e o reerguerei.    17) Para que busque a o Senhor (Jesus) o restante dos homens, e todos os gentios, sobre os quais tem sido invocado o Meu nome, diz [o] Senhor (Jesus), Aquele [que está] fazendo todas estas coisas.[']   

 

·         (1) Deus está [agora, pouco a pouco] chamando e tomando para fora, de entre os gentios, um povo para o Seu nome.

·         (2) Depois disso, Cristo retornará (vs. 15-16a). Ele não está falando da primeira vinda de Cristo, pois Ele está retornando à Terra para a qual Ele já tinha vindo anteriormente (vs. 16).

·          (3) Quando Ele retornar, o tabernáculo [tenda] de Davi (local de morada, ou seja a casa- lar, ou seja o reino) será reestabelecido (vs. 16; Lucas 1:32-33). Esta é a restauração do reino de Israel e [o estabelecimento do reino] do Milênio. 32) *Ele*, será grande, e de [o] Filho do Altíssimo será chamado. E [o] Senhor Deus Lhe dará o trono de Davi, o pai dEle (Jesus).    33) E Ele reinará sobre a casa- família de Jacó para [todos] os séculos, e do reinado dEle não haverá fim."

·          (4) O mundo inteiro, [pelo menos] na aparência exterior, estará voltado para Cristo, ao longo de [todo] o Milênio (vs. 17; Zacarias 14:16). 16) E acontecerá que todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém subirão de ano em ano  para adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernáculos.   

 

O Que Os Amilenistas Ignoram


Em segundo lugar, o amilenarista acredita que, na segunda vinda de Cristo, haverá uma destruição cataclísmica da Terra e que tanto os salvos como os perdidos, naquele [exato e único] momento, entrarão em seu estado eterno. Essa visão ignora, em uma só declaração , uma abundante multidão de Escrituras. Nunca se lê [em nenhum verso da Bíblia] que a Terra será destruída simultaneamente com a volta de Cristo. Ela será destruída durante o "dia do Senhor", o qual [como mostraremos abaixo] envolve muitos julgamentos e um longo período de tempo.

Se você ler todas as referências da Bíblia sobre o "dia do Senhor" [29 versículos: Is 2:12; 13:6; 13:9; 34:8; Jr 46:10; Lm 2:22; Ez 13:5; 30:3; Jl 1:15; 2:1; 2:11; 2:31; 3:14; Am 5:18; 5:20; Ob 1:15; Sf 1:7; 1:8; 1:14; 1:18; 2:2; 2:3; Zc 14:1; Ml 4:5; At 2:20; 1Co 5:5; 2Co 1:14; 1Ts 5:2; 2Pe 3:10], você entenderá que [todas elas] se referem ao tempo da Grande Tribulação, e ao julgamento das nações, e ao Milênio, e ao julgamento do Trono Branco e, finalmente, à [completa] destruição de [todo o planeta] Terra pelo fogo.

A ideia de que, na vinda de Cristo, os salvos e os perdidos serão [imediata e simultaneamente] introduzidos em seu estado eterno, de modo nenhum [tem sua origem e] se harmoniza com as Escrituras. Essa visão é propagada consciente e propositadamente para contradizer os fatos da Bíblia.

