Principais figuras dos 3 tipos de igreja (sempre locais) e/ou dos seus membros: edifício de Deus, templo de Deus, corpo de Cristo, noiva de Cristo, ramos da videira, rebanho de ovelhas, sacerdócio santo, sacerdócio real, reino de sacerdotes, reis-sacerdotes. nova criação, co-herdeiros com Cristo, lavoura de Deus, colheita de Deus, servos do Senhor.




4.   AS PRINCIPAIS FIGURAS [DOS 3 TIPOS] DAS IGREJAS (SEMPRE LOCAIS), E DOS SEUS MEMBROS


a. EDIFÍCIO (=Templo) de Deus,

A assembleia local tomada como instituição, conceito (portanto cada assembleia local), e a assembleia local totalizada futura, e cada crente individual, são o edifício (templo) de Deus; cada assembleia local e cada crente individual são uma das pedras compondo o alicerce do edifício (templo) de Deus:

   Ef 2:19-22 ... 20 EDIFICADOS sobre o FUNDAMENTO dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a PRINCIPAL PEDRA DA ESQUINA; 21 No qual todo o EDIFÍCIO, bem ajustado, cresce para TEMPLO santo no Senhor. 22 No qual também vós juntamente sois EDIFICADOS para MORADA de Deus em Espírito. (Aplica-se ao crente individual (Aleluia!), mas, mais propriamente, à igreja local de Éfeso, e a cada assembleia local).
   1Co 3:9-17   9 Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e EDIFÍCIO de Deus. 10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o FUNDAMENTO, e outro EDIFICA sobre ele; mas veja cada um como EDIFICA sobre ele. 11 ¶ Porque ninguém pode pôr outro FUNDAMENTO além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. 12 E, se alguém sobre este FUNDAMENTO formar um EDIFÍCIO de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13 A OBRA de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a OBRA de cada um. 14 Se a OBRA que alguém EDIFICOU nessa parte permanecer, esse receberá galardão. 15 Se a OBRA de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo. 16 ¶ Não sabeis vós que sois o TEMPLO de Deus e que o Espírito de Deus HABITA em vós? 17 Se alguém destruir o TEMPLO de Deus, Deus o destruirá; porque o TEMPLO de Deus, que sois vós, é santo. (Aplica-se ao crente individual, mas, mais propriamente, à assembleia local de Corinto, e a cada assembleia local).
   2Co 6:16 E que consenso tem o TEMPLO de Deus com os ídolos? Porque vós sois o TEMPLO do Deus vivente, como Deus disse: Neles HABITAREI, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. (Aplica-se primariamente ao crente individual, mas também se aplica à igreja local de Corinto, e a cada assembleia local).
   1Tm 3:15 ... saibas como convém andar na CASA de Deus, a qual é uma igreja do Deus vivo, -- uma coluna e fundação da verdade. (Aplica-se à assembleia local pastoreada por Timóteo, e a cada assembleia local)

O Cristo é o único e real "O fundamento", "A pedra de esquina" deste edifício-templo:
   1Co 3:11, acima.
   Ef 2:20
, acima.   
   1Pe 2:4-9
   ... 6 ... Eis que ponho em Sião A PEDRA PRINCIPAL DA ESQUINA, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido. 7 E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi A PRINCIPAL DA ESQUINA, ...

Sobre o templo, no Novo Testamento:


A assembleia local tomada como instituição, conceito (portanto cada assembleia local), e a assembleia local totalizada futura, e cada crente individual, são o edifício (templo) de Deus, e:

A. O Cristo é quem habita neste edifício-templo, através do Espírito Santo, proveniente de Deus:
   1Co 3:16 Não sabeis vós que sois o TEMPLO de Deus e que o ESPÍRITO DE DEUS habita em vós? (Aplica-se ao crente individual, mas, mais propriamente, à assembleia local de Corinto, e a cada assembleia local)
   1Co 6:19 Ou não sabeis que o vosso corpo é o TEMPLO do ESPÍRITO SANTO, que HABITA em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? (Aplica-se primariamente ao crente individual, mas também se aplica à igreja local de Corinto, e a cada assembleia local)

