ALIMENTANDO A ALMA DO MEU FILHO

Valdenira Nunes de Menezes Silva





"E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração" (Deuteronômio 6:6).




Eu e meu esposo estamos na fase do "ninho vazio". Nossos filhotes não estão mais conosco (todos já se casaram) mas, mesmo não os tendo ao nosso lado, temos eles em nossos corações. Diariamente, oramos por cada um deles e por nossos sete netos. Para mim, como mãe e como avó, é sempre um prazer orar por eles. E a Palavra de Deus é para mim um bálsamo que invade a minha alma e me dá a certeza de que o Senhor cuida, guarda cada um deles e os livra de todo o perigo e de todo o mal. Nada os molestará, pois Ele está guardando as suas almas para todo o sempre. E estas promessas eu encontro no Salmo 121:5-8 que me diz... "O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. O sol não te molestará de dia nem a lua de noite. O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre." Que descanso para a minha alma saber que o Senhor os está guardando!

Sempre aprendi que o Senhor cuida de nós, de nossos filhos, de nossos netos mas não podemos cruzar os braços, repousarmos deliciosamente numa rede e dizer...
 "Não preciso fazer nada! Entrego todos os meus filhos nas mãos do Senhor, pois sei que Ele cuidará deles!"
Que o Senhor cuida de cada um deles é verdade mas, se o Senhor me presenteia com um ou vários filhos (e isto é uma bênção), tenho também que fazer a minha parte... criá-los "... na doutrina e admoestação do Senhor" (Efésios 6:4).
O Senhor quer que eu ensine a meu filho a amá-lo, conhecê-Lo e segui-Lo de todo o coração. Cabe a mim, como mãe, alimentar a alma dele a fim de que ele possa amar e conhecer a Deus.
Como posso querer que meu filho ame ao Senhor se ele não O conhece? É minha obrigação, falar do Senhor, diariamente, para que ele possa, pouco a pouco, conhecer este Deus que eu aceitei e que amo. Que ele possa conhecer este Deus que sacrificou o Seu único Filho, o Seu Filho unigênito, para nos dar a vida eterna. É isto que devo colocar no coração do meu filho sabendo que o estou alimentando espiritualmente. É assim que ele poderá começar a amar o Senhor.

A passagem bíblica que eu como mãe devo gravar em meu coração e aplicar na educação do meu filho é Deuteronômio 6:6-9,12...
"
E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas. Guarda-te, que não te esqueças do Senhor, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão"
Estas sábias palavras do Senhor são palavras que tenho que ter, constantemente, em minha mente. Se quero alimentar a alma do meu filho, se quero que ele ame ao Senhor e ande em Seus caminhos tenho que não só gravá-las em meu coração mas aplicá-las na vida dele.
Já li e reli estes versículos várias vezes procurando tirar deles lições preciosas deixadas pelo Senhor.

=> O versículo quatro me alerta ao dizer... "Ouve, Israel [Valdenira], o Senhor nosso Deus é o único Senhor" (procure colocar seu nome entre colchetes e sinta como se o Senhor estivesse falando com você).
Escondi estas palavras bem fundo em meu coração para eu nunca esquecer que Ele, só Ele, é o único Senhor da minha vida. Só nEle devo confiar e só da Sua Palavra devo tirar lições sábias e preciosas para educar meu filho e alimentar a sua alma.
O Senhor está me dizendo que devo quebrar todos os deuses que "carinhosamente" guardo comigo (amor ao dinheiro, prazeres que o mundo oferece...). Devo colocar Deus em primeiro lugar em minha vida e só assim poderei ver meu filho transformado, amando e seguindo ao Senhor de todo o coração.
Amada irmã, confiemos no que o Senhor nos diz através do Salmo 37:25, escrito pelo rei Davi... "Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão." É este tipo de promessa que acalma a nossa alma. "Amém, Senhor!"

=> O versículo cinco me ensina como devo amar ao Senhor... "Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças."
Se eu como mãe amo ao Senhor de todo o meu coração, com certeza, é porque eu o tenho preenchido com a Palavra de Deus. A Bíblia me diz... "Escondi a Tua Palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti" (Salmo 119:11). Sim, eu escondi a Palavra de Deus em meu coração para eu não pecar contra Ele, para eu saber como alimentar a alma do meu filho, como discipliná-lo, como fazê-lo seguir e obedecer os mandamentos do Senhor.

"É somente com a Tua Palavra, Senhor, que posso me transformar numa mãe sábia.
Somente a Tua Palavra é lâmpada que ilumina o caminho que conduzirá meu filho à mansão celestial preparado por Ti para ele.
Obrigada, Pai, por transformar a minha vida colocando em meu coração o desejo de educar meu filho em teus caminhos.
Obrigada, Senhor, e amém!"

Devo amar ao Senhor não somente de todo o meu coração mas também de toda a minha alma porque... como posso alimentar a alma do meu filho se não amo ao Senhor de toda a minha alma?
A Bíblia me diz... "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16). Este é o exemplo de amor que devo seguir. Deus me amou apesar dos meus pecados, defeitos, indiferença e de não amá-Lo. Este é um amor que vai muito além do coração e da alma.
Se eu amo meu filhinho e quero vê-lo, um dia, transformado em um adolescente ou adulto fiel ao Senhor, tenho que primeiro amar ao Senhor de toda a minha alma (mesmo antes de amar meu marido e de amar o meu filho).

