O presbítero pastor, bispo, supervisor. Seu dever, trabalho, pré-requisitos, o que não deve ser, o que deve pregar, recompensas ao fiel, castigos ao infiel, deveres do rebanho para com o bom ministro.

11. Presbítero PASTOR (BISPO)

 

Preliminares:

O termo "poimen" (= PASTOR) enfatiza o trabalho de pastor, pastoreador, guardião, cuidador, defensor, sarador, apascentador, alimentador das ovelhas Ef 4:11; 1Pe 2:25.
   E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para PASTORES e doutores, (Ef 4:11)
   Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao PASTOR e Bispo das vossas almas. (1Pe 2:25)


O termo "episcopos" (= BISPO = SUPERVISOR) enfatiza o trabalho de supervisionar, cuidar, zelar, fazer funcionar bem todo a assembleia local, o corpo do Cristo. At 20:28; Fp 1:1; 1Tm 3:2; Tt 1:7; 1Pe 2:25 (acima)
   Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu BISPOS, para APASCENTARDES a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. (At 20:28)
   Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus, que estão em Filipos, com os BISPOS e diáconos: (Fp 1:1)
   Convém, pois, que o BISPO seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; (1Tm 3:2)
   Porque convém que o BISPO seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; (Tt 1:7)




Para a maioria dos batistas, PASTOR = BISPO = ANCIÃO = PRESBÍTERO (e, para alguns batistas, cada assembleia só deve ter um único pastor). É alegado que:

   1. "Os mesmos anciãos também são chamados bispos em At 20:17+28 e em Tt 1:5+7 e, portanto, são termos que sempre designam, necessariamente, as mesmas pessoas."
   At 20:17, 28   17 E de Mileto mandou a Éfeso, a chamar os PRESBÍTEROS da igreja. ... 28 Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu BISPOS, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.
   Tt 1:5,7    5 Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses PRESBÍTEROS, como já te mandei: ... 7 Porque convém que o BISPO seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;

    Não podemos concordar e respondemos que estes textos só provam que os pastores = bispos são escolhidos entre os anciãos = presbíteros da assembleia local. Cada pastor é também um presbítero, mas nem todo presbítero é um pastor.

   2. "Cada uma das sete assembleias locais de Ap 2,3 aparentemente só tinha 1 líder (Ap chama-o de 'anjo' mas no sentido de 'mensageiro' e referindo-se a um líder humano)."
   Ap 2:1 ¶ Escreve aO anjo da igreja que está em Éfeso: ... 8 ¶ E aO anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: ... 12 ¶ E aO anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: ... 18 ¶ E aO anjo da igreja de Tiatira escreve: ...3:1 ¶ E aO anjo da igreja que está em Sardes escreve: ... 7 ¶ E aO anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: ... 14 ¶ E aO anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: ...
   Respondemos que concordamos que cada uma das sete assembleias locais de Ap 2,3 teve O (singular) seu "aggelos" endereçado, e esta palavra "aggelos" (literalmente "mensageiro") é melhor vista como um UM dos presbíteros pregadores- mensageiros de Deus na assembleia local, do que como um anjo, um ser angelical (na dispensação das assembleias, a Bíblia não dá a menor margem para pensarmos que cada assembleia tem um ser angelical sobre ela [esta idéia tem dado margem a muito misticismo e até a adoração de anjos] e que é ele quem prega, traz mensagens de Deus à assembleia local. Mas tudo isto não implica que não havia outros presbíteros em cada assembleia, alguns até mesmo ajudando a pregar, ensinar, pastorear, tendo as mesmas qualificações do presbítero- pastor- principal da assembleia, portanto podendo ser chamados de bispos ou pastores. Ver, no Capítulo 13 "Governo na Assembleia Local", seção b "Governo Congregacional ... ", item 3 "Governo por Comissão de Presbíteros", que cremos que esses outros pastores devem atuar como cooperadores do pastor- principal.

  3. "1Tm 3 fala de O bispo, não de oS bispoS".
   1Tm 3:1,2   1 ¶ Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. 2 Convém, pois, que O BISPO seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; ...
   Mesma resposta de (2), acima.



É melhor ensinarmos que:
   1. Há apenas 2 tipos de oficiais: presbítero- pastor e presbítero- diácono- serviçal. Cada assembleia local, logo ao ser organizada (talvez com 20 ou apenas 10 (ou mesmo menos) famílias completas, com o marido a liderando), tem pelo menos um oficial, e este é o seu presbítero- pastor. À medida que Deus for concedendo crescimento à assembleia, chegando ela a 20, 50, 100 ou mais famílias completas, surgirá a necessidade e a provisão por Deus de homens espirituais para ajudarem o pastor em assuntos materiais, os presbíteros- diáconos- serviçais, e, eventualmente, outros presbíteros- pastores- auxiliares, sob a supervisão do pastor- pastor- superintendente.
   2. O presbítero- pastor- supervisor, e os eventuais presbíteros pastores auxiliares, e os eventuais presbíteros- diáconos- serviçais, todos eles são escolhidos dentre os vários anciãos da assembleia local, o termo anciãos simplesmente designando seus varões crentes que tenham profunda e comprovada maturidade espiritual.
   3. Nem todo ancião tem que ter o título e estar sempre efetivamente exercendo um dos 2 ofícios citados.

Relembremos a convenção que procuraremos seguir neste livro eletrônico (e mesmo na tradução da Bíblia, quando for relevante): procuraremos restringir o termo "presbítero" para aqueles anciãos que desempenham as funções oficiais de pastor ou de diácono, nas suas assembleias locais; e usaremos o termo "ancião" tanto para estes pastores e diáconos, como também para que são anciãos espirituais mas que, por razões de saúde, distância física, trabalho, outros impedimentos físicos ou de qualquer natureza válida, não estão exercendo qualquer dos dois ofícios da assembleia local.

a. O Pastor = Bispo É Chamado De

Embaixador do Cristo 2Co 5:20
   De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. (2Co 5:20)

Ministro (servo, escravo, serviçal) do Cristo 1Co 4:1
   Que os homens nos considerem como MINISTROS de Cristo, e DESPENSEIROS dos mistérios de Deus. (1Co 4:1)

Despenseiro dos mistérios de Deus. (mordomo, fiel administrador da fazenda que o seu Senhor lhe confiou)  1Co 4:1 acima

Guerreador em defesa da fé-doutrina Fp 1:30; Ef 6:13 em diante; 1Tm 6:12; 2Tm 4:7; Tt 1:9,11; Jd 1:3;
   Tendo o mesmo COMBATE que já em mim tendes visto e agora ouvis estar em mim. (Fp 1:30)
   13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. 14 Estai, pois, firmes, ...
   MILITA a boa MILÍCIA da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas. (1Tm 6:12)
   COMBATI o bom COMBATE, acabei a carreira, guardei a fé. (2Tm 4:7)
   Tt 1:9,11   9 Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes.   11 Aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância. (Tt 1:9,11)
   Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a BATALHAR pela fé que uma vez foi dada aos santos. (Jd 1:3)

Servo do povo do Cristo 2Co 4:5
   Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos VOSSOS SERVOS por amor de Jesus. (2Co 4:5)

(todas estas características deveriam estar em cada e todo crente (nem sempre estão), no entanto são mais particularmente indispensáveis a quem se dedica ao ministério da Palavra, sendo um evangelista, pregador e professor, portando indispensáveis ao pastor.)

b. Seu Dever- META

Atos 6:4 "Mas nós perseveraremos na ORAÇÃO e no MINISTÉRIO DA PALAVRA." Este dois pontos formam todo o ministério- fim do presbítero- pastor! Tudo o mais é secundário/ conseqüência!

4 PRIORIDADES PARA O PRESBÍTERO- PASTOR, EM AT 20:19-22 (John MacArthur Jr., em "Leadership, God's Priority for the Church", p. 15):
Uma perspectiva correta de:
1. Deus "19 Servindo ao Senhor com toda a humildade, e com muitas lágrimas e tentações, que pelas ciladas dos judeus me sobrevieram;"
2. Sua assembleia local "20 Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas,"
3. Os perdidos "21 Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo."
4. Si próprio "22 E agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer,"

5 PRIORIDADES PARA O PRESBÍTERO- PASTOR, EM AT 20:28-35 (John MacArthur Jr., em "Leadership, God's Priority for the Church", p. 15):
1. Conservar-se reto ante Deus "28a Olhai, pois, por vós, "
2. Alimentar e guiar-liderar o rebanho de Deus "28b e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a Igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue."
3. Advertir e vigiar protegendo o rebanho contra falsos mestres e outros emissários de Satanás "29 Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho; 30 E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si. 31 Portanto, vigiai, lembrando-vos de que durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a cada um de vós."
4. Orar e estudar "32 Agora, pois, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça; a ele que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os santificados."
5. Estar livre de interesse próprio "33 De ninguém cobicei a prata, nem o ouro, nem o vestuário. 34 Sim, vós mesmos sabeis que para o que me era necessário a mim, e aos que estão comigo, estas mãos me serviram. 35 Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber."
(J.MacArthur Jr., em "Leadership, God's ...", p. 15)

c. O Valor Do Seu Trabalho. Ele É:

Indispensável e insubstituível (e só Deus chama, qualifica, provê Seus ceifeiros) Mt 9:37-38; Rm 10:14
   Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Rogai, pois, AO SENHOR DA SEARA, que mande ceifeiros para a sua seara. (Mt 9:37-38)
   Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? (Rm 10:14)


Excelentíssimo. Nenhum trabalho sobre o mundo é mais nobre 1Tm 3:1; Rm 10:15
   Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. (1Tm 3:1)
   E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas. (Rm 10:15)


