Diálogo de um Amilenarista Tentando Evangelizar um Judeu Sedento

(parágrafo de um sermão de John McArthur Jr.)


Recomendo que você ouça a série de 6 sermões de um dos mais conhecidos e ouvidos Calvinistas de hoje, o Pr. John McArthur Jr, na Shepherd’s Conference 2007. O título da série é outro, mas muitas pessoas a conhecem por "Porque Todo e Cada Calvinista que Respeita a Si Próprio é um Premilenarista". ("Why Every Self-Respecting Calvinist is a Premillennialist"). Desculpem-me se o título ofender alguém mais sensível, eu teria colocado um título menos chocante, tal como “Porque Todo e Cada Reformado Deveria ser um Premilenarista”, mas o título foi dado por outras pessoas. Os 6 sermões (mp3) podem ser ouvidos baixando-os do site http://www.shepherdsconference.org/ , da Shepherd's Conferrence 2007. Se ainda estiverem cobrando uma taxa pelo DVD e você não quiser pagar por tudo, ouça pelo menos as sessões 1 e 5. Deu trabalho para navegar e achar, mas os achei em http://www.shepherdsconference.org/media/details/?mediaID=332. Como alternativa, você pode ler, em pdf, apenas a sessão 1, em http://philgons.com/docs/macarthur-on-amillennialism.pdf. (gratuitamente).

Sempre é perigoso se sumariar 1 hora em apenas 1 parágrafo, mas Tim Charles sumariou a sessão 1 em http://www.challies.com/liveblogging/shepherds-conference-i , e assim resumiu ele o que achou que foi o cerne do argumento de McArthur:

1) Se você é um calvinista, você acredita na eleição soberana, por Deus.

2) Se você acredita na eleição soberana, por Deus, então você tem que acreditar que Deus vai cumprir suas soberanas promessas à Israel étnica, dando-lhes um reino geo-político no futuro (após o Arrebatamento e a Tribulação), porque este é o testemunho unívoco das Escrituras quando se usa uma hermenêutica literal e natural [sincera, fácil, simples, imediata, tomando cada palavra em seu sentido mais usual, sem truques aprendidos, com a melhor lógica e bom-senso comum que Deus nos concedeu]



Eu achei interessante um argumento de um parágrafo de McArthur, no sermão 1, e o traduzi abaixo:

Diálogo de um Amilenarista Tentando Evangelizar um Judeu Sedento



Outro efeito da teologia da substituição [o lugar de Israel tendo sido total e eternamente tomado pelo da Igreja] é o dano que ele faz para evangelização dos judeus. Aqui está um pequeno cenário: Você está falando com um judeu. Você diz:

"Jesus é o Messias".
"Realmente? Onde está o reino [prometido]?"
"Ah, é aqui!"
"Ah, é? Bem, por que nós [judeus] estamos sendo mortos o tempo todo? Por que estamos sendo perseguidos e por que não temos a terra que nos foi prometida? E por que nós não - [ou melhor,] por que não está o Messias reinando em Jerusalém, e por que não há paz, gozo e alegria dominando o mundo, e por que o deserto não está florescendo, e ...?"
"Ah, não, você não entende. Nada disso vai [real e literalmente] acontecer. Você vê, o problema é que vocês não mais são o povo de Deus. Nós é que o somos."
"Oh! Eu vejo, mas [você diz que] este é o reino, e os judeus estão sendo mortos e odiado, e Jerusalém está sob cerco. É este o reino? Se este é o reino, então Jesus [ainda] não é o Messias [que esperamos]. Não pode ser. É ridículo."

