O Arrebatamento Em 2 Tessalonicenses 2: 3

Dr. Thomas Ice

www.pre-trib.org

copiado de http://bibleone.net/print_tbs118.html


(Por favor, se alguém puder corrigir essa tradução de Google, envie cópia para helio at ci.ufpb.br)


[LTT: 3) Que ninguém vos engane, segundo nenhuma maneira. Porque [não será assim] sem que haja vindo a retirada primeiramente, e haja sido revelado o homem do pecado, o filho da perdição.
]

 

Que ninguém, de maneira alguma, vos engane, pois não virá a menos que a apostasia venha primeiro, e o homem da iniqüidade seja revelado, o filho da destruição . ( 2 Tessalonicenses 2: 3 )

Eu acredito que há uma forte possibilidade de que 2 Tessalonicenses 2: 3 esteja falando do arrebatamento. O que eu quero dizer? Alguns pré-tribulacionistas, como eu, pensam que o substantivo grego apostasia , geralmente traduzido como "apostasia", é uma referência ao arrebatamento e deve ser traduzido como "partida". Assim, esta passagem estaria dizendo que o dia do Senhor não virá até que o arrebatamento venha antes dele. Se a apostasia é uma referência a uma partida física, então 2 Tessalonicenses 2: 3 é uma forte evidência do pré-tribulacionismo.

O significado da apostasia

O substantivo grego apostasia é usado apenas duas vezes no Novo Testamento. Além de 2 Tessalonicenses 2: 3 , ocorre em Atos 21:21 onde, falando de Paulo, é dito: "que você está ensinando todos os judeus que estão entre os gentios a abandonar ( apostasia ) Moisés". A palavra é um composto grego de apo "from" e istemi "stand". Assim, tem o significado central de "longe de" ou "partida". O Léxico grego de Liddell e Scott define a apostasia primeiro como "deserção, revolta"; depois, em segundo lugar, como "partida, desaparecimento". [1] Gordon Lewis explica como o verbo a partir do qual o substantivo apostasia é derivado sustenta o significado básico de partida no seguinte:

O verbo pode significar remover espacialmente. Há pouca razão, então, para negar que o substantivo possa significar tal afastamento ou afastamento espacial. Uma vez que o substantivo é usado apenas uma outra vez no Novo Testamento da apostasia de Moisés ( Atos 21:21 ), dificilmente podemos concluir que seu significado bíblico é necessariamente determinado. O verbo é usado quinze vezes no Novo Testamento. Destes quinze, apenas três têm algo a ver com a partida da fé ( Lucas 8:13; 1 Timóteo 4: 1; Hebreus 3:12 ). A palavra é usada para partir da iniqüidade ( 2 Timóteo 2:19 ), de homens ímpios ( 1 Timóteo 6: 5 ), do templo ( Lucas 2:27 ), do corpo ( 2 Coríntios 12: 8 ), e de pessoas ( Atos 12:10; Lucas 4:13 ). [2]

"É com plena certeza de estudo exegético adequado e com total confiança nas línguas originais", conclui Daniel Davey, "que a palavra significado de apostasia é definida como partida". [3] Paul Lee Tan acrescenta o seguinte:

O que exatamente Paulo quer dizer quando diz que "a queda" ( 2: 3 ) deve vir antes da tribulação? O artigo definido "o" denota que este será um evento definido, um evento distinto da aparência do Homem do Pecado. A palavra grega para "se afastar", tomada por si mesma, não significa apostasia religiosa ou deserção. Nem a palavra significa "cair", como os gregos têm outra palavra para isso. [ pipto , eu caio; TDI] A melhor tradução da palavra é "partir". O apóstolo Paulo se refere aqui a um evento definido que ele chama de "partida" e que ocorrerá logo antes do início da tribulação. Este é o arrebatamento da igreja. [4]

Assim, a palavra tem o significado principal de partida e depende do contexto para determinar se é usado para significar partida física ou uma partida abstrata, como partida da fé.

História da tradução

As primeiras sete traduções inglesas de apostasia renderam o substantivo como "partida" ou "partida". Eles são os seguintes: Wycliffe Bible (1384); Bíblia de Tyndale (1526); Bíblia de Coverdale (1535); Bíblia Cranmer (1539); Bíblia de culatras (1576); Bíblia de Beza (1583); Bíblia de Genebra (1608). [5] Isso apóia a noção de que a palavra realmente significa "partida". De fato, a tradução latina de Jerônimo conhecida como a Vulgata por volta do ano 400 ad torna a apostasiacom a "palavra discessio , que significa 'partida'". [6] Por que a versão King James foi a primeira a partir da tradução estabelecida de " saída"?

Theodore Beza, o reformador suíço, foi o primeiro a transliterar a apostasia e a criar uma nova palavra, em vez de traduzi-la como outras pessoas fizeram. Os tradutores da King James Version foram os primeiros a apresentar a nova versão da apostasia como "se desvanecer". A maioria dos tradutores ingleses seguiu a KJV e Beza em deixar de traduzir a apostasia como "partida". Nenhuma boa razão foi dada.

[Hélio prefere a tradução "a retirada" (ver nota na Bíblia LTT), mas a KJB não está provadamente "erradona", pois "falling away" pode perfeitamente ser entendida como "desaparecimento", como numa frase que li hoje "Eventually her emotional burdens simply fell away (desapareceram), and she was her old self again". O errado é pensarmos que "falling away" da KJB tem que ser entendido como as más bíblias que traduzem para "apostasia da fé", que querem exigir que signifique "renúncia- abandono- renegação da fé bíblica, passando à posição oposta."]

 

O uso do artigo

É importante notar que Paulo usa um artigo definido com o substantivo apostasia . O que isto significa? Davey observa o seguinte:

Como a língua grega não precisa de um artigo para tornar o substantivo definido, fica claro que, com o uso do artigo, está sendo feita referência a algo em particular. Em 2 Tessalonicenses 2: 3 a palavra apostasia é prefaciada pelo artigo definido, o que significa que Paulo está apontando para um tipo particular de partida claramente conhecido pela igreja tessalônica. [7]

O Dr. Lewis fornece uma resposta provável quando ele observa que o artigo definido serve para tornar uma palavra distinta e chamar a atenção para ela. Nesse caso, ele acredita que seu propósito é "denotar uma referência anterior". "A partida a que Paulo se referia anteriormente era 'o nosso ser reunido a ele' (v. 1 ) e o nosso ser 'arrebatado' com o Senhor e os arrebatados mortos nas nuvens ( 1 Tessalonicenses 4:17 )", observa o Dr. Lewis . [8] A "partida" foi algo que Paulo e seus leitores claramente tinham um entendimento mútuo sobre. Paulo diz no verso 5 : " Você não se lembra que enquanto eu ainda estava com você, eu estava lhe contando essas coisas? "

O uso do artigo definido também apoiaria a noção de que Paulo falou de um evento claro e discernível. Uma partida física, como o arrebatamento, se encaixaria em tal noção. No entanto, o Novo Testamento ensina que a apostasia já havia chegado no primeiro século (cf. Atos 20: 27-32; 1 Timóteo 4: 1-5; 2 Timóteo 3: 1-9; 2 Pedro 2: 1-3; Judas 3-4, 17-21 ) e assim, tal processo não denotaria um evento claro como exigido pela linguagem desta passagem. Entender a partida como o arrebatamento satisfaria as nuances deste texto. E. Schuyler English explica o seguinte:

Mais uma vez, como os tessalonicenses, ou cristãos em qualquer século depois, estariam qualificados para reconhecer a apostasia quando ela deveria vir, supondo, simplesmente por causa desta indagação, que a Igreja poderia estar na terra quando ela vier? Houve apostasia de Deus, rebelião contra Ele, desde o início do tempo. [9]

Seja o que for que Paulo esteja se referindo em sua referência à "partida", foi algo que tanto os crentes tessalonicenses como ele discutiram em profundidade anteriormente. Quando examinamos a primeira carta de Paulo aos tessalonicenses, ele nunca menciona a doutrina da apostasia; no entanto, praticamente todos os capítulos dessa epístola falam do arrebatamento (cf. 1: 9-10; 2:19 ; provavelmente 3:13; 4: 13-17; 5: 1-11 ). Nessas passagens, Paulo usou uma variedade de termos gregos para descrever o arrebatamento. Não deveria ser surpreendente que ele use outro termo para referenciar o arrebatamento em 2 Tessalonicenses 2: 3 . Dr. House nos diz:

Lembre-se, os tessalonicenses haviam sido desviados pelo falso ensino ( 2: 2-3 ) de que o Dia do Senhor já havia chegado. Isto foi confuso porque Paulo ofereceu grande esperança, na primeira carta, de uma partida para estar com Cristo e um resgate da ira de Deus. Agora, uma carta que parece ser de Paulo parece dizer que primeiro teriam que passar pelo Dia do Senhor. Paulo então esclareceu seu ensino anterior, enfatizando que eles não precisavam se preocupar. Eles poderiam ser novamente consolados porque a partida que ele havia discutido em sua primeira carta, e em seu ensino enquanto estava com eles, ainda era a verdade. A partida dos cristãos para estar com Cristo, e a revelação subseqüente do iníquo, argumenta Paulo, é a prova de que o Dia do Senhor não havia começado como eles haviam pensado. Esse entendimento da apostasia faz muito mais sentido do que a visão de que eles devem ser consolados (v. 2 ), porque uma defecção da fé deve preceder o Dia do Senhor.Todo o segundo capítulo (assim como 1 Tessalonicenses 4:18; 5:11 ) serve para confortar (ver vv. 2, 3, 17 ), fornecido por uma confirmação da vinda de Cristo como ensinado em sua primeira carta. [10]

Partida e o Restrainer

Como os pré-tribulacionistas acreditam que o limitador mencionado nos versículos 6 e 7 é o Espírito Santo e ensina um arrebatamento pré-tribulacionista, então não deveria ser surpreendente ver que há uma progressão de pensamento similar na progressão do versículo 3 . Allan MacRae, presidente do Faith Theological Seminary em uma carta à Schuyler English, disse o seguinte sobre este assunto:

Eu me pergunto se você notou o paralelo impressionante entre este verso e os versos 7-8 , um pouco mais abaixo. De acordo com a sua sugestão, o versículo 3 menciona a partida da igreja como vinda primeiro, e depois fala da revelação do homem do pecado. Nos versos 7 e 8 , encontramos a sequência idêntica. O versículo 7 fala da remoção da Igreja; o versículo 8 diz: " E então esse ímpio será revelado ". Assim, o exame atento da passagem mostra uma unidade e coerência internas, se tomarmos a palavra apostasia em seu sentido geral de "partida", enquanto um exame superficial levaria facilmente a uma interpretação errônea como "desmoronar" por causa da proximidade do menção do homem do pecado. [11]

Kenneth Wuest, um estudioso grego do Moody Bible Institute, adicionou o seguinte suporte contextual para tomar a apostasia como uma partida física:

Mas então a apostasia de que Paulo está falando, precede a revelação do Anticristo em sua verdadeira identidade, e é para katechon aquilo que retém sua revelação ( 2: 6 ). A hee apostasia , portanto, não pode ser uma apostasia geral na cristandade que precede a vinda do Anticristo, nem pode ser a apostasia particular que é o resultado de suas atividades em se tornar o único objeto de adoração. Além disso, aquilo que retém sua revelação (vs. 3 ) está vitalmente relacionado com o hoo katechoon (vs. 7 ), Aquele que retém o mesmo evento. Este último é, na minha opinião, o Espírito Santo e Suas atividades na Igreja. Tudo isso significa que sou impelido à conclusão inevitável de que a hee apostasia (v. 3 ) se refere ao arrebatamento da Igreja que precede o dia do Senhor e retém a revelação do homem do pecado que introduz o aspecto do mundo desse período. [12]

Conclusão

O fato de que a apostasia provavelmente tem o significado de partida física é um claro apoio ao pré-tribulacionismo. Se isso é verdade, (Dr. Tim LaHaye e eu acreditamos que seja), então isso significa que uma clara seqüência profética é exposta por Paulo no início de seu ministério apostólico. Paulo ensina em 2 Tessalonicenses 2 que o arrebatamento ocorrerá primeiro, antes do início do Dia do Senhor. Não é até depois do início do Dia do Senhor que o Anticristo é libertado, resultando nos eventos descritos por ele no capítulo 2 de 2 Tessalonicenses . Esta é a única interpretação que dá esperança a um povo desconfortável. Maranatha!

Notas finais


[1] Henry George Liddell e Henry Scott, Um Léxico Grego-Inglês, Revisado com um Suplemento [1968] por Sir Henry Stuart Jones e Roderick McKenzie (Oxford, Eng .: Oxford University Press, 1940), p. 218

[2] Gordon R. Lewis, "Evidência Bíblica para Pré-Tribulacionismo", Bibliotheca Sacra (vol. 125, no. 499; julho de 1968), p. 218

[3] Daniel K. Davey, "A ' Apostesia ' de II Tessalonicenses 2: 3," Th.M. tese, Seminário Teológico Batista de Detroit, maio de 1982, p. 27

[4] Paul Lee Tan, A Interpretação da Profecia (Winona Lake, IN: Assurance Publishers, 1974), p. 341

[5] H. Wayne House, " Apostasia em 2 Tessalonicenses 2: 3: Apostasia ou arrebatamento?" em Thomas Ice e Timothy Demy, eds., quando a trombeta soa: as principais autoridades de hoje falam sobre as controvérsias do fim dos tempos (Eugene, OR: Harvest House, 1995), p. 270

[6] House, " Apostesia ", p. 270

[7] Davey, " Apostesia ", p. 47

[8] Gordon R. Lewis e Bruce A. Demarest, Teologia Integrativa 3 vols em 1 (Grand Rapids: Zondervan, 1996), vol. 3, p. 420.

[9] E. Schuyler English, Re-Thinking the Rapture (Neptuno, NJ: Loizeaux Brothers, 1954), p. 70

[10] House, " Apostesia ", pp. 275-76.

[11] Allan A. MacRae, Carta a E. Schuyler English, publicou em "Deixe os Profetas falarem: Nossa Esperança" (vol. LVI, num. 12; junho de 1950), p. 725

[12] Kenneth S. Wuest, Carta a E. Schuyler English, publicou em "Deixe os profetas falarem: Nossa Esperança" (vol. LVI, n. 12; junho de 1950), p. 731

 



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.