É vão, sem a ajuda de Deus Sl 127:2; 1Co 3:7; 15:10
   Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono. (Sl 127:2)
   Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. (1Co 3:7)
   Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo. (1Co 15:10)

d. Pré-Requisitos Que Ele Viu Dentro de Si

Chamado por Deus (não pelos seus desejo carnal, cobiça, assembleia, família, amigos, anciãos que mais o influenciam, etc.) Gl 1:15-16; Ef 3:7; 1Tm 1:12; 2Tm 1:11; Ex 28:1+He 5:4 (Foi Deus que chamou e deu o sacerdócio a Arão e sua descendência)
   Mas, quando aprouve a DEUS, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue, (Gl 1:15-16)
   Do qual fui feito ministro, pelo dom da graça de DEUS, que me foi dado segundo a operação do SEU poder. (Ef 3:7)
   E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus Senhor nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério; (1Tm 1:12)
   Para o que fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios. (2Tm 1:11)
   E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão. (He 5:4)

[Candente e imaescível] santo desejo de servir como presbítero- pastor (1Tm 3:1 acima)
      1 ¶ Esta é uma palavra fiel: se alguém DESEJA o episcopado, excelente obra deseja. (1Tm 3:1)

Qualificado por Deus Is 6:5-7; 2Co 3:5-6
   5 Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos. 6 Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; 7 E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado. (Is 6:5-7)
   Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de DEUS, O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica. (2Co 3:5-6)


Comissionado pelo Cristo Mt 28:19 (Portanto, ide...);
   Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; (Mt 28:19)

Enviado pelo Espírito Santo At 13:2,4;
   2 E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. ... 4 ¶ E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre. (At 13:2-4)

Autoridade da parte de Deus 2Co 10:8; 13:10. E esta autoridade visa servir, edificar; não visa ser servido, ter proveito próprio, ter posição, etc.
   Porque, ainda que eu me glorie mais alguma coisa do nosso poder, o qual O SENHOR nos DEU para edificação, e não para vossa destruição, não me envergonharei. (2Co 10:8)
   Portanto, escrevo estas coisas estando ausente, para que, estando presente, não use de rigor, segundo o poder que O SENHOR me DEU para edificação, e não para destruição. (2Co 13:10)

Separado para o Evangelho Jr 1:5; Rm 1:1; Gl 1:15
   Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. (Jr 1:5)
   Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, SEPARADO para o evangelho de Deus. (Rm 1:1)
   Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me SEPAROU, e me chamou pela sua graça, (Gl 1:15)


O Evangelho lhe está confiado 1Ts 2:4 (Sobre todo o mundo, não há nenhuma glória maior! Nem nenhuma responsabilidade mais grave!)
   Mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse CONFIADO, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações. (1Ts 2:4)

e. Pré-Requisitos Que A Assembleia Viu Nele

Não faltar nem 1 mm de nem 1 das 25 exigências de 1Tm 3:1-7,11 + Tt 1:5-9.
Não acrescentar nem 1 mm de nenhuma outra exigência (e.g., ter se graduado em seminário [NOTA7], [doutor, em seminário famoso], cantar bem, ter voz forte, ser eloqüente, ser bom de grego e hebraico, etc.).

            (verso 1) Esta é uma palavra fiel: se alguém (0) deseja o episcopado, excelente obra deseja.
           
(verso 2)  Convém, pois, que o bispo seja
(1) irrepreensível,
(2) marido de uma mulher,
[NOTAS 1, 2, 3]
(3) vigilante,
(4.a) sóbrio,
(5.a) honesto,
(6) hospitaleiro,
(7) apto para ensinar;
           
(verso 3)  
(8) Não dado ao vinho,
[NOTA 4]
(9) não espancador,
(10) não cobiçoso de torpe ganância, mas
(11) moderado,
(12) não contencioso,
(13) não avarento;
           
(verso 4)  
(14.a) Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia
(verso 5)  (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?) [NOTAS 2, 5]; (verso 6)  
(15) Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo.
(verso 7) Convém também que
(16) tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.
           
(verso 11)  
(17) Da mesma sorte as esposas sejam
[NOTAS 1, 2, 3]
(17.a) honestas,
(17.b) não maldizentes,
(17.c) sóbrias e
(17.d) fiéis em tudo.
(1Tm 3:1-7,11)

           
(verso 5)   Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei:

            (verso 6)  Aquele que for
(1) irrepreensível,
(2) marido de uma mulher, que
[NOTAS 1, 2, 3]
(14.b) tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes
[NOTAS 2, 5].
           
(verso 7) Porque convém que
(1) o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus,
(18) não soberbo,
(19) nem iracundo,

(8) nem dado ao vinho,
[NOTA 4]
(9) nem espancador,
(10) nem cobiçoso de torpe ganância;
           
(verso 8) Mas
(6) dado à hospitalidade,
(20) amigo do bem,
(11) moderado,
(5.b) justo,
(21) santo,
(4.b) temperante;
           
(verso 9)  
(22) Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes. (Tt 1:5-9)


[Normalmente,] (23) o presbítero- pastor deve provir da própria assembleia local. At 1:26; 14:23 [NOTAS 6, 7]
   At 1:26 E, lançaram as suas sortes {*}, e caiu a sorte {*} sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos.
{* "Sorte" é um pedaço de madeira ou pedra ou cerâmica, usado para votar ou para escolher ao acaso. Neste verso, tivemos uma escolha por votação anônima! e unânime!}
   At 14:23 " E, havendo-lhes, por comum consentimento, eleito presbíteros EM CADA IGREJA {*}, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.
{* Como pastores são mais essenciais para a organização das assembleias locais do que diáconos (que só vieram bem depois da organização inicial da assembleia de Jerusalém), estes "presbíteros", aqui, parecem ter sido os pastores escolhidos dentre os anciãos espirituais de cada assembleia local, para a pastorearem. Escolhidos por unanimidade de todos os membros da assembleia, e unanimidade entre eles e Paulo e Barnabé.}

Não é indispensável que tenha cursado seminário, pode ter aprendido tudo em muitos anos de esforçado estudo nos cultos doutrinários sistemáticos e em treinamento através da prática, no própria assembleia local. [NOTA7]
 
(24) Tem que ter sido examinado+ ordenado+ eleito (tudo isto pela assembleia local): At 14:22,23 (acima); Tt 1:5 (acima).
(a assembleia local pode pedir o auxílio do missionário que a plantou e organizou, e o auxílio de seus ex-pastores, ou de alguns outros pastores de outras assembleias de mesma doutrina e prática, todos esses pastores sendo de profundo conhecimento e elevada estima pela assembleia local, para ajudarem, talvez fazerem uma espécie de pré-exame do novo candidato ao pastorado, talvez uma orientação para algumas das perguntas a serem feitas pela assembleia, em vista da declaração de fé do candidato e do seu pré-exame. Mas que cabe à assembleia LOCAL, de forma soberana e intransferível, a responsabilidade de (1) pesar os conselhos de todos esses pastores, (2) fazer um exame formal do candidato, procurando dirimir eventuais dúvidas, (3) em assembleia geral, reconhecer ou não o chamado do candidato para ser o pastor da assembleia, (4) ordená-lo e investi-lo para o pastorado daquela assembleia local específica. Na ordenação, os pastores presentes que tenham sido convidados e sejam da mesma doutrina e prática da assembleia local e, ademais, sejam de profundo conhecimento e elevada estima pela assembleia local, poderão ser convidados para participarem da imposição de mãos. Mas este é um ato exclusivo da assembleia, não de uma associação ou convenção ou qualquer coisa superior ou paralela ou ao lado da assembleia local, pois tal não existe no Novo Testamento.)

(25) É a assembleia local que reconheceu o chamamento do pastor por DEUS  [NOTAS 6,7]
   E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.(At 13:2-3)



Em outras palavras, O PRESBÍTERO- PASTOR DEVE SER (adaptamos não rígidamente da Bíblia Vida Nova):

Puro Is 52:11; 1Tm 3:9;
   RETIRAI-VOS, retirai-vos, SAÍ daí, NÃO TOQUEIS COISA IMUNDA; SAÍ do meio dela, PURIFICAI-VOS, os que levais os vasos do SENHOR. (Is 52:11)
   Guardando o mistério da fé numa consciência PURA. (1Tm 3:9)

Santo Ex 28:36; Lv 21:6; Tt 1:8
   Também farás uma lâmina de ouro puro, e nela gravarás como as gravuras de selos: SANTIDADE AO SENHOR. (Ex 28:36)
   SANTOS serão a seu Deus, e não profanarão o nome do seu Deus, porque oferecem as ofertas queimadas do SENHOR, e o pão do seu Deus; portanto serão SANTOS. (Lv 21:6)
   Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, SANTO, temperante; (Tt 1:8)

Humilde, vendo-se como vaso de barro At 20:19; 2Co 4:7
   Servindo ao Senhor com toda a HUMILDADE, e com muitas lágrimas e tentações, que pelas ciladas dos Judeus me sobrevieram; (At 20:19)
   Temos, porém, este tesouro em VASOS DE BARRO, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós. (2Co 4:7)

Paciente 2Co 6:4; 2Tm 2:24;
   Antes, como ministros de Deus, tornando-nos recomendáveis em tudo; na muita PACIÊNCIA, nas aflições, nas necessidades, nas angústias, (2Co 6:4)
   E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser MANSO para com todos, apto para ensinar, SOFREDOR; (2Tm 2:24)


Inculpável, irrepreensível 1Tm 3:2 e Tt 1:7
   Convém, pois, que o bispo seja IRREPREENSÍVEL, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; (1Tm 3:2)
   Porque convém que o bispo seja IRREPREENSÍVEL, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; (Tt 1:7)


