Argumento (adaptado de Thomas Ice) Contra o Pós-Tribulacionismo.



Tim LaHaye, em "Revelation Illustrated and Made Plain", pag 106, atribui a Thomas Ice um argumento contra o pós-tribulacionismo que me parece decisivo, arrasador, irresistível, e muitíssimo bem colocado, curto e cristalina claro e preciso. O argumento contra o pós-tribulacionismo é simplesmente este:
 
É impossível o Arrebatamento ocorrer ao final da Tribulação, pois, se assim fosse, não haveria ninguém na Terra em um corpo natural que pudesse reproduzir e encher a terra no reino Milenar.



Explicando:

1) Releiamos Mt 25:31-46 (LTT):

31 [1] Quando, porém, o Filho do homem vier na Sua glória, e todos os santos anjos vierem com Ele, então Se assentará Ele sobre o trono da Sua glória;
32 E serão reunidas diante dEle todas as nações, e Ele os
[2] apartará uns para- longe- dos outros, como o pastor aparta as ovelhas para- longe- dos bodes;
33 E Ele porá, na verdade, as ovelhas à Sua direita; os bodes, porém, à Sua esquerda.
34 Então dirá o Rei aos que estiverem à Sua direita: 'Vinde, aqueles tendo sido benditos do Meu Pai! Possuí por herança o participar no reinar de Deus, tendo-vos sido preparado desde a fundação do mundo;
35 Porque tive fome, e Me destes de comer; tive sede, e Me destes de beber; era estrangeiro, e Me recolhestes;
36 Eu estava nu, e Me vestistes; adoeci, e olhastes- cuidastes- por Mim; estive na prisão, e vieste (cuidando) até Mim. '
37 Então os justos Lhe responderão, dizendo: 'Ó Senhor, quando Te vimos estando Tu com fome, e Te demos de comer? Ou quando Te vimos estando Tu com sede, e Te demos de beber?
38 E quando Te vimos estrangeiro, e Te recolhemos? Ou nu, e Te vestimos?
39 E quando Te vimos estando Tu enfermo, ou na prisão, e fomos a Ti?'
40 E o Rei lhes dirá, havendo respondido: 'Em verdade, digo-vos que, tanto quanto o fizestes a um dos mínimos destes Meus irmãos, a Mim o fizestes.'
41 Então Ele dirá também aos que estiverem à Sua esquerda: 'Vós, (aqueles) tendo sido malditos, apartai-vos para- longe- de Mim, para dentro do fogo eterno, aquele tendo sido preparado para o Diabo e para os seus anjos;
42 Porque tive fome, e não Me destes para comer; tive sede, e não Me destes para beber;
43 Estive estrangeiro, e não Me recolhestes; estive nu, e não Me vestistes; estive enfermo e na prisão, e não olhastes- cuidastes- por Mim.
44 Então, *eles*, também Lhe responderão, dizendo: 'Ó Senhor, quando Te vimos estando Tu com fome, ou estando Tu com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não Te servimos?'
45 Então Ele lhes responderá, dizendo: 'Em verdade, digo-vos que, tanto quanto não o fizestes a um dos mínimos destes meus irmãos, também não o fizestes a Mim.
46 E estes (à esquerda) irão para o tormento eterno; os justos, porém, irão para a vida eterna [3]."


2) No Julgamento das Nações ao final da Tribulação (Mt 25:31-46), sobre a pequena percentagem da humanidade que a sobreviveu, as "ovelhas" são as pessoas já convertidas e salvas mas que o Anticristo ainda não tinha conseguido matar, e que, todas elas, arriscaram a vida socorrendo os "pequeninos irmãos" de Cristo no verso 40 (estes “pequeninos irmãos" de Cristo são os judeus convertidos na Tribulação e perseguidos pelo Anticristo até serem mortos). Essas ovelhas, os únicos salvos que restaram vivos, são permitidas entrar no Milênio com seus corpos mortais (v. 34) para se reproduzirem e novamente encherem a terra com uma população, como profetizado em Jer 30:20; 31:29; Eze 47:22; Zac 10:8; 8:4-6 (infelizmente, alguns descendentes deles exteriorizarão adoração a Deus, sem realidade em seus corações, portanto, ao final do Milênio, seguirão Satanás permitido sair do poço sem fundo para a última rebelião contra Deus, Ap 20:7-9, antes de serem lançados eternamente no Lago de Fogo);

3) Se o Arrebatamento não for pré-tribulacional, então todos os verdadeiros salvos das igrejas terão entrado na Tribulação, e todos os pouquíssimos deles que a sobreviverem (claro que, sendo verdadeiros salvos, recusarão seguir o Anticristo e recusarão sua marca) estarão fazendo parte das "ovelhas", as quais também englobarão outros (gentios ou judeus) que tiverem sido salvos durante a Tribulação, isto é, os pouquíssimos que a tiverem sobrevivido. Em suma, as "ovelhas" englobarão todos os pouquíssimos salvos que restarem, quer tenham eles vindo das igrejas de antes da Tribulação, ou sejam eles gentios ou judeus convertidos durante ela e que, pouquíssimas, tiverem sobrevivido.