Essa visão também exige logicamente uma ressurreição geral [universal, de todos os homens, em 1 só vez]. Mas Apocalipse, capítulo 20, menciona especificamente "a primeira ressurreição", e mostra que a segunda ressurreição segue em sua sequência apropriada, [e só ocorre] mil anos depois.
[4 ... E viveram, e reinaram com [o] Cristo mil anos    5) (Mas os demais dos mortos não reviveram, até que fossem completados os mil anos). Esta [é] a ressurreição, a primeira.    6) Bem-aventurado e santo [é] aquele [que está] tendo parte na ressurreição, a primeira! Sobre estes a segunda morte não tem autoridade, mas eles serão sacerdotes de Deus e de o Cristo, e reinarão com Ele (o Cristo) mil anos.]
O status do primeiro grupo de ressurreição é dado, e eles estão localizados sobre a Terra durante mil anos, juntamente com Cristo [o Qual estará reinando em carne e osso] (Apocalipse 20 [bem acima] ; 2Tessalonicenses  1:10).
10) Quando Ele vier para ser glorificado nos Seus santos e para ser admirado em todos aqueles [que estão] crendo (porquanto foi crido o nosso testemunho entre  vós), naquele dia.   
A segunda ressurreição não é assim chamada, mas é significada pela descrição mais simples possível [isto é, o fato que ela é a segunda ressurreição [em tipo] é logicamente indiscutível]. Seu tempo é em seguimento aos mil anos, e o grupo ressuscitado é [todo ele] consignado [condenado e entregue] ao Lago de Fogo [para dentro do qual o inferno também será lançado].

À luz do Apocalipse, capítulo 20 [bem acima], podemos facilmente ver a [seguinte] ordem dos acontecimentos esboçada em 1Coríntios 15:23-28:
23) Mas cada um dentro de sua própria ordem: Cristo, (que é) [as] primícias;
depois, aqueles [que são] de [o] Cristo, na Sua vinda;
    24) Depois, [virá] o fim, quando Ele (o Cristo) entregar o reinar a Deus (a saber, a [o] Pai), [e] quando aniquilar todo [o] império, e toda [a] potestade e força.    25) Porque é necessário Ele (o Cristo) reinar até Ele (Deus) pôr todos os inimigos debaixo dos pés dEle (o Cristo):
    26) O último inimigo [que] é aniquilado [é] [a] morte .
    27) Porque "Ele (Deus) sujeitou todas as coisas debaixo d[os] pés dEle (o Cristo)." Quando, porém, [Deus] diz  que todas as coisas têm sido sujeitadas [a Ele] (o Cristo), [está] claro que [é] exceto Aquele (Deus) havendo-Lhe sujeitado todas as coisas.
    28) E, quando forem sujeitadas a Ele (o Cristo) todas as coisas, então também Ele mesmo, o Filho, submeterá a Si mesmo  Àquele (Deus, o Pai) havendo-Lhe sujeitado todas as coisas, a fim de que Deus  seja o tudo em todos.   

(1)  Cristo, [cuja ressurreição constituiu] os primeiros frutos.

 

(2)  Aqueles que são de o Cristo, na Sua vinda (ressurreição dos santos [da dispensação das igrejas locais]).

 

(3)  É necessário Ele (o Cristo) reinar até Ele (Deus) pôr todos os inimigos debaixo dos pés dEle (o Cristo): (o Milênio)..

 

(4)  O último inimigo [que] é aniquilado [é] [a] morte  (a segunda ressurreição) (Apocalipse 20:12-13).


A terceira crença dos amilenaristas (muitos deles pelo menos) é que o livro profético do Apocalipse foi escrito, na sua maior parte, [somente] para o conforto dos crentes do primeiro século, e foi cumprido no primeiro e segundo século. A mais aparente falácia desta interpretação é que os eventos [particularmente a Tribulação tão grande qual nunca houve até hoje, nem haverá depois dela] do final dos tempos [eventos que ainda estão por vir, claro] são intercalados ao longo do livro desde o capítulo 6 e através dos [capítulos] seguintes. Os intérpretes amilenaristas reconhecem essa dificuldade, mas [absurda, cega,  teimosamente, somente para seguirem as tradições de suas denominações, as quais vêm da Roma tão amada deles] [completamente] as ignoram ou alegorizam. O fato é que os eventos descritos nos capítulos 6 a 18 de Apocalipse nunca ocorreram.

Outra dificuldade com esta terceira crença é a visão de que Apocalipse 6 a 18 refere-se a [descreve] os sofrimentos da igreja primitiva. Mas nenhuma igreja [e, pelo significado da palavra na língua grega do século 1, só há igreja local, ou institucionalização- generalização deste conceito, não há igreja denominacional, nacional, estatal, universal- invisível- difusa- sobre- toda- terra] não é mencionada uma só vez [nas narrativas depois de Ap 3:22]. [Fácil e nitidamente] compreendemos que toda esta Escritura [depois de Ap 3:22] refere-se ao futuro. Acreditamos que as igrejas, assim como João em sua visão, estarão no céu no momento em que os juízos de Deus sobre o homem serão amontoados sobre a terra amaldiçoada.

Finalmente, o "grupo A" [isto é, dos amilenaristas] mantém a visão de que não há relação entre a profecia de Daniel e o Apocalipse. Que esses dois livros proféticos são semelhantes, ninguém [nem mesmo o amilenarista] poderá [e irá querer tentar] negar; mas, novamente eles se recusam a interpretar as Escrituras à luz da Escritura. A Bíblia é um livro de revelação progressiva. Os livros proféticos do Antigo Testamento são essenciais para a compreensão das partes proféticas do Novo Testamento. Paulo comparou coisas espirituais [Escrituras] com espirituais [Escrituras] (1Coríntios 2:13).
13) As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as [coisas] espirituais com as espirituais.   
Os escritores do Novo Testamento confirmaram as novas revelações [do Novo Testamento] com a verdade do Antigo Testamento, ou explicaram a novidade absoluta delas.


Amilenarismo, Uma Agressão [Guerreemos Contra Ela]


Muitos perguntam: "Por que considerar o amilenarismo uma agressão a nós que devemos resistir [com a necessária firmeza e bravura]?" A resposta é: o método de interpretação utilizado neste ensino é [totalmente] injustificado [e extremamente perigoso] [para todas as outras doutrinas]. Suponha que você interprete a concepção virginal [de Jesus] pelo mesmo processo. Você terá Cristo nascido de uma mulher virtuosa, mas de uma maneira ilegítima [um bastardo qualquer]. Você poderá interpretar de toda e qualquer maneira que você sentir vontade [de fazer], se você estiver espiritualizando. O modernismo - a negação da concepção virginal, da Deidade de Cristo, da Expiação, da Ressurreição e da Segunda Vinda - [todas essas coisas] são frutos da interpretação liberal e alegórica das Escrituras.

A grande necessidade dos crentes de hoje é simplesmente crer que Deus significa exatamente o que Ele diz [na Bíblia, toda ela, mas nunca fora dela]: [diz] sobre o pecado, sobre Satanás, a salvação, a segunda vinda, sobre o Reino de Mil Anos, sobre o Céu, o Inferno e todos os outros temas. Não devemos dizer o que Deus não disse [na Bíblia, quando a interpretarmos do modo normal óbvio e simples]. Podemos citar com segurança a Palavra de Deus, mas nunca ousemos negá-la [dizer o que ela não diz] [não diz quando entendemos as Suas palavras de maneira normal, óbvia, o mais literalmente que for possível]. Não podemos cair em erro se usarmos a terminologia de Deus.

Acreditamos firmemente que a fibra moral e espiritual de [alguém que se diz] crente está [perigosamente] enfraquecida quando ele toma a si a tarefa de a "explicar para longe" [fingir uma explicação que, na realidade, a nega, anula, distorce, muda ou minimiza a importância de] uma massa de Escrituras.

A incredulidade é a raiz do mundanismo.  
[a] A interpretação alegórica das Escrituras,
[b] O formalismo religioso [ritualismo + mecanismo + superficialidade + hipocrisia e enganação] e
[c] o mundanismo,
[essas 3 coisas] tendem a existir juntas.




E. L. BynumEsta nota está sendo feita para esclarecer nossa posição sobre a ordem dos eventos ensinados na Bíblia. 
[1] O arrebatamento dos santos na vinda de Cristo no ar, 1Ts 4: 15-18.
[2] O período de tribulação de 7 anos aqui na terra, Apocalipse 4:1 a 19-21.
[3] O reinado de 1000 anos de Cristo na Terra, Apocalipse 20.






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