EXERCITA-TE   NA   PIEDADE

V.N.M.S., abril/98, USAF-BatReg-RN (na Lagoa do Bonfim)


(UM)          A Palavra de Deus, em I Tm 4:8, diz que: “O exercício físico,

(DOIS)       Para  pouco é proveitoso,

(UM)          Mas a piedade,

(DOIS)       Para tudo é proveitosa,

(UM)          Porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser.”

(DOIS)       Vejam vocês amadas, que a devoção a Deus é o manancial do caráter piedoso.

 (TRÊS)     E esta devoção é a única motivação que leva o comportamento do crente a tornar-se agradável a Deus.

(UM)          Há pessoas que são talentosas e bem apessoadas. Algumas vivem muito ocupadas na obra do Senhor, ou até, são bem sucedidas em alguma área do serviço cristão mas... não são piedosas.

(DOIS)       Mas isto é possível?

(UM)          Infelizmente, isto é possível, pois algumas são devotadas a uma visão, ou a um ministério ou até mesmo à sua reputação de crentes, mas não são devotadas a Deus.

(DOIS)       Sabem vocês que para mim, piedade é mais que caráter cristão, é caráter cristão que brota da devoção a Deus?

 (TRÊS)     Ah, entendi!!! Piedade é então devoção a Deus que resulta numa vida agradável a Ele.

(DOIS)       Exatamente!!! E esta piedade deve ser o alvo na vida de todas nós. Não que seja fácil alcançá-la, pois o próprio apóstolo Paulo disse: “quanto a mim não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo...”. Ele não tinha alcançado o alvo, não era perfeito, ainda se achava na corrida.

(UM)          Tudo isto é verdade. Nós oramos pedindo paciência; oramos pedindo amor; oramos pedindo pureza e domínio próprio. Mas, quem já orou pedindo a graça da piedade?

(TRÊS)      Eu nunca fiz este pedido a Deus mas sei que para desenvolvermos um caráter piedoso temos que ser uma luz para o mundo e ter amor para com o próximo porque “Deus é luz” e “Deus é amor”.

(DOIS)       Devoção a Deus é o primeiro aspecto da piedade, caráter semelhante a Deus é o segundo.

(TRÊS)      Você tem razão. Mas como alcançaremos este alvo?

(DOIS)       O exercício da piedade é uma disciplina. Ela demanda sério compromisso e perseverante esforço para se atingir o alvo. Devemos lutar ardentemente para atingir este objetivo.

(UM)          Realmente, só nosso Deus nos capacitará a atingir este alvo. Sabemos que Jesus tenciona fazer-nos santos, purificar-nos da poluição do pecado. Ele deseja ser Senhor de nossa vida, e espera que exibamos os traços do caráter piedoso.

(DOIS)       Que seria se o mundo visse em nós o fruto do Espírito!

(TRÊS)      E qual é o fruto do Espírito?

(UM)          Humildade – “Porque  o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha, será exaltado” (Lc 18:14).

(DOIS)       Contentamento – “De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento.” (I Tm 6:6)

(TRÊS)      Gratidão – “Entrai por suas portas com ações de graça e nos seus átrios com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome. Porque o Senhor é bom, a Sua misericórdia dura para sempre e de geração em geração a Sua fidelidade." (Sl 100:4-5)

(UM)          Alegria _ “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça e paz, e alegria no Espírito Santo.” (Rm 14:17)

(DOIS)       Santidade – “Ora, a mensagem que da parte dele temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz e não há nele treva nenhuma”. (I Jo 1:5)

(TRÊS)      Domínio Próprio – “Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio.” (Pv 25:28)

(UM)          Fidelidade – “Muitos proclamam sua própria benignidade, mas o homem fidedigno quem o achará?" (Pv 20:6)

 (DOIS)      Paz-  “Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.” (Rm 12:18)

(TRÊS)      Paciência – “Revesti-vos, pois, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem.” (Cl 3:12-13)

(UM)          Benignidade – “Mas o fruto do espírito é... benignidade. Revesti-vos, pois de bondade.” (Gl 5:22; Cl 3:12)

(DOIS)       Misericórdia e Bondade – “Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos...” (Gl 6:10)

(TRÊS)      Amor – “Acima de tudo, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.” (Cl 3:14)

(TODOS)  EXERCITA-TE NA PIEDADE!

(UM)          Com o temor de Deus,

(DOIS)       Com o amor a Deus

(TRÊS)      E com a devoção a Deus.






Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (excelente até a edição 1894, ainda aceitável nas edições da IBB/JUERP, desaconselhada na edição SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).




Retorne a solascriptuta-tt.org/DoCoracaoDeValdenira/



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.