Existe Hoje Alguma Denominação Que Seja Fiel Às Escrituras?

Hélio de Menezes Silva




PERGUNTA:

Irmão, Hélio


Existe hoje alguma denominação que seja fiel às Escrituras?



EEEE


********************************************

RESPOSTA:


Estimado irmão EEEE,


Se, como é usual, você emprega a palavra "denominação" no sentido de "uma organização religiosa, a nível nacional ou internacional, que funciona com um nome, uma estrutura" (por exemplo, a Convenção Batista Primeira de Todas Brasileira; a Associação de Igrejas Batistas Normais do Estado de São Paulo, a Igreja Presbiteriana Westminsterina do Brasil, a Igreja Pentecostal de Todo o Cosmo, a Igreja Universal Ecumênica Oficial de Todos os Cristãos, etc.) a resposta é que isso nem sequer existe na Bíblia!!! Portanto, nenhuma coisa assim pode ser dita ser 100% Escriturística, Neotestamentária.

No Novo Testamento, não existe hierarquia entre igrejas, cada uma é uma igreja independente e soberana, podendo ter comunhão com as que quiser, se quiser, quando quiser, quanto e em que quiser, mas sem ser subalterna a ninguém exceto Deus e Sua Palavra. Se 1000 igrejas de nome parecido com a de que sou membro resolvem ir 1 grau para a esquerda, e ordenam que a minha igreja também vá, ela pode ignorar totalmente, e continuar na antiga posição da Bíblia.

Mas há milhares de igrejas locais que você pode passar 1 ano lá procurando alguma coisa importante que seja frontalmente contrária à pelo menos um claro e explícito versículo da Bíblia, e terá dificuldade em achar:

Para começo de conversa, essas igrejas que esforçam-se para seguir todos os versos da Bíblia (particularmente do NT) e não desobedecer nem sequer 1 deles (particularmente do NT):

1) pregam a unicidade de Deus, mas com três pessoas igualmente divinas dentro dela: o Pai, o Verbo que é o Filho, e o Espírito Santo;

...

100) praticam batismo somente por submersão e somente de quem já creu e pediu;

101) nunca quiseram união com o Estado, nunca aceitaram ser sustentadas pelo Estado nem ser declaradas a igreja OFICIAL daquele estado. Nunca perseguiram os cristãos que pensam de modo diferente deles;

...

200) denunciam todo erro de todas as igrejas, mesmo as de nome parecido com a dela.



etc.



Podem não ter o nome "batista", mas sim "irmãos" "cristãos" "bíblicos" "salvos" "neo-testamentários", mas a doutrina é essa. Não importa tanto o nome, mas esse conjunto de doutrinas vindas (somente) da Bíblia, não herdadas de Roma nem inventadas pelo homem. Igrejas sem fundador "José da Silva de Tal", igrejas iniciadas por Jesus Cristo e que não honram a mais ninguém, não seguem confissões/declarações doutrinárias mas somente a Bíblia.

Podem ser grandes e ricas (já fui membro de uma de 400 membros, em Waterloo, Canadá) ou pequenas e pobres e reunindo-se em casas (atualmente, sou membro de uma congregação com somente 7 famílias, por favor ore por nós. Já nos reunimos em nossas casas, em uma creche, em salas de aula, agora estamos pensando em alugar uma casa. É congregação da Igreja batista Bíblica INDEPENDENTE de Soledade, a 200 km de distância, que nos dá toda a assistência, seu pastor prega aqui a cada 3 semanas). Podem ser próximas (já fui membro de uma que ficava a uns 300 metros de minha casa) ou não tão próximas (já fui membro de uma que ficava a 14km de minha casa, quase do outro lado da cidade).

Deus garantiu que sempre haveria as verdadeiras igrejas (locais) sobre a face da terra, e Ele não mente, Ele sempre faz ocorrer o que prometeu.

Quando você procurou uma esposa para casar, procurou um sobrenome? Bastaria ser da família de um certo nome? Ou procurou por uma moça de caráter como a Bíblia manda, e de beleza e fidelidades absolutas? Você procurou por uma moça, individualmente. Portanto, não procure pelo nome da denominação. Ao contrário, procure e você sempre achará uma igreja local de doutrina de acordo com a Bíblia, ... ou Deus o usará para Ele começar uma em seu local, e enviará ajuda.

Leia o livro (pequeno mas excelente) O Rastro de Sangue http://www.palavraprudente.com.br/estudos/jm_carroll/rastrosangue/


Hélio


(dez.2013)


Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ EclesiologiaEBatistas/ 
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )

 



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.