Voluntário, sempre se apresentando com profundo desejo de obedecer e servir Is 6:8; 1Pe 5:2;
   Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. (Is 6:8)
   Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas VOLUNTARIAMENTE; nem por torpe ganância, mas DE ÂNIMO PRONTO; (1Pd 5:2)


Sem cobiça 2Co 12:14; 1Ts 2:6; 1Pe 5:2;
   Eis aqui estou pronto para pela terceira vez ir ter convosco, e não vos serei pesado, pois que não busco o que é vosso, mas sim a vós: porque não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais para os filhos. (2Co 12:14)
   E não buscamos glória dos homens, nem de vós, nem de outros, ainda que podíamos, como apóstolos de Cristo, servos pesados; (1Ts 2:6)
   Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; NEM POR TORPE GANÂNCIA, mas de ânimo pronto; (1Pd 5:2)

Imparcial 1Tm 5:21;
   Conjuro-te diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos, que sem prevenção guardes estas coisas, nada fazendo por parcialidade. (1Tm 5:21)

Gentil, brando (diferente de "fraco, mole, covarde") 1Ts 2:7; 2Tm 2:24;
   Antes fomos brandos entre vós, como a ama que cria seus filhos. (1Ts 2:7)
   E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser MANSO para com todos, apto para ensinar, SOFREDOR; (2Tm 2:24)


Dedicado até ao ponto de morrer At 20:24; 2Co 11:23-30; Fp 1:20-21;
   Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. (At 20:24)
   23 São ministros de Cristo? (falo como fora de mim) eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes. 24 Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um. 25 Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; 26 Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; 27 Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez. 28 Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas. 29 Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu me não abrase? 30 Se convém gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza. (2Co 11:23-30)
   Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. (Fp 1:20-21)


Fortificado na graça do Cristo 2Tm 2:1
   Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. (2Tm 2:1)

Exemplo da fé, fé sincera 1Tm 4:12; 2Tm 1:5; He 13:7
   Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na FÉ, na pureza. (1Tm 4:12)
   Trazendo à memória a FÉ NÃO FINGIDA que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti. (2Tm 1:5)
   Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a FÉ dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. (He 13:7)

Abnegado subjugador do corpo do pecado 1Co 9:27
   Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado. (1Co 9:27)

Quanto ao álcool: Totalmente abstêmio. [NOTA4]

Quanto às demais coisas: Sóbrio-vigilante, moderado, justo, santo, controlado Lv 10:9; Pv 31:4+Rev 1:6; Is 28:7; Jr 35:6; 2Tm 4:5; Tt 1:7-8
   Não bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações; (Lv 10:9)
   Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes o desejar bebida forte; (Pv 31:4)
   E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém. (Ap 1:6)
{Reis não podiam tocar 1 gota de álcool Pv 31:4; nós somos reis e sacerdotes Ap 1:6; portanto, não podemos tocar 1 gota de álcool}
   Mas também estes erram por causa do vinho, e com a bebida forte se desencaminham; até o sacerdote e o profeta erram por causa da bebida forte; são absorvidos pelo vinho; desencaminham-se por causa da bebida for-te; andam errados na visão e tropeçam no juízo. (Is 28:7)
   Porém eles disseram: Não beberemos vinho, porque Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, nos ordenou, dizendo: Nunca jamais bebereis vinho, nem vós nem vossos filhos; (Jr 35:6)
   Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. (2Tm 4:5)
   7 Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, NEM DADO AO VINHO, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; 8 Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, MODERADO, justo, santo, TEMPERANTE; (Tt 1:7-8)


Hospitaleiro 1Tm 3:2; Tt 1:8 acima.
   Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, HOSPITALEIRO, apto para ensinar; (1Tm 3:2)

Apto a ensinar (profundos conhecimento + didática + prática de tudo que ensina!!!) 1Tm 3:2 acima; 2Tm 2: 24;
   E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, APTO PARA ENSINAR, sofredor; (2Tm 2:24)

Estudioso (intenso e profundo) 1Tm 4:13,15; 2Tm 2:15
   Persiste em LER, exortar e ensinar, até que eu vá. (1Tm 4:13)
   Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. (1Tm 4:15)
   15 Sê diligente estudando para  apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que retamente divide {#} a palavra da verdade. (2Tm 2:15 KJV)


Dedicado à oração Ef 3:14; Fp 1:4; ver também 1Tm 2:1
   Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, (Ef 3:14)
   Fazendo sempre com alegria oração por vós em todas as minhas súplicas, (Fp 1:4)

Bom governante de sua família 1Tm 3:4 [NOTAS 2, 5]
   Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (1Tm 3:4)

Amoroso com seu rebanho Fp 1:7; 1Ts 2:8,11
   Como tenho por justo sentir isto de vós todos, porque vos retenho em meu coração, pois todos vós fostes participantes da minha graça, tanto nas minhas prisões como na minha defesa e confirmação do evangelho. (Fp 1:7)
   Assim nós, sendo-vos tão afeiçoados, de boa vontade quiséramos comunicar-vos, não somente o evangelho de Deus, mas ainda as nossas próprias almas; porquanto nos éreis muito queridos. (1Ts 2:8)
   Assim como bem sabeis de que modo vos exortávamos e consolávamos, a cada um de vós, como o pai a seus filhos; (1Ts 2:11)


Exemplo para seu rebanho Fp 3:17; 2Ts 3:9; 1Tm 4:12; 1Pe 5:3. Também 1Co 4:16; 11:1; He 13:7
   Sede também meus IMITADORES, irmãos, e tende cuidado, segundo o EXEMPLO que tendes em nós, pelos que assim andam. (Fp 3:17)
   Não porque não tivéssemos autoridade, mas para vos dar em nós mesmos EXEMPLO, para nos IMITARDES. (2Ts 3:9)
   Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o EXEMPLO dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. (1Tm 4:12)
   Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de EXEMPLO ao rebanho. (1Pd 5:3)

f. Deveres Do Presbítero- Pastor- Supervisor Para Com A Assembleia

Combater o bom combate Ver Seção a. "O Pastor = Bispo É Chamado De", parágrafo 4 "Guerreador em defesa da fé-doutrina"

Suportar todos os tipos de dificuldade 1Co 10:13; 2Tm 2:3
   Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. (1Co 10:13)
   Sofre, pois, comigo, as AFLIÇÕES, como bom soldado de Jesus Cristo. (2Tm 2:3)


Cumprir plena, sobejamente, todo o seu ministério 2Tm 4:5
   Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, CUMPRE o teu ministério. (2Tm 4:5)

Supervisionar a assembleia At 20:28. (bispo = supervisor)
   Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu BISPOS, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. (At 20:28)

Governá-la 1Tm 3:4-5; 5:17; He 13:7 abaixo.
   Que GOVERNE bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (Porque, se alguém não sabe GOVERNAR a sua própria casa, TERÁ CUIDADO da igreja de Deus?); (1Tm 3:4-5)
   Os presbíteros que GOVERNAM bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina; (1Tm 5:17)

Dar-lhe exemplo Ver Seção "e. Pré-Requisitos Que A Assembleia Viu Nele", em 2 locais. He 13:7 e 1Pe 5:3
   Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais IMITAI, atentando para a sua maneira de viver. (He 13:7)
   Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de EXEMPLO ao rebanho. (1Pe 5:3)


Pastoreá-la, supervisioná-la, vigiar sobre ela, cuidar dela Jo 21:16; 1Pe 5:1-4. Ver também Mt 9:36; 26:31; Lc 2:8; Jo 10:1-5,11-15; He 13:20; 1Pe 2:25;
   Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: APASCENTA as minhas ovelhas. (Jo 21:16)
   Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: 2 APASCENTAI o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; 3 Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. 4 E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória. (1Pd 5:1-4)
   E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor. (Mt 9:36)
   Então Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão. (Mt 26:31)
   Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. (Lc 2:8)
   1 ¶ Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. 2 Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3 A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. 4 E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5 Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. ... 11 Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. 12 Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. 13 Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. 14 Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. 15 Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. (Jo 10:1-5,11-15)
   Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas, (He 13:20)
   Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas. (1Pe 2:25)


Ensiná-la profunda e sistematicamente At 11:26; 15:35; 18:11; 20:20; Rm12:7; Cl 1:28; 1Tm 3:2; 4:13; 5:17; 2Tm 2:2
   E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ENSINARAM muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos. (At 11:26)
   E Paulo e Barnabé ficaram em Antioquia, ENSINANDO e pregando, com muitos outros {!}, a palavra do Senhor. (At 15:35)
   E ficou ali um ano e seis meses, ENSINANDO entre eles a palavra de Deus. (At 18:11)
   Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ENSINAR publicamente e pelas casas, (At 20:20)
   Se é ministério, seja em ministrar; se é ENSINAR, haja dedicação ao ENSINO; (Rm 12:7)
   A quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ENSINANDO a todo o homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo; (Cl 1:28)
   Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ENSINAR; (1Tm 3:2)
   Persiste em ler, exortar e ENSINAR, até que eu vá. (1Tm 4:13)
   Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham NA PALAVRA E NA DOUTRINA; (1Tm 5:17)
   E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ENSINAREM os outros. (2Tm 2:2)


Edificar a assembleia 2Co 12:19; Ef 4:12
   Cuidais que ainda nos desculpamos convosco? Falamos em Cristo perante Deus, e tudo isto, ó amados, para vossa EDIFICAÇÃO. (2Co 12:19)
   Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para EDIFICAÇÃO do corpo de Cristo; (Ef 4:12)

(Edificar inclui pregar e ensinar, mas também, obrigatoriamente, inclui:

- advertir, admoestar brandamente At 20:31; também 1Ts 5:12; 2Ts 3:14; 1Tm 4:1,6; Tt 3:10,13
   Portanto, vigiai, lembrando-vos de que durante três anos, não cessei, noite e dia, de ADMOESTAR com lágrimas a cada um de vós. (At 20:31)

- repreender, reprovar severamente Tt 1:9-13; 2:15; também 2Tm 4:2; 5:20
   13 Este testemunho é verdadeiro. Portanto, REPREENDE-os SEVERAMENTE, para que sejam sãos na fé. (Tt 1:9-13)
   Fala disto, e exorta e REPREENDE com toda a AUTORIDADE. Ninguém te despreze. (Tt 2:15)

- disciplinar pra valer 1Co 5:3-5
   Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou, Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo, Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus. (1Co 5:3-5)

- consolar (durante as aflições dos piedosos, mas só depois de evidente arrependimento dos pecadores) 2Co 1:4-6; 2:7; 1Ts 4:18; 5:14
   Que nos CONSOLA em toda a nossa tribulação, para que também possamos CONSOLAR os que estiverem em alguma tribulação, com a CONSOLAÇÃO com que nós mesmos somos CONSOLADOS por Deus. Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também é abundante a nossa CONSOLAÇÃO por meio de Cristo. Mas, se somos atribulados, é para vossa CONSOLAÇÃO e salvação é; ou, se somos CONSOLADOS, para vossa CONSOLAÇÃO e, salvação, a qual se opera suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos; (2Co 1:4-6)
   De maneira que pelo contrário deveis antes perdoar-lhe e CONSOLÁ-lo, para que o tal não seja de modo algum devorado de demasiada tristeza. (2Co 2:7)
   Portanto, CONSOLAI-vos uns aos outros com estas palavras. (1Ts 4:18)
   Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, CONSOLEIS os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos. (1Ts 5:14)

- exortar- animar 1Ts 2:3,11; 3:2; 2Tm 4:2; Tt 2:15; He 3:3; 2Pe 1:12; 3:1; Jd 1:3
   Assim como bem sabeis de que modo vos EXORTÁVAMOS e consolávamos, a cada um de vós, como o pai a seus filhos; (1Ts 2:11)
   Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, EXORTES, com toda a longanimidade e doutrina. (2Tm 4:2)
   Fala disto, e EXORTA e repreende com toda a autoridade. Ninguém te despreze. (Tt 2:15)
   Por isso não deixarei de EXORTAR-vos sempre acerca destas coisas, ainda que bem as saibais, e estejais confirmados na presente verdade. (2Pd 1:12)

- encarar e convencer os contradizentes Tt 1:9,
   Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para CONVENCER OS CONTRADIZENTES. (Tt 1:9)

- etc.
)

 
Guardar o corpo da verdade bíblica contra a perversão e o erro 1Tm 6:20; Tt 1:9 acima
   O Timóteo, GUARDA O DEPÓSITO QUE TE FOI CONFIADO, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência, (1Tm 6:20)

Alimentar, nutrir o rebanho (pregações nutritivas, profundas): Jr 3:15; Jo 21:15-17; At 20:28; 1Pe 5:2. (O guiar e dirigir não estão nos contextos; no entanto, o alimentar adequadamente pela Palavra terá que resultar em liderar e dirigir.)
   E dar-vos-ei PASTORES segundo o meu coração, os quais vos APASCENTARÃO com ciência e com inteligência. (Jr 3:15)
   E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: APASCENTA os meus cordeiros. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: APASCENTA as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: APASCENTA as minhas ovelhas. (Jo 21:15-17)
   Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para APASCENTARDES a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. (At 20:28)
   APASCENTAI o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo CUIDADO dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; (1Pe 5:2)

Não pensar nem agir como superior, senhor- dono da assembleia, mas sim como escravo 1Pe 5:3. (A assembleia também deve respeitá-lo como "mensageiro de Deus", amá-lo, mas não estimular sua auto-segurança).
   NEM COMO TENDO DOMÍNIO sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. (1Pd 5:3)

Ver-se responsável ante todos, passível de prestar contas a eles e por eles (mesmo, acima de todos, prestando contas a Deus): He 13:17;
   Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que HÃO DE DAR CONTAS DELAS; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. (He 13:17)

Ser exemplo (bom exemplo): Ver Seção "e.", em 2 locais. He 13:7 e 1Pe 5:3
   Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais IMITAI, atentando para a sua maneira de viver. (He 13:7)
   Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de EXEMPLO ao rebanho. (1Pe 5:3)


Olhar pelas ovelhas, pelas almas (vigiar sem dormitar; dos perigos que vir, alertar quer do púlpito, quer pessoalmente) Jo 10:13; At 20:31; 2Co 11:28; He 13:17, acima ("velam", "hão de dar contas"); 1Pe 5:2;
   Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem CUIDADO das ovelhas. (Jo 10:13)
   Portanto, vigiai, lembrando-vos de que durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a cada um de vós. (At 20:31)
   Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas. (2Co 11:28)
   Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo CUIDADO dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; (1Pe 5:2)


Olhar por si: At 20:28; Cl 4:17; 1Tm 4:16
   Olhai, pois, por VÓS, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. (At 20:28)
   E dizei a Arquipo: ATENTA para o ministério que recebeste no Senhor, para que o CUMPRAS. (Cl 4:17)
   Tem cuidado de TI mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, TE salvarás, tanto a TI mesmo como aos que te ouvem. (1Tm 4:16)


Olhar pelos outros At 20:28-31; He 13:17, acima ("velam", "hão de dar contas")
   28 Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. 29 Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho; 30 E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si. 31 Portanto, vigiai, lembrando-vos de que durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a cada um de vós. (Atos 20:28-31)

Derramar-se em oração pelas ovelhas, pelas almas 1Sm 12:23; Jl 2:17; Cl 1:9;
   E quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o SENHOR, deixando de orar por vós; antes vos ensinarei o caminho bom e direito. (1Sm 12:23)
   Chorem os sacerdotes, ministros do SENHOR, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó SENHOR, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que os gentios o dominem; porque diriam entre os povos: Onde está o seu Deus? (Jl 2:17)
   Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; (Cl 1:9)


Fortalecer a fé de cada ovelha Lc 22:32; At 14:22
   Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos. (Lc 22:32)
   Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus. (At 14:22)


Pregar o Evangelho (sem mistura), buscar a salvação de todos, (nos cultos e no dia a dia) Mr 16:15 (ide) ; 1Co 1:17; 9:16; 10:33; 2Tm 4:2
   E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o EVANGELHO a TODA criatura. (Mr 16:15)
   Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã. (1Co 1:17)
   Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! (1Co 9:16)
   Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar. (1Co 10:33)
   Que pregues a PALAVRA, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com TODA a longanimidade e DOUTRINA. (2Tm 4:2)

g. Não Deve ser

Dominador da herança de Deus 1Pe 5:3 (ver
   Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. (1Pd 5:3)

Cobiçoso de lucro vil At 20:33; 1Tm 3:3,8 acima; 1Pe 5:2 acima.
   De ninguém cobicei a prata, nem o ouro, nem o vestuário. (At 20:33)

Contencioso 1Tm 3:3 e Tt 1:7, acima
   Não dado ao vinho, NÃO ESPANCADOR, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, NÃO CONTENCIOSO, não avarento; (1Tm 3:3)
   Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, NÃO SOBERBO, NEM IRACUNDO, nem dado ao vinho, NEM ESPANCADOR, nem cobiçoso de torpe ganância; (Tt 1:7)


Astucioso (maquinador, cheio de truques?) 2Co 4:2
   Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com ASTÚCIA nem FALSIFICANDO a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade. (2Co 4:2)

Ávido por agradar homens 1Co 4:3; Gl 1:10; 1Ts 2:4
   Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós, ou por algum juízo humano; nem eu tampouco a mim mesmo me julgo. (1Co 4:3)
   Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo. (Gl 1:10)
   Mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações. (1Ts 2:4)


Facilmente desencorajado 2Co 4:8-9; 6:10
   Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; (2Co 4:8-9)
   Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo. (2Co 6:10)


Embaraçado com coisas do mundo (coisas seculares) Lc 9:60; 2Tm 2:4
   Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus. (Lc 9:60)
   Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. (2Tm 2:4)

Dado ao vinho 1Tm 3:3 e Tt 1:7
   NÃO DADO AO VINHO, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; (1Tm 3:3)
   Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, NEM DADO AO VINHO, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; (Tt 1:7)

(claro, "oinos", nestes 2 versos, refere-se à glutonaria com o puro suco de uvas, luxo dispendiosíssimo e sinal de descontrole.) [NOTA4]

Dar motivo de mau escândalo 1Co 10:32-33; 2Co 6:3
   Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus , nem aos gregos, nem à igreja de Deus. Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar. (1Co 10:32-33)
   Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado; (2Co 6:3)

Dar aparência do mal (mesmo que mínimo e "afastado") 1Ts 5:22
   Abstende-vos de toda a aparência do mal. (1Ts 5:22)

h. Deve Pregar:

O Cristo! O Cristo crucificado! At 8:5,35; 1Co 2:2
   5 E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a CRISTO. ... 35 Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a JESUS. (At 8:5,35)
   Porque nada me propus saber entre vós, senão a JESUS CRISTO, e este CRUCIFICADO. (1Co 2:2)


Arrependimento (senão, Inferno!)! e fé. Arrependimento (o elemento mais vital e mais extirpado da pregação de hoje!): Lc 13:3; At 3:19; 20:21. Fé: Jo 5:47; 8:24
   Não, vos digo; antes, se não vos ARREPENDERDES, todos de igual modo PERECEREIS. (Lc 13:3)
   ARREPENDEI-vos, pois, e CONVERTEI-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, (At 3:19)
   Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a CONVERSÃO a Deus, e a FÉ em nosso Senhor Jesus Cristo. (At 20:21)
   Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras? (Jo 5:47)
   Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não CRERDES que EU SOU, morrereis em vossos pecados. (Jo 8:24)


