Pergunta:

1Co 11:5 Ensina que Mulheres de Hoje Podem Profetizar na Assembleia?
 


“Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada.” (1Co 11:5 ACF)

 

Resposta: NÃO!

Ano 40, não há ainda o Novo Testamento todo escrito, e, em uma igreja entre milhares de outras, surge a necessidade de escolher bem alguns diáconos. Ainda não havia instrução sobre isso. Uma mulher humildemente se ergue na assembleia e diz "perdoai-me, eu não quero pregar nem ensinar aos homens, mas Deus manda-me vos dizer que ainda fará escrever no Novo Testamento que um diácono deve preencher os seguintes requisitos espirituais: ..., ..., ..., ... . Agora, que o homem que lidera esta assembleia tome a palavra e ensine e exorte e repreenda e dirija tudo, não cabe a uma mulher fazer isso. Perdoem-me ter tomado a palavra, amados".

Concordamos que este tipo de profecia podia haver antes do Novo Testamento ser concluído. Mas, agora não pode haver nenhuma profecia nesse sentido, nem mesmo trazida por homem algum, pois qualquer nova revelação faz seu portador sucumbir ante a maldição de Apo 22:18-19. O cânon está fechado, a Bíblia concluída, compete-nos lê-la e entendê-la e explicá-la e pregá-la e obedecê-la! Só isto!

Ano 2006, a Bíblia concluída e todos os crentes tendo várias cópias dela, uma mulher prepotentemente se levanta numa assembleia e diz "Calai-vos, fechem suas Bíblias, eu agora vou trazer uma profecia, e ninguém ouse duvidar de mim, sou superior a vocês, sou a grande ungida do Senhor! Na Bíblia está dito assim e assim, mas Deus me está dizendo para lhes ordenar que façam o contrário e o contrário à Bíblia. E eu, agora, vou pregar e ensinar e exortar e repreender e tomar a direção de tudo, blá, blá, blá. Ademais, não está escrito em canto nenhum da Bíblia, mas eu, da parte do Senhor, adiciono o seguinte: blá, blá, blá. E ai daquele que me desrespeitar."

Isto é proibido pela Bíblia, é grande abominação ao Senhor. Em primeiro lugar, numa assembleia com homens adultos, nenhuma mulher pode falar ensinando (1Tm 2:11-12). Nem mesmo pode questionar o pregador, mas deve guardar suas perguntas para fazer a seu esposo (ou pai) em casa (1Co 14:34-35). Em segundo lugar, nem mesmo nenhum homem pode profetizar hoje, pois qualquer nova revelação faz seu portador sucumbir ante a maldição de Apo 22:18-19. O cânon está fechado, a Bíblia concluída, compete-nos lê-la e entendê-la e explicá-la e pregá-la e obedecê-la! Só isto!


“18 Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; 19 E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.” (Ap 22:18-19 ACF)

“11 A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. 12 Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.” (1Tm 2:11-12 ACF)

“34 ¶ As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. 35 E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja.” (1Co 14:34-35 ACF)





Quem quiser ignorar isto, que ignore.






Hélio de Menezes Silva.


 



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ EclesiologiaEBatistas/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.