UM CHAMADO DO ALTO PARA UMA VIDA DISCIPLINADA




"As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho,mestra no bem"
(Tito 2:3).

"Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo" (1 Timóteo 3:11).



No livro de Provérbios, vamos encontrar uma mulher que é um exemplo de disciplina para mim e para você. O seu amor pelo marido e pelos filhos e, principalmente, por Deus transformou-a numa mulher cuja disciplina pessoal é um exemplo para nossas vidas.

Você, irmã, quer ser um exemplo de mulher virtuosa para seu marido, seus filhos, sua família...?
Você quer ser uma mulher que está sempre atenta aos ensinamentos do Senhor e está sempre fiscalizando todas a áreas de sua vida?
Você quer ser uma mulher que vai ouvir o chamado do alto, o chamado do Senhor, para ter uma vida disciplinada e que agrade a Ele?
Então, preste atenção ao que vamos estudar, hoje, sobre este assunto que atinge cada uma de nós.

Nós, que queremos nos transformar em mulheres segundo o coração der Deus, vivemos, muitas vezes,  nos conformando com o mundo, seguindo os mesmos passos e procurando agradar, primeiramente, ao nosso eu. Esquecemos que...
1- o mundo olha, com olhar crítico, para mim e para você que somos filhas de Deus;
2- nossos filhos olham para nós e seguem as nossas pegadas;
3- nosso marido olha para nós como uma mulher "bem aventurada" (Provérbios 31:28) ou não.

Irmã, a nossa responsabilidade como uma mulher de Deus é muito grande!

Foi feita uma pesquisa sobre quem gastava mais dinheiro em uma família. Sabe quem foi o vencedor? Para vergonha nossa foi ............ A MULHER, você e eu. As mulheres são as que mais gastam em uma família. Muitas vezes, nós gastamos o que temos (usando o nosso próprio dinheiro) e o que não temos (usando o cartão de crédito). Este não é um perfil muito elogioso para nós mulheres.
Como mulheres de Deus, nós devemos nos conscientizar da necessidade de termos uma vida moderada, devotada e sabermos que Ele está nos chamando para termos uma vida cuja disciplina pessoal é um exemplo para o mundo.
Esta é uma decisão desafiadora e difícil e podemos tomar dois rumos:
a) podemos assumir o controle da situação, sozinhas e sem a ajuda do Senhor (desta maneira passaremos anos e anos e nada vamos conseguir!);
b) podemos assumir que somos incapazes de dar um passo sequer e deixar Ele nos guiar (desta maneira, alcançaremos o nosso objetivo - termos disciplina em cada área da nossa vida).

À medida que passamos a assumir o ponto de vista de Deus, então começamos a sentir vontade de mudar, de ser diferente do mundo e de ser mais parecida com Jesus.
Vejam as palavras do Dr. Oswald Sanders que destacou a disciplina como a qualidade de caráter mais importante:
"Dizem, com muita propriedade, que o futuro está com os disciplinados, e essa qualidade foi colocada em primeiro lugar em nossa lista, porque sem ela os outros dons, por maiores que sejam, nunca alcançarão seu potencial máximo. Somente a pessoa disciplinada atingirá seu mais alto grau de eficiência. Ele é capaz de liderar porque subjugou a si mesma."

Se eu sou uma pessoa que subjugo a mim mesma, isto significa que tenho auto-controle, ou seja, domínio próprio. E isto é o que Deus requer de cada uma de nós. Se eu sou uma mulher que tenho domínio próprio, isto quer dizer que posso controlar os impulsos da carne com a ajuda do Espírito Santo.
A verdade, irmã, é que temos que, diariamente, submetermos nossos corpos ao Senhor como sacrifício vivo para podermos glorificá-Lo.
Podemos dizer, então, que a disciplina pessoal é adquirida com a ajuda do Senhor adicionada à nossa vontade de mudar. Eu tenho que querer mudar e, depois, deixar o Senhor agir em minha vida.

Nós podemos abrir os nossos corações ao Senhor quando estivermos orando e derramando em Seu altar todos os nossos desejos, ansiedade e... agradecimentos. Mas é, somente, na Sua Palavra que encontramos o conselho que poderá mudar definitivamente a nossa vida. Ao lermos a Bíblia devemos abrir nossa mente e nosso coração e deixar a Palavra de Deus entrar e fazer ali morada.
Examinando as Escrituras, encontramos duas passagens, em duas cartas de Paulo - a Tito e a Timóteo - que nos mostram como conduzir a nossa vida a fim de termos uma disciplina pessoal dentro do padrão de Deus.
Em Tito, podemos extrair o lado negativo de nossa definição para disciplina pessoal (o que não devemos fazer) e em Timóteo, podemos extrair o lado positivo (o que devemos ser).

1 - LADO NEGATIVO

"As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem" (Tito 2:3).

Na época do apóstolo Paulo, homens e mulheres se embriagavam com muito vinho para conversar com seus falsos deuses. Eles abraçavam religiões pagãs, adoravam deuses, como Dionísio, e faziam, no próprio templo, festas com danças e orgias.
Por este motivo, o apóstolo Paulo aconselhava as mulheres da igreja a não serem dadas a muito vinho, pois elas deveriam ser exemplos de sobriedade e disciplina para suas irmãs mais novas.
Quando Paulo nos aconselha a nos abstermos do vinho, na verdade, isto quer dizer muito mais! A mulher de Deus tem que ter sob controle cada área da sua vida.

2 - O LADO POSITIVO

"
Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo" (1Timóteo 3:11).

Aqui, neste versículo, aprendemos como Deus quer que sejamos: honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis.
O Senhor quer que sejamos mulheres que decidiram ser disciplinadas e usar o domínio próprio a fim de serem fiéis à Sua Palavra e serem exemplos para o mundo ímpio que vive só pelo prazer da carne sem pensar na eternidade futura.

3 - RESUMO

Resumindo os conselhos que o Senhor nos dá através da Sua Palavra nos livros de Tito e Timóteo, podemos ver que...
1 - não devemos ser escravizadas pelo vinho;
2 - devemos ser mulheres honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis.

Irmã, para que eu seja uma mulher disciplinada tenho que lutar para ser moderada em todas as coisas e em todas a áreas de minha vida. Devo evitar o excesso em qualquer coisa que eu faça.

Para que entendamos melhor o que vem a ser um chamado do alto para uma vida disciplinada, vamos fazer, rapidamente, um exame respondendo às seguintes perguntas:

1 - Quem é que tem que ter disciplina pessoal e sobriedade?
2 - Quais são as admoestações e aplicações bíblicas de sobriedade e disciplina?
3 - O que sobriedade e auto-controle significam?

1- QUEM É QUE TEM QUE TER DISCIPLINA PESSOAL E SOBRIEDADE?

"Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar" (1 Timóteo 3:2).

"Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo" (1 Timóteo 3:10).

"Os velhos que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, no amor, e na paciência" (Tito 2:2).

É bom salientarmos que os olhos do mundo (e até mesmo de nós crentes) estão observando cada passo, cada gesto, a maneira de vestir, de andar, de falar, de comer... destas pessoas citadas nos versículos acima. Portanto, mulheres, sejam disciplinadas, sóbrias, auto-controladas, moderadas a fim de que o mundo ímpio queira aceitar o Deus que vocês aceitaram em suas vidas.

2 - QUAIS SÃO AS ADMOESTAÇÕES E APLICAÇÕES BÍBLICAS DE SOBRIEDADE E DISCIPLINA?

Mais uma vez o Senhor em 1 Tessalonicenses 5:6,8 nos dá bons conselhos e nos admoesta para que possamos ser mulheres sóbrias e disciplinadas.

"Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios" (1 Tessalonicenses 5:6).

"Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação" (1 Tessalonicenses 5:8).

Se eu decidi ser uma mulher que segue os conselhos do Senhor, então tenho que vigiar, ficar alerta e não me distrair com o que o mundo está a todo momento me oferecendo.

Muitas vezes, nos maravilhamos com a moda e esquecemos que por trás de toda moda está a mão do inimigo de nossas almas que se alegra ao ver uma filha de Deus prostrada e sendo ridicularizada (usando transparências, barriguinha de fora, decotes, biquinis [onde 99% do corpo está à mostra], calças compridas muito justas [onde pode-se imaginar cada curva...], piercings, tatuagens...).
Muitas vezes, nos maravilhamos com coisas materiais - carros, jóias, mansões, roupa, dinheiro, posição social... - e nos esquecemos do que Jó disse no livro de Jó 1:21:
"Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá."