Segundo os oráculos de Deus , somente, sem os "truques da modernidade" 1Pe 4:11
   Se alguém falar, fale segundo as PALAVRAS DE DEUS; se alguém administrar, administre segundo o poder que DEUS dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém. (1Pe 4:11)

Em todos os lugares e ocasiões Mr 16:20; At 8:4
   E eles, tendo partido, pregaram por TODAS as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém. (Mr 16:20)
   Mas os que andavam dispersos iam por TODA a parte, anunciando a palavra. (At 8:4)


Não em palavras persuasivas de sabedoria humana 1Co 1:17; 2:1,4. Mas com clareza e simplicidade de palavras, e com poder de Deus, não outros poderes.
   Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã. (1Co 1:17)
   E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. (1Co 2:1)


Não a si mesmo 2Co 4:5
   Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus. (2Co 4:5)

Sem engano (sem hipocrisia pessoal, sem truque psicológico ou de comunicação ou de marketing ou de covarde "diplomacia" ou ...) 2Co 2:17; 4:2; 1Ts 2:3,5
   Porque nós não somos, como muitos, FALSIFICADORES da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus. (2Co 2:17)
   Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem FALSIFICANDO a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade. (2Co 4:2)
   Porque, como bem sabeis, nunca usamos de palavras lisonjeiras, nem houve um pretexto de avareza; Deus é testemunha; (1Ts 2:5)


Plenamente e sem reservas At 5:20; 20:20,27; Rm 15:19
   Ide e apresentai-vos no templo, e dizei ao povo TODAS as palavras desta vida. (Atos 5:20)
   Como NADA, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas, (At 20:20)
   Porque nunca deixei de vos anunciar TODO o conselho de Deus. (At 20:27)
   Pelo poder dos sinais e prodígios, na virtude do Espírito de Deus; de maneira que desde Jerusalém, e arredores, até ao Ilírico, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo. (Romanos 15:19)

Com ousadia Is 58:1; Ez 2:6; Mt 10:27-28; 2Co 3:12
   Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados. (Is 58:1)
   E tu, ó filho do homem, não os temas, nem temas as suas palavras; ainda que estejam contigo sarças e espinhos, e tu habites entre escorpiões, não temas as suas palavras, nem te assustes com os seus semblantes, porque são casa rebelde. (Ez 2:6)
   27 O que vos digo em trevas dizei-o em luz; e o que escutais ao ouvido pregai-o sobre os telhados. 28 E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. (Mt 10:27-28)
   Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar. (2Co 3:12)

Com zelo At 20:7,31; 2Co 11:23-30; 1Ts 2:8-9
   7 E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite. ... 31 Portanto, vigiai, lembrando-vos de que durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a cada um de vós. (At 20:7,31)
   23 São ministros de Cristo? (falo como fora de mim) eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes. ... (2Co 11:23-30)
   Assim nós, sendo-vos tão afeiçoados, de boa vontade quiséramos comunicar-vos, não somente o evangelho de Deus, mas ainda as nossas próprias almas; porquanto nos éreis muito queridos. Porque bem vos lembrais, irmãos, do nosso trabalho e fadiga; pois, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus. (1Ts 2:8-9)


Com constância At 6:4; 1Co 15:58; 2Tm 4:2
   Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. (At 6:4)
   Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. (1Co 15:58)
   Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. (2Tm 4:2)


Com coerência, consistência (sim-sim, não-não) 2Co 1:18-19
   18 Antes, como Deus é fiel, a nossa palavra para convosco não foi sim e não. 19 Porque o Filho de Deus, Jesus Cristo, que entre vós foi pregado por nós, isto é, por mim, Silvano e Timóteo, não foi sim e não; mas nele houve sim. (2Co 1:18-19)

Com cuidado (pessoal e na doutrina) 1Tm 4:16
   Tem cuidado de TI mesmo e da DOUTRINA. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. (1Tm 4:16)

Com motivação correta, amor (amor a Deus, pois o amor às ovelhas segue-se e depende dele) Fp 1:15-17
   Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade; Uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões. Mas outros, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho. (Fp 1:15-17)

Com fidelidade Ez 3:17-18
   Filho do homem: Eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da MINHA boca ouvirás a palavra e avisá-los-ás da MINHA parte. Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei. (Ez 3:17-18)

[Excepcionalmente, se e enquanto for necessário] até mesmo sem salário, fazendo tendas 1Co 9:18; 1Ts 2:9 (isto não é o normal: 2Cro 31:4; 1Co 9:7-11; Gl 6:6)
   Logo, que prêmio tenho? Que, evangelizando, proponha de graça o evangelho de Cristo para não abusar do meu poder no evangelho. (1Co 9:18)
   Porque bem vos lembrais, irmãos, do nosso trabalho e fadiga; pois, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus. (1Ts 2:9)
   E ordenou ao povo, que morava em Jerusalém, que desse a parte dos sacerdotes e levitas, para que eles pudessem se dedicar à lei do SENHOR. (2Cr 31:4)
   7 Quem jamais milita à sua própria custa? Quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta o gado e não se alimenta do leite do gado? 8 Digo eu isto segundo os homens? Ou não diz a lei também o mesmo? 9 Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois? 10 Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante. 11 Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais? (1Co 9:7-11)
   E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui. (Gl 6:6)

Ai do presbítero- pastor chamado por Deus que não pregar assim! 1Co 9:16. Ver também a Seção j.
   Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! (1Co 9:16)

i. O Presbítero- pastor Fiel -- Recompensas

Sofrerá Ez 34:18; 1Co 4:11; 2Co 6:5; 11:23; 12:7; 1Ts 3:3; 2Ti 2:3,12,24; 3:12; 4:5; 1Pe 2:20; Ap 2:3
   Até esta presente hora sofremos fome, e sede, e estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa, (1Co 4:11)
   Nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns, (2Co 6:5)
   São ministros de Cristo? (falo como fora de mim) eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes. (2Co 11:23)
   E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. (2Co 12:7)
   Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. (2Tm 2:3)
   E também TODOS os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão PERSEGUIÇÕES. (2Tm 3:12)
   Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. (2Tm 4:5)
   Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus. (1Pd 2:20)

Será aprovado como ministro de Deus 2Co 6:4;
   Antes, como ministros de Deus, tornando-nos recomendáveis em tudo; na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angústias, (2Co 6:4)

Agradece a Deus pelas ovelhas que Este dá à assembleia e que edifica 1Co 1:4; Fp 1:3; 1Ts 3:9
   Sempre dou graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo. (1Co 1:4)
   Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós, (Fp 1:3)
   Porque, que ação de graças poderemos dar a Deus por vós, por todo o gozo com que nos regozijamos por vossa causa diante do nosso Deus, (1Ts 3:9)

Gloria-se em seu rebanho 2Co 7:4
   Grande é a ousadia da minha fala para convosco, e grande a minha jactância a respeito de vós; estou cheio de consolação; transbordo de gozo em todas as nossas tribulações. (2Co 7:4)

Regozija na fé e santidade de seu rebanho 1Ts 2:19-20; 3:6-9
   Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda? Na verdade vós sois a nossa glória e gozo. (1Ts 2:19-20)

Recomenda-se às consciências dos homens 2Co 4:2
   Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade. (2Co 4:2)

É recompensado Mt 24:47; 1Co 3:14; 9:17-18; 1Pe 5:4
   Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens. (Mt 24:47)
   E por isso, se o faço de boa mente, terei prêmio; mas, se de má vontade, apenas uma dispensação me é confiada. Logo, que prêmio tenho? Que, evangelizando, proponha de graça o evangelho de Cristo para não abusar do meu poder no evangelho. (1Co 9:17-18)
   1 ¶ Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: 2 Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; 3 Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. 4 E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória. (1Pe 5:1-4)

j. O Presbítero- pastor Infiel -- Castigos

É atalaia dorminhoco, cego, mudo, atraído por vantagens. Is 56:10-12; Ez 33:6 (não tocar a corneta); Tt 1:10-11;
   Todos os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; andam adormecidos, estão deitados, e gostam do sono. E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte. Vinde, dizem, trarei vinho!, e beberemos bebida forte!; e o dia de amanhã será como este, e ainda muito mais abundante. (Is 56:10-12)
   Mas, se quando o atalaia vir que vem a espada, e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, e a espada vier, e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, porém o seu sangue requererei da mão do atalaia. (Ez 33:6)

Trata seu rebanho de forma "profissional", mercantil, astuciosa, e covarde Jo 10:12;
   Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. (Jo 10:12)

Apascenta primariamente a si mesmo (não serve e zela e sacrifica-se e morre pelas ovelhas, só quer a lã e leite deles e, finalmente, a vida e a carne deles!) Ez 34:2-3
   Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas? Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas. (Ez 34:2-3)

Deixa o rebanho se desunir, extraviar e dispersar Jr 23:2; 50:6; Zc 11:17; Fp 1:15
   Portanto assim diz o SENHOR Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o SENHOR. (Jr 23:2)
   Ovelhas perdidas têm sido o meu povo, os seus pastores as fizeram errar, para os montes as desviaram; de monte para outeiro andaram, esqueceram-se do lugar do seu repouso. (Jr 50:6)

Ilude os homens , pregando o que e como lhes agrada Jr 6:13-14; 23:11; Lm 2:14; Mt 15:14; 2Tm 4:3
   Porque desde o menor deles até ao maior, cada um se dá à avareza; e desde o profeta até ao sacerdote, cada um usa de falsidade. E curam superficialmente a ferida da filha do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz. (Jr 6:13-14)
   Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; (2Tm 4:3)