Não importa quão maravilhosas as relações judaico-cristãs que tentamos ter com os rabinos, este é um enorme osso na garganta. Por que não pode Jesus ser o Messias [literal]? Porque este não é o reino [literal]. A menos que você possa dizer a um judeu "Deus vai manter [literal e plenamente] cada uma de todas as promessas que Ele lhe fez, e Jesus vai cumprir [literal e plenamente] cada uma de todas as promessas, e é por isso que ainda há judeus no mundo, e é por isso que você está na terra e Deus está se preparando para um grande dia de salvação em Israel, e Jesus é o seu Messias. Mas olhe para o Salmo 22 e Isaías 53 e Zacarias 12:10 e compreenda que Ele tinha que vir e morrer para ratificar o Novo Pacto antes que Ele pudesse perdoar seu pecado, e o reino está chegando.” COM ISSO você tem uma chance de se comunicar. O resto não faz sentido.

Agora, se você entender e pregar a eleição corretamente – eleição por Deus, soberana, pela graça, incondicional, unilateral, irrevogável – então você entenderá e pregará corretamente sobre Deus, e você entenderá e pregará corretamente sobre Israel, e você entenderá e pregará corretamente sobre a escatologia, então, adivinhem, ó homens, então bastará você abrir a sua Bíblia e pregar seu coração, apoiando-se somente e firmemente no texto, e dizer exatamente o que a Bíblia diz. Quão libertador é isso, não é? Você não tem que procurar e procurar, até encontrar uma interpretação bizarra.

Seja fiel e exato [tomando a Bíblia na interpretação mais literal possível], e Deus será glorificado.

Seja fiel-exato [tomando a Bíblia literalmente] e Cristo será exaltado.

Seja fiel-exato [tomando a Bíblia literalmente] e o Espírito Santo será honrado.

Seja fiel-exato [tomando a Bíblia literalmente] e a Escritura será clara.

Seja fiel-exato [tomando a Bíblia literalmente] e a maior ilustração histórica da obra de Deus no mundo [isto é, Israel] será claramente visível.

Seja fiel-exato [tomando a Bíblia literalmente] e o sentido de mistério no Novo Testamento será mantido.

Seja fiel-exato [tomando a Bíblia literalmente] e a linguagem normal ficará intacta e as Escrituras não terão sido escritas para os místicos [alegoristas, que procuram sentidos simbólicos, anormais, torcidos ou secretos para as palavras].

Seja fiel-exato [tomando a Bíblia literalmente] e a cronologia da literatura profética estará intacta.

Seja fiel-exato [tomando a Bíblia literalmente] e você fechará as portas para a imaginação, diante da exegese.

Seja fiel-exato [tomando a Bíblia literalmente] e a visão histórica do mundo estará completa.

Seja fiel-exato [tomando a Bíblia literalmente] e os benefícios práticos da escatologia serão derramados sobre o Seu povo.

Seja fiel-exato [tomando a Bíblia literalmente]!

A teologia do reino do eschaton [do final dos tempos] é a única visão que [plenamente] honra a soberania da graça na eleição, [plenamente] honra a veracidade das promessas de Deus, [plenamente] honra o ensino dos profetas do Antigo Testamento, o ensino de Jesus e dos escritores do Novo Testamento; que permitirá Cristo ser honrado como governante supremo sobre Sua criação (agora temporariamente nas mãos de Satanás). O reino milenar terreno estabelecido no retorno de Cristo é a única e necessária ponte da história humana temporária para a glória divina e eterna.

Faça de sua igreja uma igreja [que anela e prega o Arrebatamento e a] Segunda Vinda [do Cristo, e o abençoado Milênio literal]. Faça de sua vida uma vida [que anela e prega o Arrebatamento e a] Segunda Vinda [do Cristo, e o abençoado Milênio literal]. Al Gore não é responsável pelo fim do mundo, e a história não está gota a gota caminhando para um fim incompreensível. E isso é suficiente para mim.



John McArthur Jr.

(traduzido por Hélio M.S., set.2012)


Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de 
http://solascriptura-tt.org)



(retorne a http://solascriptura-tt.org/ EscatologiaEDispensacoes/ 
retorne a http:// 
solascriptura-tt.org/ )

 



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.