Irmã, temos que viver sempre vigiando e procurando ser sóbrias em todas as coisas e áreas de nossa vida.
Nós temos que vigiar, pois a qualquer momento o Senhor poderá voltar para arrebatar a Sua igreja. E, se somos mulheres indisciplinadas, sem auto-controle, sem domínio próprio, certamente ficaremos envergonhadas quando estivermos frente a frente com o Senhor.
A primeira carta do apóstolo Pedro ainda nos diz:
"E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração" (1Pedro 4:7).

Veja irmã o que o Senhor nos diz: "... sede sóbrios e vigiai em oração."
Disciplina pessoal é uma característica que eu e você deveríamos almejar em nossas vidas. Portanto, vigiemos e oremos!

Ainda existe um outro motivo que me incentiva a vigiar e orar. Isto podemos descobrir em 1 Pedro 5:8:
"Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor..."
O diabo é como um leão que anda em derredor procurando uma mulher de Deus que não ler a Bíblia, que não ora, que não obedece à Palavra de Deus e que vive encantada com as coisas do mundo. Cuidado, irmã! Sejamos mulheres sóbrias e cuidadosas, sabendo que ele é capaz de usar táticas que poderão nos enganar.

Vamos agora à terceira pergunta:

3 - O QUE SIGNIFICA SER SÓBRIO E AUTO-CONTROLADO?

No dicionário de Aurélio encontramos as seguintes definições:

Sóbrio - Moderado no comer e/ou beber.
             Que não está alcoolizado.
Auto-controle - Controle sobre as próprias ações ou sentimento; autodomínio.

Você está vendo, irmã, a nossa responsabilidade como uma mulher de Deus?
Você não acha que já é hora de nos olharmos no espelho? Será que vamos ver a imagem de uma mulher de Deus, sóbria, auto-controlada e disciplinada? Ou vamos dar de cara com uma mulher mundana, gastadora, comilona, sem tempo para o seu lar, seu marido e seus filhos? Será que vamos nos deparar com uma mulher que fala demais, não dando à outra pessoa a chance de falar? Ou será que vamos ver nosso rosto cheio de irritação, raiva, revolta, amargura...?
Como você descreveria a si mesma?
1- Irritada, descontrolada, profunda observadora da vida alheia...? ou
2- Calma, serena, tranqüila, sóbria, disciplinada... ?

Irmã, é importante que nós, mulheres de Deus, sejamos disciplinadas para que possamos...
a- ser exemplos para nossas filhas;
b- ensinar na igreja à mulheres mais novas;
c- ser exemplos para outras mulheres;
d- aconselhar aquelas que esperam de nós um conselho certo.

Irmã...
Sejamos mais como Cristo, pois só assim seremos mais santas e mulheres segundo o coração de Deus.
Sejamos mais como Cristo e ganhemos um estilo de vida cheio de paz em meio aos problemas desta vida.
Sejamos mais como Cristo e tenhamos uma vida calma, uma mente sóbria e uma vida sem nenhum desgaste.
Sejamos mais como Cristo e nos transformemos em esposas e mães abençoadas para nosso marido e filhos.

Talvez a disciplina pessoal soe como um limite para seu estilo de vida. Mas, minha irmã, é exatamente isto que o Senhor quer de você e de mim. É isto que Ele deseja para a sua e a minha vida. Sejamos obedientes à Sua Palavra e bênçãos virão sobre a nossa vida.

"Senhor, obrigada porque sei que Tu te importas não somente comigo mas também com meu marido e meus filhos.
Ajuda-me a buscá-Lo quando as pressões do mundo quiserem envolver-me.
Ajuda-me a vigiar e a orar quando o inimigo de nossas almas quiser tragar-me.
Ajuda-me a ser uma mulher segundo o Teu coração, sóbria, auto-controlada e disciplinada.
Que o Teu amor envolva a minha vida e eu possa transmiti-lo a todos que estão ao meu redor.
Em nome de Jesus, amém!"
-----------------------------------------------------------




Valdenira Nunes de Menezes Silva

(Estudo parcialmente baseado no livro de Elizabeth George A Woman's High Calling)



 

 

Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). Esta Bíblia e a ARC (excelente até a edição 1894, ainda aceitável nas edições da IBB/JUERP, desaconselhada na edição SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).




 

Retorne a solascriptuta-tt.org/DoCoracaoDeValdenira


 



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.