Busca vantagens Mq 3:11; 2Pe 2:3;
   Os seus chefes dão as sentenças por suborno, e os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao SENHOR, dizendo: Não está o SENHOR no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá. (Mq 3:11)
   E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita. (2Pd 2:3)

Será castigado Ez 33:6-8; Zc 11:17; Mt 24:48-51; 2Pd 2:3 acima
   6 Mas, se quando o atalaia vir que vem a espada, e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, e a espada vier, e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, porém o seu sangue requererei da mão do atalaia. ... (Ez 33:6-8)
   Ai do pastor inútil, que abandona o rebanho! A espada cairá sobre o seu braço e sobre o seu olho direito; e o seu braço completamente se secará, e o seu olho direito completamente se escurecerá. (Zc 11:17)
   48 Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá; 49 E começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios, 50 Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe, 51 E separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes. (Mt 24:48-51)

k. Deveres do Rebanho para com o Pastor

Considerá-lo mensageiro de Deus 1Co 4:1; Gl 4:14;
   Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. (1Co 4:1)
   E não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne, antes me recebestes como um anjo [mensageiro] de Deus, como Jesus Cristo mesmo. (Gl 4:14)

Não desprezá-lo Mt 10:40; 1Tm 4:12;
   Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou. (Mt 10:40)
   Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. (1Tm 4:12)

Ouvir suas instruções Ml 2:7; Mt 23:3;
   Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens buscar a lei porque ele é o mensageiro do SENHOR dos Exércitos. (Mq 2:7)
   Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; (Mt 23:3)

Seguir seu santo exemplo 1Co 11:1; Fp 3:17;
   Sede meus IMITADORES, como também eu de Cristo. (1Co 11:1)
   Sede também meus IMITADORES, irmãos, e tende cuidado, segundo o EXEMPLO que tendes em nós, pelos que assim andam. (Fp 3:17)

Imitar sua fé He 13:7
   Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, A FÉ DOS QUAIS IMITAI, atentando para a sua maneira de viver. (He 13:7)

Tê-lo em alta reputação Fp 2:29; 1Ts 5:13; 1Tm 5:17
   Recebei-o, pois, no Senhor com todo o gozo, e tende-o em HONRA; (Fp 2:29)
   E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós. (1Ts 5:13)
   Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina; (1Tm 5:17)

Amá-lo 2Co 8:7; 1Ts 3:6
   Portanto, assim como em tudo abundais em fé, e em palavra, e em ciência, e em toda a diligência, e em vosso amor para conosco, assim também abundeis nesta graça. (2Co 8:7)
   Vindo, porém, agora Timóteo de vós para nós, e trazendo-nos boas novas da vossa fé e amor, e de como sempre tendes boa lembrança de nós, desejando muito ver-nos, como nós também a vós; (1Ts 3:6)

Orar por ele Rm 15:30; 2Co 1:11; Ef 6:19; He 13:18
   E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus; (Rm 15:30)
   Orai por nós, porque confiamos que temos boa consciência, como aqueles que em tudo querem portar-se honestamente. (He 13:18)

Obedecer-lhe 1Co 16:16; He 13:17
   Que também vos sujeiteis aos tais, e a todo aquele que auxilia na obra e trabalha. (1Co 16:16)
   Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. (He 13:17)

Dar-lhe alegria 2Co 1:14; 2:3; He 13:17 acima
   Como também já em parte reconhecestes em nós, que somos a vossa glória, como também vós sereis a nossa no dia do Senhor Jesus. (2Co 1:14)
   E escrevi-vos isto mesmo, para que, quando lá [eu] for, não tenha tristeza da parte dos que deveriam alegrar-me; confiando em vós todos, que a minha alegria é a de todos vós. (2Co 2:3)

Ajudá-lo Rm 16:9; Fp 4:3
   Saudai a Urbano, nosso COOPERADOR em Cristo, e a Estáquis, meu amado. (Rm 16:9)
   E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que AJUDES essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros COOPERADORES, cujos nomes estão no livro da vida. (Filipenses 4:3 BRP)


Sustentá-lo 2Cr 31:4; 1Co 9:7-11; Gl 6:6
   E ordenou ao povo, que morava em Jerusalém, que desse a parte dos sacerdotes e levitas, para que eles pudessem se dedicar à lei do SENHOR. (2Cr 31:4)
   Quem jamais milita à sua própria custa? Quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta o gado e não se alimenta do leite do gado? Digo eu isto segundo os homens? Ou não diz a lei também o mesmo? Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois? Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante. Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais? (1Co 9:7-11)
   E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui. (Gl 6:6)

No Velho Testamento, os levitas eram sustentados: ...
No  Velho Testamento, os sacerdotes eram sustentados: ...
No Novo Testamento, os presbíteros- pastores são sustentados: Mt 10:10; 1Co 9:14; Gl 6:6 acima; Fp 4:14; 1Tm 5:18
   Nem alforjes para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordão; porque digno é o operário do seu alimento. (Mt 10:10)
   Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho. (1Co 9:14)
   Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição. (Fp 4:14)
   Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário. (1Tm 5:18)

Orar pelo aumento do número de presbíteros- pastores, e de missionários Mt 9:38
   Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara. (Mt 9:38)

Mas a assembleia pode, deve, tem que disciplinar e destituir os MAUS pastores: os presbíteros- pastores e presbíteros- diáconos NÃO são "ungidos de Deus" no sentido de serem intocáveis (como o eram os reis, sacerdotes e profetas de Israel): ao pecarem podem, devem, TÊM que ser disciplinados exemplarmente, pela assembleia local como um todo 1Tm 5:19-20.
   Não aceites acusação contra o presbítero, senão com duas ou três testemunhas. Aos que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor. (1Tm 5:19-20)
{Muita cautela: só começar a começar a aceitar acusação se elas forem consubstanciadas por 2 ou 3 testemunhas OCULARES que sejam de total credibilidade!!! Mas, nestes casos, temos que repreender os pastores com dobrado RIGOR, e PUBLICAMENTE! }

Ao perderem qualquer UM dos pré-requisitos indispensáveis vistos acima (particularmente os 25 pré-requisitos de 1Tm 3 e Tt 1), (adultério, divórcio, má doutrina, etc.), presbíteros- pastores e presbíteros- diáconos TÊM que perder o ofício, para SEMPRE! (tremamos ante a responsabilidade). Ao se arrependerem sinceramente, devem ser amorosamente aceitos pelas suas assembleias locais, mas jamais para seus ofícios. Devem ficar muito satisfeitos servindo a Deus de outros modos.



[NOTA1] PASTORES DIVORCIADOS:
No império romano de então, poligamia era ilegal, mas havia casos dela (Expositor's Bible Commentary, em 1Tm 3: "It is quite true that polygamy in St. Paul’s day still existed among the Jews. Justin Martyr, in the "Dialogue with Trypho," says to the Jews, "It is better for you to follow God than your senseless and blind teachers, who even to this day allow you each to have four and five wives". But polygamy in the Roman Empire must have been rare. ... Where it was practiced it must have been practiced secretly.)
Por isso e por outras razões, todos concordamos que 1Tm 3:2,12 certamente proíbe ex-polígamos de serem pastores.
Quanto a divórcio e 2º casamento referente a todos os crentes, leia notas Dt 24:1,4; Mt 5:32 na LTT Anotada, ou vá em http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/VidaAmorosa/ e leia Divórcio, estudo 1 - as Leis de Deus Contra Ele - V. Londini ; Divórcio, estudo 2 - o Perdão De Deus Para Ele - V. Londini , Divórcio, estudo 3 - Pantanais Inrterpretativos sobre Divórcio Ou Recasamento - V. Londini .
Certamente que o homem crente (seja pastor, diácono, ou o que for) que se divorciou por causa de comprovado adultério (ou outro grave pecado sexual) de sua esposa está tão livre para casar 2ª vez quanto o viúvo, nenhum dos dois está adulterando Mt 5:32.

(Mas, do mesmo modo que é perfeitamente lícito comer carne mas Paulo por toda vida renunciaria comê-la se isso causasse escândalo um irmão menos instruído e mais fraco 1Co 8:13, também é minha posição que há muitos contextos em que seria melhor para o Evangelho que o presbítero- pastor que se divorciou por adultério da esposa, depois ele casou segunda vez (tendo outra esposa enquanto sua EX-esposa vive), ele passe a servir a Deus em capacidade não mais de pastor ou diácono.)
Leitor: ROGAMOS QUE NOS ENVIE SUA ESPIRITUAL INSTRUÇÃO, BASEADA SÓ NO NOVO TESTAMENTO.)

O crente que se divorciar por qualquer outro motivo, nisso (mesmo que nunca tenha outra mulher) já adultera e já faz adulterar, pois casamento é a solene troca de votos de união e fidelidade até à morte, divórcio é quebrar esses votos, e já na separação ele está quebrando tais votos, portanto adulterando Mt 5:32, portanto ele deve ser disciplinado por ser suspenso ou removido do rol de membros da assembleia, deve deixar seus ofícios nela. Se tal divorciado casar 2ª vez, depois sofrer as consequências e o doloroso castigo de Deus, finalmente se arrepender e pedir perdão a Deus Sl 32:5; 51:1-17, Este o perdoará, mas ficarão dolorosas cicatrizes 2Sm 12:10-14. Deus poderá ainda conceder usá-lo de certos modos (como usou Davi para escrever partes da Bíblia, até mesmo ali escrevendo a confissão dos seus pecados). (Mas somos de posição que será melhor para o Evangelho que tal homem, mesmo depois de arrependido e perdoado, passe a servir a Deus em capacidade não mais de pastor ou diácono)
Leitor: ROGAMOS QUE NOS ENVIE SUA ESPIRITUAL INSTRUÇÃO, BASEADA SÓ NO NOVO TESTAMENTO.

Alguém pergunta: "Mas que culpa tem o pastor super- dedicado a Deus, super bom marido e pai, se sua esposa contumazmente o trair, depois se divorciar dele e casar com outro homem? Por que diz você que o pastor, tão sem culpa nenhuma, TEM que deixar seu ofício?"
Respondemos: Não dissemos exatamente isso que você nos atribui, porque não vemos tal proibição explicitamente ordenada por Deus na combinação de 1Tm 3:2 (= Tt 1:6) com Mt 5:32. Somente dissemos que vemos permissão, licitude desse 2º casamento, mas que, para não escandalizar muitos dos contextos, é nossa opinião que será melhor para aquele pastor ou diácono servir a Deus em outras capacidades. Somente se víssemos 1Tm 3:2 (= Tt 1:6) como proibição do pastor ou diácono casarem 2ª vez, sem nenhuma exceção nessa proibição (mesmo se a EX- esposa tivesse adulterado, pedido divórcio e casado de novo, ou mesmo se tivesse morrido e deixado o pastor ou diácono viúvos), somente se víssemos assim é que responderíamos como você imagina que fizemos: "Ora, o descendente de Arão que casasse com viúva, ou que ficasse com deformidade (nariz chato, braços ou pernas anormalmente compridos, pé ou mão quebrados, belida (névoa, mancha esbranquiçada) no olho, sarna, impinge, testículo quebrado, corcunda, nanismo, etc.), não podia ser sacerdote e se chegar para oferecer o pão da proposição, nem se chegar ao altar ou véu Lv 21, mesmo sem ter em tudo isto nenhum pecado nem desdouro. De semelhante modo, o homem que não cumprir as condições de 1Tm 3 e Tt 1 (particularmente o homem que casar 2ª vez, mesmo tendo sua EX-esposa adulterado e se divorciado dele, ou mesmo tendo ela morrido) não poderá ser pastor, mesmo sem ter em tudo isto nenhum pecado nem desdouro! Está escrito, quem em tudo quiser obedecer o aceite."



[NOTA2] "PASTORES SOLTEIROS" e "PASTORES CASADOS MAS SEM FILHOS":

   2 Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, MARIDO de UMA mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;  ... 4 Que governe bem a sua própria casa, TENDO seus FILHOS em sujeição, com toda a modéstia 5 (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); ... 11 Da mesma sorte as ESPOSAS sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo. (1Tm 3:2,4-5, 11)
   5 ¶ Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei: 6 ¶ Aquele que for irrepreensível, MARIDO de UMA mulher, que TENHA FILHOS FIÉIS, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes. (Tt 1:5-6)

Quanto a nós, não temos a menor dúvida de que 1Tm 3:2,4-5,11 e Tt 1:5-6 exigem que o presbítero- pastor- SUPERVISOR de uma assembleia local seja não apenas casado mas também seja pai, tenha filhos (e seja exemplar e conforme o coração de Deus tanto como marido quanto como pai e líder de família [tendo esposa exemplar; tendo filhos exemplares]):
- Não é dito "se tiver esposa, então que ele seja ... e que ela seja ...", mas sim é dito, é requerido do pastor- supervisor que "seja ele ... marido", e isto também é uma explícita, direta e incontornável ordem, o pastor- supervisor tem que ser casado, ter uma esposa. (A exigência dele ser esposo exemplar, e dela ser esposa exemplar, é outra exigência).
- Não é dito "se tiver filho, então que ele seja ... e que eles sejam ...", mas sim é dito, é requerido do pastor- supervisor "tendo seus filhos", e isto também é uma explícita, direta e incontornável ordem para o pastor- supervisor ser pai, ter filhos (mesmo que adotivos, claro). (A exigência dele ser pai exemplar, e deles serem filhos exemplares, é outra exigência).

A questão está absolutamente decidida para quem quiser submeter-se ao que a Bíblia DIZ, de modo que não discutiremos com quem não quiser submeter-se.

Mas suponhamos que alguém, com humildade e com sinceridade ante Deus, nos pergunte, sem coração rebelde e contencioso: "Eu quero, vou obedecer a Deus no que a Bíblia me ensinar. Mas, por favor, que pecado tem o pastor- supervisor somente porque ele ainda não pôde se casar com sua noiva?!" Ou " Eu quero, vou obedecer a Deus no que a Bíblia me ensinar. Mas, por favor, que pecado tem o pastor- supervisor somente porque ele e sua esposa ainda não tiveram filhos, e não puderam encontrar filhos para adotar?!"
Responderemos imediatamente que, somente por isso, ele não tem absolutamente nenhum pecado. Mas relembremos Lv 21:17-23:

17 Fala a Arão, dizendo: Ninguém da tua descendência, nas suas gerações, em que houver algum defeito, se chegará a oferecer o pão do seu Deus. 18 Pois nenhum homem em quem houver alguma deformidade se chegará; como homem cego, ou coxo, ou de nariz chato, ou de membros demasiadamente compridos, 19 Ou homem que tiver quebrado o pé, ou a mão quebrada, 20 Ou corcunda, ou anão, ou que tiver defeito no olho, ou sarna, ou impigem, ou que tiver testículo mutilado. 21 Nenhum homem da descendência de Arão, o sacerdote, em quem houver alguma deformidade, se chegará para oferecer as ofertas queimadas do SENHOR; defeito nele há; não se chegará para oferecer o pão do seu Deus. 22 Ele comerá do pão do seu Deus, tanto do santíssimo como do santo. 23 Porém até ao véu não entrará, nem se chegará ao altar, porquanto defeito há nele, para que não profane os meus santuários; porque eu sou o SENHOR que os santifico. (Lv 21:17-23)

Ora, alguém que tivesse nascido com nariz chato, ou que tivesse crescido demais as pernas, ou que tivesse ficado com cicatriz, etc., absolutamente não tinha nenhum pecado somente por causa disto, mas não poderia vir a ser ou continuar sendo sacerdote, devia ficar muito satisfeito servindo a Deus de outro modo. Deus tem suas razões insondáveis (talvez uma delas fosse que o sacerdote tipificava o ofício do Cristo como sacerdote, por isso o sacerdote não podia ter nenhum defeito. ...). Da mesma maneira, o crente solteiro (ou o crente casado mas ainda sem filhos biológicos ou adotivos) absolutamente não tem nenhum pecado somente por causa disto, mas não poderá ser pastor- supervisor, deve ficar muito satisfeito servindo a Deus de outro modo. Deus tem suas razões insondáveis (talvez uma delas seja que somente o pastor- supervisor marido exemplar pode melhor aconselhar e ser exemplo para um casal, e somente o pastor- supervisor pai exemplar pode melhor aconselhar e ser exemplo para pais e filhos ...).

Suponhamos que alguém, com humildade e com sinceridade ante Deus, nos pergunte, sem coração rebelde e contencioso: " Eu quero, vou obedecer a Deus no que a Bíblia me ensinar. Mas, por favor, que podemos dizer de Paulo?! Nunca ouvi dizer que ele tinha filhos! Portanto, talvez possa haver um caso raríssimo e especialíssimo, em que possamos ter pastores- superintendentes solteiros, ou casados sem filhos, como o caso de Paulo, que nunca foi casado, morreu virgem e solteiro e sem filhos, para melhor servir a Deus?"
Responderíamos:
Primeiramente, Paulo não foi pastor- supervisor, mas sim um apóstolo (e foi uma exceção e não a regra, pois tudo indica que todos os outros 12 apóstolos e os 70 discípulos exerceram seus ministérios tendo esposa e filhos, ver 1Co 9:5). Paulo não serve de álibi para nenhum presbítero- pastor- supervisor violar 1Tm 3:2,4-5,11 e Tt 1:5-6, permanecendo solteiro ou sendo casado mas sem filhos.
Em segundo lugar, na época, era vergonhoso um varão judeu religioso não estar casado no máximo ao meio da década dos vinte anos. Saulo tem que ter sido casado e exemplarmente casado, tem que ter sido pai exemplar de filhos exemplares, ou nunca teria sido aceito pelos fariseus como sendo um deles Atos 23:6; 26:5; Fp 3:5; Ademais, Saulo jovem excedia na tradição e zelo pelo judaísmo Atos 8:1; 22:3; Gl 1:14, por isso foi ou estava para ser membro do Sinédrio Atos 22:3; Fp 3:4-6; Gl 1:14; depois já votava junto com o Sinédrio Atos 26:9-10, portanto, era seu membro (com o que concordam vários "pais" da igreja e historiadores), o que era impossível a quem não fosse casado, bem casado. Quanto a 1Co 7:7 "serem mesmo como eu mesmo", refere-se ao dom de continência, auto- controle (que se aplica a solteiros, casados, e viúvos), não impede Paulo de ter sido casado. Se não fosse pela influência de Roma pró celibato de religiosos e de santos, então todos os crentes fortemente reconheceríamos (à luz do 1Co 9:5 "5 Não temos nós direito de levar ao redor de nós uma irmã (em Cristo), isto é, uma esposa, como também os demais apóstolos (o fazem), e os irmãos do Senhor, e Cefas?") que a esposa de Paulo ainda estava viva e vivia com ele quando esta epístola foi escrita, cerca do ano 56. Mas, por causa da nefasta influência católica, até mesmo alguns crentes, mesmo literalistas, pensam que é possível que a esposa de Paulo não quis deixar o cego faraisismo do judaísmo e o abandonou quando ele foi convertido ao nosso Salvador Jesus o Cristo, e que, assim como Deus, mesmo antevendo isto, escolheu Paulo para ser apóstolo, assim também, se um pastor foi traído e abandonado e divorciado por uma esposa infiel que divorciou-se dele e casou com outro homem, comprovadamente o pastor não tendo tido culpa alguma, então ele poderá continuar exercendo seu pastorado (alguns acrescentam "desde que passe a viver eternamente como um eunuco", mas não vemos isso em Co 7:7). Também acreditaríamos ser possível que Paulo ficou viúvo e que, excepcionalmente e pelo bem do ministério único que teve (geralmente ficando somente dias ou poucas semanas num local antes de ser expulso e escorraçado, uma única vez chegando a passar 1 ano num só local, ininterruptamente viajando por toda a Ásia e a Europa, sempre sofrendo perseguições, frios, chicotadas, fome, apedrejamentos, assaltos, naufrágios, prisões, falta de vestimenta, etc.), ele preferiu não se casar de novo.
Por tudo que arrazoamos, acreditamos que um crente exemplar mas sendo ainda solteiro, ou sendo casado mas ainda estando sem filhos (biológicos ou adotivos) no lar, pode apenas e no máximo AUXILIAR o pastor- supervisor da assembleia, nunca podendo aceitar o título de pastor- supervisor (nem a função, disfarçada sob quaisquer outros títulos e artimanhas). Resumindo: "Um solteiro, ou um casado mas ainda sem filhos, ser pastor auxiliar, sub-pastor? Talvez. Ser pastor- supervisor? Nunca."
   Leitor: ROGAMOS QUE NOS ENVIE SUA ESPIRITUAL INSTRUÇÃO, BASEADA SÓ NO NOVO TESTAMENTO.



