70 Semanas De Daniel


David Cloud

26 de Maio, 2015

 

 

A profecia das “70 semanas” de Daniel é uma das mais importantes e extraordinárias profecias nas Escrituras. Um Livro que prediz o futuro em detalhes com perfeita precisão é obviamente um Livro Divino!

    Dn 9 24 Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo.    Dn 9 25 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos.    Dn 9 26 E depois das sessenta e duas semanas [será] cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações.    Dn 9 27 E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e [na] metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações [virá] o assolador, e [isso] até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador. (Daniel 9:24-27).


As 70 semanas são semanas de anos, ou 490 anos. Isso se evidencia pelo cumprimento.

Durante este período de 70 semanas, os juízos de Deus sobre Israel estarão terminados e Cristo vai retornar a fim de estabelecer o reino. O anjo conta a Daniel que a profecia diz respeito ao seu próprio povo, os Judeus, e à cidade santa, que é Jerusalém (Dn.9:24).

As primeiras 69 semanas(483 anos) duraram do momento em que foi dada a ordem de “restaurar e construir Jerusalém” após o cativeiro Babilônico até o momento do “corte” de Cristo.

Houve duas ordens dadas por reis Persas concernentes à reconstrução de Jerusalém. Primeiro, houve a ordem dada em 536 a.C. por Ciro a Zorobabel para construir o templo(Ed.1:1-3). Depois, houve a ordem em 444 a.C. dada por Artaxerxes para Neemias reconstruir o muro e a cidade(Ne.2:1-8). Uma vez que Daniel 9:25 fala particularmente da reconstrução das ruas e muro da cidade, parece que a ordem de Artaxerxes é a que inicia as 69 semanas.

Há várias dificuldades em determinar as datas exatas envolvidas. Duas delas a saber: Primeira, Judeus, Babilônios e Persas usavam calendários com meses diferentes. O calendário Juliano ou Romano que nós usamos hoje é diferente. Por isso é difícil saber exatamente em quais anos do nosso calendário Cristo nasceu e morreu. Segundo, o calendário Judeu e Persa tinham 360 dias, ao invés de 365 como no nosso calendário Romano. Isso significa que os 483 anos (69x7) de Daniel 9 foram 173,880 dias ou 476 dos nossos anos.

À partir de alguns cálculos, a ordem de Artaxerxes para Neemias foi dada em 445 a.C. e com outros cálculos, foi em 444 a.C. Sir Isaac Newton estabeleceu essa data em 457 a.C., e ela começou a ser posta na margem da Bíblia King James à partir de 1701.

Sir Robert Anderson, um advogado, investigador da Scotland Yard e um brilhante estudante da Bíblia, concluiu que a ordem foi dada em 14 de Março de 445 a.C. e Cristo entrou em Jerusalém sobre o jumentinho em 6 de Abril de 32 d.C. Ele documentou essa posição em seu livro The Coming Price (O Príncipe que há de vir) de 1895.

Da nossa perspectiva de 2500 anos depois, é difícil saber as exatas datas da profecia, mas o que importa é que os judeus daqueles dias sabiam como calcular essas datas, e eles não tinham desculpa alguma para não saber exatamente quando o Messias, o Prícipe viria ou o que aconteceria quando ele viesse.

Concordamos com a seguinte declaração:

“Se o próprio Gabriel dissesse que Jesus seria ungido exatamente 483 anos depois, quem sou eu para discutir se o decreto foi publicado em 456, 457 ou 458, só porque eu não

tenho as habilidades matemáticas para defini-las exatamente?

Eu creio que há evidências suficientes para provar a qualquer um que queira acreditar que essa profecia dos 490 anos compreende-se no período que vai da ordem de Artaxerxes para restaurar Jerusalém até quando Jesus veio cumprir Seu ministério na Terra.” (“The Beginning of the 490 years”, http://dedication.www3.50megs.com/457.html)

A profecia de Daniel descreve quarto grandes eventos que ocorreram depois da ordem para reconstrução de Jerusalém.


Primeiro, as ruas e muros foram reconstruídos. Isto foi terminado em 7 semanas ou 49 anos(Dn.9:25). A ordem para reconstrução de Jerusalém foi dada em 444 a.C. Os muros foram terminados no ano seguinte, e o trabalho continuou na reconstrução da cidade por mais 48 anos aparentemente. Isso foi concluído em “épocas difíceis”, como vemos em Neemias. OS 49 anos viriam a coincidir com a mensagem profética final dada por Malaquias para finalizar a revelação do Antigo Testamento e começar os “400 anos de silêncio” até a vinda de Cristo.

Segundo, 69 semanas depois da ordem, o Messias, o Príncipe veio e foi “cortado, mas não para si mesmo,” o que significa que Ele morreu na cruz pelos pecados dos homens(Dn.9:25,26). Sua morte fui substitutiva. As 69 semanas(483 anos pelo calendário Judeu e 476 pelo Romano) acabaram quando Cristo veio como príncipe. Isso foi quando Cristo entrou em Jerusalém sobre o jumentinho poucos dias antes da crucificação e foi aclamado “ o Rei que veio em nome do Senhor”(Zc.9:9 ; Lc.19:37-38).

Terceiro, a cidade e o templo foram destruídos(Dn.9:26). Isso ocorreu em 70 d.C. pelas mãso do exército Romano sob o generalato de Titus.

Quarto, haverá guerras e desolações até o momento do fim.
Esta é uma perfeita descrição dos últimos 2000 anos da história de Israel, e isso também descreve o que vai acontecer com Israel pouco antes a volta de Cristo. Mesmo hoje, embora Israel esteja de volta à sua terra, ela não tem paz, e ela não terá paz alguma até ela se arrepender e receber seu Messias, Jesus.


A semana final, ou sete anos, da profecia de Daniel fica a ser cumprida (Dn.9:27), e este é o período que Jesus descreve em Mateus 24. Entre a 69ª e 70ª  semanas(entre Dn.9:26 e Dn.9:27) é a era da igreja, que é chamada de “mistério” porque ela não foi revelada aos profetas do Velho Testamento(Ef.3:3-6). A era da igreja é como um vale que os profetas do Velho Testamento não viram entre os cumes da primeira e segunda vindas de Cristo. Paulo descreve a era da igreja como a época da cegueira de Israel em Romanos 11:25-27.




A semana final(sete anos) da profecia de Daniel está dividida em duas partes(Dn.9:27). No começo dos sete anos, o Anticristo fará um falso acordo de paz com Israel. Provavelmente nessa época que o Templo Judeu será reconstruído em Jerusalém. Na metade dos sete anos o Anticristo vai romper este pacto e se exaltar como Deus. Compare II Tessalonicenses 2:3-4. Este evento marca o começo dos três anos e meio da Grande Tribulação. Jesus chama esse evento de “abominação da desolação”(Mt.24:15).

 

Apocalipse 6-19 descreve o mesmo período (a “semana” final da visão de Daniel) e também o divide em dois períodos de três anos e meio.

Durante a primeira metade da Tribulação, as duas testemunhas de Apocalipse 11 vão pregar por 1260 dias, ou três anos e meio (Ap. 11:3).

Durante a segunda metade, o Anticristo vai governar por 42 meses, ou 3,5 anos (Ap. 13:5), e a Israel convertida fugirá para o deserto por 1260 dias, ou 3,5 anos (Ap. 12:6).



 Traduzido por:  Alisson Santos






Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ EscatologiaEDispensacoes/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )