Não há imersão, submersão, batismo pelo Espírito Santo. Ademais, imersão, submersão, batismo do Espírito Santo deve ser entendido como pelo Cristo e com o / em o / no / dentro de o / dentro do Espírito Santo. Todo crente o recebeu, corporativamente. E isto ocorreu uma só vez na História, em Pentecostes.

6. SUBMERSÃO COM / EM / DENTRO DE O ESPÍRITO SANTO

 

a. 5 Erros Comuníssimos E Que Nos Deixam Perplexos (Donde Vêm?):

a.a) "A submersão é feita PELO Espírito Santo (O Espírito Santo é o agente, é quem age, faz a submersão)":
- Usando o software Online Bible sobre bíblias TR em português, inglês e espanhol, procuramos por versos tendo ambas as palavras soltas "bati*" (que inclui todas as palavras que começam com "bati", tal como batismo, batismos, batizar, batizo, batizei, etc.) e "Espírito", e somente encontramos 10 verso que as contém (Mt 3:11,16; 28:19; Mr 1:8; Lc 3:16; At 1:5; 2:38; 10:47; 11:16; 1Co 12:13), nenhum deles tem "PELO Espírito"! Não fomos submersos pelo Espírito Santo, mas sim pelo Cristo! Cristo foi o agente, foi quem agiu, foi quem fez a submersão. O Espírito Santo foi o meio em que foi feita a submersão, ele não foi o agente.
   E eu, em verdade, vos batizo COM água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ELE vos batizará COM o Espírito Santo, e com fogo. (Mt 3:11) [NOTA1]{a submersão seria feita pelo Cristo (o agente), com o Espírito Santo (o meio dentro do qual a submersão ocorreria). Análogo à submersão praticada por João o submersor (o agente), submergindo dentro da água (o meio). Uma vez que o "com" na expressão "batizo COM água" significa que a água é o instrumento e o meio dentro do qual a submersão foi feita, também o "com" na expressão "com o Espírito Santo" significa que o Espírito Santo é o instrumento e o meio dentro do qual a submersão foi feita}
   Eu, em verdade, tenho-vos batizado COM água; ELE, porém, vos batizará COM o Espírito Santo. (Mr 1:8) {mesmo comentário de Mt 3:11}
   Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos COM água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; ESSE vos batizará COM o Espírito Santo e com fogo. (Lc 3:16) [NOTA1] {mesmo comentário de Mt 3:11}

a.b) "A submersão é com / em / dentro de o CORPO DO CRISTO":
- Nem sequer 1 verso da Bíblia tem palavras nem remotamente compatíveis com isso! Usando o software Online Bible sobre Bíblias TR em português, inglês e espanhol, procuramos por versos tendo ambas as palavras soltas "bati*" e "corpo", e somente encontramos 1 verso que as contém, 1Co 12:13 "Pois todos nós fomos batizados EM um Espírito, FORMANDO um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito." Mas este verso reforça o que já observamos em toda a Bíblia, ele ensina 2 coisas distintas:
   a) Todos, todos nós os crentes, JÁ fomos batizado EM o Espírito Santo (isto é fato, fato passado, fato passado para todos os crentes de Corinto e de todo o mundo, mesmo para quem foi salvo há muito pouco tempo).
   b) Todos os crentes membros de uma mesma assembleia local FORMAMOS, juntamente constituímos UM só corpo, o corpo de Cristo (que é a assembleia local que formamos, ver o Capítulo 4 "As Principais Figuras [Dos 3 Tipos] Das Assembleias (Sempre Locais), E Dos Seus Membros", item b "Corpo do Cristo"), sem importar o fato de sermos ex-gentios ou ex-judeus, senhores ou servos, etc.; todos, todos já temos bebido de um só e mesmo Espírito (isto é fato, fato passado, fato passado para todos os crentes de Corinto e de todo o mundo, mesmo para quem foi salvo há muito pouco tempo).

a.c) " 'Corpo de Cristo' é sempre e somente sinônimo da 'IGREJA UNIVERSAL - DIFUSA, QUE HOJE JÁ É VISÍVEL NA TERRA' "
- Nem os dicionários do grego nem a Bíblia deixam a menor margem para o absurdo de ekklesia (que, por definição, tem que se reunir física e regularmente), ser jamais pensada como podendo ser algo difuso, que não pode se reunir física e regularmente. Ver Capítulo 2 "O que Nenhuma Assembleia É".
- Quanto ao verso acima (1Co 12:13 "Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito."), note que ele é melhor visto como referindo-se à assembleia local tomada como substantivo abstrato [portanto, aplicando-se a toda e cada assembleia local], e, também, como referindo-se à assembleia local totalizada futura.
- Quanto a He 12:23 ("A universal assembleia {3831 paneguris} e igreja {1577 "ekklesia" local totalizada futura} dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;"), note que {3831 paneguris} era ajuntamento especialíssimo de TODOS os cidadãos de uma cidade (só os cidadãos tinham tal direito, não os forasteiros, servos, escravos), em festiva pública celebração ou deliberação de algo muito grandioso. Notemos que era uma reunião no sentido físico, corporal, literal, real, sobre a terra, e local

a.d) "A 'Igreja Universal - Difusa, que hoje já é visível na terra' é SUPERIOR às locais":
- Repetimos: Nem os dicionários do grego nem a Bíblia deixam a menor margem para o absurdo de ekklesia (que, por definição, tem que se reunir física e regularmente), ser jamais pensada como algo difuso, que não pode se reunir física e regularmente. Tal igreja nem sequer pode existir. Ver Capítulo 2 "O que Nenhuma Igreja É".
- Mesmo se o Novo Testamento ensinasse a existência desta absurda "igreja universal e difusa, que hoje já é visível sobre a terra", em local algum nem de leve insinua que seria superior às assembleias locais.

a.e) "A submersão com / em / dentro de o Espírito significa 'RECEBIMENTO DO / HABITAÇÃO PELO ESPÍRITO' ": 
Nem sequer 1 verso da Bíblia tem estas palavras nem nenhumas outras mesmo que remotamente semelhantes!


Será que não estamos diante de mais 5 instâncias de tradições humanas? Será que você não concorda que (a.a) - (a.d) vêem do romanismo? Será que você não concorda que (a.e) vem de bem intencionado combate aos erros do pentecostalismo (mesmo os menos extremados, da 1a. metade do século XX) e, piores ainda, aos mais terríveis ainda erros do neo-pentecostalismo de hoje?

b.  É Toda Submersão Em Água?

Há alguns "superbatistas" que exageram numa direção (além de outras), vendo todas as ocorrências das palavras "submersão", "submergir", "submerso", etc., no Novo Testamento, simplesmente como referindo-se, somente e sempre, à submersão em água, não havendo submersão com / em / dentro de o Espírito Santo. 1Co 12:13 é assim entendido por tais pessoas: "Em um espírito {letra minúscula, significando uma só, unânime, nossa boa disposição de arrependimento, fé e gratidão} todos nós fomos batizados {em água, claro, que outra submersão existe?}, formando um corpo."
Bem, o erro dessa posição é evidente, ela faz tão insuportável violência a 1Co 12:13 e a vários outros versos das Escrituras tomadas no seu contexto, que não precisamos rebater em detalhes essa absurda posição. Mas o item (c), defendendo a posição correta, também serve de refutação a tal erro.

c. Que Foi A Submersão Com / Em / Dentro De O Espírito Santo?

Foi a submersão corporativa de todos os crentes desta dispensação, de uma só vez para sempre, na inauguração da mesma em Pentecostes; PELO Cristo (" ... ELE, porém, vos batizará com o Espírito Santo " Mr 1:8); COM / EM / DENTRO DE o Espírito Santo. (Se esta doutrina bíblica lhe é nova, não se assuste [nós nos assustamos e lhe fomos antagônicos, da 1a. vez que a lemos em bons escritos de Teologia Sistemática, realmente fundamentalistas e crentes na Bíblia], continue lendo e vendo as provas pela Bíblia)

Por um lado, os pentecostais quase sempre afirmam, erroneamente, que a submersão com o Espírito Santo é pessoal e tem que ser intensamente buscada por cada crente, após a salvação, nem todos a achando; 1Co 12:13 (logo abaixo) demole os pentecostais, pois ensina que todo e cada salvo definitivamente está, já foi submerso.
Por outro lado, muitos não pentecostais e até mesmo fundamentalistas afirmam que esta submersão, já recebida por todo crente, é pessoal e ocorre no instante da salvação de cada crente; isto é errado, como veremos logo a seguir, neste exato instante só queremos, preliminarmente, enfatizar que a Bíblia nunca disse isto que os não pentecostais e até os fundamentalistas estão dizendo, só diz que todo e cada salvo é, já foi submerso pelo Cristo, no Espírito Santo.

   Ef 4:5 "Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;" (assim como o verso não atesta a existência de mais de um Senhor verdadeiro, nem de mais de uma fé-doutrina verdadeira, em toda a História, assim também não atesta a existência de mais de uma submersão, mas sim a existência de um só ato e ocasião desta submersão, em toda a História; esta submersão tem que se referir àquela com / em / dentro de o Espírito, pois submersões em água há muitas, diariamente; forçosamente, então, só houve um ato e ocasião de submersão com / em / dentro de o Espírito Santo, e esta submersão foi corporativa, abrangendo todo e cada crente desta dispensação das assembleias locais, esta submersão não é pessoal, individual.

Mas quando ocorreu tal submersão corporativa, uma única vez na História? At 1:5; 11:15-17; 1Co 12:13 começam a nos responder:

   At 1:5 "Porque, na verdade, João submergiu com água, mas vós serEIS submersos com o Espírito Santo, não muito depois destes dias." (poucos dias antes de Pentecostes, Deus nos diz que a submersão ainda era futuro)
   At 11:15-17 "E, quando comecei a falar, caiu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós ao princípio. E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: "João certamente batizou com água; mas vós sereis batizados com o Espírito Santo". Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que DERA a nós, quando HAVEMOS crido no Senhor Jesus Cristo, quem era então eu, para que pudesse resistir a Deus?" (a submersão era passado, poucos anos depois de Pentecostes).
   1Co 12:13 "Pois TODOS nós FOMOS batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus , quer gregos, quer servos, quer livres, e TODOS temos bebido de um Espírito." (todos os crentes já receberam, corporativamente, a submersão com / em / dentro de o Espírito Santo; a ênfase é na reunião de diferentes categorias de homens formando, sem distinção, algo novo: a assembleia local totalizada futura, a assembleia local tomada como instituição, conceito, e cada assembleia local).

   Mas quando exatamente ocorreu tal submersão corporativa, uma única vez na História?

   Há somente uma analogia que nos lança luz sobre quando e onde e como foi esta submersão de todo crente, no Espírito: "E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar, (1Co 10:2)". (Note que este é o único verso das Escrituras praticamente com a mesma construção de "fomos batizados em um Espírito" em 1Co 12:13!!!...).
- 1Co 10:2 diz claramente que todos os verdadeiros israelitas (de todos os tempos) foram corporativamente submersos, de uma vez para sempre, quando Israel atravessou o Mar Vermelho e foi coberta pela nuvem!
- Agora, notemos que: Todos nós estamos presentes lá atrás, na inauguração de todas as dispensações:

. Todos os homens emergimos do pó em Adão, de uma vez para sempre, corporativamente, (Ec 3:20);
   Ec 3:20 Todos vão para um lugar [a sepultura]; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó.
. Todos os homens fomos em Adão, de uma vez para sempre, corporativamente submersos na condenação da mortalidade (Rm 5:12), na promessa do proto-evangelho (Gn 3:15), e na condição de bênção (Gn 3:5,7,22;4:4);
   Rm 5:12 Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
   Gn 3:15 E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
   Gn 4:4 E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.
. Todos os homens fomos em Noé, de uma vez para sempre, corporativamente submersos na condenação do dilúvio (Gn 6:7,13; 7:...-24), na promessa do arco (9:11-17), na condição de bênção (Gn 9:7);
. Todos os homens, de uma vez para sempre, fomos corporativamente submersos na condenação de Babel (Gn 11:4-5).
. Todos os israelitas foram em Abraão, de uma vez para sempre, corporativamente submersos na promessa e na condição de bênção (Gn 12);
. Todos os israelitas foram em Moisés, de uma vez para sempre, submersos na condenação do mar e na bênção da nuvem (1Co 10:2), e na condição de bênção, a obediência à Lei (Ex 19:8);
. Todos nós cristãos, de uma vez para sempre, fomos submersos em Cristo, na condenação da cruz (Gl 2:20).


- Por tudo isso, podemos entender que a submersão de todos os cristãos (de todos os tempos) com / em / dentro de o Espírito Santo foi corporativa e por ocasião da inauguração formal da assembleia (seus 3 tipos) em Pentecostes (At 2).
- Hoje, a submersão com / em / dentro de o Espírito não precisa nem pode ser repetida individualmente. (Tanto assim, que em todo Noivo Testamento, não vemos 1 átomo da mais leve sombra de ordem ou exemplo ou abertura para nenhum crente, depois de Pentecostes, pedir, buscar ou esperar a submersão com o Espírito Santo. Tanto assim, que, depois dos apóstolos, nunca vimos prova de nenhum dos verdadeiros sinais de Pentecostes, não é? Nada exata ou mesmo longinquamente igual a eles, não é? Nenhum dos dons exclusivos dos apóstolos (2Co 12:12), não é? Ver alguns dos 48 artigos em http://solascriptura-tt.org/Seitas/Pentecostalismo, por exemplo:

http://solascriptura-tt.org/Seitas/Pentecostalismo/7ProvasLinguasCessaramSeculoI-Helio.htm e http://solascriptura-tt.org/Seitas/Pentecostalismo/RespostasAsPerguntasDeUmCarismatico-Helio.htm).


[NOTA1] A SUBMERSÃO COM FOGO (DE Mt 3:11-12; Lc 3:16-17) É A SUBMERSÃO COM O ESPÍRITO SANTO?
   Ah, quantos milhares de sermões escritos e pregados cometem o grosseiro e primário erro de pararem abruptamente em Mt 3:11 (nunca lendo, cuidadosamente escondendo o verso 12) e em Lc 3:16 (idem, o verso 17), portanto interpretando que a submersão com fogo, destes versos, é sinônimo de submersão com o Espírito! Estes são erros primários e grosseiros e de manipulação extremamente insincera, basta vermos o versos subseqüente a cada uma das duas passagens, eles deixam claro que João o submersor estava falando de duas coisas totalmente opostas, não de uma só: Cristo, por um lado, submergiria no abençoado Espírito Santo alguns homens (o trigo) e, por outro lado diametralmente oposto, submergiria no fogo do inferno os outros homens:
   11 E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e COM FOGO. 12 Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e QUEIMARÁ A PALHA COM FOGO QUE NUNCA SE APAGARÁ. (Mateus 3:11-12) {"queimará com fogo que nunca se apagará" refere-se a descrentes recebendo a justa condenação no inferno, e não à submersão com o Espírito.
   16 Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e COM FOGO. 17 Ele tem a pá na sua mão; e limpará a sua eira, e ajuntará o trigo no seu celeiro, mas QUEIMARÁ A PALHA COM FOGO QUE NUNCA SE APAGA. (Lucas 3:16-17)

   Portanto, a submersão com o Espírito Santo e a submersão com fogo são diametralmente opostas.



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas. Para começar a ter uma idéia da gravidade de muitas das MILHARES de deturpações de todas as "Bíblias" alexandrinas (baseadas no Texto dos incessantes Críticos), em relação às Bíblias do TR, leia, por EXEMPLO, http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/AAlmeidaAtualizadaExposta-Helio.htm
http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/ExpondoErrosNVI-Jun2000-Emidio.htm




(retorne a http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEBatistas/00Helio-index.htm
retorne a http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEBatistas/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.