A Bíblia ainda me diz que devo amar ao Senhor de todas as minhas forças. Talvez eu não seja, fisicamente, uma mãe tão forte. Talvez eu não tenha um corpo malhado e com força suficiente para levantar 10kg mas devo ter força espiritual capaz de amar a Deus de todas as minhas forças. Talvez a minha força espiritual sejas fraquinha mas, com certeza, não é isto que Deus quer. Ele quer que eu seja uma mãe com uma força espiritual tão grande que seja capaz de amá-Lo de todo o meu coração e de toda a minha alma e seja capaz de amá-Lo de todas as minhas forças e, se for da vontade dEle, criar, até mesmo, dez filhos com almas bem nutridas e bem alimentadas.
Amemos, então, ao Senhor de todas as nossas forças.

No versículo seis, posso entender que todas estas palavra deixadas pelo Senhor não são um pedido mas uma ordem... "E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração."
Quando o Senhor me ordena guardar a Sua Palavra em meu coração é porque Ele não só me ama mas também ama o meu filho e quer recebê-lo do mesmo jeito que me recebeu... como filha. É um prazer e um privilégio ser filha do Rei, do Criador do Universo! É também meu desejo que meu filho se torne, um dia, filho de Deus.
Ter a Palavra de Deus em meu coração me faz querer aplicá-la na vida do meu filho e assim poder alimentá-lo, espiritualmente.

No versículo sete, aprendo do Senhor lições preciosas que posso aplicar na vida do meu filho... "
E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te."
É assim como Deus me ensina que devo fazer... obedecendo a tudo passo a passo, com amor e dedicação.
Devo ensinar a Palavra a meu filho...

1- "assentado em tua [minha] casa"... (Ah, como tenho saudade daquele tempo em que juntos com os filhos fazíamos o nosso devocional diário! Lembro de uma vez, quando estávamos lendo 1 Timóteo 2:7 e meu filho Sérgio leu em alto e bom tom... "Para o que (digo a verdade em Cristo, não minto) fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios...". Quando ele terminou de ler, eu perguntei: "Filho, você sabe o que significa a palavra 'pregador'?" Ele me respondeu: "Sei, Mamãe! Não é pregador de roupa?" Todos rimos muito e, depois, explicamos a diferença entre "pregador da Palavra" e "pegador de roupa".
Então, irmã, o devocional diário com os filhos é algo que eu e você devemos fazer sem nunca dizermos... "Hoje não dá!" Pense... a alma do seu filho é muito mais importante do que qualquer outra coisa que você tenha que fazer. Organize seus horários, a sua agenda mas tenha sempre um lugarzinho e tempo especial para estes momentos preciosos com seus filhos.);

2- "
e andando pelo caminho"... (Ah, como tenho saudade daquele tempo em que juntos com os filhos decorávamos versículos da Bíblia. Existem várias maneiras de juntos aprendermos a Palavra do Senhor...
a) Quando estamos levando nossos filhos para a escola;
b) Quando estamos com eles no Zoológico;
c) Quando juntos, andando pelo caminho, cantamos corinhos com versículos da Bíblia.);

3- "
e deitando-te e levantando-te"... (Ah, como tenho saudade daquele tempo quando colocávamos nossos filhos para dormir e ali cantávamos hinos de louvor [em lugar de "Boi, boi, boi, boi da cara preta vem pegar nenê que tem medo de careta"], contávamos historinhas bíblicas [em lugar de Branca de Neve, A Bela Adormecida...] e orávamos começando do mais velho até chegar ao mais novo. E, assim, íamos fazendo com que eles amassem ao Senhor, cada vez mais.).

No versículo oito, continuo tirando lições preciosas da Palavra de Deus... "Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos."
Esta é mais uma instrução sábia que o Senhor me dá como mãe que deseja alimentar a alma do seu filho. Como me esquecer ou me afastar da Palavra de Deus que se encontra gravada como sinal em minha mão? Isto me alerta para nunca deixar de fazer as minhas leituras bíblicas diárias, pois só assim poderei ter entre meus olhos cada palavra da Palavra de Deus.

No versículo nove, continuo aprendendo como devo fazer para alimentar a alma do meu filho... "
E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas."
Quando ainda tinha meus quatro filhos comigo, procurava sempre seguir este versículo, literalmente... colocava versículos da Bíblia no espelho do banheiro, na porta da geladeira, na mesa onde eles estudavam... (Ah, como tenho saudade deste tempo!)

Amada irmã, você ama seu filho? Você quer vê-lo crescer amando o Senhor? Então, comece a trabalhar em você mesma...

1- Coloque a Palavra de Deus em seu coração;
2- Ame o Senhor de todo o seu coração, e de toda a sua alma e de todas as suas forças;
3- Conscientiza-se de que a Palavra de Deus em seu coração vai impedi-la de esquecer este Deus que a amou tanto que enviou o Seu Filho para salvá-la morrendo na cruz em seu lugar;
4- Nutre o seu coração lendo, diariamente, a Bíblia, pois é nele (no coração) que a criação do seu filho se inicia;
5- Ora e pede a Deus que Ele a transforme na 'mãe que todo filho gostaria de ter'... fiel ao Senhor, amorosa que se importa e tem tempo para ele.

Amada irmã, que possamos cumprir a nossa missão de sermos mães boas e fiéis e que possamos ouvir, um dia, da boca do Senhor... "... Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei" (Mateus 25:21).
"Amém!"

Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org/ )


Retorne a solascriptuta-tt.org/DoCoracaoDeValdenira/



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.