B. Em sentido menor, os apóstolos (portanto seus ensinos) também, sim, são fundamento deste edifício-templo (o Cristo sendo a suprema A Rocha, o supremo O Fundamento):
   Ef 2:20 Edificados sobre o FUNDAMENTO DOS APÓSTOLOS E DOS PROFETAS, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;

C. Cada crente é pedra viva formando este edifício-templo:
   1Pe 2:5 VÓS também, como PEDRAS VIVAS, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.

D. Os que servem a Deus como sacerdotes, neste edifício-templo, são os salvos desta dispensação, somente desta dispensação:
   1 Pe 2:9 Mas VÓS sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 
   1Pe 2:5
, acima.
   Ap 1:6 E NOS fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.
   Ap 21:6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.


E. Do edifício-templo que será a assembleia local totalizada futura, templo que está sendo edificado para habitação de Deus, nós temos, como tipos proféticos:

- E.A) o CÉU, santuário não feito por mãos humanas:
   He 9:24 Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo Céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus;

- E.B) o CORPO DO CRENTE, templo do Espírito Santo: 
   1Co 6:19 Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? (mas notemos que o templo de Deus em 1Co 3:16 refere-se primariamente à igreja local de Corinto, e a cada assembleia local)

- E.C) cada IGREJA LOCAL: 
   Ef 2:21-22 No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito. (mas notemos que o templo de Deus em 1Co 3:16 refere-se primariamente à igreja local de Corinto, e a cada assembleia local)

- E.D) o CORPO FÍSICO DO CRISTO:
   Jo 2:19-21 Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei. Disseram, pois, os judeus : Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias? Mas ele falava do templo do seu corpo.

F. EXORTAÇÃO:
   He 13:15-16 Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome. E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada. 

b. CORPO do Cristo

A assembleia local tomada como instituição, conceito (portanto cada assembleia local), e a assembleia local totalizada futura, são o corpo do Cristo; cada crente individual, quando ajuntado biblicamente numa igreja local neotestamentária, é um dos membros do corpo do Cristo:

   1Co 12:27 Ora, vós sois o CORPO DE CRISTO, e seus MEMBROS em particular.
("corpo" aplica-se primariamente à assembleia local de Corinto; é somente secundariamente e por extensão que aplicamos a cada assembleia local; "membro" aplica-se a cada crente individual.)
   Ef 1:22-23 E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, A qual é O SEU CORPO, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos. ("corpo" aplica-se primariamente à assembleia local de Éfeso; é somente secundariamente e por extensão que aplicamos à assembleia local totalizada futura e à assembleia local tomada como instituição, conceito [portanto, a cada assembleia local])
   Ef 4:12 Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do CORPO DE CRISTO; (idem)
   Cl 1:24 Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo SEU CORPO, que é a igreja; ("corpo" aplica-se primariamente à assembleia local de Colossos; é somente secundariamente e por extensão que aplicamos à assembleia local totalizada futura e à assembleia local tomada como instituição, conceito [portanto, a cada assembleia local])
   Outros versos: At 9:4 (perseguir a igreja é perseguir o Cristo!); Rm 12:4-5; 1Co 10:16-17; 12:12-13,14,18,21,27-28 (abaixo); Gl 3:28; Ef 2:16; 3:6; 4:4,16; 5:23,24,30; Cl 1:18-24; 2:19-23; 3:15

Meus Deveres como Membro do Corpo do Cristo (minha assembleia local):

