Esboço Expondo Os
ERROS DOS NOIVA-BATISTA (Baptist Briders) MAIS EXTREMADOS.


Embora não haja uniformidade entre eles, muitos Baptist Briders (Batistões, Noiva Batista, Batistas-Noiva, etc.), ao combaterem justa e militantemente a herança Romanista da crença em uma "Igreja Universal- Difusa, Atual", em maior ou menor grau caem nos seguintes erros (veja http://solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/AreYouABaptistBrider-Cloud.htm ou peça-nos "Os Erros Dos Noiva-Batista E Dos Batistas-Marco", por Hélio, 1998):

a. Os Noiva-Batista mais extremados dizem: "a Noiva de Cristo é constituída exclusivamente pelos Batistas, batistas legítimos (segundo nós, os Noiva-Batista, os definimos)".
-- Resposta: contraste Jo 3:16.
   “Porque Deus amou o MUNDO de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que TODO AQUELE que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3:16). Por mais errada que esteja em doutrinas tais como pedobatista, aspersionista, governo da igreja, etc., se uma pessoa REALMENTE creu no Cristo da Bíblia e o recebeu como seu pessoal+ único+ total salvador, e seu pessoal+ único+ total Senhor, ela está salva e faz parte da Noiva de Cristo, mesmo que tenha passado por tremendas correções em terra e por trágicas perdas de galardões ante o tribunal de Cristo. Ela é NOIVA, não é cozinheira, nem servidora da festa, nem expectadora, nem cão de guarda, nem escrava na senzala, nem prisioneira sendo chicoteada durante todo o Milênio.


b. Os Noiva-Batista mais extremados dizem: "A igreja local bíblica, válida (Noiva-Batista fidelíssima e de comprovada sucessão apostólica), é quem recebeu TODA a autoridade de Cristo, em Mt 28:16-20. Se outras igrejas (ou outras organizações) não bíblicas, ou se crentes individuais, pregam, convertem, imergem, discipulam, fundam outros trabalhos, etc., nada disto tem validade."
-- Resposta:
(1) Deus usa pessoas, e cada assembleia local é somatório de pessoas;
(2) são a Palavra e o Espírito, perfeitos, que operam, mesmo através de mensageiros imperfeitos.

c. Os Noiva-Batista mais extremados dizem: "Uma assembleia local só é válida se foi organizada por uma outra válida e tem, assim, um encadeamento retroativo ininterrupto até João, o batista. Uma imersão só é válida se realizada por uma assembleia local válida e tem, assim, um encadeamento retroativo ininterrupto até João, o batista".
-- Resposta: essas cadeias sucessivas ininterruptas simplesmente:
(1) não são prometidas nem exigidas no Novo Testamento;
(2) não podem ser rigorosamente provadas na História.

d. Os batista-noiva mais extremados dizem: "A Noiva de Cristo será composta apenas dos crentes validamente imersos em igrejas locais válidas (por sucessão inquebrada), de doutrina Imersionista-Brider. Os demais imersores poderão ser os convidados. Os não imersores não serão salvos."
-- Resposta: contraste com Jo 14:6; 2Co 11:2; 1Ts 4:16-18.
   "Disse-lhe Jesus: Eu sou O caminho, e A verdade e A vida; ninguém vem ao Pai, senão por MIM." (João 14:6)
   "Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo." (2Co 11:2)
   "16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que 16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. 18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras." (1Ts 4:16-18)

e. Os Noiva-Batista mais extremados dizem: "Os crentes validamente imersos, e só eles, serão arrebatados e não passarão pela Tribulação, mas constituirão a Noiva de Cristo. Os demais passarão pela Tribulação, para serem peneirados."
-- Resposta: contraste com 1Ts 4:16, acima.

f. Os Noiva-Batista mais extremados dizem: "Os imersores arrebatados, mas que não foram bastante fiéis e frutíferos, serão publicamente envergonhados e condenados a pagarem por suas falhas. Haverá graus de punição (quanto tipo, intensidade e duração). Alguns ficarão só fora da Noiva, mas assistirão como convidados, de perto; outros, de mais longe; outros, das janelas; outros estarão nas trevas exteriores (como os escravos ficavam na senzala), alguns estarão apenas separados, outros estarão em correntes, outros no tronco/pelourinho e sendo atormentados! Quem se comportou como cachorro será tratado como cachorro, quem mereceu açoites será açoitado. Tudo isto até purgarem suas faltas (este é o verdadeiro purgatório, não para descrentes serem salvos, mas para crentes (os imersionistas) pagarem suas faltas e serem purificados)."
-- Resposta: contraste 1Ts 4:16-18, acima.




Hélio de Menezes Silva



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ EclesiologiaEBatistas/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.