[NOTA3] MULHERES PASTORAS???!!! DIACONISAS???!!!
A tradução melhor em 1Tm 3:11 é "esposas" (como na melhor tradução jamais feita da Bíblia, a King James Bible, de 1611) e não "mulheres" (Lembrar que a palavra aqui usada é "gunê", a única do idioma grego para esposa!) Mas, seja qual for a palavra portuguesa usada, ela refere-se às esposas dos presbíteros- pastores e dos presbíteros- serviçais, jamais a mulheres sendo oficiais. Ver http://solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/MulheresNaoPodemSerOficiaisDaIgreja-Helio.htm



[NOTA4] O CRENTE PODE TOMAR UM P-O-U-C-O DE VINHO, RARAMENTE? E OS PASTORES E DIÁCONOS TAMBÉM PODEM?
ABSOLUTA ABSTINÊNCIA DE ÁLCOOL: A palavra grega "oinos" de 1Tm 3:3 (aqui, não nos importa a palavra hebraico, mas a situação é similar com "yayin") é designação genérica para todo líquido direta ou indiretamente proveniente da uva, e pode designar 4 tipos de líquido: suco fresco de uva; suco de uva preservado (por processos similares à pasteurização, etc.); vinho alcoólico (fermentação etílica); ou vinagre (fermentação acética). O entorno do texto e o estudo de toda a Bíblia exigem que entendamos que o presbítero- pastor e o presbítero- serviçal, além de serem totalmente abstêmios, também não sejam homens dados a excessos no comer e no beber, gastando muito dinheiro para se dar ao luxo de ter o que de melhor e mais saboroso existe, deixando-se dominar pela glutonaria. Uma prova suficiente e definitiva e irrespondível que qualquer crente neotestamentário piedoso e já instruído (pelo menos em toda cultura moderna de que tenhamos conhecido pessoalmente ou tenhamos conhecido nativo de lá) de modo nenhum deve jamais ingerir sequer 1 gota de bebida alcoólica, está no simplesmente ler Rm 14 com espírito não rebelde [e não vamos querer discutir com quem for louco e não entenda estas Escrituras, ou rebelde e não as queira obedecer]; outra prova suficiente e definitiva e irrespondível é que cada crente neotestamentário é sacerdote e rei (Lev 10:8-11; 1Ped 2:5-12; 1Cor 3:16-17), portanto não pode beber sequer 1 gota de álcool [e, novamente, não vamos querer discutir com quem for louco e não entenda estas Escrituras, ou rebelde e não as queira obedecer].

Ver explicação melhor em "O DIÁCONO na Assembleia Local (Bíblica)", de H.M.S., 1997, ou em  http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/Cinzentas/CrentesNenhumAlcoolOficiaisNenhumaGlutonaria-Helio.htm



[NOTA5] FILHOS DESOBEDIENTES QUE JÁ SAÍRAM DE CASA DO PAI, QUE É PASTOR:
Uma assembleia local tem que destituir do seu ofício qualquer presbítero (quer pastor, quer diácono) que seja permissivo ou molenga em relação a seus filhos rebeldes, como Eli o foi (1Sm 2:12-17,22-36; etc.). Mas a assembleia local não tem que tirar do seu ofício um exemplar homem de Deus (de quem ninguém pode levantar dúvidas de que sempre governou exemplarmente BEM a seus filhos e toda a sua família, mesmo nas suas crises [governar bem não significa que não houve a menor crise, o menor ataque do inimigo]) só porque um seu filho, já adulto e vivendo sob outro teto e por conta própria, não mais ouve suas santas e insistentes palavras, se rebelou, sacudiu o jugo fora, recusa a sua justa e severa disciplina: Deus, o Pai perfeito, governou perfeitamente bem seus 2 filhos, no Éden perfeito, os instruiu, treinou, advertiu, ameaçou, mas, mesmo assim eles escolheram cair, Deus não a teve a menor falha nisto ...


[NOTA6] PASTOR "FORMADO E IMPORTADO"?
O Novo Testamento só exemplifica, como presbítero- pastor- supervisor:
   (a) aquele [missionário] que está plantando e organizando a assembleia local; e
   (b) aquele pastor- supervisor TREINADO E ELEITO ENTRE OS ANCIÃOS DA PRÓPRIA ASSEMBLEIA local (*) (Se alguém vê um verso em contrário, avise-nos; ou mostre que não estamos do lado da segurança). Nas páginas do Novo Testamento, procuramos mas não conseguimos ver presbíteros- pastores serem "exportados" por uma assembleia local (ou, pior, por um seminário ou denominação, ou etc.) e "importados" por outra assembleia local; procuramos mas não conseguimos ver presbíteros- pastores agindo como uma profissão, como altos executivos em alta rotatividade, ou obcecados para galgarem degraus na mega-empresa, sempre ávidos por subir de filial menor para filial maior.

(*) A primeira assembleia, dos apóstolos e discípulos e mulheres perambularam por toda parte seguindo o Cristo, seu primeiro pastor- supervisor, e que se radicou em Jerusalém depois da Sua morte, parece ter tido um membro dela, Tiago (meio-irmão de Jesus) como seu segundo líder-supervisor At 15:13.
   Barnabé, como membro da assembleia de Jerusalém, foi por ela enviado Atos 11:22 à assembleia recém iniciada em Antioquia de Síria, para organizá-la; chamou Paulo em seu auxílio Atos 11:25, logo ambos tornaram-se membros dela, e foi como membros dela que foram enviados como seus missionários Atos 13:1-4.
   Apolo pode ter pastoreado a assembleia de Corinto, mas ele foi seu plantador- organizador (portanto seu membro), auxiliado por Paulo Atos 18:27+19:11; 1Co 3:6.
   Os presbíteros- pastores- supervisores de cada uma das assembleias locais de Listra, Icônio e Antioquia da Pisídia (At 14:23), e das vários assembleias locais na ilha de Creta (Tt 1:5-9), todos parecem ter sido escolhidos entre os anciãos das suas próprias assembleias locais.



[NOTA7] SEMINÁRIOS
Os seminários que não pertencem completamente e não são completamente governados por UMA única assembleia local -- podem reluzir de eruditismo e grandeza, mas a prática tem demonstrado que, com o tempo, usualmente: (a) enfraquecem suas doutrinas realmente ensinadas e praticadas; (b) roubam a lealdade que seus aluno antes tinham à sua assembleia local; (c) são excelentes para Satanás sutilmente introduzir veneno doutrinário de forma tremendamente efetiva (a História mostra que muito mais freqüente e destruidoramente a corrupção das denominações começou nos maiores seminários que nas singelas assembleias locais nos pés de serra...)

Repetimos, do Capítulo 9. "Organização Interna Da Assembleia Local":
ACEITAR A ORDENAÇÃO DE UM PASTOR POR OUTRA ASSEMBLEIA LOCAL (ou, pior, por qualquer seminário/ missão/ denominação/ convenção/ associação/ qualquer organização diferente da assembleia local que ele está por pastorear):
   Estas coisas não têm exemplo nem se harmonizam com a doutrina global no Novo Testamento (ou exibam as provas de que estamos enganados; e, também, de que não estamos do lado da segurança)! São herança de tradição humana religiosa (a Romanista, a das sociedades secretas tais como a Maçonaria, etc.) e de tradição humana profissional (um empregado do Banco do Brasil sendo transferido, um Engenheiro diplomado em João Pessoa tendo que ser aceito em concurso em Recife, etc.)

 


Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas. Para começar a ter uma idéia da gravidade de muitas das MILHARES de deturpações de todas as "Bíblias" alexandrinas (baseadas no Texto dos incessantes Críticos), em relação às Bíblias do TR, leia, por EXEMPLO, http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/AAlmeidaAtualizadaExposta-Helio.htm
http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/ExpondoErrosNVI-Jun2000-Emidio.htm




(retorne a http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEBatistas/00Helio-index.htm
retorne a http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEBatistas/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.