Sendo membro de uma assembleia local bíblica, submeta-me eu mais, submeta-me eu total e incondicionalmente à sua Cabeça (o Cristo), pois: a Cabeça e só ela é quem enxerga infinitamente acima, e dentro de mim, e longe; é quem sente o verdadeiro estado do meu coração; ouve o que eu secretamente digo ou penso; fala ensinando e repreendendo e animando; e controla todo o corpo. Haja mais cooperação, haja perfeita cooperação e um (unânime) só pensar e um só (total e sem acepção) amor entre os membro da minha assembleia local. Pois temos igual valor, somos co-dependentes, somos conservos do mesmo Senhor.
   1Co 12:12-28 12 ¶ Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. 13 Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. ... 14 Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. ... 18 Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. ... 21 E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. ... 27 ¶ Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular. 28 E a uns pós Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.


c. NOIVA a ser unida ao Cristo

A assembleia local tomada como instituição, conceito (portanto cada assembleia local), e a assembleia local totalizada futura, e cada crente individual, são a pura e virginal noiva a ser unida ao Cristo:

   2Co 11:2-3 Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma VIRGEM PURA a um marido, a saber, a Cristo. Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo. (aplica-se primariamente à assembleia local de Corinto; é somente secundariamente e por extensão que aplicamos à assembleia local totalizada futura e à assembleia local tomada como instituição, conceito [portanto, a cada assembleia local])
   Ef 5:24-32   25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26 Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, 27 Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas SANTA e IRREPREENSÍVEL. 29 ... nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor aa igreja ; 30 Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos. ... 32 Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja. (idem, a Éfeso)
   Apo 19:7-9   Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as BODAS do Cordeiro, e já a sua ESPOSA se aprontou. 8 E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos ... . (aplica-se à assembleia local totalizada futura.)
  Apo 20:6 E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das BODAS do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus. (idem.)
  Ver também Ef 3:14-21; 5:2; Ap 21:9.

A Noiva:

Deve ser fiel

   Tg 4:4 Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

Deve ser pura, resguardada; sempre lindamente ornada e preparada e anelante pelo casamento

   Ap 19:7-8 Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua ESPOSA se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.

Seu abençoado Noivo está prestes a tomá-la em união

   Jo 3:29 Aquele que tem a ESPOSA é o ESPOSO; mas o AMIGO DO ESPOSO, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do ESPOSO. Assim, pois, já este meu gozo está cumprido.

Ela reinará com Ele

   2Tm 2:12 Se sofrermos, também com ele REINAREMOS; se o negarmos, também ele nos negará;
   Ap 5:10 E para o nosso Deus os fizeste REIS e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.
   Ap 20:6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e REINARÃO com ele mil anos.
   Ap 22:5 E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e REINARÃO para todo o sempre.


O Amor do Noivo à Noiva é:

Imerecido, imerecível e incomprável;
Incondicional;
Ilimitado;
Incompreensível.

Noivas do Velho Testamento, Tipificando a "Ekklesia" (cada igreja local, e a assembleia local totalizada futura):

- Adão e Eva Gn 2:18,21-24

. Eva foi feita do flanco de Adão; a assembleia local foi feita do flanco do Cristo Gn 2:21-22; cf. Jo 19:34.
. Eva foi unida à primeira cabeça da criação; a assembleia local totalizada futura será unida à final cabeça da criação Gn 1:28; cf. Ap 11:15.
. Eva foi "osso do seu osso e carne da sua carne" em relação a Adão; a assembleia local o é em relação ao Cristo Gn 2:23 cf. Ef 5:30.

- Isaque e Rebeca Gn 24:61-67

. Abraão enviou seu servo de confiança a uma terra distante para escolher, convencer e trazer uma noiva para seu filho Isaque; Deus o Pai enviou Deus o Espírito Santo (Jo 14:16) para escolher, convencer e trazer a assembleia local (cada uma, e a totalizada futura) para Deus o Filho unigênito Gn 24:4; Mt 22:2-3.
. Isaque, tendo sido previamente oferecido no Monte Moriá, contentou-se em esperar o dia da chegada da sua noiva; o Cristo, tendo sido previamente oferecido no Monte do Calvário, contenta-se em esperar o dia da chegada da assembleia local totalizada futura Gn 24:63; He 10:12-14.
. O servo, chegando à terra distante, não se ocupou em se auto-engrandecer (nem aceitaria ser engrandecido), mas ocupou-se somente em enaltecer a Isaque e a Abraão, a fim de chamar e convencer e obter e trazer a noiva, instruindo-a e preservando-a e preparando-a no caminho, para entregá-la amorosa e pura e perfeita; o Espírito, ao chamar e convencer nossos corações, não se ocupa em se auto-engrandecer (nem aceitaria ser engrandecido), mas ocupa-se somente em enaltecer ao Cristo e a Deus-Pai, a fim de chamar e convencer homens a fim de salvá-los e, assim, obter e formar e trazer cada assembleia local, instruindo-a e preservando-a e preparando-a, para, no Arrebatamento, entregar ao Noivo a amorosa  e pura e perfeita assembleia local totalizada futura Jo 16:13-14;
. Rebeca ouve, ama ao noivo antes de vê-lo (1Pd 1:8), recebe penhor das riquezas dele (Gn 24:53; 2Co 1:22; Ef 1:14), começa sua peregrinação (viagem através de terra estranha e que não lhe atrai) para encontrar e se unir a seu noivo Gn 24:59; 1Pd 2:11; semelhantemente com cada crente individual e com cada assembleia local.
. O noivo orou pela noiva Gn 24:63; o Cristo intercede por nós Jo 17:20 ; Rm 8:34.
. Rebeca é recebida na casa do seu sogro e une-se ao noivo, para sempre Gn 24:67; semelhantemente com a assembleia local totalizada futura Jo 14:2.

- José e Asenate Gn 41:45.
- Moisés e Zípora Ex 2:17,21; 4:18,20; Nu 12:1.


d. RAMOS da Videira

A assembleia local tomada como instituição, conceito (portanto cada assembleia local), e a assembleia local totalizada futura, e cada crente individual, são ramos da videira, que é o Cristo:

   Jo 15:1-8 ... 5 Eu sou a VIDEIRA, vós as VARAS; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. ...
(aplica-se primariamente à assembleia local pastoreada pelo Cristo enquanto ele andou fisicamente nesta terra [mesmo que ambulante, a cada dia ela se reunia num local]; é somente secundariamente e por extensão que aplicamos a cada assembleia local e a cada crente individual.)

Deveres do Ramo:

- Permanecer na videira, recebendo sua nutrição, sua vida, seu poder, sua natureza;
- Carregar frutos e trazê-los à luz (diferente de produzi-los por mim mesmo, criá-los do nada, fazê-los existir!)
- Somente carregar e trazer frutos à luz (o ramo não tem outra utilidade: sua madeira não serve para móveis, nem para construção, nem mesmo dá um bom fogo...);
- Carregar e trazer muito fruto à luz (contraste Israel em Jz 9:7-15; Sl 80:8; Is 5:1-7; Ez 15:2; Os 10:1);
- Submeter-se à benéfica poda pelo lavrador.


e. REBANHO de Ovelhas

A assembleia local tomada como instituição, conceito (portanto cada assembleia local) e a assembleia local totalizada futura são o rebanho de Deus; cada crente individual é uma das ovelhas do rebanho de Deus:

   Jo 10:1-18 ... 16 Ainda tenho outras OVELHAS que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um REBANHO e um Pastor.
(aplica-se primariamente à assembleia local totalizada futura, é somente secundariamente e por extensão que aplicamos a cada assembleia local. Lembremos que este rebanho único e que está em formação, hoje realmente se reúne, reúne num local que é o Céu; e que, no Milênio e na eternidade, se reunirá vezes semanalmente, reunirá num local que é a Nova Jerusalém. Notemos que a ênfase é que cada assembleia local e a assembleia local totalizada futura reunirão crentes neotestamentários ex-judeus e crentes testamentários ex-gentios, formando um só corpo, sem distinções.) 
   Jo 10:27-28    27 As minhas OVELHAS ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; 28 E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. (aplica-se ao crente individual).
   At 20:28 Olhai, pois, por vós, e por todo o REBANHO sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. (aplica-se primariamente à assembleia local.)
   He 13:20 Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, GRANDE PASTOR das OVELHAS, (aplica-se primariamente ao crente individual.)
   1Pe 2:25 Porque éreis como OVELHAS desgarradas; mas agora tendes voltado ao PASTOR e BISPO das vossas almas. (aplica-se primariamente ao crente individual)
   1Pe 5:1-4   1 ¶ Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: 2 Apascentai o REBANHO DE DEUS, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; 3 Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao REBANHO. 4 E, quando aparecer o SUMO PASTOR, alcançareis a incorruptível coroa da glória. (aplica-se primariamente à assembleia local.)


Cristo, o Pastor:

Para toda e cada uma de suas assembleias locais, o Cristo é:
- O Bom Pastor - Sua obra passada, justificação Sl 22 (... 22:16 Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os pés. 17 Poderia contar todos os meus ossos; eles vêem e me contemplam. 18 Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa. ...)
- O Grande Pastor - Sua obra presente, santificação Sl 23 (1 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará...)
- O Sumo Pastor - Sua obra futura, glorificação, Sl 24 (... 7 ¶ Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. 8 Quem é este Rei da Glória? O SENHOR forte e poderoso, o SENHOR poderoso na guerra. ... 10 Quem é este Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Rei da Glória. (Selá.))


f. SACERDÓCIO Santo e Realesco

A assembleia local tomada como instituição, conceito (portanto cada assembleia local), e a assembleia local totalizada futura, e cada crente individual, são sacerdotes de Deus, intercedendo. Ademais, cada sacerdote é também santo e realesco.

   1Pd 2:5-9   5 Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e SACERDÓCIO SANTO, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. ... 9 Mas vós sois a geração eleita, o SACERDÓCIO REAL, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
   Rm 12:1 Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que APRESENTEIS OS VOSSOS CORPOS em SACRIFÍCIO VIVO, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
   He 13:15-16   15 Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus SACRIFÍCIO DE LOUVOR, isto é, o FRUTO DOS LÁBIOS QUE CONFESSAM O SEU NOME. 16 E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada.
   Ver também "g. Reino de sacerdotes", abaixo.


g. REIS-SACERDOTES

Cada crente individual é um rei e sacerdote (ou rei-sacerdote) para Deus (na atual dispensação isto já é verdade judicial e interior, mas no Milênio será plenamente experimentada e manifesta: realmente reinaremos e governaremos o mundo com, por, e para o Cristo):

   Ap 1:6 E nos fez REIS E SACERDOTES para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.
   Ap 5:10 E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.
   Ap 20:6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.


Nossos Deveres Sacerdotais

são os de oferecer:
- Sacrifício vivo - nosso corpo Rm 12:1 Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em SACRIFÍCIO VIVO, SANTO E AGRADÁVEL A DEUS, que é o vosso culto racional.
- Sacrifício de louvor
   1Pe 2:5 Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.
   He 13:15 Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.

- Sacrifício de beneficência (Samaritano lavou feridas!) He 13:16 E não vos esqueçais da BENEFICÊNCIA e comunicação, porque com tais SACRIFÍCIOS Deus se agrada.
- Sacrifício no contribuir (Samaritano fez sacrificialmente) He 13:16 (acima).



h. NOVA CRIAÇÃO

Cada crente individual é nova criação, um novo ato de criação de Deus, a partir do nada:

    Rm 6:4 De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em NOVIDADE de vida. (só podemos andar em novidade de vida porque a temos, nossa vida é completamente nova e diferente, somos nova criatura).
    2Co 3:3 Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração. 
  
2Co 5:17 Assim que, se alguém está em Cristo, NOVA CRIATURA é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo
  
Gl 2:20 Já estou crucificado com Cristo; e VIVO, NÃO MAIS EU, MAS CRISTO VIVE EM MIM; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.



i. HERDEIRO de Deus e CO-HERDEIRO com o Cristo

Cada crente individual é herdeiro de Deus, co-herdeiro com o Cristo:

   Rm 8:17
17 E, se nós somos FILHOS, somos logo HERDEIROS também; HERDEIROS, na verdade, DE DEUS, e CO-HERDEIROS com {*} Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. {* tradução literal do TR, semelhante à da KJV) (Compare com He 1:2 "A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo."). Ser CO-herdeiro com o Cristo, herdar tudo que Ele herdou, ser tudo que Ele é (exceto Sua divindade)!!!... Se isto não faz um coração explodir de gratidão, de alegria e de louvor a Deus, nada mais o faria. Exultemos de gratidão e adoração, exclamando como em Rm 11:33-36   33 ¶ O profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! 34 Porque quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? 35 Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? 36 Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.".


j. LAVOURA de Deus

A assembleia local tomada como instituição, conceito (portanto cada assembleia local), e a assembleia local totalizada futura, e cada crente individual, são a lavoura, o campo arado e bem trabalhado por Deus e de Deus; cada assembleia local e cada crente individual é uma das plantinhas daquela lavoura:

   1Co 3:9 Porque nós somos co-trabalhadores com Deus; vós sois LAVOURA de Deus e edifício de Deus.


k. COLHEITA de Deus

A assembleia local tomada como instituição, conceito (portanto cada assembleia local), e a assembleia local totalizada futura, e cada crente individual, serão colhidos e recolhidos por Deus, serão o objeto da colheita de Deus:

   Mt 9:37-38   37 Então, disse aos seus discípulos: A SEARA é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. 38 Rogai, pois, ao Senhor da SEARA, que mande ceifeiros para a sua SEARA.
   Jo 4:35 Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a CEIFA ? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a CEIFA.
   1Co 15:23 Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda. (na ressurreição, no Arrebatamento)


l. SERVOS

A assembleia local tomada como instituição, conceito (portanto cada assembleia local), e a assembleia local totalizada futura, e cada crente individual, são servos de Deus:

      1Co 7:22 Porque o que é chamado pelo Senhor, sendo servo, é liberto do Senhor; e da mesma maneira também o que é chamado sendo livre, SERVO É DE CRISTO.
   Cl 4:1 Vós, senhores, fazei o que for de justiça e eqüidade a vossos servos, sabendo que também TENDES UM SENHOR NOS CÉUS.
   Ver saudações Rm 1:1 (servo de Jesus o Cristo); Tit 1:1 (servo de Deus); Tg 1:1 (servo de Deus); 2Pe 1:1 (servo e apóstolo de Jesus o Cristo); Jd 1:1 (servo de Jesus o Cristo); Ap 1:1 (revelação de Jesus o Cristo ... para mostrar a seus servos). 
   Ver as 138 ocorrências da palavra "servo" no Novo Testamento, por exemplo: Mat 10:24-25 (24 Não é o DISCÍPULO mais do que o mestre, nem o SERVO mais do que o seu senhor. 25 Basta ao DISCÍPULO ser como seu mestre, e ao SERVO como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus DOMÉSTICOS?); Mat 18:23-35 (parábola do credor incompassivo); Mat 25:14-30 (parábola dos 10 talentos); Jo 13:1-20 (Jesus lava os pés dos discípulos); etc.



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas. Para começar a ter uma idéia da gravidade de muitas das MILHARES de deturpações de todas as "Bíblias" alexandrinas (baseadas no Texto dos incessantes Críticos), em relação às Bíblias do TR, leia, por EXEMPLO, http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/AAlmeidaAtualizadaExposta-Helio.htm
http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/ExpondoErrosNVI-Jun2000-Emidio.htm



(retorne a http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEBatistas/00Helio-index.htm
retorne a http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEBatistas/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.