4) Portanto, já todos os "bodes" (os não salvos) tendo sido mortos e lançados no inferno Mt 25:41, e o Arrebatamento de todos os salvos só tendo ocorrendo ao final da Tribulação (segundo os pós-tribulacionistas), então todos os salvos então vivos receberão corpos glorificados e, assim, "nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu" Mt 22:30

5) Portanto, não restará ninguém com corpo mortal e que se reproduza, para reencher a terra com população humana, e falharão várias profecias sobre o Milênio:
-- muitos nascimentos Jer 30:20; 31:29; Eze 47:22; Zac 10:8.
-- a terra será coberta pela população humana Zac 8:4-6.
-- grande longevidade, mas ainda morte Is 65:20;
-- alguns não irão a adorar o Rei em Jerusalém, serão punidos com ausência de chuvas e, consequentemente, de frutos da terra Zac 14:17-19.
-- a revolta final do Diabo e muitos homens ainda capazes de pecar, se revoltar, morrer Ap 20:7-9.



Hélio de M.S., out.2012.



PS – Se, algum dia, algum pós-tribulacionista o atacar demasiadamente, com insistência e violência, tente fazê-lo pensar, perguntando-lhe como será que, na teoria dele, serão literalmente cumpridas as profecias para o Milênio, as quais foram acima relacionadas:

-- muitos nascimentos Jer 30:20; 31:29; Eze 47:22; Zac 10:8. QUEM SERÃO OS PAIS DELES, NOS PRIMEIROS ANOS DO MILÊNIO?

-- a terra será coberta pela população humana Zac 8:4-6.        QUEM SERÃO OS PAIS DELES, NOS PRIMEIROS ANOS DO MILÊNIO?

-- grande longevidade, mas ainda morte Is 65:20;          QUEM SÃO ESTES QUE AINDA MORRERÃO DE VELHICE, NO MILÊNIO?

-- alguns não irão a adorar o Rei em Jerusalém, serão punidos com ausência de chuvas e, consequentemente, de frutos da terra Zac 14:17-19.      QUEM SÃO ESTES QUE AINDA PECARÃO E SERÃO CASTIGAGOS, NO MILÊNIO?

-- a revolta final do Diabo e muitos homens ainda capazes de pecar, se revoltar, morrer Ap 20:7-9.         QUEM SÃO ESTES QUE AINDA PECARÃO, SE REVOLTARÃO, SEGUIRÃO SATANÁS EM REVOLTA, MORRERÃO, NO MILÊNIO?



[1] MT 25:31-46 PROFECIA DO JULGAMENTO DAS OVELHAS E DOS BODES: Durante a dispensação das assembleias e na Tribulação, há o crente falso disfarçado de real, e/ou há erro sutilmente inoculado pelo Diabo, disfarçada mas terrivelmente corrompendo a massa. (Mt 3:2.)

[2] Mt 25:32Nações” é gênero neutro, mas é masculino este pronome “os” (e algumas outras palavras nos próximos versos). Portanto, ao invés da ideia generalizada de que Deus estará julgando nações (cada uma delas tomada coletivamente), Ele estará julgando indivíduos, pertencendo eles a todas as nações.

[3] “Os justos, porém, irão para a vida eterna”: Não estão os justos, aqui, indo diretamente para o céu (melhor dizendo, para o estado eterno)? Não é isto evidência que este julgamento das nações é o mesmo julgamento final, como querem os amilenaristas, e que não há o Milênio?
- Uma explicação possível: estes são os salvos que entrarão no Milênio com seus corpos não glorificado e repovoarão a terra, depois morrendo em feliz velhice, finalmente ganhando corpos glorificados e gozando da eternidade futura. A quem estranhe que ainda morrerão, responderemos que você e eu já entramos na vida eterna quando fomos salvos Jo 3:36; 5:24; 6:47, 53-58, embora ainda aqui estejamos, ainda mortais! (Diferenciados dos outros mortais porque sabemos que já está assegurado que viveremos eternamente com o Senhor, portanto já temos a vida eterna. Vida é união e morte é separação. A vida física atual é a temporária união do nosso corpo não glorificado com o nosso espírito. A vida espiritual é a eterna união do nosso espírito com Deus)! A quem retruque que “a carne e o sangue não podem herdar o Reinar de Deus” 1Co 15:50, responderemos que o contexto disto é diferente (ressurreição); e que, a rigor, tecnicamente, o Milênio é o Reinar dos céus e não o Reino de Deus; e que, mesmo sem esta diferenciação, você e eu somos de carne e osso mas nós já somos cidadãos do Reinar de Deus Fp 3:20.
- Outra explicação possível: todos os que recusaram o anticristo, creram em o Cristo de Deus, perseveraram até o fim, e restaram vivos ao final da Tribulação, serão os únicos que entrarão no Milênio. Mas, dentre eles, os que arriscaram suas vidas socorrendo os judeus convertidos perseguidos terão seus corpos glorificados para entrarem no Milênio já assim, enquanto os demais salvos entrarão com corpos não glorificados e repovoarão a terra.

 


Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)

(retorne a http://solascriptura-tt.org/ EscatologiaEDispensacoes/ 
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )

 



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.