Razoável Definição De Dispensacionalismo Por Não Dispensacionalista John Piper?


Tudo que está entre colchetes [ ] é adaptação feita por Hélio, a partir de trecho de http://www.monergismo.com/textos/teologia_pacto/perg-dispensacionalismo-pacto_piper.pdf

O dispensacionalismo vê Deus como estruturando seu relacionamento com a humanidade através de vários estágios de revelação, que delimitam diferentes dispensações [ou promessas- pactos- condições], ou arranjos de administração. Cada dispensação é um “teste” da humanidade para ser fiel à revelação [ou promessa- pacto- condições] particular dada naquele tempo. Geralmente, sete dispensações são distinguidas:

1. Inocência (antes da queda),
2. Consciência (Adão a Noé),
[3. Governo Humano],
4. Promessa (Abraão a Moisés),
5. Lei (Moisés a Cristo),
6. Graça
[ou Igrejas Locais] (Pestecoste [Hélio: cerca Mt 4:18] ao Arrebatamento), e
7. o Milênio. 


- Segundo, o dispensacionalismo sustenta uma interpretação literal da Escritura. Isto não nega a existência de figuras de linguagem e linguagens não-literais na Bíblia, mas antes, significa que há um significado literal
[óbvio demais e usualmente tornado explícito em outra parte da Bíblia] por detrás das passagens figuradas.
- Terceiro, como resultado desta interpretação literal da Escritura, o dispensacionalismo sustenta uma distinção entre Israel (até mesmo o Israel crente) e a igreja
[cada igreja local, pois é contra o dicionário e conceito grego se pensar em igreja universal difusa e invisível, agora e sobre a terra]. Nesta visão, as promessas feitas a Israel no AT não foram pretendidas como profecias sobre o que Deus faria espiritualmente para a igreja, mas seria literalmente cumprida pelo próprio Israel (principalmente no Milênio). Por exemplo, a promessa da terra é interpretada como significando que um dia Deus restaurará plenamente Israel à Palestina. Em contraste, os não-dispensacionalistas tipicamente veem a promessa da terra como pretendida por Deus para profetizar, na forma obscura do antigo pacto, a grande realidade de que Ele um dia faria da igreja inteira, judeus e gentios, herdeiros de todo o mundo renovado (cf. Romanos 4:13).

- Assim, em muitas formas é correto dizer que o dispensacionalismo crê em “dois povos de Deus”. Embora tanto judeus como gentios sejam salvos por Cristo através da fé, o Israel crente será o recipiente das promessas “terrenas” adicionais (tais como prosperidade na terra específica da Palestina, a ser concretizada plenamente no Milênio) que não se aplicam aos gentios crentes, cuja herança primária, dessa forma, é “celestial”.






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