LIA - A BELEZA QUE EMERGIU DE UM ESPÍRITO MANSO E GENTIL

 

Valdenira Nunes de Menezes Silva

 

"O Espírito do Senhor está sobre mim; porque o Senhor me ungiu... A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo e gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado..." (Isaías 61:1-3). (Grifo meu.).

"Vendo, pois, o Senhor que Lia era desprezada, abriu a sua madre" (Gênesis 29:31a).





Lia era uma mulher linda de coração mas não tinha nenhuma beleza exterior. A Bíblia nos diz que ela tinha os olhos baços e, além de tudo isso, o seu nome significava "fraqueza".
Mas o Deus de Lia, que também é o meu Deus e Senhor, abençoou tanto a sua vida que, ainda hoje, ela brilha como uma estrela numa noite escura. A estrela de Lia brilha no céu de Deus, brilha como a prata quando já está purificada.
O processo de purificação da vida de Lia, uma das fiéis servas do Senhor, teve início no dia do seu casamento. Mas o Senhor estava no controle de tudo. Ele, como é um Deus onisciente, conhecia Lia e já tinha um plano para a sua vida. Os personagens envolvidos neste plano de Deus eram:

1- Labão - pai de Lia e de sua irmã Raquel - era um homem sem princípios, materialista e interesseiro. Já tendo exigido de Jacó trabalhar sete anos para poder se casar com sua filha Raquel, ele o traiu, no dia do casamento. substituindo Raquel por Lia, a sua filha mais velha.

2- Jacó - primo de Lia e Raquel - veio para a cidade onde elas moravam para procurar uma esposa.

3- Raquel - filha mais nova de Labão - encontrou-se pela primeira vez com Jacó à beira do poço da cidade e ambos se apaixonaram.

4- Lia - filha mais velha e feiosa de Labão - foi, provavelmente, obrigada pelo pai a casar-se com Jacó, enganando-a e fazendo com que ele (Jacó) a rejeitasse por toda a sua vida.

Vamos, pouco a pouco, vendo como o Senhor refinava Lia e como ela, apesar de tanto sofrimento, era uma notável e fiel serva do Senhor.
Vamos também descobrir, como diz Isaías 61, como o Senhor no Seu imenso e infinito amor transforma cinzas em glória, tristeza em gozo e espírito angustiado em vestes de louvor.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
                    CINZAS                                                                           GLÓRIA
* Ela tinha olhos baços e defeituosos.                                                               * Mesmo assim Deus lhe deu um marido.
* Ela era estéril.                                                                                              * Deus abriu a sua madre e lhe deu seis filhos e uma filha.
* Raquel a humilhou e era amada por Jacó.                                                       * Ela foi a esposa legítima de Jacó.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Minha irmã, não fique prostrada por causa de tribulações, tristeza ou amargura que você guarda em seu coração mas entregue as cinzas da sua vida nas mãos do Senhor e espere o tempo dEle. Você as verá transformadas em glória, em gozo e louvor ao Senhor.

Gênesis 29:31 nos diz que "... Lia era desprezada."
Ela sofria porque tinha um pai enganador e sem princípios, tinha uma irmã que a desprezava e um marido que não a amava.
O seu sofrimento aumentou quando Raquel casou-se com seu esposo Jacó.
Existe maior sofrimento do que este?
Será que Deus não estava vendo a sua aflição?
A Bíblia nos diz que o Senhor não só viu que Lia estava sendo desprezada por seu marido, como Ele decidiu fazê-la feliz apesar dos problemas: Ele "... abriu a sua madre."
Lia, agora, era a esposa fértil de Jacó, porém Raquel era a esposa estéril.

Nós aprendemos, através desta decisão do Senhor, que Ele purifica... purifica... purifica e quando Ele percebe que nos quebrantamos e estamos em plena comunhão com Ele, então Ele dá o nosso prêmio, o nosso galardão.

O Salmo 37:7 é para mim um lenitivo para a minha alma. Ele me diz que devo descansar e repousar no Senhor. E eu sei que não existe neste mundo um lugar mais doce, mais tranqüilo e mais cheio de amor do que os braços do meu Senhor e Salvador Jesus Cristo. Então, devo repousar no Senhor porque é Ele mesmo que me diz... "Descansa no Senhor, e espera nEle; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos."

Devo descansar e repousar no Senhor porque é Ele que também me diz: "Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração" (Salmo 37:4).

Devo, finalmente, descansar e repousar no Senhor porque Ele me diz: "Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nEle, e Ele o fará" (Salmo 37:5).

Lia, depois do casamento de Jacó com Raquel, teve que dividir o seu marido com a irmã. E além desta sua aflição, ela sofria ainda mais sabendo que ele "... amava mais a Raquel..." e que ela era desprezada por ele.
Mas Deus estava no controle de tudo e ela se esforçava para repousar nos Seus braços.
Para alegria e conforto de sua alma, ela, finalmente, deu à luz um menino cujo nome, Rúben, significava... "Vejam, um filho!" E ela, feliz e regozijando, disse: "Porque o Senhor atendeu à minha aflição, por isso agora me amará o meu marido" (Gênesis 29:32).
Sabemos que Jacó jamais a amou mas sabemos também que Rúben foi a prova do amor misericordioso de Deus na vida de Lia. Jacó não a amava mas o Senhor a amava e isto ela sabia.

Além de Rúben, Lia teve um outro filho porque o Senhor ouviu as suas orações. Ela deu à luz a Simeão que foi a resposta de uma oração feita por ela em seus momentos de angústia.

E você, minha irmã, está orando, está levando até ao trono do Senhor os seus problemas, preocupações e aflições? Prostre-se aos pés da cruz e lance sobre o Senhor tudo que a está angustiando e Ele a sustentará, a amparará e tirará cada espinho que a está ferindo.
Olhe para o Senhor, agora, e diga:
"Ó Pai, tem misericórdia da minha vida! cuida de mim e dos meus problemas!
Acode-me nestes momentos de aflição e tristeza! Muda o meu coração e minha atitude diante daqueles que estão contra mim! Faze-me entender que estou sendo purificada como a prata! Dá-me forças para que eu passe vitoriosa por este processo de purificação que estás usando em minha vida!
Ajuda-me a mudá-la para que os outros possam Te ver através dela!
Amém!"

A alegria de Lia foi poder ter dado a Jacó seis filhos e uma filha e saber que o Senhor estava com ela em todos os momentos de sua vida.

Minha irmã, não tema se você estiver passando "pelo vale da sombra da morte", por momentos de aflição, angústia e tribulação. Pense assim no seu coração: "Sei que estou atravessando este caminho pedregoso porque o Senhor está me refinando como a prata. Tudo isto é apenas um empurrãozinho que o Senhor está me dando para que eu cresça em Seus caminhos e aumente a minha fé."

De uma coisa estou certa, irmã...
1- Deus me faz passar por provações mas eu sei que Ele me ama e sempre está junto a mim;
2- Deus me faz passar por tribulações mas Ele me transforma numa mulher forte, cheia de fé e me sustenta com o Seu amor e fidelidade;
3- Deus me faz passar por sofrimentos mas me deixa repousar em Seus braços e no Seu amor;
4- Deus me faz passar por dores, tristezas e provações, porque Ele está me refinando como a prata e me transformando numa estrela cintilante que brilha por onde passa e reflete o Seu amor não só por mim mas por toda a humanidade quando enviou o Seu Filho Jesus para morrer no seu e no meu lugar nos dando a vida eterna.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------