A Igreja no Novo Testamento Não é Nem Invisível Nem Universal, Mas, Antes,
Visível e Local


Algumas Citações selecionadas do sermão "Igrejas do Novo Testamento"

por Arthur Walkington Pink




[
Se não me engano, se não estou atrapalhando coisas e pessoas, já vi algo de Pink com que não concordo inteiramente, acho que na linha de super-ultra-hiper-calvinismo. Talvez não foi ele, não tenho certeza. Mas concordo com as frases que se seguem, extraídas de um livro dele. Quem quiser, faça o download de todo o livro. Hélio.
]


“O único método sábio e satisfatório para descobrir a resposta Divina à nossa pergunta, a saber, ‘o que constitui uma igreja do Novo Testamento?’ é nos voltando para o próprio Novo Testamento e estudar cuidadosamente os seus ensinamentos sobre a ‘igreja’. Não o ponto de vista de algum homem piedoso; não aceitando o credo da igreja a qual os meus pais pertenciam; mas ‘examinando todas as coisas’ por mim mesmo!”

“Uma igreja do Novo Testamento é um corpo local de crentes batizados numa relação organizada, pública e corporativa de adoração a Deus, seguindo as Suas prescrições.”

“[...] uma igreja do Novo Testamento caracteriza-se:
Primeiro, pela manutenção da ‘doutrina e comunhão dos apóstolos’ (Atos 2:42).
Em segundo lugar, por preservar e perpetuar o batismo bíblico e a Ceia do Senhor, isto é, ‘manter as ordenanças’, como elas foram entregues à igreja (1 Coríntios 11:2).
Em terceiro lugar, mantendo uma santa disciplina: Hebreus 13:17; 1 Timóteo 5:20-21 e etc.
Quarto, indo por todo o mundo e pregando o Evangelho a toda criatura (Marcos 16:15).”

“Uma igreja do Novo Testamento é independente de tudo, exceto de Deus.”

“Por governo da igreja, queremos dizer que sua obra é administrativa e não legislativa.”

“Quando as pessoas falam de ‘a Igreja universal de Cristo’ elas empregam outra expressão não bíblica e antiescriturística. O que eles realmente querem dizer é ‘a família de Deus’. Esta última denominação inclui toda a companhia dos eleitos de Deus; mas a ‘Igreja’ não faz isso.”

“[...] o tipo de igreja que é enfatizado no Novo Testamento não é nem invisível nem universal, mas, antes, visível e local. A palavra grega para ‘igreja’ é ekklesia e os que conhecem algo desta língua concordam que a palavra significa ‘uma Assembleia’. Agora, uma ‘assembleia’ é uma companhia de pessoas que realmente se reúnem. Se eles nunca ‘se reúnem’, então fazemos mau uso da linguagem ao chamá-los de ‘uma Assembleia’. Portanto, como todo o povo de Deus nunca esteve ainda completamente reunido, não há hoje nenhuma ‘Igreja Universal’ ou ‘Assembleia Universal’. Essa ‘Igreja’ é ainda futura; porém ainda não possui existência concreta ou corporativa.”

“Primeiro em Apocalipse 1:11 Ele diz a João: ‘o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia’. Aqui, novamente, fica claro que o Senhor estava falando de igrejas locais.
Em seguida, encontramos a palavra ‘igreja’ é em seus lábios mais dezenove vezes no Apocalipse, e em cada passagem a referência é feita a igrejas locais. Sete vezes Ele diz: ‘Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz àS igrejaS’, e não ‘o que o Espírito diz à IgrejA’, que é o que teria sido dito se a visão popular fosse correta. A última referência está em Apocalipse 22:16: ‘Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas naS igrejaS’. A razão para isso é que a Igreja de Cristo não possui ainda existência tangível e corporal, nem na glória nem sobre a terra; tudo o que Ele tem agora aqui são Suas ‘igrejaS’ locaiS.”

“Uma igreja do Novo Testamento é um corpo local de crentes batizados. Por ‘crentes batizados’ queremos dizer cristãos que foram imersos em água. Ao longo do N.T., não há um único caso registrado de alguém que se tornou um membro de uma igreja de Jesus Cristo sem primeiro ter sido batizado.”

“[...] há apenas uma forma de entrada para uma igreja local do Senhor Jesus Cristo, e que é pelo ‘batismo’ biblicamente executado por um administrador biblicamente qualificado e biblicamente autorizado, pois lemos ‘pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo’. Disto segue-se que ninguém, exceto aqueles que foram biblicamente ‘batizados’ entraram ‘em’ uma Igreja do Novo Testamento, todos os outros são membros de nada menos do que instituições criadas pelo homem. Daí a enorme importância de ‘preservar as ordenanças’, como eles foram entregues pelo próprio Cristo para Suas igrejas.”



por Arthur Walkington Pink




Faça o download deste E-book: http://oestandartedecristo.com/site/wp-content/uploads/2014/07/Igrejas-do-Novo-Testamento-por-Arthur-Walkington-Pink.pdf



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ EclesiologiaEBatistas/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )